Por que os cães andam em círculos?

Jul 27,2023

Os cães se tornaram membros ativos de nossa sociedade e foram recebidos com alegria por muitas pessoas! Nossos queridos amigos de patas são criaturas inteligentes, capazes de reconhecer mudanças em nosso comportamento e emoções e adquirir diferentes habilidades. No entanto, a criação de um cão é um processo de mão dupla, que exige muito esforço de ambos os lados - o cão e o dono. Eles precisam aprender um sobre o outro para desenvolver um vínculo e conseguir fortalecê-lo.

Apesar de tentarmos passar um tempo de qualidade com os membros da nossa família de patas e conhecê-los como indivíduos, ainda podemos nos perguntar por que eles apresentam determinados comportamentos.

Andar em círculos é um tipo de comportamento que a maioria de nós já viu em um cão. Entre os tópicos que discutiremos hoje, estão quando esse comportamento é normal e quando é necessário procurar a ajuda de um veterinário.

Quando andar em círculos é um comportamento normal em cães?

Fatores não médicos

Excitação

Nossos amados cães podem ficar facilmente excitados, especialmente se forem de uma raça com altos níveis de energia. Além disso, os filhotes normalmente têm dificuldade para controlar seus impulsos e podem apresentar certos comportamentos que consideramos estranhos ou engraçados. Andar em círculos por causa da empolgação devido a um petisco, a um brinquedo ou a um passeio pode ser bastante normal.

Hora de brincar

Uma das maneiras de seu cãozinho avisar que quer brincar é começar a correr em círculos e perseguir o rabo. Nesse caso, podemos entender esse tipo de comportamento como um convite: "Vamos brincar?"

Fazer cocô

Você já deve ter notado seu cão ou outros caninos girando enquanto tentam encontrar o melhor lugar para fazer suas necessidades. Uma possível explicação para "andar em círculo" antes de ir ao banheiro é que os cães estão procurando uma área limpa para se aliviar. Quando eles pisam na grama, é provável que procurem deixar a área o mais confortável e espaçosa possível.

Outro motivo pode estar relacionado aos instintos dos cães. Quando eles escolhem um local e se agacham, ficam expostos a predadores e se sentem vulneráveis. Enquanto andam em círculos, nossos amigos de patas provavelmente estão supervisionando a área em busca de possíveis ameaças antes de se aliviarem.

Se o seu cão estiver com prisão de ventre, andar em círculos pode ajudá-lo a mover os intestinos para o trato intestinal.

Encontrar uma área para descansar

Da mesma forma que o motivo mencionado acima, andar em círculo pode significar para o cão que ele está tentando tornar uma determinada área mais confortável, ou seja, que está procurando um local para dormir ou relaxar.

Resfriamento

Andar em círculo no jardim/quintal em um dia quente de verão provavelmente significa que seu amigo de patas está tentando se refrescar. Deitar-se em um solo fresco será gratificante para seu cão quando as temperaturas externas estiverem altas.

Tédio

Os cães que não recebem estímulo físico e mentalsuficiente podem apresentar alguns comportamentos incomuns para se manterem entretidos. Lembre-se de que devemos cuidar da saúde física e mental dos membros de nossa família de patas se quisermos que eles sejam saudáveis e felizes.

Odor

Por último, mas não menos importante! Como você deve saber, os cães têm um excelente olfato. O número de receptores olfativos que eles têm excede o dos humanos em cerca de 50 vezes.

Os cães usam o nariz como uma ferramenta principal para explorar o ambiente. O comportamento de andar em círculos pode ser atribuído ao desejo de um cão de cheirar seu próprio corpo, ou seja, se ele estiver com gases.

Marcação de território

Quando combinado com o ato de cheirar e depositar pequenas quantidades de urina, andar em círculos pode indicar um comportamento territorial nos cães. Essa é uma maneira de os cães comunicarem sua presença a outros cães.

Instintos de caça

Alguns cães têm uma grande vontade de caçar e andar em círculos ao redor de uma presa em potencial pode ser uma forma de se aproximar dela.



Condições de saúde

Quando andar em círculo é causado por um problema mental ou físico, pode ser necessário um exame veterinário ou mudanças no ambiente de vida do cão.

Estresse e depressão

Os cães podem ser muito sensíveis a todos os tipos de mudanças que ocorrem em seu ambiente, inclusive na vida de seus donos. Mudar de casa, reorganizar os móveis, alterar a rotina do cão, não poder passar tempo com ele... esses são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente o estado emocional e a saúde mental do seu amigo de patas.

Se estiver se perguntando se o comportamento em círculos pode ser causado por Transtornos Compulsivos Caninos (TCC)

A predisposição genética, combinada com a incapacidade de um cão de encontrar uma maneira saudável de desabafar devido à ansiedade ou ao medo, pode levar a comportamentos indesejados, como andar em círculo. Algumas raças mais propensas a desenvolver CCD são o Pastor Alemão, o Border Collie, os Retrievers, o Jack Russell Terrier, o Bull Terrier, etc.

Problemas neurológicos

As doenças neurológicas comuns em animais de estimação são:

Distúrbios degenerativos, meningite, acidente vascular cerebral, mielopatia degenerativa canina, câncer, epilepsia. Infecções, tumores e traumas também podem fazer com que seu cão não seja capaz de perceber adequadamente o ambiente ao seu redor e navegar por ele. As doenças neurológicas são mais comuns em cães idosos, mas também podem afetar cães jovens.

Doença vestibular central

Inclinar a cabeça, cair, andar em círculos e se desviar de um lado para o outro podem ser sinais de uma doença vestibular central. Essa doença geralmente é causada por tumores, traumatismo craniano, medicamentos, como certos antibióticos, e infecções. O tratamento dessa condição varia de acordo com a causa - pode incluir medicamentos como corticosteroides, antibióticos, antifúngicos ou antiepilépticos ou intervenção cirúrgica.

Certas raças de cães, bem como cães idosos, são mais propensos a infecções do ouvido médio e interno do que outros cães. Essas infecções podem afetar seu equilíbrio e dificultar o processo de navegação pelo ambiente.

Doença cerebral

Há doenças cerebrais que levam à inflamação do tecido cerebral e podem até levar à morte. A presença de doença cerebral pode fazer com que seu cão ande em círculos. O Pug, o Boxer, o Boston Terrier, o Bulldog Inglês, o Golden Retriever e o Doberman Pinscher estão entre as raças geneticamente predispostas a distúrbios cerebrais.

Disfunção cognitiva

A disfunção cognitiva, como a demência, é comum em cães idosos. Ela pode fazer com que seu amigo de patas circule e perca a orientação e a percepção do ambiente ao redor. Outros sinais dessa doença são alterações no apetite, no sono e nos níveis de energia. Também pode ocorrer incontinência.

Dor e alergias

Problemas de pele, como dermatite, dor na parte inferior da coluna e alergia a pulgas, também podem fazer com que seu cão ande em círculos.

O que fazer se o seu cão estiver andando em círculo?

Você deve ser capaz de avaliar se esse comportamento começou abruptamente ou se é provável que seu amigo de patas o apresente ocasionalmente. Se seu cão começar a andar em círculos de repente e esse comportamento não parar, pode haver algum problema de saúde.

Também é importante levar em conta o comportamento geral do seu cão e quaisquer mudanças que possam ter ocorrido recentemente. Se o cão também começou a sacudir a cabeça, coçar as orelhas ou perdeu o apetite, entre em contato com um veterinário imediatamente. Outros sintomas de um problema de saúde subjacente são: respiração ofegante, desorientação, vômito, cegueira e ficar parado em um canto.

Estar atento aos arredores do seu cão também o ajudará a reconhecer quaisquer fatores que possam ter desencadeado esse comportamento. Se necessário, você poderá fazer ajustes para que seu amigo de patas se sinta seguro, protegido e confortável. O treinamento, incluindo comandos básicos de obediência e dessensibilização a determinados estímulos, também pode ter um efeito positivo no comportamento do seu cão.

Nunca negligencie a saúde física e mental de seu cão. Exercícios, caminhadas, brincadeiras e treinamento o ajudarão a manter seu cão em boa forma. Para que nossos animais de estimação permaneçam saudáveis, é necessário levá-los a exames veterinários regulares e mantê-los com todas as vacinas em dia.