Você já se perguntou o que um cão pensa quando olha para o céu e vê um avião? Provavelmente algo do tipo: "Você espera que eu acredite que esse pássaro gigante de metal pode voar?" Sinceramente, é uma maravilha que todos nós aceitamos de cara limpa. Nós nos acomodamos casualmente em um assento dentro de um enorme tubo de metal, carregado de lanches caros demais, pouco espaço para as pernas e café duvidoso, e de alguma forma levantamos voo desafiando a gravidade.
No entanto, aqui estamos nós, confiantes em colocar nossos companheiros peludos nessas maravilhas da engenharia, convencidos de que eles aproveitarão o passeio tanto quanto nós. Afinal de contas, ninguém quer que seu cão viaje sozinho no compartimento de carga sem companhia. Por que não levar o cão para a cabine de passageiros, onde você pode acariciar sua pelagem sedosa, ficar de olho nele e evitar pensar na engenhoca de metal que está impulsionando vocês dois pelos céus?
Infelizmente, não há muitas companhias aéreas que gostam de transportar nossos parceiros de quatro patas na cabine de passageiros devido a várias preocupações, como higiene, segurança, conforto dos outros passageiros e outros custos associados.
O que as pessoas acham de voar na companhia de cães?
Há muitas opiniões sobre o tema de voar com cães na cabine de passageiros. Há muitos relatos anedóticos compartilhados on-line. Isto é o que Selantra compartilhou no Reddit:
"Acho que eu não gostaria de voar em uma companhia aérea com os animais de estimação de outras pessoas. Gastei muito tempo e esforço para treinar bem meus cães, mas os donos de cães comuns não o fazem. Imagino que haveria mau cheiro ou que meu cão seria importunado durante metade do voo quando andássemos pelos corredores. Muitos cães que atacam quando vamos ao banheiro dizem que seus cães são amigáveis e querem brincar."
Outros, como Annoyedpetparent no Reddit, se sentem confortáveis com o transporte de cães no compartimento de carga:
"Os cães vão bem na carga. Eu não faria isso por algumas semanas de férias, mas se você estiver se mudando ou indo por um longo período de tempo, na verdade é bastante seguro para os cães voarem no compartimento de carga. Há histórias de terror, é claro, mas a maioria dos cães que voam em aviões de carga fica completamente bem.
Minha cadela (10 lb) voou em um avião de carga quando me mudei internacionalmente e, embora ela tenha ficado definitivamente estressada no avião (ficou um pouco enjoada na caixa), não houve impactos duradouros. Ela ficou muito feliz ao me ver após o voo e rapidamente voltou a ser divertida e curiosa."
Há também pessoas que entendem que alguns cães, como os cães de serviço especialmente treinados, precisam ser permitidos na cabine de passageiros com seus donos/responsáveis. Isto é o que hume_er_me diz no Reddit:
"Há um formulário do DOT que você pode encontrar on-line. Esse é o único formulário necessário para voar com um cão de serviço em uma cabine, e é gratuito. Viajo com meu cão de serviço psiquiátrico várias vezes por ano, tanto pela Alaska quanto pela Delta. Pesquise "Alaska Airlines traveling with service dog" no Google e você encontrará a página deles. Acredito que, no caso da Alaska Airlines, há um registro específico a ser feito quando você solicita a acomodação, que passa por uma empresa externa. Você poderá obter mais orientações se postar no subreddit sobre cães de serviço(https://www.reddit.com/r/service_dogs/)"
Por que você gostaria de viajar com um cão na cabine do avião?
Se você é um passageiro frequente de avião, já deve ter visto pessoas com seus cães embarcarem na aeronave sem nenhum sinal da tripulação de bordo. Isso ocorre porque as pessoas com deficiência podem usar cães de serviço, que são animais especialmente treinados para realizar uma ou mais tarefas que beneficiam diretamente seus usuários. Por exemplo, um cão de alerta para diabéticos é treinado para vigiar seu usuário e alertá-lo sobre um nível baixo ou alto de açúcar no sangue. Eles estão usando magia canina especial para fazer isso? Mais ou menos. Eles usam seu incrível olfato para monitorar o odor corporal do usuário e alertá-lo sobre uma possível emergência médica por meio de patas, cutucadas no nariz ou um beijo. Os cães de serviço também são conhecidos como cães de assistência na Europa e na Austrália e há muitos tipos de cães de serviço, como cães de serviço psiquiátrico (cães mentais), cães-guia (cães-guia), cães de alerta para convulsões etc.
É verdade que alguns passageiros de companhias aéreas não são tão honestos e verdadeiros sobre o treinamento e o temperamento de seus cães. Mas essas pessoas têm de se preocupar com os custos legais, com a possibilidade de serem presas e com as taxas de limpeza do avião e, normalmente, são rapidamente afastadas da vista. Não devemos nos esquecer de que os cães de serviço prestam um apoio inestimável a seus donos e são treinados para permanecerem concentrados em seus donos e evitarem causar problemas, buscar atenção ou implorar por comida. Os cães de serviço também passam por treinamento de acesso público e são treinados para ignorar distrações, andar adequadamente com uma coleira solta, tolerar contato físico com estranhos e ignorar itens que não devem tocar. Os cães de serviço podem literalmente salvar vidas e, assim como os aviões, superar suas expectativas. Se você quiser saber como interagir com pessoas com deficiência acompanhadas por cães de serviço, ass ista aoincrível vídeo do Rocky Mountain ADA Center.
Companhias aéreas que aceitam cães
Agora que você sabe um pouco mais sobre por que os cães podem ter que acompanhar as pessoas no avião, vamos falar sobre as cinco principais companhias aéreas que aceitam cães. As declarações abaixo são baseadas em comentários de clientes enviados à nossa equipe de suporte e comentários de passageiros aéreos publicados on-line. Observe que algumas companhias aéreas se recusam a receber cães grandes e gigantes na cabine de passageiros devido a limitações de peso e tamanho. Muitas companhias aéreas se recusam a transportar qualquer animal no compartimento de carga durante períodos de clima quente e frio potencialmente perigosos. Com isso em mente, vamos dar uma olhada na lista abaixo.
Delta Air Lines
A Delta Air Lines opera uma frota diversificada que inclui aeronaves da Airbus, Boeing, Bombardier e Embraer. Eles têm mais de uma dúzia de modelos e, segundo relatos, permitem que os cães ocupem assentos e não fiquem apenas no chão. É claro que isso provavelmente não é a norma, mas uma exceção. Ainda assim, se você planeja voar para qualquer lugar com um cão de serviço, vale a pena observar que seu cão poderia voar um pouco mais confortavelmente em uma aeronave da Delta. Certifique-se de falar com a equipe de suporte antes de reservar um voo para que possa verificar as limitações de tamanho das aeronaves disponíveis para a sua rota. Alguns cães maiores, como pastores alemães, podem ter que voar no compartimento de carga, dependendo do modelo da aeronave que atende sua rota. Você pode verificar as rotas atendidas pela Delta aqui.
United Airlines
A United opera uma frota de aeronaves Airbus e Boeing com muito espaço. A companhia aérea oferece opções para que as pessoas levem até dois animais durante o voo. No entanto, lembre-se de que você terá de pagar por dois assentos - um para você e outro para seus dois cães de serviço, caso decida levar os dois. Além disso, nem todos os aviões poderão acomodar dois cães por condutor/proprietário e há um limite de quantos animais podem viajar em uma única aeronave. Prepare-se para o seu voo verificando o avião que usará e conversando com a equipe de suporte ao cliente pelo menos uma semana antes da partida. Mais detalhes estão publicados aqui.
Southwest Airlines
A Southwest Airlines opera uma frota totalmente composta por Boeing 737, o que a torna única entre as principais companhias aéreas dos EUA pelo uso exclusivo de uma única família de aeronaves. Essa escolha estratégica permite a simplificação da manutenção e do treinamento, contribuindo para sua eficiência. A empresa tem recebido muitos elogios pelo desempenho de seus pilotos e comissários de bordo. Muitos passageiros com cães de serviço relataram que "foram tratados como família" e recomendamos sinceramente o uso da Southwest Airlines em sua rota. Certifique-se de preencher e enviar toda a documentação necessária para seu voo pelo menos uma semana antes do voo (de preferência com duas semanas de antecedência). Mais detalhes estão publicados aqui.
Alaska Airlines
A Alaska Airlines opera uma frota diversificada composta principalmente por aeronaves Boeing e Embraer. As aeronaves da Embraer são operadas pelos parceiros regionais da Alaska, Horizon Air e SkyWest Airlines. Animais de estimação de pequeno porte são aceitos para viajar na cabine de passageiros mediante o pagamento de uma taxa de US$ 100/CAD por trecho, sujeito à disponibilidade de espaço a bordo. Certifique-se de verificar com a companhia aérea o espaço disponível e as limitações de peso. Os cães de serviço estão sujeitos às mesmas limitações de tamanho e peso dos animais de estimação. A companhia aérea tem sido elogiada por processar rapidamente as solicitações de viagens com cães de serviço. Isso pode ser atribuído, de certa forma, à sua parceria com o Service Animal Form Portal (SAFP) da OpenDoors. Mais detalhes podem ser encontrados aqui. Além disso, você pode encontrar relatos de que eles fazem um esforço extra para ajudar pessoas com cães de grande porte. Certifique-se de falar com a equipe de suporte ao cliente da companhia aérea com pelo menos uma semana de antecedência se planeja viajar com um cão, para que eles possam fazer o melhor possível para acomodá-lo.
Porter Airlines
A Porter Airlines opera uma frota composta principalmente por aeronaves Embraer E195-E2 e De Havilland Dash 8-400. Ela opera rotas principalmente na América do Norte e suas aeronaves são menores em comparação com as que a Delta e a Southwest estão usando. O que pode faltar em espaço disponível é compensado pelo bom atendimento ao cliente e pela dedicação ao apoio às equipes de cães de serviço. Muitos passageiros aéreos relatam o tratamento caloroso e profissional dos comissários de bordo. Entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente pelo menos uma semana antes do voo para informá-los de que você estará acompanhado de um cão de serviço, para que eles possam se preparar adequadamente e garantir um voo confortável. Considerando que as aeronaves dessa companhia aérea são menores, não recomendamos que você as utilize se tiver que ser acompanhado por cães de médio a grande porte. Você pode encontrar mais detalhes aqui.
Menções honrosas
KLM Royal Dutch Airlines
A empresa tem sido muito amigável com nossas equipes de cães de serviço na Europa e tem uma grande rede de rotas internacionais. Foi relatado que a KLM Airlines responde rapidamente às perguntas dos clientes e processa as solicitações de viagem com um cão de serviço em tempo hábil. Sua equipe de bordo foi elogiada por sua atenção e disposição em tornar seu voo agradável e confortável. Além disso, seus voos foram relatados como pontuais e os passageiros com voos de conexão podem se sentir mais tranquilos.
ITA Airlines (anteriormente conhecida como Alitalia)
A companhia aérea tem sido amigável com alguns de nossos clientes e os tem tratado caso a caso. Ela ainda é uma opção viável para pessoas que precisam viajar para o sul da Europa. Tente negociar seu embarque com eles com pelo menos duas semanas de antecedência para que você tenha espaço de manobra caso precise mudar de companhia aérea e de rota.
Importante a considerar
Como acontece com todo serviço de transporte com milhares de funcionários e centenas de escritórios, sua experiência com qualquer uma dessas companhias aéreas pode variar muito. Se você pesquisar as avaliações on-line, será fácil encontrar experiências negativas publicadas on-line para o mundo todo ver. Conforme mencionado acima, este artigo se baseia no feedback de nossos clientes e em avaliações on-line.
Se você planeja fazer voos internacionais com um cão de serviço treinado pelo proprietário, entenda que esse tipo de treinamento não é amplamente aceito na Europa e há várias limitações quando se deseja voar para a Ásia, África e Austrália. A América do Sul tem sido geralmente muito aberta a equipes de cães de serviço autotreinados e muitos clientes não têm problemas para voar pelo continente.
Isso significa que você precisa aprender sobre os requisitos legais para viajar com um cão de serviço autotreinado e aceitar o fato de que nem todas as companhias aéreas aceitarão seu cão de serviço na cabine de passageiros para a rota que você deseja fazer. Mesmo que seu cão se comporte bem, esteja totalmente vacinado e tenha acabado de sair do salão de beleza, ainda há uma chance de que a companhia aérea não esteja disposta a transportá-lo na cabine de passageiros. Consulte nosso artigo "URGENTE!Por que foi negado o acesso do meu cão de serviço à cabine de passageiros? Alguns países só aceitam cães de serviço treinados profissionalmente dentro de suas fronteiras e essa continua sendo uma limitação para os usuários de cães de serviço treinados pelo proprietário que você precisa entender.
Fique atento, prepare-se para o seu voo o mais cedo possível e você encontrará uma maneira de aproveitar a viagem com o seu cão de serviço!