A maioria de nós, pais de cães, pode admitir que abraçar nossos amados amigos de patas é uma das coisas mais maravilhosas que já experimentamos! Não é apenas o contato físico que nos faz sentir necessários e cuidados, mas o amor incondicional que os membros da nossa família de patas expressam por nós. Independentemente de quão forte seja o vínculo com nossos cães, nunca devemos esquecer que eles têm sua própria maneira de expressar suas emoções, tanto positivas quanto negativas. Para que nossa interação e relacionamento melhorem, precisamos conhecer nossos amigos de patas como indivíduos, o que também inclui sua linguagem corporal e comportamento.
Muitos de vocês se identificam com a situação em que seu cão vem e senta em seus pés. Você já se perguntou o que esse tipo de comportamento significa? Ele é bom, ruim ou normal? Hoje você saberá a resposta para essa pergunta.
Amor e afeição
Sim, com certeza! Demonstrar afeto e amor por você é um dos motivos comuns para esse tipo de comportamento!
Os cães têm seus próprios temperamentos e personalidades e, embora alguns caninos sejam um pouco independentes, teimosos ou prefiram a companhia de outros animais de estimação na casa, muitos deles gostam genuinamente de abraçar e ter contato físico com seus donos. Sentar-se em seus pés é um tipo de comportamento que pode ser interpretado como um sinal de amor pelo dono e um desejo de contato físico.
Se você puder descrever seu cãozinho como um pouco "grudento", ele poderá sentar-se em seus pés para se preparar para segui-lo no momento em que você decidir dar um pequeno passo e mudar de posição.
Calor
Se você tem um novo membro da família com patas, que ainda é muito jovem, ele pode procurar o calor da mãe. Ficar perto do corpo do dono é um instinto natural dos cães, que pode ser rastreado até a interação com suas mães em uma idade jovem. Sentar-se em seus pés ou simplesmente ficar muito perto de você pode indicar a necessidade de calor e amor do seu filhote.
Estresse e ansiedade
Vamos ver esse tipo de comportamento de uma perspectiva diferente - não como um sinal de amor, mas como um sinal de estresse e ansiedade. Pode acontecer de seu amigo de patas estar se sentindo estressado e sobrecarregado ao visitar um novo lugar ou conhecer novas pessoas, cães ou outros animais. Além disso, certos sons, especialmente se forem muito altos, como os produzidos por fogos de artifício, tempestades ou obras de construção, normalmente deixam os cães com medo. Se não tiver certeza se seu amigo de patas está se sentindo estressado ou não, leve em consideração a linguagem corporal dele e o ambiente. Os sinais a seguir indicam claramente que seu cachorro está se sentindo ansioso:
- Ele está tremendo;
- Está com a cauda enfiada atrás das patas traseiras;
- Ele colocou as orelhas para trás;
- Está ofegante;
- Está babando.
É provável que esse tipo de comportamento seja notado no consultório do veterinário e é comum em cães que tiveram uma experiência muito negativa nesse local.
Os cães propensos à ansiedade de separação também tendem a se sentar nos pés de seus donos como uma espécie de segurança. Como mencionado acima, alguns de nossos amigos de patas tendem a ser um pouco pegajosos e carentes. Isso geralmente é válido para cães em uma idade muito jovem e, na maioria dos casos, nossos amigos de patas conseguem superar esse tipo de comportamento.
Aí vem a pergunta: como lidar com esse tipo de comportamento quando causado por estresse e ansiedade?
Em alguns casos, você pode simplesmente remover os gatilhos do ambiente ou mudar o filhote de lugar, caso a primeira opção não seja possível. Em outros casos, talvez seja necessário socializar o filhote para que ele não se sinta estressado ao interagir com outros cães. Tente encontrar seu amigo de patas com cães obedientes que sejam saudáveis, vacinados e cujo comportamento social possa ter um impacto positivo sobre ele. Os cães aprendem a captar os sinais sociais de outros cães, portanto, a interação com cães bem-educados pode melhorar o comportamento de seu amigo de patas.
Se não for possível remover o gatilho do ambiente ou se você estiver procurando uma solução de longo prazo, o treinamento, incluindo dessensibilização e contracondicionamento, pode ser a melhor opção. Você deve ensinar obediência básica ao seu cão e também utilizar os chamados dessensibilização e contracondicionamento. Esses dois termos descrevem técnicas populares aplicadas ao treinamento quando o efeito de um determinado estímulo/gatilho precisa ser drasticamente reduzido e a atitude geral do cão em relação a esse estímulo deve ser alterada. Em outras palavras, se seu cão está com medo de algo e se senta em seus pés para buscar proteção, você deve aplicar essas técnicas.
A dessensibilização está relacionada à exposição gradual ao estímulo/estímulo. No início, a intensidade do estímulo deve ser muito baixa, para que o cão não demonstre nenhuma reação a ele. Uma intensidade baixa pode incluir uma distância muito longa, um som muito baixo ou um odor muito sutil... depende de qual é o estímulo. A intensidade deve ser aumentada passo a passo.
Ao fazer isso, você também deve implementar o contracondicionamento, o que significa recompensar o cão enquanto os estímulos estiverem presentes. Essa abordagem visa a mudar a atitude do cão de negativa para positiva. Como os petiscos ou qualquer tipo de recompensa serão dados ao cão na presença dos estímulos, ele poderá começar a associá-los à recompensa e não ao medo.
No entanto, há uma coisa que você deve ter em mente: se o seu cão estiver apavorado com alguma coisa, dar petiscos/alimentos na presença dele só levará a uma associação negativa com o alimento em si. Se os níveis de estresse e ansiedade forem muito altos, tente usar a dessensibilização primeiro. Como mencionado acima, a obediência básica também será útil.
Guarda do proprietário
Alguns cães apresentam um tipo de comportamento de guarda de recursos e sentar-se em seus pés pode ser interpretado como um sinal desse comportamento. A guarda de recursos geralmente afeta a comida, os brinquedos e o território do cão, mas também pode ser direcionada ao dono. Da mesma forma que para lidar com gatilhos estressantes, você também pode usar a dessensibilização e o contracondicionamento aqui. Talvez você queira praticar com um parente ou amigo. Aproxime-se lentamente dando alguns passos e, em seguida, dê ao cão o comando de sentar e recompense-o por ser calmo e bem-educado. Mantenha uma longa distância no início e não se esqueça de mostrar ao seu cão como ele se sai bem quando permanece calmo e controla seus impulsos. Se você perceber que seu amigo de patas está começando a ficar frustrado e a querer sentar-se em seus pés ou "protegê-lo" de alguma outra forma, deve se afastar para aumentar a distância. Espere seu cão se acalmar e, depois de alguns minutos, tente novamente. Talvez você precise praticar isso várias vezes, envolvendo pessoas diferentes e, eventualmente, seus cães. Lembre-se de ser paciente e consistente.
Tipo de comportamento aprendido
Se o seu cão aprendeu que sentar em seus pés significa receber muita atenção, petiscos, elogios, ser acariciado... ou qualquer tipo de resultado positivo, é provável que ele continue a apresentar esse comportamento. Os cães são inteligentes e aprendem que, se um determinado comportamento levar a um determinado resultado (que é bom para eles), eles continuarão apresentando esse comportamento. Quanto mais positivo for o resultado, maior será a motivação.
Se você gosta de ter seu cão em seus pés, basta continuar a incentivá-lo. Se não, então você deve reforçar o comportamento. Caso contrário, você deve reforçar o comportamento desejado e ignorar o que não quer que ele apresente. Nós apoiamos totalmente o reforço positivo, portanto, recomendamos que você recompense os bons comportamentos em vez de punir os indesejados.
E se meu cão não quiser se sentar em meus pés?
Como mencionado no início do artigo, os cães são indivíduos e têm temperamentos diferentes. Alguns cães são mais apegados e orientados para as pessoas, enquanto outros preferem não ter tanto contato físico. Além disso, a maneira como eles expressam seu amor e carinho pode ser diferente. Alguns cães podem gostar de sentar-se ao seu lado ou deitar-se em seu colo, em vez de ficar em seus pés.
Se o seu cãozinho não gosta de sentar em seus pés, isso não significa que ele não o ame. Além disso, você sempre pode incentivá-lo a sentar-se em seus pés dando-lhe seus petiscos favoritos, muitos elogios e abraços!