Pequenos, grandes, de pelagem curta, longa, silenciosos, latindo... os cães têm muitas variações em relação a tamanho, raça e temperamento, mas uma coisa eles têm em comum: são todos criaturas adoráveis e leais. Eles lhe proporcionarão companhia e apoio sempre que você precisar. Cada proprietário pode ter passado por um processo de escolha do cão certo para ele, com base em muitos fatores, como necessidades pessoais, estilo de vida, localização, alergias, temperamento, nível de energia... etc. Cada raça de cão tem seus defensores e opositores, e ninguém pode dizer com certeza qual é a melhor.
As raças pequenas são geralmente consideradas raças "decorativas", pois alguns proprietários podem querer usá-las como acessórios. Gostaríamos de observar que muitas raças de cães de pequeno porte comprovaram suas qualidades, como inteligência, capacidade de treinamento, personalidade amorosa e capacidade de se tornarem excelentes cães de serviço.
Uma das raças de cães mais populares, amada por muitas pessoas, é o Yorkshire Terrier. Se você está se perguntando se essa raça se adequa ao seu estilo de vida e personalidade ou se é apenas um fã desses pequenos e adoráveis amigos de patas, talvez queira continuar lendo.
História da raça
A raça tem origem na Inglaterra, no séculoXIX, quando tecelões escoceses se mudaram para a Inglaterra devido a uma crise econômica e levaram seus terriers para York, Leeds e Manchester. Eles foram cruzados com caninos locais e uma nova e adorável raça foi desenvolvida. Os Yorkshire Terriers ficaram famosos por suas habilidades na captura de ratos nas fábricas de lã. Gradualmente, eles começaram a ser usados como cães de companhia e as variações menores pareciam ser as preferidas. A raça recebeu seu nome atual em 1870, pois foi criada pela primeira vez em Yorkshire. Passo a passo, os representantes da raça se tornaram os favoritos de muitas mulheres e participavam de exposições de cães. A raça foi importada para os EUA em 1872 e se tornou popular entre as classes mais altas.
Pelagem
De acordo com o padrão da raça, a pelagem dos Yorkshire Terriers deve ter textura fina e brilhante, ser reta e relativamente longa no corpo. Pode ser aparada curta nas orelhas, para evitar irritação nos olhos, e nos pés, para uma aparência agradável e limpa. Esses cães são conhecidos por serem hipoalergênicos, pois sua bela pelagem sedosa não solta pelos, ou pelo menos não solta mais do que o cabelo de um ser humano. Você deve cuidar da pelagem de seu adorável amigo de patas e levá-lo a um tosador pelo menos uma vez a cada dois meses para aparar o corpo. Além disso, é preciso dar banho no seu cãozinho uma vez por semana (use xampu para cães, não xampu para humanos) e escová-lo diariamente. Devido à textura do pelo, você deve escová-lo antes do banho e evitar escová-lo enquanto estiver molhado.
Cores
Os Yorkies nascem com uma pelagem colorida em preto e castanho e é provável que tenham uma pelagem mais escura no corpo, incluindo pelos pretos no castanho, que muda quando atingem a maturidade. Quatro variações de cores atendem ao padrão da raça e, portanto, são oficialmente reconhecidas:
Black & Tan, Blue & Tan, Blue & Gold e Black & Gold.
A cor do pelo na cabeça deve ser bronze dourado e a cor pode ser mais profunda em determinadas áreas, como o focinho, as orelhas e as laterais da cabeça. De acordo com o padrão da raça, a cor bronzeada não deve atingir a parte de trás do pescoço. A cor do pelo nas pernas e no peito deve ser bronzeada. Não é aceito que ela atinja a área acima do cotovelo (nas pernas dianteiras) e o joelho (nas pernas traseiras).
Peso e altura
Os representantes da raça não devem exceder 7 lbs de peso e 7-8 polegadas de altura para atender aos padrões.
Tempo de vida
A expectativa de vida média dos representantes da raça é de 13 a 16 anos. Entretanto, os Yorkies de tamanho menor (menos de 1,4 kg) provavelmente viverão menos, pois são propensos a certas condições de saúde e podem se machucar com mais facilidade. Além disso, os representantes de raças menores provavelmente são mais sensíveis aos medicamentos usados em anestesia.
Saúde
Os Yorkshire Terriers são considerados cães saudáveis. Entretanto, eles são propensos a certos problemas de saúde.
Problemas dentários
Os representantes da raça são mais propensos a problemas dentários do que outras raças de cães. O tártaro pode se acumular e, se não for removido em tempo hábil, pode levar à inflamação das gengivas e das raízes dos dentes. Problemas dentários negligenciados podem causar problemas sérios e infectar os rins, o fígado e até mesmo o coração. Além disso, eles podem encurtar a vida de seu amigo de patas em até três anos. Recomendamos que você preste atenção à higiene bucal do seu cãozinho, escove os dentes e forneça palitos dentais regularmente. Ao reconhecer qualquer problema, você deve tomar medidas imediatas para evitar problemas mais graves no futuro.
Obesidade
O excesso de peso pode ser um problema sério para muitos cães, inclusive para os Yorkshire Terriers. Eles tendem a ser gulosos e se interessam muito pela comida que o dono come. Recomendamos que você siga um cronograma de alimentação e não alimente demais o seu amigo peludo, independentemente do quanto ele seja fofo e dos olhos grandes e amorosos que tenha. Muitas vezes, a disciplina e a capacidade de dizer "não" são mais benéficas para a saúde de nossos amigos peludos do que os mimos constantes.
Infecções bacterianas e virais
Os Yorkies, assim como outros cães, podem contrair várias infecções se você não os vacinar. Se você é um novo pai de filhote, deve marcar uma visita ao veterinário o mais rápido possível para que todas as vacinas apropriadas para a idade sejam agendadas. Se estiver interessado em receber mais informações sobre vacinação de cães, leia nosso artigo "Com que frequência você deve levar seu cão ao veterinário?
Parasitas
Recomendamos que você não deixe de fazer exames veterinários regulares, pois parasitas como vermes do coração, vermes do chicote, pulgas, carrapatos etc. podem ser transmitidos ao seu amigo de patas e causar problemas sérios. Os cães podem ser infectados de várias maneiras, como beber água contaminada ou ser picado por um mosquito.
Hiperadrenocorticismo (doença de Cushing)
Se você notar que seu cão bebe água e urina com muita frequência, tem aumento de apetite e está um pouco cansado, esses podem ser os primeiros sinais de hiperadrenocorticismo (Cushing). Cabelos finos ou até mesmo perda de cabelo e pele fina também podem aparecer como sinais dessa doença no futuro. É provável que os Yorkies sejam mais propensos a esse problema de saúde do que outras raças.
Problemas oculares
Essa raça pode desenvolver várias doenças oculares que podem causar até cegueira se não forem tratadas em tempo hábil. Os problemas oculares mais comuns são catarata e olho seco.
Doenças cardíacas
Os Yorkshire Terriers são propensos à insuficiência cardíaca e à persistência do canal arterial (PDA), que é um defeito cardíaco encontrado dias ou semanas após o nascimento.
Temperamento
Já que demos uma olhada nos Yorkshire Terriers em relação às suas características físicas e de saúde, gostaríamos de discutir o temperamento e as características pessoais desses adoráveis cães.
Esses caninos são afetuosos com seu dono e outros membros da família. Eles podem se dar bem com adultos e crianças. No entanto, eles são famosos por serem "cães grandes em corpos pequenos" e não têm medo de mostrar um caráter forte, especialmente se ficarem com ciúmes do dono. Eles não são conhecidos como cães agressivos, mas você pode querer monitorá-los quando estiverem fora de casa perto de outros cães, pois eles tendem a proteger seus donos.
Eles adoram receber atenção e provavelmente não gostarão de ficar sozinhos em casa por muito tempo. Se não for treinado adequadamente, ele pode desenvolver ansiedade de separação e se tornar perturbador ou ficar deprimido. A recusa em comer ou comer o próprio cocô são outros sinais de ansiedade de separação.
Os Yorkies geralmente são amigáveis com pessoas novas. Entretanto, às vezes eles podem ser exigentes quando se trata de pessoas e é provável que apresentem comportamento territorial. Alguns Yorkies preservaram a natureza desconfiada e reservada de seus ancestrais terrier, que se tornaram famosos por suas excelentes habilidades de captura de ratos. Você deve estar preparado quando novas pessoas forem visitar sua casa.
Os Yorkshire terriers são cachorros enérgicos e brincalhões e adoram se envolver em diferentes tipos de brincadeiras com seu amado humano. Eles podem ser hiperativos, especialmente quando ainda estão na fase de filhote, e você pode querer exercitá-los e treiná-los para evitar problemas de comportamento no futuro.
Esses cães são muito adaptáveis e adequados para viver em apartamentos e em praticamente qualquer tipo de moradia. Além disso, seu tamanho pequeno permite que seus tutores os transportem facilmente.
Em relação aos níveis de adestramento, podemos dizer que eles são inteligentes, apegados aos donos e, portanto, adestráveis. No entanto, você pode encontrar dificuldades durante o processo de treinamento, pois esses cachorrinhos fofos podem ser muito teimosos às vezes.
Você deve estar se perguntando o quão barulhentos esses cães fofos podem ser... Nós diríamos: muito! É provável que eles latam sempre que ouvem alguém tocando a campainha, batendo na porta ou chamando você. Pode ter certeza de que será avisado sempre que alguém estiver tentando fazer contato com você. Essa característica os torna ótimos cães de guarda, apesar de seu pequeno porte.
Os Yorkshire Terriers são bons cães de serviço?
Sim, eles podem se tornar ótimos cães de serviço! Embora não sejam capazes de realizar tarefas fisicamente exigentes, como puxar uma cadeira de rodas ou apoiar seu condutor como cães equilibrados, seu tamanho pequeno os torna perfeitos para caber sob o assento a bordo se você pretende viajar com eles como cães de serviço. Devido à sua lealdade e apego ao dono, eles podem se tornar cães de serviço psiquiátrico perfeitos e ser treinados para fornecer estimulação tátil, terapia de pressão profunda, notificar o dono sobre campainhas e telefones tocando, recuperar medicamentos... etc. Mesmo que não sejam treinados como cães de serviço, eles ainda podem proporcionar grande conforto aos seus donos devido à sua personalidade carinhosa e ao fato de gostarem de ser acariciados e mimados.
Quanto custa um Yorkie?
A faixa de preço pode variar, mas talvez você precise gastar entre US$ 1.500 e US$ 3.000 para ter um representante dessa raça. Os preços dependem da linhagem do cão, da saúde, da aparência geral e dos próprios criadores. Há abrigos onde você pode adotar um Yorkie por um preço mais baixo. Infelizmente, ainda há muitas pessoas que dão muita atenção ao pedigree do cão em vez de sua personalidade e temperamento.
Os cães são criaturas amorosas e podemos aprender muito com eles.