Se você já viu seu cão lambendo a boca de outro cão, deve ter se perguntado: por que eles fazem isso? Os gatos lambem seus amigos animais e os de seus donos o tempo todo como forma de demonstrar afeto e cuidar uns dos outros. Entretanto, os cães não se limpam por meio de lambidas, embora alguns cães gostem muito de "dar beijos"/ lamber seus donos, seus filhotes e gatos amigos. De certa forma, os cães são semelhantes aos gatos, pois usam a lambida como forma de comunicação e vínculo social.
Interação social
Nossos amigos de quatro patas usam a lambida para expressar afeto, submissão e respeito uns pelos outros. Os caninos expressam afeição por seus filhotes, seus donos e seus amigos. Isso geralmente inclui sessões de brincadeiras e dormir juntos. A submissão é expressa por meio de lambidas na boca quando um cão reconhece outro cão como de posição social mais elevada. O respeito também pode ser expresso por meio de lambidas na boca de outro cão, algo que os cães jovens fazem nas interações com seus pais e donos. O comportamento social dos cães é discutido em obras como olivro "Inside of a Dog", de Alexandra Horowitz. O livro tem 67% de avaliações 5 estrelas na Amazon e talvez você queira dar uma olhada nele.
A perspectiva científica
Do ponto de vista científico, acredita-se que o comportamento de lamber dos cães esteja relacionado às suas raízes ancestrais como animais de carga. Os lobos, que são os ancestrais dos cães domésticos, geralmente se envolvem em comportamentos de higiene mútua como forma de reforçar os laços sociais e manter a harmonia do grupo. Da mesma forma, os cães podem lamber a boca uns dos outros como forma de reforçar os laços sociais e manter a harmonia social em sua matilha. Esse tópico é discutido detalhadamente no livro intitulado "Dog Behaviour, Evolution, and Cognition" (1ª edição), de autoria de Adam Miklosi, que tem 70% de avaliações 5 estrelas e até mesmo uma 2ª edição disponível para compra on-line. Ambos os livros incluem um resumo das pesquisas mais recentes sobre a domesticação de caninos e seu papel na sociedade humana.
Além do vínculo social, pode haver outras razões pelas quais os cães lambem a boca uns dos outros. Por exemplo, alguns especialistas sugerem que os cães podem lamber a boca uns dos outros para obter informações sobre a dieta ou a saúde de seu companheiro de matilha. Isso pode ser particularmente útil para cães que caçam ou procuram comida, pois permite que eles aprendam sobre possíveis fontes de alimento ou identifiquem qualquer problema de saúde em potencial em seus companheiros de matilha. Se quiser ler mais sobre o assunto, recomendo que você dê uma olhada no livro "Manual of Clinical Behavioral Medicine for Dogs and Cats" (1ª edição) da Dra. Karen Overall, que tem 83% de avaliações 5 estrelas na Amazon. O livro é elogiado por treinadores de cães, gerentes de santuários de animais e especialistas em comportamento canino, pois ajuda a aumentar a compreensão do leitor sobre problemas comuns de comportamento canino e felino.
Quando a lambedura é considerada um problema?
É importante observar que o comportamento de lamber é geralmente considerado uma parte normal e natural das interações sociais dos cães. Entretanto, lambedura excessiva ou comportamentos compulsivos de lambedura podem, às vezes, ser um sinal de problemas médicos ou comportamentais subjacentes. Se você perceber que seu cão está se envolvendo em comportamentos de lambedura excessiva, é sempre uma boa ideia consultar o veterinário para descartar qualquer problema de saúde em potencial.
Os motivos mais comuns para a lambedura excessiva são ansiedade, tédio e algo derramado no chão. Portanto, verifique se há algum cheiro estranho no piso antes de consultar um veterinário ou um especialista em comportamento canino. Recomendoque você consulte nossa postagem no blog intitulada "Why does my dog lick everything | Ask Our Behavorist" (Por que meu cão lambe tudo?