Por que meu cão está fazendo cocô com sangue?

Jan 05,2022

Ninguém quer encontrar sangue no cocô do cão quando está passeando ou fazendo cocô, mas é algo para o qual você deve estar preparado. Sei que pode ser muito alarmante ver seu amigo de patas liberar sangue na hora de fazer xixi e você deve tentar manter a calma, pois seus níveis de estresse afetarão seu cão e duvido que você queira piorar a situação. Observe a postura do seu cão e veja se ele está fazendo suas necessidades corretamente e se ele tem lágrimas nos olhos durante a hora do xixi. Isso pode indicar problemas com as glândulas anais, possíveis infecções ou lesões. Na maioria das vezes, seu cão pode estar com prisão de ventre.


Prisão de ventre


Se o seu cão se agacha, mas não solta nada e isso acontece algumas vezes em um período de 1 a 3 dias, é muito provável que seu amigo de patas esteja com prisão de ventre. Também foi observado que alguns cães andam com o bumbum pelo chão. É comum que os filhotes se lamentem e chorem quando estão com prisão de ventre e tentam fazer a segunda tentativa. Alguns outros sinais que devem ser lembrados são: barriga inchada, vômito, falta de energia e falta de apetite. Se o seu cão não conseguir fazer suas necessidades por duas ou três tentativas e tiver um cocô um pouco duro, você está lidando com constipação moderada. Se o seu cão não conseguir fazer cocô por 2 a 3 dias normalmente e tiver cocô redondo e duro que pode estar coberto de sangue, você está lidando com constipação grave.


Como tratar a constipação? Verifique o traseiro de seu cão e veja se há algum pelo atrapalhando, veja se há alguma formação incomum no traseiro e se há algum sinal de inflamação. Acrescente mais fibras à dieta do seu cão, como purê de abóbora (precisa ser 100% abóbora, NÃO mistura para torta de abóbora, pois a casca da abóbora pode ser tóxica para o cão). Isso pode funcionar para constipação leve a moderada. Se estiver lidando com constipação grave, consulte o veterinário o mais rápido possível.


Diarreia


O outro motivo mais comum para cocô com sangue é a diarreia. O estômago do seu cão pode não ser adequado a um tipo específico de alimento ou a flora bacteriana do intestino pode estar reagindo mal ao alimento. Você pode tentar trocar o alimento, introduzir mais frutas e fibras. Mantenha sempre a tigela de água do cão cheia quando ele estiver com diarreia, pois a desidratação pode levar a complicações. Consulte seu veterinário para saber qual é a melhor maneira de agir.


Resposta alérgica


Se o seu cão tiver comido algo que desencadeia uma reação alérgica, você poderá encontrar sangue no cocô dele. Consulte o veterinário e forneça uma descrição detalhada do que o cão comeu nos últimos 2 a 3 dias. Talvez seja necessário testar uma nova dieta e monitorar a resposta do cão por cerca de uma semana, mantendo contato diário com o veterinário. É uma boa ideia anotar no celular o tempo que o cão passa no banheiro e as qualidades do cocô, como cor, cheiro, textura e firmeza. Sei que esse não será o ponto alto de seu dia, mas ajudará o veterinário a identificar a causa dos problemas de saúde de seu cão. Tenho certeza de que você dormirá melhor sabendo que seu cão está feliz e faz suas necessidades sem deixar um rastro de sangue no parque.


Indigestão


Se o seu cão adora mastigar os móveis, a gaiola, os brinquedos, os sapatos ou outros itens que não devem ser mastigados, ele pode ter engolido um objeto que está causando irritação e pode não passar pela outra extremidade tão cedo. Recomendamos fazer uma massagem no cão e verificar se a barriga dele está inchada e se dói ao toque. Itens que possam estar obstruindo o intestino do cão podem levar à liberação de fezes com sangue. Você deve verificar se há danos em sua casa/apartamento e se algum item pequeno e de fácil acesso pode estar faltando. Se o seu cão estiver com a barriga inchada, o cocô com sangue e você notar que os móveis ou travesseiros estão destruídos, vá ao veterinário e consulte-o.


Infecção bacteriana ou viral


Uma infecção intestinal geralmente é acompanhada de fezes com sangue e pode ser um grave motivo de preocupação. Se o seu cão comeu animais mortos, comida estragada ou teve uma ferida aberta que você talvez não tenha notado, pode ter se desenvolvido uma infecção. O contato com as fezes de outro animal também pode levar à infecção. É aconselhável verificar a temperatura do cão e monitorar seus níveis de energia. Se o cão estiver um pouco letárgico e o traseiro doer ao toque, procure o veterinário o mais rápido possível.


Causas raras


Algumas causas raras de fezes com sangue incluem: gastroenterite hemorrágica, colite e parvovirose. Certifique-se de que o cão esteja com a vacinação em dia e consulte o veterinário se notar um comportamento estranho, falta de apetite e se o cão estiver arrastando o traseiro pelo chão. Comer em excesso pode estressar o cão e seus movimentos intestinais. Certifique-se de oferecer porções de tamanho adequado e ajuste as porções se estiver usando petiscos como parte do treinamento.


O American Kennel Club também recomenda tentar uma dieta leve quando seu cão tiver problemas estomacais e intestinais. Você pode substituir a ração normal do cão por peito de frango cozido (sem osso/pele) e apenas arroz branco ou marrom. Você pode adicionar abóbora às refeições do seu cão, o que deve aliviar o estômago e fazer com que as fezes voltem ao normal.


O cocô de cachorro com sangue é uma emergência?


É difícil dizer, pois os motivos dos cocôs com sangue variam muito. O contexto é muito importante para decidir se é uma emergência ou não. Se o seu cão estiver com problemas para fazer cocô há dias, estiver letárgico e você começar a ver sangue no cocô, definitivamente vá ao veterinário o mais rápido possível e considere ligar para ele fora do horário de expediente. Se o seu cão tiver tido problemas para fazer cocô, mas estiver enérgico e receptivo, consulte o veterinário por meio de uma consulta.


Recomendamos coletar uma amostra do cocô do seu cão e levá-la ao veterinário. Você pode usar um recipiente de plástico ou de vidro, mas certifique-se de que ele esteja devidamente vedado. A amostra ajudará muito a identificar a causa das fezes com sangue. Além disso, você pode tirar uma foto do material liberado, anotar se o cão teve dificuldade para assumir a posição de fazer cocô e se parecia estar com dor. Todas essas informações ajudarão o veterinário a ajudar seu cão.