Como dono de um cão ou, pelo menos, um amante de cães, você já deve ter notado que os cães apresentam diferentes tipos de comportamento, alguns dos quais achamos um pouco estranhos. Os cães são criaturas amorosas, curiosas sobre tudo o que acontece ao seu redor. Por meio da linguagem corporal eda vocalização, eles conseguem expressar suas emoções e sentimentos, como amor, afeto, medo, raiva, ansiedade e diversão.
A lambedura é uma característica comum em cães, que pode ser causada por fatores comportamentais ou condições de saúde. Os cães tendem a cheirar, cutucar o nariz, lamber e levar à boca muitos objetos diariamente para explorá-los. Entretanto, às vezes os cães tendem a lamber não apenas objetos, mas também seus donos e outros cães.
Se você está curioso para saber os motivos pelos quais os cães lambem o rosto de outros cães, continue lendo.
Os cães lambem o rosto de outros cães - Origem desse comportamento
Como animais de matilha, os cães precisavam interagir constantemente uns com os outros para avisar aos outros membros da matilha onde a presa estava localizada ou se havia perigo nas proximidades. Eles também precisavam expressar respeito ao alfa do grupo e mostrar seu vínculo uns com os outros para sobreviver e manter o controle da matilha. Algumas pessoas podem achar os cães hostis e conflituosos, mas, na maioria dos casos, eles tentam evitar conflitos por meio de diferentes tipos de interações.
Felizmente, quando um cão lambe o rosto de outro cão, esse comportamento é considerado relacionado ao comportamento e não é um sinal de um problema de saúde subjacente.
Por que os filhotes lambem os cães mais velhos
Esse comportamento também pode ser rastreado até aorigem do cão dos lobos e seu instinto de matilha. Após retornarem da caça, as cadelas eram lambidas por seus filhotes. Isso fazia com que elas vomitassem o alimento pré-digerido na boca dos filhotes e os alimentassem dessa forma. Esse "procedimento" pode parecer muito nojento, mas era realmente útil, pois aumentava as chances de sobrevivência dos filhotes.
As mães lambem o rosto dos filhotes
As mães tendem a lamber seus filhotes. Se você criar uma cadela e um filhote ou filhotes de sua prole, provavelmente notará que a mãe gosta de lamber os filhotes. Mesmo depois que o filhote entra na idade adulta, esse tipo de comportamento pode permanecer constante. A maioria dos filhotes realmente gosta da atenção de suas mães.
Cães adultos lambem o rosto de outros cães adultos
Podemos dividir esse comportamento em três categorias. A primeira categoria é:
Os cães mostram seu respeito
Como os cães se acostumaram a lamber o alfa da matilha ou os membros mais dominantes da matilha para demonstrar seu respeito por eles, a lambida como sinal de respeito e apreciação também pode ser notada hoje em dia. Seja lambendo um cão conhecido ou um cão desconhecido, esse comportamento expressa uma forma de submissão. Isso é especialmente perceptível quando o cão que demonstra comportamento submisso se aproxima do outro cão por baixo do queixo. Se o outro cão lambe o primeiro cão de volta, isso significa que ele aceita a submissão.
Os cães expressam seu amor e afeto
Os cães tendem a lamber o rosto de seus donos ou de outros cães para demonstrar seu amor e seu forte vínculo. O processo de lamber, semelhante ao beijo e ao abraço dos humanos, libera endorfinas, que fazem com que ambas as partes se sintam mais relaxadas e felizes. Como a forte ligação era crucial para a sobrevivência do cão no passado, a lambida era usada como uma ferramenta de ligação. Devido ao forte significado desse comportamento relacionado à sobrevivência, ele permanece até hoje.
Os cães expressam alegria
A maioria de vocês já sabe que os cães adotam uma postura corporal específica para mostrar que estão prontos para brincar - o arco da brincadeira. Essa postura significa que as pernas dianteiras do cão estão esticadas na frente, o peito está próximo ao chão e parece que o cão está prestes a se deitar, mas a parte traseira do corpo está elevada. Além disso, é provável que os cães mantenham a cauda e as orelhas erguidas e exponham a língua como sinais adicionais de seu desejo de brincar.
Quando você deve interromper esse tipo de comportamento
De modo geral, podemos dizer que lamber é uma forma de linguagem corporal que mostra que o cão não o machucará. Como você já aprendeu com os pontos acima, lamberdemonstra respeito, apreciação ou vontade de brincar. Entretanto, há certos casos em que se deve parar de lamber o rosto de outros cães .
Se você perceber que o cão lambido não gosta de ser lambido e expressa sua irritação por meio de rosnados ou mostrando os dentes, isso pode ser considerado um sinal de alerta. Se o cão que lambe estiver constantemente perturbando o outro cão e até mesmo perseguindo-o, caso ele fuja, esse comportamento deve ser interrompido.
Os cães geralmente se acalmam em algum tempo, depois de expressarem suas emoções e gastarem uma quantidade excessiva de energia. Se os períodos de tempo em que o cão apresenta esse comportamento forem cada vez mais longos e seu filhote não parecer se acalmar logo, talvez seja necessário tomar providências.
Os cães não devem lamber áreas machucadas do corpo de outros cães, especialmente se houver uma ferida aberta. Isso pode contaminar a ferida ou remover qualquer tratamento aplicado na área afetada. Além disso, você não deve deixar um cão lamber qualquer remédio do rosto ou do corpo de outro cão, pois eles podem acabar em seu sistema digestivo.
Se você criar dois cães quetenham um vínculo forte, eles poderão lamber o rosto um do outro com frequência para demonstrar afeto. Nada de ruim, certo? Entretanto, às vezes dois cães desenvolvem um vínculo tão forte entre si (ou um cão com seu dono) que podem desenvolver ansiedade de separação. Se esse for o caso, você não deve permitir que as coisas continuem assim.
Lamber pode se transformar em um hábito obsessivo
Se você perceber que as lambidas estão ficando cada vez mais intensas e frequentes e que seu cão tem dificuldade para se livrar desse hábito, isso pode já ter se transformado em uma obsessão. A lambedura excessiva pode até mesmo danificar as áreas do corpo ou do rosto onde ela foi aplicada. A lambedura obsessiva pode ser direcionada a outros cães ou ao próprio corpo do cão. Em ambos os casos, isso pode aumentar a sensibilidade dessas áreas e causar ferimentos.
O que fazer se a lambedura se tornar obsessiva?
É altamente recomendável que você não tente usar a força ou gritar com seu cão para que ele pare. Isso não só será ineficaz, como também poderá piorar o problema. Em vez disso, você pode usar petiscos e brinquedos como ferramentas de reforço positivo para o controle comportamental. Tente redirecionar a atenção de seu cão, chamando-o gentilmente pelo nome e dando-lhe um comando simples para cumprir, como "senta". Em seguida, recompense-o imediatamente.
Se o cão não conseguir parar de lamber o próprio corpo, talvez seja necessário colocar um cone nele. Recomendamos que você resolva qualquer problema de comportamento por meio de treinamento e incentivo constante. Entretanto, em alguns casos (como quando há uma ferida aberta), é necessário tomar medidas mais drásticas.
Se você tiver dois cães e um deles for muito apegado ao outro, talvez seja necessário realizar um treinamento para evitar o desenvolvimento da ansiedade de separação. Você pode colocar as tigelas de comida e água dos dois cães em áreas diferentes da casa e envolvê-los em jogos interativos, com os quais eles se divertirão mesmo estando separados. Se um dos cães começar a choramingar sempre que o outro cão sair do cômodo, talvez seja necessário um treinamento mais sério. Comece com pequenos passos e mantenha os dois cães separados por alguns segundos no início. Recompense os cães se eles permanecerem calmos e não choramingarem durante esse período. Aumente gradualmente a duração do tempo e dê recompensas quando eles se comportarem adequadamente. Se o problema for muito grave e você não conseguir lidar com ele sozinho, talvez seja necessário consultar um treinador de cães ou um comportamentalista.