- O que você deve saber sobre o autismo?
- O que são cães de assistência para crianças com autismo?
- Cães de serviço, cães de terapia ou cães de companhia para crianças com autismo - existe alguma diferença?
- Que habilidades e áreas da vida de uma criança podem ser melhoradas com o uso de um cão de serviço para autismo?
- O que os pais devem considerar antes de adquirir um cão de serviço para autismo?
- Quem é o treinador de um cão de serviço para crianças com autismo?
- Melhores raças para cães de serviço para autismo
- Quanto custa um cão de serviço para autismo?
Na maioria de nossos artigos, descrevemos as várias tarefas que os animais de serviço podem realizar para ajudar as pessoas com deficiência. A vida com uma deficiência pode ser realmente difícil, e é por isso que os cães de serviço se tornam uma parte vital da vida de seus tutores. Como os adultos com deficiência já têm experiência de vida e estão preparados para diferentes situações desafiadoras no dia a dia, as crianças com deficiência, por outro lado, estão expostas a ainda mais desafios em suas vidas devido à falta de experiência e compreensão do mundo.
O que você deve saber sobre o autismo?
Um tipo de deficiência de desenvolvimento que afeta muitas pessoas em todo o mundo, especialmente crianças, é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Ele pode ser caracterizado por diferentes condições diagnosticadas da seguinte forma: transtorno autista, transtorno invasivo do desenvolvimento não especificado de outra forma (PDD-NOS) e síndrome de Asperger. Em geral, eles se referem a deficiências na fala, nas habilidades sociais e na comunicação não verbal, bem como a comportamentos repetitivos e restritos. De acordo com estudos fornecidos pelos Centros de Controle de Doenças, aproximadamente 1 em cada 55 crianças nos EUA é afetada por esse transtorno do espectro.
Algumas deficiências sociais podem incluir:
Não responder ao nome aos 9 meses de idade, não mostrar expressões faciais, não fazer/evitar contato visual, falta de variedade de gestos ou não usar nenhum gesto aos 12 meses de idade, rejeitar contato físico.
As deficiências de comunicação podem incluir:
Fala atrasada, repetição de uma determinada frase ou palavra, incapacidade de permanecer em um tópico durante as conversas, tipo de fala robótica.
Os tipos de comportamento repetitivo podem incluir:
Hiperatividade, fixação em objetos específicos, sensibilidade a som e luz, girar, pular ou bater as mãos constantemente.
Outros sintomas
Habilidades cognitivas atrasadas, epilepsia, distúrbio convulsivo, ansiedade excessiva, estresse ou medo, ou o oposto - nenhum medo.
Como a vida das crianças diagnosticadas com TEA pode ser muito difícil, alguns pais recorrem a animais de serviço para dar a seus filhos a assistência adequada.
O que são cães de assistência para crianças com autismo?
Os cãesde serviço para crianças com autismo são cães especialmente treinados para ajudar as crianças com autismo a ganhar independência e a realizar as atividades da vida diária. Um cão de serviço não é um animal de estimação e seu trabalho está diretamente relacionado aos sintomas de autismo ou aos distúrbios de desenvolvimento que a criança apresenta.
Cães de serviço, cães de terapia ou cães de companhia para crianças com autismo - existe alguma diferença?
Ao escolher um cão de assistência para seus filhos com autismo, os pais precisam estar familiarizados com os diferentes tipos de animais que podem oferecer apoio.
Os cães de assistência estão sujeitos aos regulamentos da ADA e não podem ter seus direitos de acomodação pública negados. Um cão de serviço pode acompanhar a criança em qualquer lugar que ela vá, ou seja, na escola, durante tratamentos médicos, em viagens, compras, etc. Os cães de serviço podem ser treinados para interromper um comportamento prejudicial, por exemplo, ansiedade ou hiperatividade, e para acalmar a criança.
Os cães de terapia são treinados para dar apoio emocional e conforto ao indivíduo. Geralmente, são usados em diferentes instalações, como hospitais, casas de repouso, escolas e bibliotecas. Esses cães são bem-comportados e ganharam popularidade entre os pais de crianças autistas devido ao efeito calmante que exercem sobre elas. Embora esses cães possam ser usados como animais de apoio para crianças com TEA e para acompanhá-las nas instalações mencionadas acima, eles não têm o status de cães de serviço.
Os cães de terapia não têm direito de acesso a acomodações públicas.
Um cão de companhia pode ser qualquer cão da família que ofereça apoio emocional diário a uma criança diagnosticada com autismo. O cuidado diário e os passeios regulares que um cão exige são benéficos para a criança, pois ela pode adquirir habilidades práticas e melhorar suas habilidades sociais. Obviamente, um cão de companhia não é um cão de serviço, pois não é treinado para realizar tarefas específicas.
Que habilidades e áreas da vida de uma criança podem ser melhoradas com o uso de um cão de serviço para autismo?
Habilidades de socialização
O contato visual é uma parte importante da comunicação não verbal e a presença de um cão de serviçopode melhorá-lo notavelmente. Como os cães de serviço são treinados para fazer contato visual com o indivíduo a quem prestam assistência e para poder se concentrar nele, a criança com autismo pode se acostumar com o contato visual. Quando a criança começa a se sentir confortável com o contato visual do cão, esse sentimento pode ser redirecionado para as pessoas também.
A presença de um cão de serviço pode ajudar a criança a participar de uma conversa com facilidade. As pessoas podem fazer perguntas relacionadas ao nome, à raça e à idade do cão. Como a criança provavelmente se lembrará das respostas às perguntas frequentes, ela poderá participar da conversa. A autoconfiança da criança e suas habilidades de conversação melhorarão. Além disso, o uso regular de palavras de comando, ao pedir que o cão realize uma tarefa, melhorará sua fala.
A presença de um cão de serviço pode ser muito útil para uma criança com autismo, pois ela pode aprender a ser mais enfática, socialmente adequada e a reconhecer sinais não verbais, como linguagem corporal e expressão facial.
Estadoemocional e problemas comportamentais
Como as crianças com autismo podem ser sensíveis demais a diferentes estímulos e passar por episódios de instabilidadeemocional, a presença de um cão de serviço as ajudará a superar esses episódios e a se acalmar. Um cão de serviço pode ser treinado para fornecer estímulo tátil (especialmente um cão de serviço psiquiátrico), cutucando suavemente, abraçando a criança, pulando em seu colo (relacionado a raças pequenas) ou cumprindo o comando "queixo".
As crianças tendem a ter medo de visitar instalações médicas. Um cão de serviço pode aliviar a sensação de medo e ansiedade, acompanhando a criança a diferentes instalações ou espaços públicos. Participar do treinamento de um cão de serviço pode ser visto como uma oportunidade para as crianças com autismo lidarem facilmente com a variedade de atividades, lugares e pessoas que encontram diariamente.
Experiência de vida
A interação diária com um cão de serviço, como exercícios, treinamento, cuidados e carinho, pode ensinar diferentes atividades a uma criança com autismo, melhorar suas habilidades cognitivas e criar uma rotina diária.O envolvimento na criação do cão pode levar a o desejo da criança de cuidar de outras pessoas e de si mesma.
Evite que a criança fuja
Algumas crianças com autismo tentam fugir de casa, o que é um problemasério para seus pais. Em geral, as crianças com autismo são fisicamente difíceis de controlar. Quando um cão de serviço está preso à criança, é menos provável que ela consiga fugir. Além disso, o cão de serviço pode ser treinado para interferir em determinados movimentos da criança.
Alerta aos pais
Um cão de serviço pode ser treinado para reconhecer atividades potencialmente perigosas nas quais a criança pode querer se envolver e para alertar os pais.
O que os pais devem considerar antes de adquirir um cão de serviço para autismo?
Antes de adquirir um cão de serviço para autismo para seu filho, é preciso ter certeza de que ele não tem medo de cães e que pode se dar bem com eles. Não é obrigatório que a criança seja uma grande amante de cães, mas ela deve ser capaz de conviver com eles e não sentir medo de cães em geral. A criança também não deve ser alérgica a pelos de cães.
Como os cães de serviço são treinados para realizar tarefas, algumas das quais podem ser muito exigentes, eles precisam de tempo para brincar e relaxar para se recuperar. Os pais de crianças com autismo precisam serpacientes, motivados e dedicados ao treinamento e à criação do cão. Se/quando o comportamento da criança mudar com o passar dos anos, as tarefas que o cão de serviço precisa realizar devem ser atualizadas de acordo. O processo deve ser supervisionado constantemente.
Quem é o treinador de um cão de serviço para crianças com autismo?
Esse tipo de cão de serviço é manuseado pelos pais da criança ou por uma terceira pessoa em casa e por um educador na escola. Os cães de serviço para TEA são treinados para seguir os comandos dados por seu condutor.
Melhores raças para cães de serviço para autismo
Ao procurar uma raça de cão de serviço para autismo, você precisa considerar quais características a raça deve ter. As melhores raças de cães de serviço para crianças com autismo precisam ser calmas, com temperamento estável, pacientes, fáceis de lidar, apropriadas como cães de família, inteligentes e capazes de realizar diferentes tarefas. Como explicamos no início do artigo, o TEA está relacionado a uma série de transtornos e cada criança pode ter necessidades diferentes.
Algumas dasraças mais adequadas como cães de serviço para autismo são consideradas: Golden Retriever, São Bernardo, Labrador Retriever, Poodle (ou uma mistura de duas raças - Labradoodle), Pastor Alemão, Collie, Samoyed, Bernese Mountain Dog, Yorkshire Terrier, Pug, Beagle.
Quanto custa um cão de serviço para autismo?
De acordo com o National Service Animal Registry (Registro Nacional de Animais de Serviço), o custo médio de um cão de serviço é de aproximadamente US$ 15.000 a US$ 30.000. Felizmente, há cursos e guias que ajudam pessoas com diferentes tipos de deficiência a treinar seu cão de serviço.