Como adotar um cão de terapia

Feb 19,2022

Os cães de terapia podem ser uma ajuda interessante para ajudar as pessoas a lidar com o estresse, o trauma, a depressão e a falta de motivação. Esse tipo de cão tem um papel importante em casas de repouso, instalações de cuidados, hospitais, casas de repouso, escolas e até mesmo em áreas de desastre em alguns casos. Embora os cães de terapia não recebam o mesmo treinamento rigoroso que os cães de serviço, eles precisam ter algumas habilidades e características importantes:

Primeiro, o cão de terapia adequado deve ter um temperamento suave e calmo. Os cães de terapia podem ser brincalhões, mas precisam ser gentis e amigáveis. Outra característica importante que eles precisam ter é a de se sentirem confortáveis em meio a multidões e grupos apertados de pessoas. Os cães de terapia precisam mostrar que respondem aos comandos rapidamente e respeitam a coleira.

Os cães de terapia podem ajudar a aliviar o estresse e a desenvolver habilidades sociais em ambientes onde há crianças com necessidades especiais, bem como adultos que passaram por uma experiência traumática. O treinamento de cães de terapia está mais acessível do que nunca com os cursos on-line e você pode estar lendo este artigo enquanto pensa sobre a melhor maneira de adotar um cão de terapia. Há quatro maneiras de adotar um cão de terapia que podemos identificar.

Adote um cão de terapia em treinamento

Os criadores geralmente trabalham com treinadores e famílias que estão procurando um cão de serviço ou um cão de terapia para se juntar à sua vida. Há casos em que as famílias precisam se mudar para outra casa e não há um plano claro sobre como continuar o treinamento do cão de terapia. Como alternativa, os proprietários do cão podem ter decidido que precisam de um cão de guarda ou de um cão de fazenda. As raças adequadas para o trabalho de terapia nem sempre são adequadas para viver em um ambiente de fazenda ou em um apartamento pequeno. Se puder entrar em contato com um criador em sua região, pergunte se alguém está procurando um novo lar para seu cão de terapia em treinamento. Outra boa oportunidade para iniciar o processo de adoção é conversar com escolas especializadas em treinamento de cães para serviço e terapia. Elas podem lhe indicar a direção certa.

Adote um ex-candidato a cão de serviço

Como mencionado acima, você pode entrar em contato com uma escola local de treinamento de cães ou conversar com um treinador particular sobre a adoção de um cão de terapia. Isso permitirá que você tenha acesso mais fácil a informações sobre treinamento de cães e é uma excelente oportunidade de adotar um ex-candidato a cão de serviço. O treinamento de cães de serviço pode ser bastante rigoroso e nem todos os animais se formam, pois a escola prioriza a qualidade do serviço. Os candidatos a cães de serviço que não passam no teste geralmente são enviados para adoção em famílias e alguns deles podem ter uma "mudança de portador" se demonstrarem qualidades específicas adequadas para pastoreio, trabalho de proteção ou detecção de substâncias. Como você pode imaginar, a adoção de um ex-candidato a cão de serviço significa que o cão virá com alguns comandos aprendidos e qualidades de caráter estabelecidas. Essa opção é vantajosa para pessoas que desejam investir no cão para que ele se torne o cão de terapia da família ou ajude pessoas em instituições de assistência, mas não querem necessariamente começar do zero.

Encontre um cão amigável e treine-o você mesmo

Se estiver precisando de um cão de terapia e estiver pensando em adotar um cão de um abrigo de resgate, você pode fazer isso. A escolha desse caminho tem alguns benefícios. Os custos do treinamento serão muito menores se você se inscrever em um curso on-line em vez de ir a uma escola de cães. Além disso, você tem mais opções quanto à raça e pode criar um vínculo mais forte com seu cão. As escolas geralmente aceitam cães de duas ou três raças e isso pode não ser o que você precisa. Ir a um abrigo e escolher um cão de lá é uma boa ideia, pois eles geralmente são socializados e têm todas as vacinas em dia. Além disso, muitas pessoas nas mídias sociais compartilham relatos inspiradores de como seus parceiros de patas resgatados são leais e amorosos.

Se estiver pensando em adotar um cão adulto, converse com o responsável e faça algumas perguntas sobre o caráter, a socialização, o perfil de saúde e a expectativa de vida. As pessoas que desejam adotar um filhote e transformá-lo em um cão de terapia amoroso precisam estar cientes de alguns aspectos importantes:

  • Vocalização - não há problema se o filhote latir de vez em quando, mas espera-se que os cães de terapia sejam calmos e silenciosos na maior parte do tempo em que estiverem trabalhando. Não há nada de errado se seu cão gostar de latir durante as brincadeiras, mas isso precisa ser amigável e não muito alto.
  • Morder - os filhotes adoram explorar o ambiente por meio do toque, da sensação e do cheiro. Alguns gostam muito de fazer isso com suas mãos e pés, o que não é um bom sinal se você estiver procurando um cão de terapia gentil. Se você quiser tentar dissuadir o cão de morder e beliscar, vá em frente.
  • Caráter - Filhotes amigáveis, afetuosos e calmos são excelentes candidatos a cães de terapia. Filhotes carentes e agitados não são bons candidatos e podem precisar de atenção extra. Se você estiver disposto a investir mais tempo para desenvolver a independência e o caráter deles, precisará estar altamente motivado.

Adotar um cão de terapia totalmente treinado

A quarta maneira de adotar um cão de terapia é, obviamente, comprar um animal totalmente treinado em uma escola credenciada ou em um treinador particular. Isso pode custar um bom dinheiro (de US$ 1.000 a US$ 5.000), dependendo da raça e do tempo dedicado ao treinamento. Se você pretende fazer um trabalho sério de terapia com um animal e tem um plano claro de como isso se encaixará em sua vida pessoal e profissional, essa pode ser a oportunidade perfeita para você. Talvez você precise passar algum tempo com a escola/treinador para ter uma boa noção das habilidades e do caráter do cão antes de ter a custódia total dele.

Se você planeja adquirir ou treinar um cão de terapia, deve saber que eles não são cães de serviço e não têm privilégios de acesso garantidos por lei. Espera-se que você negocie a entrada em hospitais, escolas, universidades e instalações de cuidados por conta própria ou por meio de uma agência de cães de terapia. Entretanto, os cães de terapia não são considerados animais de estimação ou de apoio emocional pela lei. Eles podem desempenhar um papel especial em práticas de cura assistidas por animais e visitas terapêuticas. Não é necessário que os cães de terapia sejam certificados, mas um certificado pode ajudar a abrir portas para você em sua linha de trabalho. Se tiver mais perguntas, consulte os outros artigos que temos sobre cães de terapia.