Uma das partes favoritas da interação com nossos amigos de patas é o momento em que eles olham para nós com grandes olhos amorosos, inclinando suavemente a cabeça. O que eles pensam - será que estão realmente ouvindo o que estamos dizendo? Será que fazem isso por hábito ou pode ser um sinal de um problema médico?
O que significa, de fato, quando nosso cão inclina a cabeça? Vamos dar uma olhada nesse comportamento interessante que os cães costumam apresentar. Portanto, se quiser saber mais sobre ele, continue lendo.
Audição do cão
Todos nós sabemos que os cães têm um ótimo olfato. Eles têm aproximadamente 300 milhões de receptores olfativos, o que excede em cerca de 40 vezes o número de nossas células de detecção de odores. Além disso, a parte do cérebro do cão envolvida no reconhecimento de odores é muito maior do que a nossa.
Mas será que os cães também têm uma audição melhor do que a nossa? Sim, suas habilidades auditivas são superiores às nossas, pois eles são capazes de detectar frequências que os humanos não conseguem. No entanto, nós os superamos em um aspecto: pessoas com função auditiva normal são capazes de detectar sons independentemente da direção de onde eles vêm. Em outras palavras, não precisamos nos voltar especificamente para a direção do som para poder captá-lo. Isso pode ser atribuído ao design do nosso ouvido externo.
O ouvido externo de um cão consiste no chamado "pavilhão auricular", que na verdade é a aba da orelha. De acordo com sua direção, as orelhas dos cães podem ser pontiagudas ou flexíveis. O principal objetivo da aba auricular é direcionar o som para o canal auditivo, que é muito mais longo e estreito do que o canal auditivo dos humanos. Como a aba da orelha cobre o canal auditivo (parcial ou totalmente), os caninos precisam mudar sua posição para que se voltem na direção do som e possam captá-lo. Com base na raça e, portanto, na estrutura da orelha, os caninos podem precisar lidar com desafios diferentes, por exemplo, as abas auriculares dos Cocker Spaniels cobrem completamente o canal auditivo. Isso leva a uma forte obstrução da transmissão do som, independentemente da direção de onde ele vem. Para poderem perceber melhor os sons, os cães provavelmente mudam a posição das abas das orelhas (suas orelhas se levantam) e inclinam a cabeça na direção do som. A capacidade dos cães de mover as abas das orelhas também os ajuda a avaliar a distância de onde vem o som. Esse processo se baseia nos diferentes tempos que o som precisa para atingir o ouvido direito e o esquerdo.
Em geral, podemos dizer que inclinar a cabeça e mover as abas das orelhas são comportamentos comuns que os cães apresentam quando precisam avaliar a direção do som e a distância até a fonte.
Visão do cão
Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas os focinhos dos cães interferem na capacidade deles de enxergar bem. Quanto mais longo for o focinho, mais frequentemente o cão terá de inclinar a cabeça para ter uma boa visão dos arredores ou determinar o que o dono está tentando lhe dizer. Portanto, as raças com focinho curto, como os Pugs e os Bulldogs, têm menos probabilidade de inclinar a cabeça para melhorar o campo de visão.
Tipo de comunicação
Quando interagimos com nossos amigos de patas, podemos notar que eles nos olham fixamente e ouvem o que estamos dizendo com muita atenção - exatamente como uma criança que recebe uma lição valiosa de seus pais. A parte do cérebro do cão que controla os movimentos da cabeça também controla o ouvido médio, por onde o som passa para chegar ao ouvido interno e depois ao cérebro. Quando os cães inclinam a cabeça em nossa direção, enquanto estamos interagindo com eles, é provável que nos mostrem que estão ativamente envolvidos no processo e que desejam que ele continue. Isso é especialmente válido para caninos muito apegados a seus humanos.
No entanto, os cães inclinam a cabeça não apenas para "ouvir atentamente" o que estamos dizendo, mas também para perceber como estamos dizendo. Falamos de maneira calma, amigável e feliz ou parecemos irritados? O que nossa expressão facial e linguagem corporal demonstram? As informações não verbais que fornecemos ao nos comunicarmos com nossos amigos de patas são tão importantes para eles quanto nosso tom e voz. É por isso que é sempre recomendável manter a calma e usar uma voz amigável e alegre ao conversar com seu cão. Dessa forma, você estimulará o interesse dele em suas interações e fará com que ele saiba que isso lhe trará uma experiência positiva.
Além disso, nunca devemos nos esquecer de que nossos amigos de patas podem sentir como nos sentimos e responder às mudanças de comportamento quando as detectam. Supõe-se que alguns cães tenham a capacidade inata de reconhecer como seu dono se sente e exibe um determinado tipo de comportamento. Esse recurso costumava ser uma das características mais importantes dos cães de serviço no passado. Ela ainda desempenha um papel significativo. Entretanto, com o passar do tempo, os treinadores desenvolveram técnicas de treinamento para lidar adequadamente com o comportamento que os cães demonstram como resposta às mudanças comportamentais que detectam em seus donos. Os cães podem até ser treinados para responder a processos químicos que se iniciam no corpo do dono, mesmo antes de ocorrerem quaisquer sinais físicos, ou seja, detectar níveis altos/baixos de açúcar no sangue, convulsão iminente, ataque cardíaco... etc. Quanto mais forte for o vínculo com o dono, maior será a empatia que o cão provavelmente demonstrará por ele. Portanto, inclinar a cabeça pode ser visto como uma ferramenta de comunicação que os cães usam para dizer algo ao dono, ou seja, "Você está estressado, precisa sentar-se por um minuto".
Problema médico
Se o seu cão inclina a cabeça ocasionalmente, não há necessidade de se preocupar. No entanto, se você perceber que ele apresenta esse comportamento ou balança a cabeça com frequência, talvez seja necessário entrar em contato com um veterinário. Doenças relacionadas ao ouvido, bem como vertigem, podem levar à inclinação da cabeça. Se você suspeitar que seu cão possa ter um problema de saúde subjacente, monitore-o para saber se há alguma mudança no apetite, no nível de energia ou na aparência geral. Se o seu cão estiver fatigado, letárgico, tiver perdido o apetite, tiver sono irregular ou tiver mudado sua rotina padrão, você deve marcar uma consulta imediatamente.
Reforçamos esse comportamento?
Podemos acidentalmente reforçar esse tipo de comportamento sorrindo gentilmente para o nosso amigo de patas, acariciando-o, dando-lhe guloseimas/brinquedos ou incentivando-o a continuar exibindo esse comportamento. Se quiser que seu cão continue a inclinar a cabeça, você pode incentivá-lo clicando em um clicker para marcar o comportamento e recompensando-o com seus petiscos e/ou brinquedos favoritos.