Por que os cães comem grama?

Jun 14,2023

Os cães são onívoros, o que significa que eles podem comer carne e produtos vegetais e permanecer saudáveis durante toda a vida. Queremos enfatizar que uma dieta equilibrada e adequada à saúde física do cão é muito importante. Não deve ser uma surpresa ver seu cão de estimação mastigando grama no quintal ou no parque local. É certo que a grama não é um alimento básico na dieta de qualquer cão, mas é uma forma de os cães acrescentarem fibras às suas refeições. Alguns caninos domesticados comem grama quando sentem falta de alguns nutrientes, vitaminas e minerais em suas porções diárias de alimentos. O consumo de grama pode ajudar o cão a restaurar o equilíbrio das bactérias intestinais e a ter um movimento intestinal suave, conforme indicado poresta pesquisa.


Comer grama é perigoso para o meu cão?

Resposta curta - Não. Resposta longa - comer grama juntamente com comportamento letárgico, falta de apetite, diarreia ou constipação pode indicar uma doença inflamatória intestinal ou algo mais preocupante. Se perceber que seu cão está comendo muito capim e parece não ter energia, leve-o ao veterinário para que ele faça um exame físico completo. Desde que a grama que seu cão está comendo não seja tratada com pesticidas, herbicidas ou fertilizantes, não deverá haver problemas.

Meu cão comeu grama e agora está vomitando - o que fazer?

Se o seu cão comeu um pouco de grama e está vomitando, isso é perfeitamente normal e você não deve ficar alarmado. Comer um pouco de grama e depois vomitar é uma maneira de o cão limpar o estômago. No entanto, se o cão estiver aparando a grama com seriedade e vomitando, isso é um mau sinal e o animal deve ser levado ao veterinário o mais rápido possível. Como mencionado acima, tente determinar se a grama foi pulverizada com alguma coisa antes de deixar seu cão passear sem supervisão.


Seu cão pode estar entediado

Se o seu amigo peludo está pastando na grama, mas parece estar de bom humor e com bom apetite, ele pode estar apenas entediado. Você pode resolver esse problema fazendo caminhadas mais longas, tomando caminhos diferentes durante a semana e brincando mais tempo em casa. A ansiedade de separação pode ser outra causa do excesso de grama do seu cão enquanto você está fora. Um pouco de treinamento para acostumar seu cão a ficar sozinho ajudará a manter seus vasos de plantas mais seguros até você voltar para casa.


Palavras finais

Embora os cães sejam muito diferentes dos herbívoros, como vacas e cabras, isso não significa que eles não possam processar a grama (até certo ponto). O sistema digestivo de nossos caninos modernos é adaptado para processar produtos à base de plantas, embora você não deva alimentar seu cão exclusivamente com vegetação. Uma dieta balanceada é a melhor maneira de manter seu animal de estimação saudável e bem-humorado e garantir que ele compartilhe de sua felicidade por muitos anos. Observe que algumas plantas domésticas são tóxicas para os cães. Se não tiver certeza se há plantas potencialmente perigosas em seu quintal e jardim, consulte o catálogo da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA) aqui.