Muitos de nós gostamos do verão, pois geralmente o associamos a várias atividades ao ar livre, encontros com a família e amigos, férias e longas caminhadas e brincadeiras divertidas com nossos amigos de patas. Apesar de todas as atividades agradáveis que o clima quente nos permite fazer, há alguns fatores durante o verão que afetam a saúde de nossos cães. Como donos de cães carinhosos e atenciosos, devemos nos certificar de que nossos animais de estimação permanecerão seguros durante os dias quentes do ano.
Para ajudá-lo a cuidar adequadamente do seu cãozinho durante o verão, gostaríamos de lhe dar algumas dicas úteis.
Água e sombra
Fornecer água e sombra suficientes aos nossos cães pode parecer um pouco clichê, mas, às vezes, nosso estilo de vida agitado afeta nossa memória e tendemos a esquecer algumas coisas importantes. Enquanto estiver em casa, você deve trocar a água do seu cão todos os dias, especialmente em dias quentes. Certifique-se de que seu cão sempre tenha acesso a água fresca. E que a tigela de água esteja cheia. Além disso, não se esqueça de colocar a tigela de água em um local de fácil acesso para o cão.
Ao sair para passear, você deve sempre preparar uma garrafa de água para o seu amigo de patas. Você também pode borrifá-lo gentilmente, conforme necessário, para ajudá-lo a se refrescar.
É altamente recomendável que você planeje o horário da caminhada e evite sair quando as temperaturas estiverem muito altas, ou seja, à tarde. Você pode escolher áreas que ofereçam sombra e manter seu amigo de patas na sombra o máximo possível.
Não deixe seu cão no carro
Não cometa o erro de deixar seu cão sem supervisão em um carro durante a estação quente. As temperaturas dentro de um carro durante o verão podem ser 30 graus mais altas do que as temperaturas externas. Isso significa que se a temperatura externa estiver em torno de 36 °C / 96,8 °F, a temperatura dentro do carro será de 66 °C / 150,8 °F. Você entende como seria perigoso deixar seu cão no carro com essa temperatura...
Superfícies a serem evitadas
Levar seu cão para uma longa caminhada em uma rua com asfalto aquecido pode machucar as patas dele. Se você não tiver tempo para passear com seu amigo de patas pela manhã ou à noite, tente pelo menos evitar superfícies como o asfalto quente durante as horas de calor. Recomendamos que ajuste sua rota de caminhada para que tenha acesso a áreas gramadas. Além disso, existem calçados para cães no mercado, projetados para proteger as patas do seu cão quando as temperaturas externas estiverem muito altas.
Outro tipo de superfície que deve ser evitado são os gramados tratados. Deve haver uma placa de aviso informando que o gramado é tratado com produtos químicos e que os donos devem manter seus cães longe dele. Isso geralmente é válido por pelo menos 48 horas após a aplicação do produto químico.
Controle de parasitas / vacinação
Embora as áreas arborizadas e gramadas possam ser uma boa opção para se esconder do asfalto aquecido, muitos insetos se desenvolvem nessas áreas durante a estação quente. Certifique-se de que seu cão tenha passado por um controle de parasitas, especialmente durante o verão. O controle de parasitas geralmente é realizado mensal ou bimestralmente, dependendo do local e do estilo de vida do seu cão. Quanto mais tempo ele passar ao ar livre e quanto mais animais encontrar, maior será a chance de os parasitas serem transferidos para ele.
Além disso, você não deve negligenciar as visitas regulares ao veterinário, para que seu cão esteja em dia com todas as vacinas.
Segurança na água
Uma boa caminhada até a praia ou até um rio com seu pequeno companheiro é uma boa opção para passar um dia quente de verão. No entanto, você deve sempre supervisionar seu cão se ele estiver ansioso para nadar. Algumas raças de cães, como o Poodle, o Terra Nova, o Golden/Labrador Retriever, o Setter Irlandês, o Cão d'Água Português... etc., são conhecidas como ótimas nadadoras. Outras raças de cães, como o Bulldog, o Pug, o Bull Terrier, o Basset Hound, o Boxer, o Shih Tzu... etc., não são bons nadadores devido a suas características físicas. Se quiser ter certeza de que seu cão estará seguro, talvez seja melhor colocar um colete salva-vidas nele.
Além disso, se a água estiver contaminada, seu cão pode ficar doente. Isso é especialmente válido para águas de baixa velocidade e margens de rios. Se o seu cão tiver algum corte ou ferida que ainda não tenha cicatrizado totalmente, é melhor evitar que ele entre na água.
Outra dica para manter seu cachorro seguro na água é não deixá-lo beber água do mar. Devido ao teor de sal, ele pode ficar doente. Antes de sair para passear ou fazer um piquenique com seu amigo de patas, prepare uma garrafa de água fresca para ele.
Aplique protetor solar
Isso pode parecer um pouco engraçado, mas algumas raças de cães, especialmente as de pelagem curta, as sem pelos ou as de pelagem fina e pele rosada, precisam de protetor solar em sua pele. Na verdade, todos os cães têm áreas do corpo mais sensíveis, como as orelhas, o nariz, a área ao redor dos lábios e a barriga, que devem ser protegidas durante o verão.
Evite exercícios muito exigentes
Se o seu cão for muito enérgico e precisar de muitos exercícios, talvez você queira oferecer uma alternativa a correr/ caminhar/ brincar por muito tempo ao ar livre. Seria uma boa ideia dar ao seu amigo de patas brinquedos, como uma escada com bolas ou quebra-cabeças com petiscos escondidos, para que ele possa se manter ocupado em casa ou no jardim/quintal.
Se o seu cachorro tiver um nível de energia baixo, você deve ser ainda mais atencioso, pois ele provavelmente não suportará atividades exaustivas em dias de clima quente.
Guloseimas e brinquedos são ferramentas valiosas de reforço positivo que podem incentivar seu cão a ficar em casa.
Reconheça os sinais de insolação
É fundamental para a sobrevivência do seu cão que você saiba reconhecer os sinais de insolação durante a estação quente. Os sintomas comuns de insolação em cães são
- Baba excessiva;
- Respiração ofegante;
- Aumento da temperatura corporal - maior que 39 °C / 103 °F;
- Gengivas avermelhadas;
- Insuficiência renal aguda;
- Batimentos cardíacos irregulares;
- Choque;
- Convulsão;
- Tremores musculares;
- Fezes escuras e tardias;
- Vômito;
- Diarreia;
- Pernas instáveis.
Fogos de artifício
Nós associamos os feriados de verão, como o4 de julho, a experiências agradáveis e alegria. Entretanto, esses feriados podem ser muito assustadores para nossos amigos de patas devido aos fogos de artifício e aos ruídos muito altos em geral, típicos desses dias. Seu cão pode ficar tão assustado que acaba fugindo. Um fato raramente conhecido é que a maioria dos animais de estimação nos EUA desaparece nodia 4 de julho.
Identificação
Recomenda-se que seu cão use identificação, não apenas no dia 4 de julho, mas em qualquer outro dia, especialmente durante o verão. Devido ao tempo significativo passado ao ar livre e à presença de muitas distrações, seu cão pode se perder. Colocar um cartão de identificação/uma etiqueta de identificação/uma bandana ou qualquer equipamento de identificação em seu cãozinho pode ajudá-lo a encontrá-lo, caso ele se perca.