Uma das experiências mais desagradáveis para os donos de animais de estimação é quando seu amado amigo de patas (um cão ou um gato) está fazendo xixi fora da caixa de areia / da área em casa especialmente projetada para essa finalidade. Um odor repulsivo, manchas difíceis de remover e o desenvolvimento de um mau hábito em seu animal de estimação são alguns problemas adicionais que acompanham esse mau comportamento. Como você deve saber, cães e gatos têm hábitos diferentes em relação ao processo de evacuação. Embora as caixas de areia para cães tenham se tornado muito populares entre os donos de cães, os caninos não têm o instinto de enterrar seus dejetos. Eles podem enterrar seus excrementos ocasionalmente, pois talvez queiram esconder seu odor de possíveis predadores. Entretanto, é mais provável que queiram afirmar sua presença e apenas "dizer" a outros cães que esse território já está marcado. Os gatos, por outro lado, têm um instinto natural, relacionado à evolução, de enterrar seus dejetos. É por isso que os donos de gatos normalmente usam caixas de areia para seus amigos de patas que miam em casa.
Como os gatos naturalmente procuram lugares para fazer xixi e cocô, onde possam enterrar suas fezes, eles não deveriam usar suas caixas de areia o tempo todo? Podemos discutir hoje os motivos relacionados à saúde e ao comportamento do seu gato para fazer xixi fora da caixa de areia.
Causas relacionadas à saúde e como lidar com elas
Existem diferentes condições de saúde que podem fazer com que seu gato urine fora da caixa de areia, como
Diabetes, doença renal, infecção do trato urinário, bexiga solta, artrite, obstrução ureteral e até mesmo câncer.
Quando você deve levar seu gato ao veterinário
Se você não tiver certeza se o problema se baseia em uma condição de saúde ou em uma questão comportamental, há alguns sinais que podem ajudá-lo a reconhecer um problema de saúde subjacente. São eles:
Seu gato está usando vocalizações como miar, assobiar, guinchar enquanto urina, o que indica que ele pode estar sentindo dor;
Se você perceber que seu gato não consegue urinar mais do que algumas gotas, também pode haver um problema de saúde;
Um sinal muito óbvio de um problema de saúde é quando o gato está se escondendo e se recusa a ser acariciado (se ele normalmente gosta de ser acariciado), bem como qualquer mudança de comportamento;
A diminuição do apetite e o vômito são outros sinais de problemas de saúde;
Se você perceber que há sangue na urina, entre em contato com um veterinário imediatamente;
Se o seu gato estiver se esforçando, você também deve marcar uma consulta. Isso pode ser causado por constipação, que não é um problema de saúde tão grave; no entanto, esforço e constipação não devem ser confundidos. É por isso que recomendamos que você consulte um veterinário para obter uma opinião profissional. Comportamentos indesejados, como urinar fora da caixa de areia, são mais comuns em gatos machos.
Se você não notou nenhum desvio no comportamento do seu gato, como por exemplo, ele não está se escondendo, está comendo normalmente e não fala ao se aliviar, você pode esperar um ou dois dias (no máximo) para monitorar o comportamento dele antes de marcar uma consulta com o veterinário. Se não puder dizer com certeza se o comportamento do seu gato mudou ou não, você deve chamar um veterinário o mais rápido possível.
Causas relacionadas ao comportamento e como lidar com elas
As causas relacionadas ao comportamento podem ser divididas nas seções a seguir:
1. Comportamento de marcação;
2. Seu gato não gosta da caixa de areia;
3. Há gatilhos de estresse no ambiente do gato.
Comportamento de marcação
Se você tem um gato macho que não é castrado, esse pode ser o motivo mais comum pelo qual ele está urinando fora da caixa de areia. A idade de 6 meses é recomendada pela maioria dos veterinários como a idade adequada para que os gatos machos passem por esse procedimento.
Por que seu gato pode não gostar da caixa de areia
A maioria dos proprietários de gatos já trocou vários tipos e marcas de caixas de areia, bem como tipos de enchimento de caixas de areia, antes de encontrar o melhor para seus gatos. Os enchimentos de caixa de areia mais comuns são de argila, pellets (papel reciclado) e cristais (à base de sílica).
A caixa de areia pode não ser adequada para o seu gato
Seu gato pode não gostar do enchimento ou da própria caixa de areia. Recomendamos que você verifique se a caixa de areia é grande o suficiente para que seu gato possa usá-la sem esforço. Como algumas caixas de areia têm tampas ou coberturas, você deve se certificar de que elas não obstruam o acesso à caixa de areia e impeçam o gato de usá-la.
A caixa de areia pode estar suja
Você se lembra da última vez que limpou a caixa de areia do seu gato? Se não, então isso pode ser um problema. Os gatos querem que essa área seja limpa regularmente, portanto, você deve se lembrar de remover os excrementos da caixa de areia pelo menos uma vez por dia (ou duas).
O enchimento da caixa de areia tem cheiro
Quaisquer aromas artificiais podem repelir seu gato. Antes de comprar um preenchedor de caixa de areia, certifique-se de que ele não tenha um cheiro forte.
Muitos gatos e uma caixa de areia
Se você cria mais de um gato em casa, deve fornecer a eles todos os suprimentos necessários para que se sintam confortáveis. Use caixas de areia e tigelas de comida/água separadas para cada gato.
Você mudou a marca/tipo da areia
Os cães e gatos gostam de ter uma rotina e apreciam a previsibilidade, pois isso lhes dá uma sensação de segurança. Quando o animal se acostuma com um determinado suprimento, ele pode não gostar de ser trocado por um diferente.
Gatilhos de estresse que induzem um comportamento indesejado no seu gato
Há muitos fatores que podem causar estresse no seu gato, o que pode levar a vários comportamentos indesejados, como urinar fora da caixa de areia. Esses fatores de estresse podem ser:
Mudança para uma nova casa
Mudanças bruscas no ambiente podem levar a altos níveis de estresse no seu animal de estimação. Novo ambiente, nova área de alimentação/dormir/brincar/aliviar-se, novos limites... Seu gato pode precisar de algum tempo para se acostumar com a nova casa e, enquanto isso, podem ocorrer incidentes.
Seu gato está sofrendo com a sua ausência
Você está voltando tarde para casa há algum tempo e seu gato tem que passar o dia inteiro sozinho? Se sua rotina mudou repentinamente e você não pode passar tanto tempo com seu amigo de patas, ele pode sofrer com sua ausência e desenvolver maus hábitos. Tente encontrar tempo para seu amado animal de estimação - brinque com ele, acaricie-o, pois ele precisa de atenção assim como os humanos.
Você deu as boas-vindas a um bebê
Embora dar as boas-vindas a um bebê seja um evento maravilhoso em nossas vidas, isso pode causar estresse no seu gato. Um ser humano desconhecido se instala permanentemente na sua casa, portanto, os níveis de estresse do seu gato podem aumentar por algum tempo.
Você deu as boas-vindas a um novo animal de estimação
Você trouxe recentemente um novo filhote de cachorro ou um novo gato para casa? Se sim, não é de se admirar que seu gato possa agir de forma estranha. Seus amigos de patas precisarão de algum tempo para se familiarizarem uns com os outros. Além disso, talvez você deva considerar a possibilidade de pulverizá-los/neutralizá-los (se ambos forem gatos machos ou um macho e uma fêmea) para evitar sinais de agressão e qualquer tipo de interação indesejada.
Você perdeu um animal de estimação
Se o seu gato era muito próximo de outro animal de estimação que faleceu, ele pode sofrer. Urinar fora da caixa de areia pode ser um sinal de ansiedade/depressão devido à perda do amigo.
Localização da caixa de areia
Você deve se certificar de que a caixa de areia do seu gato tenha um local adequado. Isso significa que a área não deve ser muito barulhenta, com corrente de ar ou lotada. Verifique se há pessoas ou animais que possam incomodar seu gato e impedi-lo de usar a caixa de areia.
Mudança na dieta
Como mencionamos acima, os gatos gostam de rotina e qualquer mudança nela pode causar estresse. Se você mudou recentemente a dieta do seu gato, ou seja, mudou para um alimento com baixo teor de gordura, isso pode ter deixado seu gato ansioso. Recomendamos que você não faça mudanças drásticas no alimento ou no cronograma de alimentação do seu gato, mas que as altere gradualmente.
Reorganização dos móveis
Essa é apenas uma mudança cosmética, que tornará sua casa mais aconchegante e confortável, não é mesmo? Para seu gato, as coisas podem não parecer assim. As mudanças no ambiente podem aumentar os níveis de estresse do seu amigo de patas, seja ele um gato ou um cachorro.
O que você não deve fazer quando o seu gato estiver urinando fora da caixa de areia
Não force o gato a usar a caixa de areia (arrastando-o ou esfregando as patas ou o rosto na caixa de areia), pois isso pode aumentar os níveis de estresse.
Além disso, não castigue o gato gritando com ele ou isolando-o em um cômodo fechado com a caixa de areia. Não use produtos de limpeza com amônia, pois eles podem atrair o gato a urinar no mesmo local. A razão para isso é que a urina contém amônia.
Recomendamos que você supervisione o comportamento do seu gato e tome as medidas necessárias.