Muitas vezes, há mais de uma maneira correta de fazer algo, seja para realizar uma tarefa em casa ou no trabalho. Isso é válido para diferentes tipos de tarefas e processos, incluindo o processo de treinamento de um cão. Ainda é um pouco controverso sobre qual método de treinamento é o melhor, pois pessoas diferentes têm perspectivas diferentes. No entanto, foram feitos experimentos e estudos cujo objetivo é nos aproximar ainda mais do conhecimento de como os cães funcionam como espécie e também como indivíduos.
Hoje, apresentaremos as técnicas de treinamento mais populares para cães e deixaremos que você decida qual delas é a mais adequada para você e seu amigo de patas.
Método de condicionamento clássico
Esse método se tornou popular graças ao cientista Ivan Pavlov, que estudou os mecanismos do sistema digestivo dos mamíferos. Durante seu experimento, ele tocava um sino toda vez que os cães que participavam do estudo eram alimentados. Com o tempo, eles começaram a associar o sino à hora da refeição. Como a baba é uma resposta natural dos cães à comida, eles começaram a babar toda vez que o sino tocava. Isso significa que os cães começaram a responder a um estímulo (a campainha), que normalmente não levaria a uma reação a um estímulo que leva a uma reação (comida).
Aqui está a diferença entre estímulos primários e estímulos secundários. Enquanto o primeiro tipo de estímulo leva a uma resposta ou reação natural (como comida, dor ou qualquer coisa relacionada à sobrevivência do animal), o segundo tipo de estímulo é algo que o cão precisa ser ensinado a gostar ou não gostar. Os estímulos secundários geralmente são combinados com os estímulos primários para levar a uma reação. Nesse caso específico, o som produzido pelo sino foi associado à comida, tornando-se um estímulo condicional. Em outras palavras, o cão foi ensinado a gostar.
Método de condicionamento operante
Esse método é baseado na relação "Comportamento-Consequência". Seu objetivo é ajudar a associar um comportamento desejado a uma recompensa (consequência positiva) e um comportamento indesejado a uma punição (consequência negativa). Se um cão faz algo bom e recebe uma recompensa, é provável que ele continue a demonstrar esse comportamento no futuro. Se um cão fizer algo ruim e for punido, a intensidade com que esse comportamento provavelmente ocorrerá no futuro diminuirá.
Método de reforço positivo
O reforço positivo está logicamente ligado ao método anterior, mas esse tipo de técnica de treinamento se concentra apenas em estímulos positivos. O conceito aqui é muito claro: toda vez que um cão apresenta um comportamento desejado, ele recebe uma recompensa. Os comportamentos ruins não são punidos ou reconhecidos. Caso seja necessário haver algum tipo de resposta ao comportamento ruim, ela vem na forma de remoção da recompensa, ou seja, o cão não recebe um petisco ou um brinquedo para brincar. O momento adequado desempenha um papel importante no conceito de "reforço positivo". O cão deve ser recompensado logo após ter realizado o comportamento desejado. Dessa forma, ele entenderá por que exatamente recebeu a recompensa. Outras coisas importantes a serem lembradas ao aplicar esse conceito são:
Você não deve explicar ou se repetir, mas dar comandos curtos e claros;
Você e os membros da sua família devem ser consistentes na aplicação desse método. Isso significa que, uma vez discutido o(s) comportamento(s) que você gostaria que o cão apresentasse, você precisa reforçá-lo(s) constantemente;
Você deve sempre controlar os petiscos que dá ao seu cão, para garantir que não o alimente em excesso.
Método de treinamento com clicker
Essa técnica está intimamente relacionada aos dois métodos listados acima - reforço positivo e condicionamento operante. Ela sugere o uso de um clicker para marcar um comportamento desejado, produzindo um som característico. Em outras palavras, você precisa clicar toda vez que seu cão apresentar um comportamento desejado. Alguns proprietários não gostam de clickers, pois seus cães se assustam ou simplesmente não gostam do som que o clicker produz. Se você considera esse método útil, mas seu cão não gosta do som do clicker, você pode comprar um clicker com ajuste de volume ou um clicker que produza um tipo diferente de som. Outra opção é não usar um clicker, mas encontrar um dispositivo, como uma caneta esferográfica, que crie sons característicos. Esses sons não devem ser confundidos com nenhum outro som que seu cão possa ouvir em sua vida diária. Dessa forma, você garantirá que o "clique" signifique para seu cão "Sim, você fez a coisa certa e agora receberá uma recompensa!". Os clickers são muito úteis para moldar novos comportamentos. Gradualmente, o uso de um clicker pode ser substituído por um comando verbal. Gostaríamos de observar que, independentemente do fato de os clickers serem benéficos para a introdução de novos comportamentos, eles podem não ser adequados para lidar com comportamentos indesejados.
Métodobaseado em relacionamento
Como o nome indica, essa técnica se baseia no relacionamento que o cão e o ser humano têm. Para que um proprietário possa aplicar essa abordagem, ele deve conhecer seu cão como indivíduo, incluindo sua linguagem corporal e o que mais o motiva. A ideia dessa técnica é proporcionar benefícios para ambos os lados - o cão e a pessoa. Quanto mais natural e fácil de realizar parecer, mais desafiadora essa técnica provavelmente será. O dono do cão tem a tarefa de supervisionar o ambiente e garantir que ele não inclua nenhum fator que possa distrair o cão. Além disso, ele precisa descobrir por que seu cão apresenta um comportamento ruim ou reluta em apresentar um bom comportamento - as recompensas são adequadas, o ambiente é adequado para fins de treinamento, o cão (e também a pessoa) se sente confortável nesse ritmo de treinamento? Adaptar o processo de treinamento às suas necessidades e às do seu cão garante o uso de uma abordagem individualizada, o que fortalecerá o vínculo entre os membros da equipe.
Independentemente do método de treinamento escolhido, o vínculo que você tem com o cão é decisivo para o sucesso do treinamento.
Método de dominância (alfa)
Esse método é baseado no instinto de matilha que os cães têm, o que faz com que eles construam seus relacionamentos com os outros membros da matilha com base no princípio de dominância e submissão. Se tivermos que nos aprofundar nesse método, isso implica que os cães percebem os membros de sua família como membros da matilha, e há uma certa hierarquia que os membros da matilha seguem.Caso um cão se perceba como o alfa, é provável que ele se comporte de forma independente e tenha uma tendência a ser teimoso. Ao aplicar essa abordagem, o dono do cão precisa aprender a "reconquistar" sua liderança e mostrar que é o alfa. Exemplos de tipos de comportamento que o dono de um cão pode apresentar para mostrar sua dominância são sair/entrar no cômodo primeiro, comer primeiro e não chegar ao nível dos olhos do cão. Se um cão mostrar que quer sair para passear, ele precisa esperar calmamente que seu dono abra a porta; se um cão quiser fazer uma refeição, ele precisa esperar calmamente que seu dono prepare a comida. O treinamento de dominância também pode incluir a proibição do acesso do cão aos móveis.
Essa técnica de treinamento não é muito popular entre os treinadores modernos. Ela é considerada ineficaz no contexto do reconhecimento das causas de comportamentos ruins. Se a causa principal de um determinado comportamento ruim continuar presente, é provável que o cão continue se sentindo estressado, desconfortável e ansioso. Em outras palavras, essa técnica cura os sintomas, mas não elimina a causa.Além disso, a luta pelo domínio pode ter um impacto muito negativo em todos os membros da família.
Método do espelho/modelo
Essa técnica baseia-se no fato de que os cães observam e repetem comportamentos. Se um cão tiver um modelo ou até mesmo um rival que queira usar os mesmos recursos que ele, ele aprenderá a copiar comportamentos que tragam os recursos desejados. Por exemplo, se houver dois cães e um deles for elogiado e recompensado regularmente por apresentar um determinado comportamento, o segundo provavelmente imitará esse comportamento. Se dois cães competirem por guloseimas, atenção, brinquedos ou qualquer estímulo que os motive, é provável que aprendam novos comportamentos mais rapidamente. É um instinto natural dos cães imitar comportamentos para funcionar socialmente. Esse processo começa em uma idade jovem, quando os filhotes observam a mãe e tentam imitar seu comportamento. Esse método de treinamento é preferido por muitos treinadores, pois eles o consideram mais próximo do comportamento natural do cão. Além disso, pode ser muito adequado para proprietários cujos cães têm um forte vínculo com eles e tendem a segui-los por toda parte. Seria muito mais fácil para esses proprietários ensinar comportamentos desejados a seus amigos de patas por meio do princípio da "imitação".
Treinamento eletrônico
Esse método de treinamento implica o uso de coleiras eletrônicas, como coleiras de choque. Não somos adeptos desse tipo de treinamento, no entanto, alguns treinadores o utilizam. Os dispositivos de treinamento que treinam um cão por meio de punição por comportamentos ruins provavelmente causarão ansiedade, medo ou até mesmo agressão no futuro, especialmente se tiverem sido usados por donos inexperientes. Se você é proprietário de um cão e está explorando técnicas de treinamento, não recomendamos essa em particular.
Treinamentotradicional
Esse tipo de treinamento se baseia basicamente no princípio da dominância sobre o qual falamos anteriormente. Isso implica que o dono deve ser o alfa e o cão deve se comportar respeitosamente com ele. Alguns problemas de comportamento dos cães foram percebidos no passado como resultado de suas tentativas de assumir o domínio. Comportamentos como mostrar sinais de agressão ou ignorar os comandos do dono deveriam ser suprimidos pelo dono, ou seja, por meio da adoção de uma postura corporal dominante ou de ações percebidas pelo cão como "intimidadoras". Como mencionado acima, esse método perdeu sua popularidade e, atualmente, é considerado ultrapassado.
Método de treinamento com base científica
Essa técnica de treinamento tem uma ampla gama e inclui tudo, desde a compreensão da natureza e do comportamento dos cães até a aplicação do condicionamento clássico e das ferramentas de reforço positivo e negativo. Essa técnica está em constante evolução, pois leva em conta os resultados de estudos e experimentos modernos e os implementa nas práticas de treinamento atuais. Os cães aprendem com base nos resultados de seus comportamentos, sejam eles positivos ou negativos. Em outras palavras, eles aprendem de acordo com as leis da ciência.