Um Cão de Serviço Psiquiátrico (CSP) ou um Cão de Assistência Psiquiátrica (CAP) é um cão treinado para ajudar seu tutor em questões de saúde mental, como TEPT (transtorno de estresse pós-traumático), ansiedade, transtornos de pânico, depressão ou esquizofrenia. Um Cão de Serviço Psiquiátrico pode fornecer uma sensação de calma e antecipar ataques de ansiedade. Existem algumas habilidades necessárias que um cão deve ter para ser um Cão de Serviço Psiquiátrico qualificado. Cada habilidade garante que o cão esteja a serviço de seu tutor da melhor maneira possível. Cada conjunto de habilidades é usado para determinar se esse é o cão certo para as necessidades do tutor e adquirir o treinamento necessário para o tutor.
Para que um cão seja uma opção viável para um Cão de Serviço Psiquiátrico, ele deve apresentar o que algumas pessoas chamam de "Treinamento de Bom Companheiro". Com um Bom Treinamento de Companheiro, seu cão aprenderá a ser obediente a você. Como cada cão é diferente, isso pode significar coisas diferentes para cada um deles. Um cão com um bom Treinamento de Companheiro não vai pular em outras pessoas, latir ou rosnar quando não for apropriado, não cavar no jardim ou subir nos móveis, sofá ou cama, se você não quiser que eles o façam. Não irá mastigar algo que não deve ou morder outras pessoas. Isso são consideradas etapas necessárias do treinamento de obediência. Dez coisas que estão envolvidas no treinamento básico de um Cão de Serviço Psiquiátrico estão listadas abaixo:
Tarefa/Habilidade 1
Ser capaz de andar junto ou diminuir o ritmo quando o tutor parar, diminuir a velocidade ou fizer um certo movimento. Ele fica junto quando solto da coleira e só volta a caminhar quando for instruído a fazê-lo.
Tarefa/Habilidade 2
Quando solto da coleira, o cão precisa ficar perto do tutor e retornar ao tutor com um comando simples, caso tenha sido enviado para buscar algo.
Tarefa/Habilidade 3
O cão é capaz de sentar-se por pelo menos 1 minuto sem se mover do lugar. Isso é para garantir que o cão possa seguir o comando de sentar e permanecer.
Tarefa/Habilidade 4
Semelhante ao comando de sentar e ficar, a habilidade de deitar-se e ficar também é necessária para um Cão de Serviço Psiquiátrico. Quando estiver em público, seu Cão de Serviço Psiquiátrico precisa ser capaz de permanecer sentado por pelo menos 3 minutos enquanto você come, troca de roupa, usa o banheiro e muito mais. Ele deve ser capaz de ficar sem se levantar ou perder o foco.
Tarefa/Habilidade 5
Ser capaz de seguir sinais manuais sem comandos verbais. Algumas pessoas com deficiência não conseguem falar, o que pode ser confuso para um cão que aprendeu comandos auditivos. Nesse caso, o Cão de Serviço Psiquiátrico precisaria ser capaz de responder a sinais manuais em vez de sinais auditivos.
Tarefa/Habilidade 6
Ser capaz de buscar e devolver. Isso significa que o cão deve ser capaz de se afastar do tutor, buscar algo que foi deixado cair ou que ele precise e devolver o objeto ao tutor.
Tarefa/Habilidade 7
Ser capaz de ignorar ruídos altos ou estranhos repentinos que possam surgir. Quando um cão se assusta facilmente com barulho ou sons estranhos, isso pode ser um problema. O Cão de Serviço Psiquiátrico não deve alertar ou responder a nada que o tutor não tenha dito ou feito.
Tarefa/Habilidade 8
Ser capaz de andar em superfícies desconhecidas sem ficar desconfortável. Frequentemente, uma nova superfície pode assustar um cão ou criar ansiedade em relação a ela. O Cão de Serviço Psiquiátrico deve se sentir à vontade para se aproximar ou andar em qualquer superfície com a qual ele entre em contato.
Tarefa/Habilidade 9
Os Cães de Serviço Psiquiátrico devem se sentir à vontade perto de pessoas com bengalas, cadeiras de rodas, crianças, estranhos e também aquelas que fazem barulhos altos, como indivíduos com deficiências mentais. Eles não devem responder a outras pessoas, mas sim agir como se elas não estivessem lá, a menos que o tutor diga que está tudo bem.
Tarefa/Habilidade 10
Outra parte disso é não alertar outros animais. Como os cães tendem a perseguir gatos e pequenas presas ou responder a outros cães com interesse ou desgosto, um Cão de Serviço Psiquiátrico deve se comportar como se os outros animais não estivessem lá. Isso garante que eles estejam focados nas necessidades de seus tutores, em vez de perderem o foco e se distraírem.
Outro fator crucial é que o cão deve ter habilidades que se encaixem em seu estilo de vida escolhido. Muitas vezes, uma pessoa deprimida passará horas na cama, às vezes até mesmo dias. O Cão de Serviço Psiquiátrico que você escolher deve ser capaz de não fazer suas necessidades dentro de casa durante as longas horas em que o tutor está na cama e incentivá-lo a sair da cama e levá-lo para fora para suas necessidades.
Se você está nos Estados Unidos, um ótimo ponto de partida para um cão destinado a ser um Cão de Serviço Psiquiátrico é inscrevê-lo no curso de treinamento Canine Good Citizen. Ele treina o cão para ser bem-comportado com outros animais, pessoas e situações específicas. Como este é um curso de treinamento que fornece certificação através do American Kennel Club e seus treinadores aprovados, isso deve ser feito por alguém certificado para ministrar o curso. Se você não quer levar seu cão para um curso de treinamento físico ou lugares, ou não pode arcar com as caras taxas de treinamento de cães, você pode considerar nosso curso de treinamento de cães de serviço online certificado. É fácil aprender e seguir; você pode aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, com o apoio de treinadores de cães de serviço qualificados ao longo do curso. Para mais detalhes, visite o Curso Certificado Intensivo de Treinamento de Cães de Serviço Psiquiátrico - Treinando o Seu Próprio Cão de Serviço para TEPT, Transtornos de Ansiedade e Depressão.