Os cães de serviço são cães de trabalho, treinados individualmente para realizar tarefas específicas em benefício de um indivíduo com uma deficiência diretamente relacionada a essa deficiência. Como cães de trabalho, os cães de serviço não devem ser acariciados ou distraídos para que possam se concentrar em seu dono. Algumas pessoas podem não perceber o papel importante que os cães de serviço desempenham para a saúde e a segurança de seus donos e provavelmente se comportarão de forma inadequada quando estiverem perto de um cão de serviço. Para interferir em qualquer interação com os transeuntes, muitos treinadores decidem colocar diferentes tipos de equipamentos de cães de serviço em seus amigos de patas, para facilitar a identificação.
No artigo de hoje, responderemos a perguntas como: o uso de colete/arnês ou qualquer tipo de equipamento para cães de serviço é obrigatório, quais são os prós e os contras de usar um equipamento para cães de serviço, como escolher o tipo certo de colete/arnês para seu cão e quais tipos estão disponíveis no mercado.
O uso de colete é obrigatório para cães de serviço?
A Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) não exige que os cães de serviço usem colete, arreio ou qualquer equipamento de treinamento para identificação. "A ADA não exige que os animais de serviço usem colete, etiqueta de identificação ou arreios específicos." Para obter mais informações sobre as regulamentações da ADA, clique aqui. Se você não for cidadão americano, talvez seja necessário verificar as regulamentações do seu país em relação aos acessórios de identificação de cães de serviço em público.
Entretanto, como a ADA permite que os treinadores não coloquem coletes/arreios/etiquetas de identificação em seus cães de serviço, você pode se perguntar por que o uso de qualquer equipamento de identificação é recomendado por muitos treinadores.
Prós e contras do uso de colete/arnês
Enquanto você e seu cão estiverem em público, é provável que você seja abordado por transeuntes, que podem querer acariciar seu amigo de patas e expressar sua alegria com sua aparência adorável. Mesmo quando bem-intencionadas, essas ações podem distrair seu cão e ele pode perder um episódio de ansiedade, ataque de pânico, perda de equilíbrio... etc. Embora os cães de serviço passem por treinamento individual para aprender várias tarefas a fim de ajudar o dono, incluindo comandos de foco e ignorar distrações, podem ocorrer situações inesperadas. Por isso, você deve ter certeza de que pode contar com seu amigo de patas o tempo todo. Quando os transeuntes reconhecem que seu cão é um cão de trabalho, devido ao colete ou ao arreio que ele usa, é menos provável que iniciem um contato. Os transeuntes devem ser atenciosos ao se aproximarem de um cão de serviço e se comportar de maneira respeitosa. Além disso, coletes/arneses para cães de serviço podem ser úteis ao entrar em um local público ou ao voar em um avião. É mais provável que os funcionários tenham uma boa atitude em relação ao seu cão e não questionem sua legitimidade quando ele estiver usando o equipamento de cão de serviço . Obviamente, os cães de serviço devem se comportar adequadamente em público, caso contrário, o acesso a eles poderá ser negado. Os cães de serviço que usam colete/arnês enviam uma mensagem direta aos transeuntes de que são obedientes, socializados e que não precisam ter medo.
Embora a identificação clara de um cão como cão de serviço possa ajudá-lo a evitar interações indesejadas e contribuir para a representação do cão perante os funcionários, ela pode chamar a atenção para você. Um transeunte desconsiderado pode querer fazer perguntas sobre sua deficiência e as tarefas que seu cão foi treinado para realizar. É claro que você tem o direito de não responder a essas perguntas e explicar de maneira amigável que seu cão está trabalhando e não deve ser interrompido. Há também diferentes tipos decoletes/arneses com base no tipo deassistência e nastarefas que ele realiza, ou seja, cães de terapia (que não são considerados cães de serviço) podem ser vistos usando coletes com o logotipo da organização/instalação para a qualtrabalham , cães-guia provavelmente usarão um colete com a inscrição "Guide Dog" (cão-guia)... etc.
Entretanto, quando você entra em um local público, os funcionários podem fazer duas perguntas, independentemente de seu cão de serviço usar colete ou não:
1. Este é um cão de serviço devido a uma deficiência?
2. Quais tarefas ele foi treinado para realizar.
Se você acha que usar um colete ou um arreio será útil para você quando estiver em público, talvez queira saber mais sobre os tipos de equipamento disponíveis no mercado e como escolher o mais adequado para o seu cão.
Coisas que você precisa considerar ao escolher um colete ou um arreio para cães de serviço
O tamanho do seu cão talvez seja o fator mais importante ao qual você precisa prestar atenção. Recomendamos que você dê uma olhada na tabela abaixo para garantir que mediu corretamente a circunferência da cintura do seu cão antes de comprar qualquer equipamento.
Você também deve considerar as tarefas que gostaria que seu cão realizasse - as tarefas que exigem mais esforço físico requerem que o cão tenha um físico forte e esteja equipado com um colete/arnês apropriado.
Se as tarefas que o cão realizará forem mais relacionadas à mente, ou seja, se você precisar de um cão de serviço psiquiátrico, não será necessário colocar no cão um tipo especial de colete/arnês que os cães-guia e de mobilidade normalmente usam. Portanto, ele não precisará ser resistente e equipado com uma alça.
As tarefas para as quais um cão de serviço foi treinado estão diretamente relacionadas ao tipo de cão de serviço - umcão-guia, um cão de serviço psiquiátrico, um cão de alerta/resposta a diabéticos, um cão de alerta para convulsões... etc. Há tipos de cães que não são treinados para realizar tarefas específicas, mas para serem obedientes e bem-comportados em diferentes tipos de instalações, como hospitais (Cães de terapia), ou para proporcionar conforto ao dono (Animais de apoio emocional). Se quiser identificar qualquer um desses animais como um tipo de animal de assistência, você também pode considerar colocar um colete/arnês neles.
Tipos de coletes/arneses para cães de assistência
1. Brace e Arreios de Apoio aoEquilíbrio/Mobilidade
Como o nome indica, esse tipo de arreio é normalmente usado por cães de serviço que ajudam seus donos em tarefas de mobilidade e equilíbrio. Para atender a essa finalidade, esse tipo de peitoral é equipado com uma alça robusta ou uma tira de tração estável e deve ser totalmente ergonômico tanto para o condutor quanto para o cão. Como seu cão realiza tarefas de apoio aoequilíbrio/mobilidade , você deve se certificar de que ele se sinta confortável e escolher um peitoral do tamanho correto. Além disso, você deve levar seu amigo de patas a umveterinário para exames regulares, de modo a garantir que seu cão esteja saudável e apto a realizar as tarefas necessárias. Você deve sempre dar ao seu cão tempo suficiente para descansar e relaxar, além de alimentos de alta qualidade, que são essenciais para a saúde dos cães com equilíbrio/mobilidade.
2. Coletes com capa
Não há requisitos específicos sobre os tipos de cães de serviço que podem usar coletes com capa - eles podem ser de raçasgrandes ou pequenas e podem realizar várias tarefas. Normalmente, os coletes com capa são colocados em cães de serviço em treinamento enquanto ainda são jovens. Esses coletes são normalmente equipados com tiras na área da barriga e do peito para que possam permanecer no lugar. Há uma variedade de tamanhos e tecidos (algodão, náilon, lona... etc.), portanto, você pode escolher o melhor para o seu cão com base no tamanho dele e na temperatura externa.
3. Arreios de capa
Os arreios de capa são ergonômicos e mais robustos do que os coletes de capa. Eles vêm em diferentes modelos, ou seja, equipados com uma alça ou não. Normalmente, eles vêm com anéis D laterais para que você possa adicionar facilmente uma alça de puxar a eles. Você pode escolher entre várias cores e tamanhos para encontrar o ideal para o seu cão. Além disso, a maioria dos modelos permite que você adicione adesivos de arnês de capa.
4. Arreios de puxar
Os tutores com mobilidadereduzida geralmente colocam esse tipo de arreio em seus cães de serviço para que eles possam puxar uma cadeira de rodas, mover objetos (geralmente pesados) que o tutor não consegue mover ou abrir/fechar portas/armários. Normalmente, os cães de raças maiores e com físico forte são capazes de realizar essas tarefasexigentes e é mais provável que sejam vistos usando esse tipo de peitoral.Os arreios de puxar são frequentemente equipados com correias em Y entre as duas pernas dianteiras do cão e sobre seus ombros e, normalmente, são presos por uma correia ao redor da área da barriga.
Os cidadãos dos EUA têm o direito de escolher se querem ou não colocar coletes/arreios/etiquetas de identificação ou qualquer tipo de equipamento para cães de serviço em seus cães. Os transeuntese os funcionários devem mostrar respeito pelas equipes de cães de serviço em todos osmomentos e os treinadores, por outro lado, devem sempre ser capazes de controlar seus cães e garantir que eles se comportem adequadamente em público.