Os benefícios que os cães de serviço trazem para muitas pessoas com deficiência em todo o mundo são um fato inegável. Entretanto, o público ainda não está totalmente ciente da natureza dos animais de serviço e de quais são seus direitos e responsabilidades.
Mais uma vez, gostaríamos de observar que os cães de serviço são considerados animais de trabalho ou até mesmo equipamentos médicos que podem salvar a vida de seus tutores. Os animais de serviço não são animais de estimação e a política de animais de estimação das instalações públicas não se aplica a eles.
Recebemos e-mails de nossos alunos que tiveram o acesso negado a entidades públicas quando estavam acompanhados de seus cães de serviço. No artigo de hoje, gostaríamos de discutir os obstáculos que as pessoas com cães de serviço precisam superar diariamente e por que essas dificuldades ocorrem de qualquer maneira.
Regulamentações sobre cães de serviço nos EUA
Definição
Nos EUA, os cães de serviço estão sujeitos às regulamentações da Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA). A ADA define um animal de serviço como um "cão que foi treinado individualmente para trabalhar ou realizar tarefas para um indivíduo com deficiência. A(s) tarefa(s) executada(s) pelo cão deve(m) estar diretamente relacionada(s) à deficiência da pessoa".
Treinamento de cães de serviço
Nos EUA, não se exige que os cães de serviço sejam treinados profissionalmente. Isso significa que, se você quiser treinar seu cão, se tiver tempo, energia e paciência para isso, tem o direito de fazê-lo.
Você pode dar uma olhada no texto completo da ADA abaixo:
"Q5. A ADA exige que os animais de serviço sejam treinados profissionalmente?
A. Não. As pessoas com deficiência têm o direito de treinar o cão por conta própria e não são obrigadas a usar um programa profissional de treinamento de cães de serviço."
Certificação e registro de cães de serviço
Os proprietários de cães de serviço nos EUA não são obrigados a certificar ou registrar seus cães
A ADA declara:
"Q17. A ADA exige que os animais de serviço sejam certificados como animais de serviço?
A. Não. As entidades cobertas não podem exigir documentação, como prova de que o animal foi certificado, treinado ou licenciado como animal de serviço, como condição de entrada."
"Q20. Minha cidade exige que eu registre meu cão como um animal de serviço. Isso é legal de acordo com a ADA?
A. Não. O registro obrigatório de animais de serviço não é permitido pela ADA. No entanto, conforme declarado acima, os animais de serviço estão sujeitos às mesmas regras de licenciamento e vacinação que são aplicadas a todos os cães."
Equipamento para cães de serviço
Os cães de serviço nos EUA não são obrigados a usar nenhum tipo de equipamento de identificação de serviço, como coletes, arreios e etiquetas de identificação.
"Q8. Os animais de serviço precisam usar um colete, adesivo ou arreio especial que os identifique como animais de serviço?
A. Não. A ADA não exige que os animais de serviço usem coletes, etiquetas de identificação ou arreios específicos".
Acesso de cães de serviço
Os cães de serviço devem ter acesso às dependências onde seus tutores estiverem. No entanto, há algumas exceções mencionadas no site da ADA, com as quais os tutores precisam estar familiarizados:
"Q25. Quando os animais de serviço podem ser excluídos?
A. A ADA não exige que as entidades cobertas modifiquem políticas, práticas ou procedimentos se isso "alterar fundamentalmente" a natureza dos bens, serviços, programas ou atividades oferecidos ao público. Tampouco anula os requisitos legítimos de segurança. Se a admissão de animais de serviço alterar fundamentalmente a natureza de um serviço ou programa, os animais de serviço poderão ser proibidos. Além disso, se um determinado animal de serviço estiver fora de controle e o tratador não tomar medidas eficazes para controlá-lo, ou se ele não for domesticado, esse animal poderá ser excluído".
Por que ocorrem as dificuldades
Algumas deficiências não são reconhecíveis
Muitas deficiências não são claramente reconhecíveis, por exemplo, ansiedade, depressão, TEPT, convulsões, pressão alta... etc. Muitas pessoas que parecem totalmente saudáveis na superfície, na verdade, lidam com diferentes tipos de condições físicas e mentais. Quando não conseguem determinar a deficiência à primeira vista, é provável que os funcionários presumam automaticamente que os acompanhantes estão acompanhados de seus animais de estimação e, logicamente, comecem a tratá-los de acordo com a política de animais de estimação do local.
Os funcionários não podem identificar os cães como cães de serviço
Como o uso de qualquer tipo de equipamento de cão de serviço e a certificação não são obrigatórios, os funcionários podem ter dificuldade em confirmar que os cães visitantes são cães de serviço.
Cães de serviço falsos
É provável que algumas pessoas desonestas abusem das normas da ADA, que podem ser consideradas abertas e generosas em relação aos cães de serviço, e fabriquem informações apenas para garantir que seus cães tenham acesso a determinados serviços. Cães de serviço falsos mancham a reputação dos animais de serviço e deixam os proprietários e funcionários de empresas mais desconfiados.
Os funcionários não estão familiarizados com as regulamentações
Infelizmente, muitos funcionários ainda não estão cientes dos direitos e responsabilidades dos cães de serviço e não sabem que perguntas podem fazer e que documentação podem exigir. Às vezes, os funcionários podem violar os direitos do condutor e de seu cão de serviço.
Como evitar qualquer mal-entendido
Os funcionários devem saber como verificar se um cão é um cão de serviço
Tanto os funcionários quanto os tutores devem estar familiarizados com os regulamentos e conhecer os direitos e as responsabilidades dos animais de serviço. Os funcionários têm permissão legal para fazer as duas perguntas a seguir a pessoas com deficiência:
1. Este é um cão de serviço devido a uma deficiência?
2. Quais tarefas ele foi treinado para realizar.
Os tutores devem manter seus cães sob controle o tempo todo
Os cães de serviço precisam estar sob controle e se comportar adequadamente quando estiverem em público. Eles não devem farejar, não devem ser perturbadores e não devem perturbar o conforto dos transeuntes.
Recomenda-se o uso de equipamentos para cães de serviço
Embora o uso do equipamento do cão de serviço não seja obrigatório, ele pode ser útil para os tutores em público. Dessa forma, eles mostrarão que o cão está trabalhando, realizando várias tarefas em seu benefício, e que o cão passou por treinamento. Portanto, o cão é obediente, tem boas maneiras e sabe como se comportar com pessoas e outros animais.
Diálogo amigável
Se você perceber que os funcionários estão desconfiados em relação ao seu cão e não estão propensos a recebê-lo no local, recomendamos que você explique a eles a situação de maneira amigável e informe quais tarefas o seu cão foi treinado para realizar.
Lembre-se de que eles não podem pedir nenhuma documentação como prova do treinamento, mas ter um certificado pode ser benéfico para você.
Também recomendamos que entre em contato com a gerência antes da visita para evitar qualquer problema que possa ocorrer.
O que fazer se você e seu cão ainda tiverem o acesso negado mesmo depois de seguir as etapas acima
Caso os funcionários não queiram permitir o acesso do seu cão, mesmo depois de você explicar que ele é um animal de serviço e descrever as tarefas para as quais foi treinado, você pode registrar uma reclamação no Departamento de Justiça dos EUA. Abaixo, citaremos as regras da ADA com relação a esse assunto:
"Q30. O que acontece se uma pessoa achar que a equipe de uma entidade coberta a discriminou?
A. As pessoas que acreditam que tiveram acesso ou serviço negado ilegalmente por usarem animais de serviço podem registrar uma reclamação no Departamento de Justiça dos EUA. Os indivíduos também têm o direito de entrar com uma ação privada em um tribunal federal acusando a entidade de discriminação de acordo com a ADA."
Como muitos tutores querem poder voar com seus cães na cabine, esclareceremos alguns pontos essenciais em relação às regulamentações das companhias aéreas.
As companhias aéreas são obrigadas a cumprir a ADA?
De acordo com as informações listadas no site da ADA:
"O Air Carrier Access Act é a lei federal que protege os direitos das pessoas com deficiência em viagens aéreas. Para obter informações ou registrar uma reclamação, entre em contato com o Departamento de Transportes dos EUA, Divisão de Proteção ao Consumidor da Aviação, pelo telefone 202-366-2220."
Você pode encontrar mais informações sobre a seção "Passageiros com deficiência" aqui , bem como mais informações sobre a seção "Animais de serviço" aqui.
Como as companhias aéreas determinam se um animal é um animal de serviço?
As companhias aéreas podem determinar se um animal é um animal de serviço ou um animal de estimação
Perguntando a uma pessoa com deficiência se o animal é obrigado a acompanhar o passageiro devido a uma deficiência e qual trabalho ou tarefa o animal foi treinado para realizar;
Procurando por indicadores físicos, como a presença de arreios ou coletes;
Verificar se o animal está preso, com coleira ou amarrado de outra forma;
Observação do comportamento do animal.
Que tipo de documentação pode ser exigida de pessoas que viajam com animais de serviço?
As companhias aéreas podem exigir:
(1) um formulário do DOT dos EUA atestando a saúde, o comportamento e o treinamento do animal;
(2) um formulário do DOT dos EUA atestando que o animal não pode se aliviar ou pode se aliviar de maneira higiênica, se o animal estiver em um voo de 8 horas ou mais."
Saiba mais dicas de preenchimento de formulários do DOT em Como preencher o formulário do DOT para transporte aéreo de animais de serviço para voar com seu cão de serviço
Esperamos que o artigo de hoje o ajude a administrar melhor qualquer situação em público e saiba como lidar com casos em que o acesso a você e ao seu animal de serviço tenha sido negado.