Cães de serviço para a síndrome de Tourette (TS)

Sep 30,2023

O que é a síndrome de Tourette?

De acordo com o NHS, a Síndrome de Tourette é uma condição do sistema nervoso que se manifesta por contrações, movimentos ou sons involuntários e repentinos que as pessoas fazem repetidamente. Essas ações são chamadas de "tiques" e estão totalmente fora do controle da pessoa. Dependendo do tipo de tiques que a pessoa tem e da duração dos tiques, ela pode ser diagnosticada com Tourette ou outro tipo de transtorno.

Os tiques motores (que envolvem o movimento do corpo) ou vocais (que envolvem os sons que você faz) da ST aparecem e desaparecem com o tempo. Os tiques podem variar em tipo, frequência, localização e gravidade. Os tiques são classificados como motores, vocais e complexos. Os tiques complexos geralmente envolvem várias partes diferentes do corpo. Um exemplo de um tique complexo é balançar a cabeça enquanto sacode um braço e depois pula.

Como é viver com a doença de Tourette?

Viver com a doença de Tourette pode ser extremamente desafiador. Sabe-se que o distúrbio neurológico discutido aqui afeta principalmente meninos e ainda não se tem certeza do que está causando a ST. Como mencionado acima, o Tourette é expresso por tiques e vocalizações involuntárias que podem ser perturbadoras e embaraçosas, o que pode levar a uma vida social ruim, ansiedade, altos níveis de estresse e depressão. Os tiques podem interferir nas tarefas escolares, no trabalho, na cozinha e em muitas outras atividades importantes da vida. Dependendo do caso, os pacientes de Tourette podem apresentar episódios de enxaqueca, fadiga severa, convulsões e dor crônica.

O que causa a síndrome de Tourette?

Os dados científicos mostram que a ST geralmente começa na infância, mas os tiques e outros sintomas geralmente melhoram depois de vários anos. Gostaríamosde observar que, às vezes, os sintomas desaparecem completamente com o tratamento adequado, como mostra um caso publicado em 2014 pelo Shanghai Arch Psychiatry. Um estudo publicado em 2019 sugere que a terapia com cannabis vaporizada e CBD pode ajudar a reduzir significativamente os tiques e reforçar a capacidade de concentração do paciente. Outro Os cães de serviço são uma opção para o tratamento da TS?

Sim, os cães de serviço podem definitivamente ajudar os pacientes com Tourette de várias maneiras. Nem todos os cães são adequados para esse tipo de trabalho, e você precisará encontrar uma raça que seja calma, obediente e fácil de treinar. Animais de serviço treinados podem proporcionar uma presença tranquilizadora e uma sensação de segurança para seus donos, o que, por sua vez, pode reduzir a frequência e a gravidade dos tiques. Os cães de serviço podem ajudar a reduzir a ansiedade e os níveis de estresse, aliviar a depressão e desviar o foco da pessoa dos tiques.

Os cães de serviço podem atuar como um amortecedor entre seus donos e estranhos, ajudando a reduzir a ansiedade em situações sociais. Os animais de serviço para a doença de Tourette podem ser treinados para cutucar o usuário até que ele comece a acariciá-lo e, assim, desviar o foco de um episódio de tique. Além disso, um canino pode ser treinado para se deitar ao lado ou em cima de uma pessoa se ela cair no chão devido a uma convulsão ou paralisia temporária, o que não é incomum entre os pacientes com TS.

Os 5 principais motivos pelos quais você deve ter um cão de serviço para a síndrome de Tourette

1. Um cão de serviço pode lhe oferecer terapia de pressão profunda.

Os cães de serviço podem ser treinados para aplicar pressão profunda apoiando-se ou deitando-se sobre o usuário. Isso pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade dos tiques e proporcionar um efeito calmante durante situações estressantes, como episódios de paralisia, convulsões ou episódios de enxaqueca. Se quiser incluir a terapia de pressão profundacomo parte do seu tratamento, consulte nosso terapia de pressão profunda.

2. Alerta e interrupção.

Os cães podem ser treinados para alertar o usuário antes de um episódio de tique ou quando sentirem um tique iminente. É possível treinar um cão para reconhecer sinais/sugestões de seu movimento corporal e responder de uma forma que você considere benéfica. Por exemplo, se você tem um tique que faz com que sua mão se mova em um movimento brusco, seu cão pode ser treinado para cutucá-lo e aplicar uma leve pressão com a pata, a cabeça ou o corpo inteiro. Se um dos seus tiques envolver desmaio ou perda de controle da parte inferior do corpo, pode ser possível treinar um cão para amparar sua queda. É claro que, para isso, você precisará de um cão de serviço grande para que ambos não se machuquem.

3. Recuperação de medicamentos ou itens.

Os cães de serviço podem ser treinados para recuperar medicamentos, um telefone, um cobertor, uma bola antiestresse, uma garrafa de água ou outros itens essenciais que possam ajudá-lo a lidar melhor com um episódio de tique. Como mencionado anteriormente, a medicação pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos tiques. Se quiser treinar seu cão para pegar uma bolsa com medicamentos ou outros itens para você, consulte nosso Como obter um cão de serviço para a doença de Tourette?

As necessidades e os sintomas de cada indivíduo podem ser diferentes, portanto, o treinamento deve ser adaptado para lidar com desafios específicos. Há várias opções quando se trata de treinar um cão de serviço para Tourette, que incluem: 1) sessões de treinamento presenciais com um treinador/escola de cães local; 2) obter um cão de serviço treinado de uma organização de treinamento de cães; 3) autotreinar um cão de estimação para se tornar um cão de serviço que atenda às suas necessidades específicas.

As duas primeiras opções mencionadas acima podem ter custos proibitivos e somente a terceira opção pode ser considerada relativamente barata. Além disso, o treinamento de um cão de serviço para a doença de Tourette por uma organização especializada pode levar de um a dois anos. Sem mencionar que a demanda por cães de serviço só tem aumentado e talvez você precise ser colocado em uma lista de espera por tempo indeterminado. Nossa escola oferece cursos on-line de treinamento de cães de serviço autotreinados que você pode explorar. Você pode começar a treinar seu cão de serviço hoje mesmo. Ficaremos felizes em ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida se você decidir se matricular.