Introduzir um cão em sua vida pode ser um desafio e talvez não seja o sonho de beijos molhados, pelos macios, latidos felizes e abanos de cauda enérgicos com que você sonhou. Você precisa manter a cabeça fria e pensar cuidadosamente se deve levar um cão para sua casa. Os cães podem ser criaturas realmente encantadoras com suas características peculiares, amor incondicional e olhares extasiados de cachorrinho. Portanto, você deve ter uma abordagem prática ao adquirir um cão para não ser pego desprevenido.
A maioria das pessoas se sente atraída pela ideia de ter um cão devido aos vídeos fofos na Internet, aos amigos desfilando com seus cães no parque e nas mídias sociais. Entretanto, os cães não são criaturas mágicas que irradiam amor e pensamentos felizes. Os cães podem ser muito bons e, às vezes, podem ser muito indisciplinados. Os cães são muito movidos pelas emoções e precisarão de um ou dois anos para formar um caráter (se você estiver adquirindo um filhote) e alguns podem precisar de até um ano para se adaptar a um novo ambiente (se você estiver adquirindo um cão resgatado). Você precisará fazer sacrifícios com sua agenda, planos para o ano seguinte e estar ciente de suas responsabilidades relacionadas ao novo membro da família. Preparamos seis tópicos importantes a serem considerados enquanto você estiver pensando se deve ter um cão.
1. limpeza.
Se você é uma pessoa que se orgulha de ter uma casa muito limpa e arrumada, um cão não se encaixará em sua visão de uma casa limpa. Os cães derramam, trazem a sujeira de fora e alguns adoram tomar banho de lama quando voltam para casa. Você sempre pode levar uma toalha para a porta da frente e limpar seu cão da melhor forma possível, mas deve esperar notar pelos finos no sofá, nas cadeiras, no carpete, nos móveis e nas roupas. A maioria dos cães precisa passear mesmo quando está chovendo e você pode ter dificuldades mais tarde se for particularmente avesso ao cheiro de cachorro molhado. Tomar banho com seu cão toda vez que ele voltar de um passeio será muito entediante e não tenho certeza se a maioria das pessoas estará pronta para se comprometer com uma rotina de higiene rigorosa.
2) Situação de moradia.
Uma pessoa que vive em um apartamento pequeno que mal cabe dentro dele provavelmente não considerará seriamente a possibilidade de ter um cão. Os cães, assim como os humanos, precisam de seu próprio espaço para uma cama, tigelas de comida e água, talvez um banheiro e um pouco de espaço para brincar. Um apartamento espaçoso com algumas janelas bem iluminadas será um local confortável para um cão e sua família humana. Se você tiver um parque por perto, isso tornará o negócio mais agradável. Uma família com uma casa e um quintal (mesmo que não seja grande) será ótima para criar cães de raças médias e algumas raças grandes.
Você também precisa pensar no seu locador e na política de animais de estimação se estiver morando em um imóvel alugado. Alguns condomínios não permitem cães ou gatos, nem qualquer animal de estimação, e até mesmo algumas associações de moradores impõem limitações quanto aos animais de estimação que você pode ter em casa. Se você tiver colegas de apartamento ou filhos, também é importante considerar a atitude deles em relação aos cães.
3. tempo livre.
Recomenda-se que as famílias pensem em quem cuidará do cão e quem compartilhará a responsabilidade por ele. Você deve pensar em como lidará com a sua parte das tarefas e planejar o seu dia de acordo com isso. Algumas famílias podem delegar tarefas a seus filhos e você precisará considerar a limpeza como parte integrante da rotina do cão. Os cães exigirão uma parte significativa do seu tempo e, ao contrário do telefone, eles não podem ser deixados em standby. Passeios regulares, cuidados com a higiene, alimentação e visitas ao veterinário lhe custarão um tempo que você talvez preferisse usar de outra forma antes. A maioria dos cães precisa de uma caminhada no início da manhã e no final da tarde ou à noite. Há algumas raças que podem ser passeadas somente à noite, mas isso ainda exigirá que você seja dedicado. Um cão com muito excesso de energia pode morder objetos como móveis, destruir sapatos e travesseiros e não deve ser deixado à vontade.
É importante observar que você precisará considerar sessões de treinamento se for levar um filhote. Mesmo que leve o filhote para uma escola de adestramento de cães para ser treinado, você ainda precisará de tempo para se deslocar. Adotar um cão de um abrigo ou de um resgate é uma boa ideia, pois é provável que ele já tenha construído seu caráter, suas habilidades sociais, pegue as dicas com facilidade e tenha alguma experiência em treinamento. Adotar um cão de um abrigo ou de um resgate é uma ótima oportunidade de dar um lar e amor a ele e evitar sessões de treinamento caras ou lidar com um filhote indisciplinado que faz uma bagunça em seu carpete e sapatos novos.
4. nível de atividade.
As pessoas que gostam de correr, passear no parque, caminhar e, em geral, fazer atividades ao ar livre ficarão satisfeitas em saber que há muitos cães de alta energia que gostariam de acompanhá-las. Há muitas raças que também gostariam de passar uma noite tranquila com você no sofá, desde que você reserve um tempo para levá-los para passear por pelo menos uma hora. Os cães são domesticados há pelo menos 15 mil anos e alguns cientistas defendem a teoria de que os cães foram domesticados há 20 mil anos. Os cães se adaptaram muito bem ao nosso estilo de vida e há muitas raças que podem se adequar ao seu nível de atividade. Nossos parceiros de patas adoram explorar e as pessoas que viajam muito descobrirão que os cães podem ser companheiros de viagem incríveis. Se não tiver certeza sobre a raça que melhor se adapta a você, faça uma pesquisa on-line ou pergunte a um veterinário amigo.
5. raça.
Como mencionado acima, introduzir um cão em sua vida é um grande passo e pode ser um desafio encaixá-lo em sua vida diária. Você precisa tomar uma decisão cuidadosa sobre o tipo de cão que deseja e como ele pode reagir às suas condições de vida e nível de atividade. As raças com raízes no mundo da caça são curiosas, têm caráter forte e alta energia. As raças criadas para serem companheiras e servirem como símbolos de status são inteligentes, adoram agradar o dono e podem ser muito apegadas. Algumas raças são mais adequadas a uma cultura descontraída e podem se desenvolver bem em apartamentos pequenos. Outras precisam de 2 ou até 3 horas de atividade para ficarem calmas e receptivas em casa, ou você poderá ver sua casa devastada por um cão com muita energia para queimar e nenhuma oportunidade para fazê-lo. Existem raças de cães de trabalho que precisam ter a mente e o corpo dedicados a uma tarefa. Esses cães não lidarão muito bem com um dono descontraído e poderão desenvolver problemas comportamentais. Alguns cães são muito fáceis de treinar em casa e podem ser ensinados a realizar pequenos truques, como pular arcos, correr por obstáculos e recuperar objetos. Escolha com sabedoria, pois seu próximo membro da família exigirá dedicação, respeito e amor.
6. dinheiro.
A última parte deste artigo é dedicada a como você deseja adquirir um cão para você ou para sua família. Há muitos criadores que estão presentes on-line e prometem fornecer a você um animal de raça pura pelo preço certo. O mercado de cães não é regulamentado e alguns criadores se envolvem em práticas antiéticas de criação que produzem cães vulneráveis e maltratados com um rótulo atraente. Por outro lado, você tem a oportunidade de visitar casas de resgate e abrigos que abrigam muitos cães socializados, treinados e vacinados com almas bondosas que estão prontos para amá-lo até o último dia.
Este é o momento certo para incentivá-lo a verificar os preços dos serviços veterinários em sua região e conversar com seus amigos que já têm um cão. Recomenda-se verificar também os preços de especialistas em tosa e seguros para animais de estimação. Ambos podem manter seu cão saudável e protegido, portanto, você deve pensar nisso com cuidado. Se o seu orçamento for muito limitado e você não tiver dinheiro guardado para emergências, um cão em crise pode ser algo muito assustador, estressante e doloroso. Os cães são como as pessoas e podem ficar doentes, sofrer lesões e ter problemas de saúde difíceis de detectar. Você precisa ter um fundo preparado para o caso de precisar cobrir despesas médicas imprevistas.
Esperamos que, ao final da leitura deste artigo, você tenha uma boa compreensão do que significa introduzir um cão em sua vida. Se precisar de ajuda para escolher uma raça, consulte nossos artigos e considere as aulas de obediência do Canine Good Citizen para seu cão.