Por que seu cão está olhando para você de lado?

Dec 31,2023

Como donos de cães e gatos amorosos, muitas vezes achamos difícil resistir aos olhos adoráveis de nossos animais de estimação e à maneira como eles nos olham! Quer eles queiram apenas que os alimentemos, que os levemos para passear ou que brinquemos com eles, normalmente ficamos ansiosos para receber sua atenção. Afinal, é um sinal de que eles precisam de nós e nos amam, não é mesmo?

Para interpretar adequadamente a linguagem corporal de nosso cão, precisamos conhecê-lo muito bem, incluindo até mesmo os aspectos "peculiares" de seu comportamento e personalidade. Um tipo de comportamento que talvez você não entenda completamente é o motivo pelo qual nosso cão pode nos olhar de lado. Isso é bom, é ruim, é normal...? Podemos achar que essa é uma expressão facial engraçada, mas que, na verdade, tem seu significado.

Entender por que nosso cão está nos olhando de lado pode ajudar a melhorar nossa comunicação e fortalecer nosso vínculo. Vamos explorar as possíveis razões para esse comportamento!

O que é um "olhar de lado"?

Quando dizemos que nosso cão está nos olhando de lado, estamos nos referindo ao comportamento em que nosso amigo de quatro patas vira a cabeça para o lado e olha para nós com o canto dos olhos. A parte branca dos olhos, chamada de "esclera", fica visível quando o cão olha para o lado.

O olhar lateral é uma forma de comunicação entre os cães?

Sim, é! Os cães expressam suas emoções por meio da linguagem corporal, das expressões faciais e da vocalização. Quando nossos amigos de patas nos olham de lado, esse não é um comportamento aleatório, mas uma "ferramenta" usada para comunicação. Há vários motivos, que já conhecemos, para que um cão olhe para o lado para seu dono.



O que significa quando nosso cão está nos olhando de lado?


Ansiedade e estresse

Sentir-se nervoso e estressado está, infelizmente, entre as explicações mais comuns para esse comportamento. Nossos cães podem ser muito sensíveis a qualquer mudança em seu ambiente, especialmente se houver estímulos com os quais eles tenham dificuldade de lidar. Se você perceber que seu cão está olhando para você de lado, observe a situação e o ambiente nesse momento específico. Há convidados que vieram visitá-lo, há outros animais por perto, especialmente se você estiver ao ar livre, ou talvez certos sons e cheiros? Preste atenção na postura geral e na linguagem corporal de seu cão, bem como nos fatores do ambiente no momento.

Sensação de desconforto

"Sentir-se desconfortável" descreve situações que não proporcionam ao seu cão a experiência mais positiva, mas que também não causam muito estresse, com base nos estímulos presentes.

Por exemplo, cortar as unhas do seu cão, dar banho ou cuidar dele, bem como acariciá-lo em áreas do corpo que ele não gosta, pode fazer com que ele olhe para você de lado.

Guarda de recursos

Esse comportamento pode ocorrer com frequência quando seu amigo de patas quer proteger seus pertences. Se você estiver tentando afastar o brinquedo favorito ou a tigela de comida dele, ou se estiver se aproximando de um item, pessoa ou local que ele considera pertencer a ele, pode esperar que seu amigo de patas olhe para você de lado.

Se o seu cãozinho tende a proteger seus objetos, considere treiná-lo em obediência básica e dessensibilização. O artigo a seguir pode ser útil para você: Treinamento de obediência para filhotes.

Sentimento de ameaça

Seu cão pode se sentir inseguro e ameaçado em várias situações, ou seja, se outro animal ou uma pessoa desconhecida estiver por perto e ele achar que seu espaço pessoal ou território pode ser invadido. Dependendo da situação, talvez seja necessário remover os estímulos ou treinar o cão para tolerá-los. A dessensibilização e o contracondicionamento são abordagens de treinamento que podem ser muito úteis nesses tipos de situações!

Curiosidade

Nossos amigos de patas podem nos olhar de lado quando estão apenas curiosos. Por exemplo, quando estamos envolvidos em uma atividade que eles parecem não entender completamente, eles podem nos olhar de lado para mostrar que querem investigar.


Dicas sobre o que fazer se o seu cão estiver olhando para você de lado

A melhor coisa a fazer se o seu cão estiver olhando para você pelo canto dos olhos depende da situação específica. Vamos lhe dar alguns conselhos que podem ajudá-lo nesse caso.

Respeite o espaço pessoal de seu cão

Embora os gatos sejam conhecidos por seu desejo de ter espaço pessoal e não os cães, isso não é totalmente verdade. Na verdade, há muitos gatos que gostam da companhia de seus donos e de ficar abraçados a eles, assim como há cães que são mais independentes e valorizam muito seu espaço pessoal.

Mesmo que o membro da sua família de patas seja muito carinhoso com você e, em geral, seja voltado para as pessoas, isso não significa que você não deva respeitar os limites dele. Quando os cães se sentem sobrecarregados, eles encontram uma maneira de informar seus donos sobre isso usando a linguagem corporal e a expressão facial.

Por exemplo, se o seu cão o olhar de lado enquanto você o acaricia, tenta mover os brinquedos ou a comida dele, ou se você estiver muito perto dele, é aconselhável que você se afaste e dê espaço a ele.

Preste atenção ao ambiente

Pode haver estímulos no ambiente de seu cão que o despertem. Descobrir a natureza dos estímulos - objetos, animais, pessoas, lugares, sons, cheiros... etc. - na situação específica o ajudará a tomar a decisão certa e evitará a ocorrência de um eventual problema, ou seja, que seu cão se torne reativo, vocalize ou se esconda em algum lugar.

Forneça uma solução

Como mencionado acima, a solução pode ser simples, como remover fisicamente o gatilho ou levar o cão para outro local. Em alguns casos, porém, isso não seria possível ou não seria uma solução de longo prazo.

Em vez disso, você pode treinar seu cão para aceitar os estímulos e ajudar a mudar a atitude dele em relação a eles. Para isso, é necessário que você pratique regularmente e seja paciente, é claro.

Seja compreensivo

Gritar com um cão por não ser bem-educado ou negligenciar suas necessidades e personalidade sempre parece ser a coisa mais fácil a se fazer. É claro que esse nunca é o caso! Em vez de ignorar ou repreender seu amigo de patas, tente entender qual é o problema (se houver um problema que possa levar a um problema comportamental no futuro).

Isso o ajudará a interagir melhor com ele e, com certeza, terá um efeito positivo no seu relacionamento em geral.