Você já notou um determinado comportamento que seu cão apresenta durante os passeios que o faz pensar se é normal e por que ele está fazendo isso? Um exemplo com o qual a maioria de vocês provavelmente se identificará é quando seu cão come grama.
Neste artigo, você aprenderá mais sobre os motivos pelos quais os cães comem grama, se isso é perigoso e quando você deve tomar medidas para interferir nesse comportamento.
Por que os cães comem grama?
Tédio
Quando você perceber que seu cão está comendo grama, não precisa se preocupar imediatamente, pois ele pode estar apenas entediado. Se você estiver muito ocupado, não puder dar atenção suficiente ao seu cão e brincar com ele, ele poderá procurar alternativas para passar o tempo e, eventualmente, chamar sua atenção. Os cães tendem a apresentar diferentes tipos de comportamento quando se sentem ignorados por seus amados humanos.
O que fazer
Uma maneira simples de evitar que o seu cão coma grama devido ao tédio é passear com ele com mais frequência, envolver-se com ele em diferentes jogos e exercícios para que ele se mantenha em forma e motivado. Você deve tentar passar um tempo de qualidade com seu amigo peludo para que ele possa gastar uma quantidade excessiva de energia. Jogos intelectuais e mais exigentes o manterão ocupado durante o dia.
Você também pode treinar seu cão para ignorar a grama. Isso pode ser feito quando você redireciona a atenção dele para outra coisa e leva um saquinho de petiscos que o ajudarão a incentivar o comportamento desejado. Além disso, você também pode ensinar a ele comandos como "Senta", "Observe-me" (para se concentrar em você e não prestar atenção às distrações) ou "Solte".
O sabor da grama
É provável que seu cãozinho goste do sabor da grama. Os cães têm um instinto natural de procurar comida e explorar o ambiente. Eles podem gostar do sabor da grama, especialmente se ela for exuberante e recém-cortada. Seu cachorro pode ter acabado de comer antes da caminhada, mas isso não o impedirá de explorar os gramados e comer grama. Muitos cheiros atrairão seu cãozinho e ele provavelmente não resistirá a eles.
O que fazer
Nesse caso, não há muito que você possa fazer, pois, como dissemos acima, esse é um instinto natural dos cães de procurar comida e investigar o ambiente.
Necessidades nutricionais
Outro motivo pelo qual seu cão come grama pode ser a necessidade nutricional. De acordo com algumas pesquisas, a grama contém fibras que ajudam o corpo do seu cão a funcionar normalmente. Essa é apenas uma hipótese e não há informações que a confirmem 100%.
Além disso, pode haver uma falta de minerais, vitaminas ou clorofila específicos no corpo do seu cão, e ele pode precisar compensar as deficiências. A fibra e a clorofila ajudam o processo de digestão, pois aumentam as bactérias benéficas no trato digestivo.
O que fazer
Se você quiser evitar que seu cão coma grama devido a necessidades nutricionais, talvez seja necessário estabelecer uma dieta com alimentos ricos em fibras. Consulte seu veterinário primeiro, para que ele possa indicar a dieta mais adequada para seu cão.
Problemas estomacais
Se o seu cão tiver problemas estomacais, ele poderá mastigar grama. A ingestão de grama pode causar vômito, o que acalmará o estômago. Acredita-se que os ancestrais dos cães usavam essa abordagem quando tinham problemas estomacais, e ela é considerada um tipo de tratamento de automedicação. Entretanto, não há provas sólidas que determinem qual ação é a causa e qual é o efeito dessa causa. Em outras palavras, não podemos dizer com certeza se comer grama leva ao vômito ou o contrário.
O que fazer
Se você tiver dúvidas de que seu cão possa estar sofrendo de distúrbios estomacais, ligue para um veterinário e marque uma consulta.
Quando se preocupar?
Se você perceber que seu cão come grama regularmente e vomita, pode haver um problema de saúde. Você precisa levá-lo a um veterinário e fornecer a ele o histórico de saúde completo do cão, conforme necessário. Quanto mais detalhadas forem as informações sobre o estado de saúde dele, mais precisos serão o diagnóstico e o tratamento. Alguns tipos de informações úteis podem ser qualquer medicamento que seu cão tome, outras condições de saúde que ele tenha, as substâncias que ele vomita - grama, comida ou qualquer outra coisa.
É possível que seu cão tenha engolido um corpo estranho que tenha irritado o estômago. Pode ser necessário fazer exames de sangue e radiografias.
Você deve evitar que seu cão coma grama?
Existe um termo - "pica" - que descreve uma condição de desejo e ingestão de itens não alimentares. Esses itens podem ser de um tipo ou de vários tipos. Essa condição pode ser extremamente perigosa para seu animal de estimação, pois os itens não alimentares podem interferir na digestão normal e ficar presos no trato digestivo ou podem ser tóxicos.
No entanto, gostaríamos de deixar claro que comer grama em si não é perigoso.
Os produtos químicos com os quais ela pode ser pulverizada, os parasitas e a contaminação que pode estar nela são os motivos pelos quais você deve monitorar o comportamento do seu cão ao ar livre e impedi-lo de comer grama.
Conforme mencionado acima, há algumas medidas simples que você pode tomar como proprietário/responsável para garantir que seu cão seja saudável, esteja em forma e coma um alimento de alta qualidade que forneça a ele todas as fibras e vitaminas necessárias. Além disso, nunca se esqueça de levar seu cão para ser examinado regularmente por um veterinário.