Introdução
Cerca de 10% da população total do mundo sofre de algum distúrbio de saúde mental, como afirmaeste artigoabrangente . Muitas vezes, esses problemas passam despercebidos por nossa família e comunidade. Entretanto, essa esfera de problemas de saúde inclui abuso de substâncias, abuso de álcool, depressão, TEPT e ansiedade, que podem destruir completamente a vida de uma pessoa se ela não procurar ajuda. Então, onde você pode encontrar ajuda?
Há vários tipos de instalações de tratamento de saúde mental, como hospitais psiquiátricos, unidades de internação dedicadas em hospitais, instalações de saúde mental de tratamento diurno, casas de repouso, instalações de atendimento a veteranos e instalações residenciais de saúde mental. Cerca de 8,4% das instalações de saúde mental nos Estados Unidos são instalações residenciais para adultos e cerca de 7,5% são instalações residenciais para necessidades de tratamento de doenças mentais de crianças. Apenas cerca de 6,2% dos estabelecimentos de saúde mental são hospitais psiquiátricos completos e mais da metade deles é de propriedade privada.
Que tratamento está disponível?
Há sete terapias principais empregadas por profissionais de saúde mental para ajudar pessoas com transtornos mentais. Dependendo da gravidade da sua condição, pode haver poucas ou muitas opções a serem exploradas, portanto, você deve conversar com seu médico se achar que precisa de ajuda.
1. Aconselhamento - é um tipo de terapia da fala que pode ajudá-lo a lidar com uma variedade de problemas emocionais. Geralmente é empregado quando uma pessoa está lidando com depressão, ansiedade, eventos desafiadores da vida ou um distúrbio alimentar.
2. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) - esse tipo de terapia é usado para tratar ataques de pânico, fobias e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Um profissional de saúde mental especialmente treinado pode ajudá-lo a mudar a maneira como você pensa sobre seus problemas e ajudá-lo a resolver os problemas que está enfrentando no momento.
3. Terapia existencial - é uma forma de psicoterapia que pode ajudá-lo a superar conflitos e preocupações internas. Isso é especialmente útil para pessoas que estão lutando contra problemas da vida, sentimentos de falta de sentido, responsabilidade e morte.
4. Terapia familiar - esse tipo de terapia enfoca a família como uma unidade e investiga os relacionamentos em uma determinada família. Esse tratamento é útil porque ajuda as pessoas a se entenderem melhor e a superarem os desafios como uma unidade.
5. Arteterapia - usa o processo criativo de fazer arte para ajudar a desenvolver habilidades de comunicação e melhor controle sobre suas emoções.
6. Terapia de dessensibilização e reprocessamento de movimentos oculares (EMDR) - foi desenvolvida especialmente para ajudar pessoas que lutam contra experiências traumáticas. A EMDR envolve o pedido do terapeuta para que você pense sobre a experiência traumática enquanto acompanha o movimento do dedo do terapeuta, de um lado para o outro, com os olhos.
7. Hipnoterapia - envolve o uso da hipnose para tratar doenças ou simplesmente mudar hábitos. A hipnose é usada para induzir um estado profundo de relaxamento durante o qual você trabalha para atingir a meta acordada com o terapeuta. A hipnoterapia não funciona para todos, mas pode ser útil em alguns casos e tem resultados comprovados.
Os animais podem ajudar os terapeutas a lidar com problemas de saúde mental
A terapia assistida por animais é um tratamento relativamente novo que está sendo desenvolvido desde 1990 e ganhou muita popularidade. Esse tipo de terapia é empregado em hospitais, escolas, asilos, casas de repouso, hospitais psiquiátricos e outras instalações médicas. Ele envolve uma pessoa que passa tempo com um animal de terapia treinado sob a orientação de um terapeuta. Todos os animais de terapia são testados quanto ao temperamento, passam por uma triagem veterinária completa e dominam a obediência básica.
Em um ambiente hospitalar, a terapia assistida por animais pode ajudar os pacientes a melhorar sua amplitude de movimento, força, resistência, equilíbrio e mobilidade, além de superar problemas de saúde mental. Em um ambiente escolar, esse tipo de terapia é usado para ajudar os alunos a superar a ansiedade e o estresse, além de desenvolver habilidades sociais. A maioria dos programas usa apenas cães, mas algumas instalações também podem usar gatos, cavalos e aves domésticas.
A terapia assistida por animais funciona?
A NAMI informou que a terapia assistida por animais ajuda as pessoas a lidar com câncer e doenças cardíacas, bem como com problemas de saúde mental. Esse tipo de terapia foi recomendado nos casos em que as pessoas tiveram de ser internadas em uma instituição de saúde mental ou isoladas de forma compulsória. Cynthia Kay Chandler, da Universidade do Norte do Texas, publicou um trabalho convincente sobre a terapia assistida por animais e suas muitas vantagens. Ela defende a ideia de usar cães, gatos, cavalos, pássaros, animais de fazenda, coelhos e outros animais pequenos, além de golfinhos. Há muitas pesquisas que mostram que a terapia assistida por animais ajuda a reduzir os hormônios do estresse, como cortisol, adrenalina e aldosterona, e aumenta a produção de hormônios "felizes", como oxitocina, dopamina e endorfinas. Nancy Richerson investigou os "Efeitos da terapia assistida por animais sobre comportamentos agitados e interações sociais de idosos com demência" em um de seus trabalhos. Sua publicação fornece dados empíricos que sugerem que a presença de um cão reduz a agressão e a agitação e promove o comportamento social em pessoas com demência. Conforme mencionado anteriormente, o campo é relativamente novo, e são necessários mais estudos para investigar a eficácia a longo prazo desse tipo de terapia.