Por que seu gato mia à noite e como lidar com esse comportamento

Jun 12,2022

Ser um pai de gato é uma tarefa que requer muita paciência, compreensão e amor para com seu amigo felino. Como proprietário responsável, você deve conhecer bem o seu gato e entender a linguagem corporal dele. Os gatos são bem diferentes dos cães em alguns aspectos de sua natureza, e você deve se esforçar para reconhecer e respeitar essas diferenças se quiser criar um gato adequadamente.

Conhecer o temperamento e o comportamento natural do seu gato o ajudará a reconhecer quando ele está feliz, ansioso ou com raiva e a treiná-lo adequadamente. Além disso, você poderá determinar se um determinado comportamento pode ser sinal de um problema de saúde ou não. Miar durante a noite é um comportamento que os gatos apresentam ocasionalmente e que preocupa muitos proprietários.

Se você quiser saber o que pode causar esse comportamento e como pode lidar com ele, este artigo é ideal para você.


Por que seu gato mia à noite?


Natureza dos gatos

O primeiro motivo se baseia na natureza dos gatos. Supõe-se que os gatos sejam animais noturnos. Isso é parcialmente correto, pois eles tendem a ser mais ativos ao anoitecer e ao amanhecer, o que faz com que se encaixem mais na categoria de "animais crepusculares". Se o seu gatinho o acorda de madrugada ou interrompe seu sono até tarde, isso pode estar relacionado aos instintos naturais dele. Afinal, o melhor momento para caçar é durante a noite. O miado e a hiperatividade durante a noite são mais comuns em gatos jovens do que em gatos adultos. Quanto mais velho o gato fica, mais provável é que ele se adapte à rotina de seu dono.


Sua gata está no cio

As gatas no cio podem apresentar vários comportamentos, como esfregar-se no chão ou em outros objetos, rolar e miar para atrair os machos. Os ciclos de cio podem começar aos 5-6 meses de idade. Embora o termo "no cio" se refira às gatas fêmeas, os gatos machos, quando não castrados, reagem às fêmeas no cio e também desenvolvem comportamentos ruins, como agressividade , arranhões, brigas, urina em excesso, miados, desejo de passear... etc. Se esse for o caso do seu amigo felino, talvez seja necessário entrar em contato com um veterinário e discutir outras medidas.


Sinal do processo de envelhecimento

O envelhecimento pode afetar tanto o corpo quanto o cérebro de nossos amigos de patas. Os gatos podem desenvolver a chamada Síndrome de Disfunção Cognitiva (CDS) , que afeta o cérebro e pode ser acompanhada por diferentes sintomas, incluindo miar à noite.


Seu gato não gastou sua energia durante o dia

Se o seu gato não pôde brincar ou se exercitar o suficiente durante o dia, ele pode querer se recuperar à noite. É por isso que é importante oferecer ao seu gatinho oportunidades de gastar sua energia durante o dia.


Seu gato está buscando comida

Se o seu gato for imediatamente para a tigela de comida assim que você sair da cama para verificar o motivo do miado dele, esse é um sinal claro de que ele quer comer. Você não deve incentivar esse tipo de comportamento, pois quando seu amigo felino souber que você lhe dará comida sempre que ele miar ou uivar, esse comportamento nunca mais terá fim.


Seu gato está buscando atenção

Passar muitas horas sozinho em casa sem receber nenhuma atenção pode fazer com que seu gato se comporte de forma perturbadora e/ou use a vocalização para buscar atenção.


Seu gato não se acostumou com a vida em ambientes fechados

Se o seu amigo felino passou grande parte da vida ao ar livre, ele pode se sentir preso ao passar muitas horas por dia trancado em casa. O miado pode ser considerado uma forma de seu gato expressar o quanto está descontente com a vida em ambientes fechados.


Condições de saúde

O corte frequente à noite pode ser um sinal de doença renal ou problemas de tireoide. Você deve consultar um veterinário o mais rápido possível para eliminar uma condição de saúde como causa do miado ou fornecer o tratamento adequado, se houver.



Como lidar com esse comportamento

As medidas que você deve tomar para lidar com o miado noturno do seu gatinho dependem da causa.


Se a causa for um problema de saúde

Nesse caso, você deve marcar uma visita ao veterinário imediatamente. Se o seu gatinho estiver lidando com uma doença, é provável que haja outros sinais disso. Mudanças nos níveis de atividade, nos hábitos alimentares, na atitude em relação a carícias e brincadeiras - se ele começar a se esconder e, de repente, começar a responder agressivamente às suas tentativas de acariciá-lo, pode haver um problema de saúde.


É um sintoma de envelhecimento

Podem ocorrer condições de saúde relacionadas à idade, que exigem um exame veterinário.


Se o seu gato estiver no cio

Nesse caso, você deve consultar o veterinário sobre as vantagens e desvantagens da esterilização e a idade mais adequada para as gatas passarem por esse procedimento. As gatas podem precisar de cerca de 14 dias para se recuperar completamente após a operação. Os gatos machos geralmente se recuperam mais rapidamente após a castração, em uma semana.


Se o seu gato precisar de exercícios

Se o seu gato simplesmente não consegue gastar energia durante o dia, você deve passar mais tempo com ele ou encontrar alternativas para mantê-lo ocupado. Você pode participar de sessões de brincadeiras com seu amigo de patas durante o dia ou cerca de uma hora antes de ir para a cama, para garantir que ele gaste sua energia. Se você não puder participar das sessões de brincadeiras do seu amigo felino durante o dia, talvez seja necessário comprar brinquedos (lasers, brinquedos com penas, sinos, quebra-cabeças de comida... etc.) que o manterão ocupado até você voltar para casa ou terminar o trabalho.



Se o seu gato estiver miando à noite para pedir comida

Se você sempre alimenta o seu gato quando ele começa a miar ou choramingar, você apenas incentivará esse comportamento. Uma solução simples pode ser comprar um alimentador automático e programar o cronômetro para as 12h (ou o horário em que seu gato começa a miar por comida). Dessa forma, você terá certeza de que seu gatinho terá uma refeição à meia-noite sem perturbá-lo.


Se o seu gato estiver buscando atenção

Se o seu gatinho só quer sua atenção, não o incentive a continuar incomodando você à noite. Em vez disso, você pode passar mais tempo com ele durante o dia e comprar alguns brinquedos interativos. Nunca se esqueça de recompensar seu amigo felino quando ele se comportar adequadamente e permanecer calmo para reforçar esse comportamento.


Se o seu gato quiser sair de casa

Se o seu gato não suporta ficar trancado, considere a possibilidade de instalar uma portinhola para gatos. Dessa forma, ele poderá explorar os arredores sem interromper seu sono. Em muitos casos, após a esterilização, a vontade de sair de casa diminui drasticamente. No entanto, isso nem sempre acontece, e alguns gatinhos continuam gostando da vida ao ar livre.