Todo cão de serviço tem direitos de acesso garantidos por uma convenção, uma lei de direitos humanos ou uma legislação local. Os cães de serviço ajudam pessoas com deficiências (mentais e/ou físicas) realizando tarefas específicas, como puxar uma cadeira de rodas, fornecer apoio emocional e alertar sobre convulsões ou baixo nível de açúcar no sangue. Sua função como animais de assistência é de extrema importância para as pessoas que eles ajudam, e é vital garantir que esses animais tenham um comportamento adequado ao acompanhar seu condutor/usuário do cão de serviço no espaço público.
Principais objetivos do teste
Um dos principais objetivos do Teste de Acesso Público que as organizações de treinamento e os treinadores individuais têm é garantir que o cão de serviço treinado seja seguro para ser levado entre outras pessoas. Os cães de serviço precisam ser calmos, não distraídos, disciplinados e atentos ao estado emocional de seu condutor. Os caninos que passam pelo teste de acesso público precisam provar que podem permanecer sob controle e evitar defecar, urinar e latir alto (a menos que seja exigido pelo seu trabalho/manipulador). O equipamento permitido para o teste inclui um arreio, uma guia e uma coleira. O cão deve ser controlado de forma humana e você deve evitar ferir o animal. É permitido que os comandos sejam emitidos por voz e/ou gestos com as mãos.
Admissão ao teste de acesso público
A admissão ao Teste de Acesso Público é concedida por escolas de treinamento e treinadores individuais quando o candidato a cão de serviço tem todas as vacinas essenciais, recebeu treinamento de obediência e provou cumprir seus deveres essenciais. Os treinadores devem ser educados e instruir o público em geral sobre cães de assistência e seus direitos de acesso. Cães treinados para atacar, usar violência para proteger seu treinador e agir agressivamente com as pessoas são imediatamente desqualificados e não podem ser considerados cães de assistência. Os cães devem ser saudáveis e, o mais importante, ter um temperamento estável e positivo. A maioria das organizações e profissionais de treinamento adere a um teste que consiste em 14 módulos que discutiremos a seguir.
Módulos do teste de acesso público
Uma tarefa é um determinado comportamento desejado ou um conjunto de comportamentos que o cão é treinado para executar habitualmente em resposta a um comando ou a uma mudança específica no estado emocional, na mobilidade e no estado mental do condutor, o que faz com que o cão execute uma tarefa. Os módulos do teste de acesso público têm o objetivo de abranger os aspectos mais importantes das maneiras públicas que um cão de serviço precisa exibir e garantir uma conduta segura entre outros animais e seres humanos. O exame incluirá os seguintes participantes: o condutor do cão de serviço; um examinador; assistente(s), conforme necessário; e o candidato a cão de serviço. O examinador provavelmente seguirá esta ordem de módulos:
1. Sair de um veículo motorizado - o cão deve sair da cabine de passageiros com calma, bem como trazer quaisquer bolsas/itens que o usuário do cão de serviço possa precisar. Espera-se que o cão espere calmamente do lado de fora se o condutor/cuidador do cão de serviço precisar levar uma cadeira de rodas ou outros itens de assistência à mobilidade. É imperativo que o cão permaneça concentrado e não fuja ou ignore os comandos. Esse teste pode incluir caminhar ao lado de outro cão para testar se o candidato a cão de serviço puxaria a coleira e tentaria ir até outro cão.
2. Aproximação de prédios - o candidato a cão de serviço e seu condutor devem se deslocar por um estacionamento para acessar um prédio. O cão deve acompanhar o ritmo do condutor e não deve ter medo de carros. Se o condutor parar por qualquer motivo, o cão deverá fazer o mesmo sem puxar a guia ou empurrar o condutor.
3. Entrada em prédio - o condutor do cão de serviço e seu parceiro precisam entrar em um prédio de forma calma. O cão deve permanecer próximo ao condutor, evitar distrações e pode ser necessário aguardar em uma recepção por alguns minutos até que o condutor prossiga com o cão no edifício.
4. Navegando em um edifício - o candidato a cão de serviço e seu condutor devem se movimentar com confiança pelo edifício e permanecer a uma distância de contato. O cão não deve vagar e puxar a coleira. O cão não deve tentar chamar a atenção das pessoas nem tentar se aproximar de outros cães enquanto estiver dentro do prédio.
5. Recuperação à distância - normalmente, o condutor e o cão precisarão de um espaço amplo e aberto para esse teste. Um estacionamento ou um parque pode servir para isso. O cão será deixado sozinho e ordenado a esperar. O condutor deve se afastar cerca de 5 metros, chamar o cão até ele e o cão deve se aproximar de maneira calma, sem se distrair.
6.Sentar ao comando - o cão será ordenado a sentar três vezes em ambientes diferentes e deve responder prontamente com no máximo dois comandos emitidos por sessão:
a) A primeira sessão será ao lado de uma tigela com comida, o cão não deve tentar comer a comida ou cheirá-la. O cão não deve ser provocado com a comida e deve ignorá-la.
b) A segunda sessão será realizada com um carrinho de compras. O condutor precisa passar pelo cão enquanto ele estiver sentado e o cão precisa permanecer na posição sentada sem tentar se aproximar do condutor.
c) A terceira sessão exigirá que o cão permaneça na posição sentada enquanto o condutor inicia uma conversa com outra pessoa. A segunda pessoa acariciará o cão na cabeça após o término da conversa. O cão deve permanecer calmo, evitar buscar atenção extra e continuar sentado a menos que receba outro comando.
7. Deita ao comando - esse exercício é igual ao teste de sentar e o cão deve se deitar no mesmo contexto listado acima. As partes participantes precisam agir de forma casual e não provocar o cão ou tentar interagir com ele por longos períodos. Se o cão tentar romper a posição deitada, o condutor poderá ordenar que ele permaneça deitado.
8. Resposta a ruído - o examinador caminhará ao lado do condutor e do cão de serviço e, de repente, deixará cair um item para trás (como um bilhete ou uma prancheta). O cão pode reagir ao som e voltar para trás. No entanto, o cão deve continuar no ritmo de seu condutor e não deve reagir com agressividade ou medo. Não é permitido latir, a menos que isso faça parte do trabalho do cão.
9. Boas maneiras no restaurante - o condutor, o cão e o examinador estarão sentados em uma mesa. O cão terá de se mover para baixo da mesa de acordo com seu tamanho ou ficar perto do condutor. Espera-se que o cão se deite e se mova um pouco para maior conforto enquanto o condutor e o examinador desfrutam da refeição. O cão será reprovado nesta parte se se movimentar muito e tentar implorar por comida.
10. Recuperação da guia - o condutor se movimentará com o cão por algum tempo e depois soltará a guia. O cão deve ver a coleira caindo e o condutor terá de chamá-lo e demonstrar controle à distância. O cão deve se aproximar do condutor de maneira calma e ambos devem continuar caminhando juntos.
11. Transferência de controle - o condutor dará a guia ao examinador ou assistente e se afastará cerca de 20 metros. O cão deve permanecer com a pessoa que está segurando a coleira, não deve ser agressivo e não deve demonstrar estresse excessivo e choramingar.
12. Saída do prédio - o cão e seu condutor terão de sair do prédio de forma controlada e confiante. O cão não deve se distrair e não deve demonstrar medo dos veículos que passam pela saída/entrada do prédio.
13. Entrada do veículo - o cão deve esperar o condutor abrir a porta do veículo e entrar calmamente. O cão deve responder prontamente a "wait", "go in" e "sit".
14. Vínculo com a equipe - o condutor e o cão devem ser confiantes, calmos e tranquilos. O cão deve demonstrar uma atitude positiva e não se distrair. A dupla deve ser boa embaixadora do trabalho com cães de serviço.
Avaliação
A maioria dos examinadores usará a seguinte classificação para o teste de acesso público, juntamente com declarações claras de Sim/Não:
A = Sempre
M = Na maior parte do tempo (mais da metade do tempo)
S = Em parte do tempo (metade ou menos do tempo)
N = Nunca
A maioria dos programas de certificação exigirá que o candidato a cão de serviço e seu condutor recebam uma pontuação de 80% em relação à parte Sim/Não do teste e alcancem a qualificação "Sempre" ou "Na maior parte do tempo" no restante do exame.
Recomendamos enfaticamente que os desde cedo e que sejam apresentados a muitos ambientes novos, como escadas rolantes, ônibus, trens, eventos esportivos ao ar livre, áreas rurais e piscinas. Também é necessário praticar o controle à distância sem o uso da coleira, de preferência praticando em casa.