Ter um amigo canino significa se deparar com todos os tipos de comportamentos peculiares, um dos quais pode deixá-lo com a cabeça coçando: por que seu cão anda e faz cocô ao mesmo tempo? Se você notou esse hábito incomum em seu companheiro de patas, fique tranquilo - você não está sozinho. Muitos cães apresentam esse comportamento por uma série de motivos, desde excitação e marcação de território até ansiedade e problemas nas articulações. Na maioria dos casos, não há motivo para preocupação. Neste artigo, falaremos sobre as causas comuns por trás da rotina de passear e fazer cocô do seu cão, ajudando-o a entender e a lidar com qualquer preocupação subjacente com confiança e amor.
Marcação de território
As glândulas do bumbum do seu cão podem conter muitas informações úteis no cocô. O odor almiscarado que adere aos excrementos do seu cão pode ter vários marcadores químicos que qualquer canino que visite o cocô do seu cão pode farejar. As fezes do seu cão são os "cartões de visita" dele. Esses itens informam sobre a saúde geral, a idade e o estado emocional dele no momento em que "deixou o cartão", e permitem que os outros saibam se ele está procurando um parceiro. Se pensarmos bem, um pedaço de cocô é a versão canina de uma postagem de mídia social em muitos aspectos.
É por isso que seu cão parece muito interessado em todos os cocôs que encontra na natureza. Às vezes, eles não se sentem muito confortáveis ao visitar uma nova área devido à presença de odores intrigantes ou irritantes e perigos em potencial, como cães maiores e assustadores, então eles simplesmente andam e fazem cocô. Não há nenhum motivo específico para se preocupar.
Excitação
Se o seu cão for muito sociável, enérgico e brincalhão, às vezes ele pode ter dificuldade em se acalmar para fazer cocô. Dálmatas, Border Collies, Jack Russell Terriers e Beagles são frequentemente vistos andando, correndo e fazendo cocô ao mesmo tempo. Esse é um comportamento totalmente normal em situações em que seu amigo de patas pode estar excessivamente emotivo e não teve a oportunidade de gastar sua energia. Desde que a linguagem corporal pareça feliz e otimista e as fezes pareçam normais, não há motivo para preocupação.
Se o seu cão estiver andando e fazendo cocô ao mesmo tempo com frequência devido à excitação, talvez você queira praticar mais o comando Sentar e treiná-lo para encontrar pessoas e animais em um estado de espírito mais calmo. Recomendamos que você leia nosso artigo "Entendendo a excitação em cães".
Mover-se ajuda a fazer cocô
Se o seu cão tiver dificuldade para fazer cocô devido à constipação, ele pode tentar andar e fazer cocô. O movimento muscular do corpo pode ajudá-lo a se aliviar mais facilmente do que se agachar. Se o cão não fizer cocô pelo menos uma vez em 24 horas, talvez seja necessário ligar para o veterinário e fazer um check-up completo. Quando um cão está sofrendo de constipação, ele pode choramingar, ter olhos tristes e se esforçar ao tentar fazer cocô. Além de visitar o veterinário, você pode consultar nosso artigo "Como massagear um cão para fazer cocô".
No entanto, se o cocô do seu cão estiver aguado quando sair, isso pode ser um sinal de que ele está sofrendo de diarreia. Esse é um problema comum em filhotes jovens, mas também pode afetar cães adultos e idosos. Na maioria das vezes, é causada por alimentos com os quais o cão não lida muito bem, portanto, talvez seja necessário reconsiderar as porções de alimentos. Além disso, às vezes os cães têm problemas para digerir muita grama, o que pode causar diarreia. Recomendamos a leitura do artigo "Meu cão tem diarreia e age normalmente - o que você deve fazer?
Medo e ansiedade
Sempre que seu cão estiver com medo ou ansioso, a mente dele estará preocupada em mantê-lo seguro e alerta. Isso significa que o cocô pode ser feito em qualquer lugar. Esse tipo de comportamento pode ocorrer quando você está visitando um parque nacional com seu cão e ele sente que um predador visitou a área recentemente. Se o cão tiver de fazer xixi em uma área considerada insegura, ele ficará com as orelhas em pé, continuará farejando e poderá andar e fazer cocô. Isso é normal nesse tipo de situação e recomendamos que você fique de olho em seu cão. Além disso, a maioria dos parques exige que os cães visitantes fiquem na coleira o tempo todo. O risco de seu companheiro de patas se assustar e fugir não deve ser subestimado.
Se o seu cão costuma ser ansioso em ambientes novos ou ao encontrar outros animais, ele pode ficar alerta, tremer/agitar e fazer cocô enquanto caminha. Normalmente, esse comportamento é visto com frequência em Great Danes, Yorkshire Terriers, Cavalier King Charles Spaniels, Toy Poodles, Cocker Spaniels e Labrador Retrievers. O comportamento ansioso pode se manifestar como latidos contínuos, choramingos o dia todo e comportamento destrutivo em casa, como mastigar os móveis e as roupas. Talvez você queira treinar seu amigo peludo para que ele se sinta mais à vontade para conhecer outros cães e novas pessoas.
Problemas e dores nas articulações
Os cães que sofrem de artrite geralmente têm dificuldade para fazer cocô e é normal que tentem limitar seus movimentos para minimizar a dor. A Blue Cross descreve a doença da seguinte forma:
A artrite é uma condição que causa inflamação nas articulações, tornando os movimentos dolorosos e difíceis. Osteoartrite, também conhecida como doença degenerativa das articulações, é o termo usado para descrever a deterioração progressiva das articulações como resultado da inflamação.
Se o seu cão estiver sofrendo com essa condição de saúde, ele poderá andar e fazer cocô com frequência, pois isso é mais fácil do que se agachar, como a maioria dos cães faz. Talvez seja necessário usar água morna e sabão para limpar o cocô do seu amigo peludo amado no final da vida. O controle cuidadoso do peso e os medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar parte da dor. Consulte seu veterinário sobre isso.
Se o seu cão tiver passado por uma cirurgia recentemente ou se tiver displasia de quadril, ele poderá ter dificuldades para usar as patas traseiras. Esses problemas de saúde são acompanhados de dor persistente, o que pode fazer com que seu companheiro de patas ande e faça cocô. Dessa forma, ele limita os níveis de dor e lida com a condição. Você precisará consultar seu veterinário sobre o melhor tratamento.
Incontinência intestinal
Essa condição é dividida em dois tipos: incontinência de reservatório e de esfíncter. A incontinência de reservatório é um termo que descreve a incapacidade do cão de reter uma quantidade normal de fezes, e os cães geralmente defecam em locais incomuns. A incontinência de esfíncter é um termo que descreve o mau funcionamento dos músculos anais do cão, o que significa que ele libera cocô sem saber. As causas disso podem variar de câncer, infecção, massas anormais e distúrbios neurológicos.
Se o seu cão estiver andando e fazendo cocô com frequência e tiver dificuldade para segurá-lo em casa, mesmo quando for adolescente ou adulto, é recomendável conversar com o veterinário. Talvez seja necessário reafirmar o treinamento básico do cão ou seu companheiro pode precisar de cuidados médicos dedicados por algum tempo até melhorar. Em casos raros, talvez seja necessário recorrer aos serviços de um especialista em cirurgia veterinária.
O que você precisa lembrar é que andar e fazer cocô não é necessariamente um mau sinal para a saúde do seu cão. Ele pode estar apenas excitado ou tentando marcar seu território. De qualquer forma, se tiver que limpar em casa, recomendamos a leitura de nosso artigo "Como limpar o cocô do cachorro do carpete".