- Alergias sazonais
- O que você deve fazer?
- Alergias ambientais
- O que você deve fazer?
- Objeto estranho
- O que você deve fazer?
- Ácaros nasais
- O que você deve fazer?
- Infecção
- O que você deve fazer?
- Problemas dentários
- O que você deve fazer?
- Tumores
- O que você deve fazer?
- Espirro reverso
- O que você deve fazer?
- Brincar de espirrar
- O que você deve fazer?
Quantas coisas os cães e os humanos têm em comum? Aparentemente, muitas! Nossas semelhanças não estão relacionadas apenas à nossa anatomia, já que ambos temos os mesmos órgãos, como coração, cérebro, estômago, fígado, pulmões... etc., mas também às nossas emoções e mecanismos fisiológicos. Talvez você se pergunte o que queremos dizer com "mecanismos fisiológicos"... Vamos tomar o "espirro" como exemplo.
Tanto os humanos quanto os cães espirram, pois o espirro é um mecanismo normal do nosso corpo para proteger a mucosa nasal contra a irritação, que pode ser causada por vários fatores. O espirro em humanos ocorre ocasionalmente, especialmente durante a primavera, o verão e o início do outono, quando certas plantas são polinizadas. Estamos acostumados a isso e não prestamos muita atenção, a menos que seja excessivo e exija medicação, como gotas ou spray nasal.
O espirro em cães é tão natural e inofensivo quanto em humanos? Hoje falaremos sobre espirros em nossos amigos de patas, suas causas e se há algo com que se preocupar.
Alergias sazonais
As alergias sazonais são normalmente causadas pelo pólen, especialmente durante a primavera, o verão e o início do outono. Isso pode causar espirros excessivos em nossos amigos de patas (assim como em nós). Os sintomas de alergias sazonais são
Corrimento nasal
Você deve ter notado que os cães geralmente têm o nariz molhado. Se estiver interessado em saber por que isso é comum em cães, leia nosso artigo "Why Do Dogs Have Wet Noses" (Por que os cães têm nariz molhado). No entanto, ter um nariz escorrendo significa que seu amigo de patas pode ter pegado um resfriado ou talvez seja alérgico ao pólen.
Congestão
Quando o muco produzido é muito grande, a área nasal do sistema respiratório fica sobrecarregada. Esse processo é conhecido como congestão e pode ocorrer tanto em humanos quanto em cães.
Olhos lacrimejantes
Se você notar que os olhosdo seu amigo de patas estãolacrimejando e estão mais úmidos do que o normal, isso pode ser um sintoma de alergia sazonal.
Infecções de ouvido
Orelhas sujas com odor desagradável e infecções de ouvido também podem ser um sintoma de alergia sazonal. Se não tiver certeza da causa dos espirros, verifique também as orelhas do seu cão.
Coceira na pele
Se o seu amigo de patas gosta de brincar ao ar livre e rolar na grama, a pele dele pode ficar com coceira se o pólen ficar preso nela.
Perda de pelo / feridas na pele
Devido à coceira constante em uma determinada área da pele, os cães podem ter feridas na pele e perder o pelo nessa área. Podem ocorrer os chamados "pontos quentes", que são as áreas do corpo que foram lambidas e arranhadas pelo cão.
Tosse
A tosse seca também pode ser um sintoma que acompanha uma alergia sazonal.
O que você deve fazer?
Dependendo do alérgeno, podem ocorrer sintomas diferentes. No entanto, é importante que você consulte o veterinário imediatamente, especialmente se o cão tiver dificuldade para respirar. É provável que seu amigo de patas receba uma vacina contra alergia e um anti-histamínico. Também podem ser realizados testes de alergia.
Lembre-se de que você não deve dar medicamentos ao seu cão por conta própria antes de entrar em contato com um veterinário. Em primeiro lugar, você não pode ter certeza absoluta da causa dos espirros; em segundo lugar, você não sabe qual dose dar ao seu cão.
Alergias ambientais
As alergias ambientais podem ser causadas por pêlos, mofo, poeira, pólen... etc. Nossos cães podem ser afetados por alérgenos em seus arredores, tanto em casa quanto ao ar livre. A maioria dos sintomas de uma alergia ambiental é semelhante à de uma alergia sazonal, mas outros sintomas também podem ocorrer:
- Coceira na pele;
- Corrimento nasal;
- Olhos lacrimejantes;
- Tosse;
- Feridas na pele (devido ao ato de coçar constantemente);
- Perda de pelo;
- Vômito;
- Diarreia;
- Problemas gastrointestinais;
- Inchaço
- Colapso
Esses tipos de alergias podem ser causados por vários fatores no ambiente, incluindo alimentos, medicamentos, vacinas, pulgas, etc.
O que você deve fazer?
Dependendo da gravidade dos sintomas, o problema pode ser resolvido com a remoção do alérgeno, ou seja, se o seu cão for alérgico a um determinado odor, alimento ou objeto em casa, você pode simplesmente removê-lo (depois de determinar o que é). Se o alérgeno estiver ao ar livre, considere a possibilidade de alterar a rota da caminhada.
Caso os sintomas sejam graves, você deve consultar um veterinário imediatamente. Conforme recomendado acima, você não deve dar medicamentos ao seu cão por sua própria conta.
Objeto estranho
Os cães se orientam em seus arredores usando principalmente o nariz. Por meio de seu excelente olfato, nossos amigos de patas exploram o mundo, o que significa que todos os tipos de objetos pequenos podem entrar em seus narizes. Isso se aplica principalmente a cães muito curiosos, especialmente durante a fase de filhote.
Na maioria dos casos, é provável que seu amigo de patas consiga espirrar o objeto sozinho. Se o objeto estiver preso na superfície, talvez você consiga removê-lo sozinho. Além dos espirros, o sintoma pode ser o excesso de patas no nariz.
O que você deve fazer?
Se você não se sentir muito confiante em suas habilidades para remover o objeto, se o objeto estiver preso muito profundamente na cavidade nasal e, principalmente, se houver sangue durante o espirro, ligue para um veterinário e marque uma consulta.
Ácaros nasais
Embora os ácaros nasais sejam uma causa bastante rara de espirros, eles ainda afetam seu cão independentemente da idade ou da raça dele. Corrimento nasal, sangramento nasal, patas no nariz, espirros e coceira na área do rosto estão entre os sintomas de ácaros nasais em cães.
O que você deve fazer?
Você deve entrar em contato com um veterinário para que ele confirme a presença desses parasitas. Será prescrito o tratamento adequado, incluindo medicação. A endoscopia nasal e/ou a lavagem nasal também podem ser necessárias.
Infecção
As infecções nasais são infecções respiratórias superiores comuns em cães e espirrar é um dos sintomas típicos. Essas infecções podem ser bacterianas e fúngicas e geralmente são acompanhadas de sinusite (inflamação dos seios da face). Tosse, secreção sanguinolenta ou secreção contendo pus e perda de apetite estão entre os sintomas das infecções nasais.
O que você deve fazer?
Você deve observar atentamente seu cão e tentar identificar qualquer alteração em seu comportamento normal. Se notar qualquer um dos sintomas listados acima, especialmente se eles permanecerem os mesmos ou piorarem nos próximos 1-2 dias, entre em contato com um veterinário e marque uma consulta. Será muito útil se você puder explicar ao veterinário quais são os sintomas do seu cão.
Problemas dentários
Alguns de vocês podem se perguntar: Qual é a relação entre problemas dentários e espirros? Problemas dentários graves ou até mesmo não tão graves que não foram tratados, como infecções, dentes cariados ou tumores na boca, podem afetar os seios nasais e causar espirros.
O que você deve fazer?
A higiene bucal é muito importante para o bem-estar geral do seu cão, portanto, você não deve negligenciá-la. Escovar os dentes do seu amigo de patas com pasta de dente desenvolvida para cães é recomendado para manter a higiene bucal dele. Caso isso pareça muito difícil, você deve dar a ele palitos dentais regularmente.
Dê uma olhada na boca do seu cão para identificar qualquer problema, como dentes podres, coloração estranha da língua ou das gengivas, caroços, feridas... ou qualquer coisa que possa exigir um check-up veterinário.
Tumores
Os tumores nasais não são problemas de saúde comuns em cães. Entretanto, eles ainda não podem ser excluídos como uma possível causa de espirros. Os tumores nasais afetam principalmente cães machos idosos.
As raças cujos representantes têm narizes longos e largos são mais predispostas a tumores nasais do que os cães de focinho curto. Sangue na secreção nasal e problemas respiratórios estão entre os sintomas que acompanham essa condição de saúde.
O que você deve fazer?
Consultar um veterinário é absolutamente obrigatório nesse caso. Seu amigo de patas pode precisar fazer quimioterapia, dependendo da idade dele e da gravidade da doença.
Espirro reverso
A respiração paroxística, também conhecida como espirro reverso, é uma condição que descreve o processo de puxar rapidamente o ar para dentro do nariz em vez de empurrá-lo para fora. O espirro reverso é inofensivo na maioria dos casos e ocorre ocasionalmente. Em alguns casos, porém, pode ser um sintoma de irritação ou inflamação ou até mesmo da presença de um objeto estranho no trato respiratório.
O que você deve fazer?
Se isso ocorrer apenas ocasionalmente, talvez você não precise se preocupar. No entanto, se ocorrer regularmente, você deve consultar um veterinário para que ele confirme a causa dessa condição.
Brincar de espirrar
Vamos terminar com uma causa de espirro que é agradável e positiva! O espirro por brincadeira é um comportamento comum em cães que convidam seu amado humano ou um cão cuja companhia eles gostam para uma sessão de brincadeira! O espirro de brincadeira é facilmente reconhecível pela postura do cão (pernas dianteiras esticadas, enquanto o cão está apoiado nos cotovelos) e pela disposição alegre.
Nesse caso, é provável que o espirro ocorra apenas algumas vezes e depois pare. Nessa situação, é provável que seja um tipo de ferramenta de comunicação que seu cão usa para expressar suas boas intenções. Em outras palavras, ao espirrar, ele está lhe dizendo que quer brincar e não quer fazer mal.
O que você deve fazer?
A resposta é simples: brinque com seu amigo de patas! É claro que, se o tempo não for adequado para isso, você pode dar brinquedos ao seu cãozinho, para que ele gaste sua energia e permaneça física e mentalmente em forma.