Os alunos podem levar cães de serviço para as escolas?

Jan 23,2022

Os cães de serviço são importantes para que as pessoas com deficiências físicas e/ou mentais tenham uma vida plena, participando ativamente de várias atividades e encontrando alegria em todos os aspectos da vida. Um dos aspectos mais importantes da vida de uma pessoa é a educação. Ela nos proporciona muitas oportunidades, que esperamos que sejam benéficas para o nosso futuro, e nos traz um sentimento de confiança ao entrarmos no mercado de trabalho.

Os tópicos relacionados a cães de serviço que tendem a ser discutidos com frequência têm a ver com o acesso de cães de serviço a mercearias, restaurantes, hospitais, casas de repouso e aviões. Isso é perfeitamente normal, pois as pessoas com deficiência querem garantir que seus cães de serviço tenham acesso a todos os lugares que visitam. Tipos importantes de instalações que as pessoas com deficiência podem querer visitar com seus cães são escolas e universidades.

No artigo de hoje, falaremos sobre o acesso de cães de serviço às instalações da escola, as dificuldades que podem ocorrer e também daremos algumas dicas úteis que você pode querer aplicar quando estiver acompanhado de seu cão de serviço na escola.


O que são cães de serviço

Antes de irmos direto ao assunto, precisamos esclarecer a definição do termo "animais de serviço". Os animais de serviço nos EUA estão sujeitos aos regulamentos da Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA) e a ADA define um animal de serviço como um "cão que foi treinado individualmente para trabalhar ou realizar tarefas para um indivíduo portador de deficiência. A(s) tarefa(s) realizada(s) pelo cão deve(m) estar diretamente relacionada(s) à deficiência da pessoa." Considerando essa definição, podemos fazer uma clara diferença entre animais de serviço e animais de apoio emocional (ESA). Enquanto os primeiros são treinados para realizar tarefas específicas, com base na deficiência do dono, os segundos proporcionam conforto, mas não realizam tarefas específicas. Os animais de serviço são considerados um equipamento médico para pessoas com deficiência e, portanto, podem acompanhá-las em qualquer lugar. O acesso a um animal de serviço pode ser negado somente se ele "representar uma ameaça direta à saúde ou à segurança de outras pessoas, tiver um histórico desse tipo de comportamento ou não estiver sob o controle do tratador, esse animal poderá ser excluído". Além disso, pode ser negado o acesso a locais que exijam esterilidade total, como salas de cirurgia ou locais para preparação de alimentos. Certas áreas do zoológico também podem fazer parte dos locais com acessibilidade restrita a cães de serviço.


Quais leis se aplicam aos cães de serviço que acompanham seus donos na escola?

Como dissemos acima, a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência regulamenta a situação dos cães de serviço nos EUA.


1 Regulamentos da ADA

Citaremos partes do Título II e do Título III da lei:

Título II: "O Título II da ADA proíbe a discriminação contra indivíduos qualificados com deficiência em todos os programas, atividades e serviços de entidades públicas. Aplica-se a todos os governos estaduais e locais, seus departamentos e agências e quaisquer outras instrumentalidades ou distritos de propósito especial de governos estaduais ou locais".

Título III: "Esse título proíbe que locais privados de acomodação pública discriminem indivíduos com deficiências. Exemplos de acomodações públicas incluem instalações privadas, alugadas ou operadas, como hotéis, restaurantes, lojas de varejo, consultórios médicos, campos de golfe, escolas particulares, creches, academias de ginástica, estádios esportivos, cinemas e assim por diante. Esse título define os padrões mínimos de acessibilidade para alterações e novas construções de instalações"


2. Lei de Reabilitação de 1973

"A Seção 504 da Lei de Reabilitação de 1973 foi a primeira lei de direitos civis para deficientes a ser promulgada nos Estados Unidos. Ela proíbe a discriminação contra pessoas com deficiência em programas que recebem assistência financeira federal e preparou o terreno para a promulgação da Lei dos Americanos com Deficiência. A Seção 504 trabalha em conjunto com a ADA e a IDEA para proteger crianças e adultos com deficiência contra exclusão e tratamento desigual em escolas, empregos e na comunidade."


3. a Lei de Moradia Justa

"De acordo com a FHA, uma deficiência é definida como uma incapacidade física ou mental que limita significativamente as principais atividades da vida de uma pessoa. Mesmo que um contrato de aluguel diga "sem animais de estimação" ou restrinja animais de estimação, os locadores são obrigados a fazer o que é chamado de "acomodação razoável" para permitir animais de estimação que sirvam como animais de assistência, o que inclui animais que fornecem apoio emocional." "Animais de assistência são permitidos em acomodações públicas devido à necessidade do proprietário de ter o animal o tempo todo".

Considerando as informações listadas acima, podemos dizer que os alunos têm permissão para trazer seus cães de serviço para os campi de escolas públicas e universidades de nível K-12. As equipes de cães de serviço devem ser tratadas com igualdade e não podem ser cobradas taxas devido à presença do animal de serviço.


Cães de serviço como parte do processo educacional

Os cães de serviço desempenham um papel crucial na vida dos alunos com deficiência e o público em geral deve estar ciente disso.

Os alunos com deficiências físicas podem se beneficiar dos cães de serviço, que realizam tarefas de mobilidade, ou seja, podem trazer ou segurar materiais escolares, abrir e fechar portas e janelas, puxar uma cadeira de rodas, ajudar os alunos a manter o equilíbrio ao entrar e sair da sala de aula.

Os cães de serviço podem alertar os alunos sobre um episódio que se aproxima e lembrá-los de tomar seus medicamentos.

Ao lidar com uma deficiência mental, como ansiedade, depressão, TEPT etc., os alunos podem ter muita dificuldade para se concentrar nos materiais de aprendizagem e estudar com eficiência. Por meio de técnicas como estimulação tátil ou terapia de pressão profunda, os cães de serviço psiquiátrico podem atenuar os sintomas dessas condições de saúde e contribuir para a eficiência do processo de aprendizado. Também gostaríamos de observar que as pessoas que sofrem de ataques de pânico podem ser incapazes de lidar até mesmo com situações simples quando estão cercadas por muitas pessoas. Os cães de serviço podem acalmar seus tutores e guiá-los para um local seguro dentro ou fora do local se ocorrer um ataque de pânico.

Expectativas muito altas e problemas que podem ocorrer


Problemas relacionados ao condutor

Não há limites rígidos de idade para que uma pessoa seja um condutor de cães de serviço. Alguns estados podem exigir que o condutor tenha pelo menos 12 anos de idade, outros - 14 ou 18 anos. No entanto, independentemente da idade exata, todos podemos concordar que uma criança com deficiência deverá manter seu cão de serviço sob controle enquanto estiver na escola. Muitos alunos se sentem estressados e sobrecarregados na escola. Para um aluno com deficiência, que está tentando se adaptar ao processo e ser tão eficiente nos estudos quanto os outros, pode ser difícil assumir a responsabilidade por um animal de serviço na escola. A criança pode não ser capaz de cuidar adequadamente do cão de serviço, o que pode gerar mais problemas do que soluções. Um cão de serviço pode não apenas se tornar ineficaz, mas também se transformar em outro fator de estresse. Em geral, podemos dizer que o aluno deve ter as habilidades (cognitivas, mentais) para controlar o cão e cuidar dele com eficiência.


Questões relacionadas a cães

Os cães de serviço devem ter passado por um treinamento abrangente e ser capazes de realizar várias tarefas sociais e de obediência. Eles devem manter o foco em seus tutores, independentemente do ambiente e do número de pessoas ou outros animais nas proximidades. Antes de trazer um cão de serviço para as dependências da escola, você deve estar realmente confiante nas habilidades do cão. Mesmo um cão de serviço bem treinado pode ter dificuldade em manter-se concentrado e quieto por muitas horas consecutivas. Os cães devem ser levados para fora do local para fazer suas necessidades regularmente. A frequência com que você precisará levar o cão para fora depende da idade dele e do treinamento da casa. Quanto mais jovem for o cão, mais frequentemente ele precisará sair para se aliviar (a cada 2-3 horas para filhotes). Os cães adultos precisam sair a cada 6 a 8 horas. O treinamento adequado da casa o ajudará a criar uma programação com a qual o cão se acostumará. Quando o cão aprender a seguir uma programação, será muito mais fácil para você regular os hábitos dele.


Problemas relacionados ao professor/diretor

Alguns professores provavelmente não ficarão entusiasmados com a presença de um animal na sala de aula. Um cão na sala de aula pode causar distração entre os outros alunos, o que terá de ser controlado pelo professor. Além disso, os professores podem se sentir responsáveis pela supervisão do cão de serviço (ou podem ser responsabilizados), o que adicionará mais uma coisa às suas tarefas (ensinar os alunos, cuidar da disciplina, trabalhar em toda a documentação relacionada ao processo de aprendizagem... etc.). Se houver alunos com medo/alérgicos a cães, os professores/diretores devem gerenciar o processo de forma a garantir que os direitos de todos os alunos sejam respeitados. Às vezes, essa pode ser uma tarefa difícil, especialmente devido à falta de regulamentos uniformes sobre cães de serviço. Infelizmente, ainda há muitas áreas cinzentas e um amplo escopo de interpretação.


Questões relacionadas a outros alunos

Outros alunos podem querer acariciar o animal de serviço e começar a fazer várias perguntas relacionadas à deficiência do condutor e à necessidade que ele tem do animal. Isso pode causar problemas por dois motivos: pode distrair o animal de serviço e piorar seu desempenho; as interações e os comentários de outros alunos podem fazer com que o condutor se sinta ainda mais ansioso e estressado. Infelizmente, há muitas pessoas que ainda não entendem a importância dos animais de serviço e não são atenciosas com eles. Se muitos adultos ainda não sabem como se comportar adequadamente com as equipes de cães e tutores, o que podemos esperar das crianças?

O que você precisa considerar antes de levar um cão de serviço para a escola

Informe-se

Recomendamos que você reúna o máximo de informações possível sobre seus direitos e responsabilidades como treinador de cães. Familiarize-se com a linguagem corporal e as necessidades de seu cão. Tente desenvolver um vínculo forte com seu amigo de patas e realize um treinamento profundo para ter certeza de que ele perceberá seus sintomas.


Cuide de seu cão de serviço

Nunca se esqueça de levar o cão de serviço para passear e dar a ele tempo de qualidade para brincar, descansar e relaxar. Embora os animais de serviço sejam considerados equipamentos médicos, eles são criaturas vivas com necessidades próprias - físicas e emocionais.

O próximo ponto está logicamente ligado ao anterior.


Prepare todo o equipamento necessário

Para cuidar do seu cão (e de você mesmo), você deve ter preparado todo o equipamento necessário. Isso pode incluir equipamentos para cães de serviço, como arreios/ coleiras/ coleiras, comida, incluindo os petiscos favoritos do seu amigo de patas, tigela de água e sacos de cocô.


Entre em contato com o Escritório de Serviços para Deficientes

É altamente recomendável que você entre em contato com o escritório de serviços para deficientes da sua escola/universidade. Eles lhe fornecerão todas as informações e dispositivos necessários para ajudá-lo a navegar nas instalações. É provável que você receba uma carta de acomodação que confirme a presença de um animal de serviço na escola. Você deve entregar essa carta ao seu professor para que ele fique ciente da situação e lhe dê todo o apoio necessário.


Vá para a escola mais cedo

Para entregar essa carta ao professor, talvez seja melhor ir para a escola mais cedo, para garantir que você tenha tempo suficiente para esclarecer todos os detalhes com ele. Além disso, você poderá escolher um lugar onde você e seu cão se sintam mais confortáveis. Talvez você queira escolher um lugar que dê ao seu amigo de patas espaço suficiente para se deitar sem incomodar os outros alunos ou interferir no acesso ao corredor.

Os cães de serviço se tornaram uma parte vital da vida de muitas pessoas em todo o mundo. Eles podem ser treinados para realizar diferentes tarefas, de acordo com as necessidades do dono e, independentemente do local e da situação, devem ser tratados com respeito.