A enxaqueca tem um impacto significativo na vida familiar, escolar e profissional de uma pessoa. Cerca de 35 milhões de americanos sofrem de enxaqueca, de acordo com uma pesquisa do The Migraine Institute, na Califórnia. As enxaquecas são expressas por uma dor de cabeça moderada ou grave, sentida como uma dor latejante na lateral da cabeça.
Quem é afetado pela enxaqueca?
A enxaqueca afeta predominantemente as mulheres e acredita-se que isso se deva a alterações hormonais específicas. As pessoas que sofrem de enxaqueca crônica geralmente têm um histórico familiar de ataques de enxaqueca; geralmente têm entre 18 e 44 anos de idade; podem apresentar depressão, ansiedade e problemas de sono. Há um equívoco comum de que somente os adultos sofrem de enxaqueca; no entanto, meninos e meninas antes de entrar na puberdade também podem ter enxaqueca. A maioria dos pacientes com enxaqueca teve seu primeiro ataque antes dos 12 anos de idade. O Migraine Institute alerta que, se um dos pais tiver enxaqueca, a criança tem 50% de chance de herdá-la.
Sintomas da enxaqueca
Os episódios de enxaqueca podem ser curtos, cerca de 4 horas no melhor dos casos, ou durar cerca de 3 dias no pior dos casos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a enxaqueca crônica afeta de 1,7% a 4% da população adulta do mundo, que tem pelo menos 15 dias de enxaqueca por mês. A dor esmagadora na cabeça geralmente é acompanhada de náusea, vômito, tontura, visão embaçada, perda temporária da visão, sensibilidade à luz e ao som. A enxaqueca crônica é difícil de tratar, pois alguns medicamentos prescritos têm efeitos colaterais intoleráveis. Os episódios de enxaqueca acarretam sofrimento pessoal substancial, qualidade de vida prejudicada e custos financeiros, pois o indivíduo afetado geralmente tem problemas com sua rotina de trabalho e conexões sociais.
Tipos de enxaqueca
É possível que uma pessoa tenha episódios esporádicos de enxaqueca e, às vezes, tenha semanas ou meses de intervalo entre os episódios de enxaqueca. Há três tipos gerais de enxaqueca que listamos abaixo:
Enxaqueca com aura - há sinais de alerta específicos antes da ocorrência do episódio de enxaqueca, como ver luzes piscando.
Enxaqueca sem aura - o episódio de enxaqueca surge espontaneamente e não apresenta sinais de alerta.
Enxaqueca silenciosa - trata-se de uma enxaqueca específica em que a pessoa não apresenta dor de cabeça, mas tem sensibilidade aumentada à luz e ao som, que pode ser acompanhada de náusea, vômito, tontura e visão embaçada.
Como funciona um cão de serviço para enxaqueca?
Os cães de serviço para enxaqueca são treinados para detectar alterações fisiológicas em seu dono ou sinais comportamentais que sinalizam o início de um ataque iminente de enxaqueca. Esses cães inteligentes podem detectar a liberação de feromônios associados a um episódio de enxaqueca, que pode começar cerca de 48 horas antes da crise. A liberação de feromônios é gradual e leva à fase de aura, na qual é possível sentir o início imediato da enxaqueca. Os cães de alerta de enxaqueca podem usar seu olfato aguçado para detectar alterações na química do corpo, da mesma forma que os cães de detecção ajudam as equipes de segurança no aeroporto ou a patrulha de fronteira.
Os cães de serviço de alerta de enxaqueca podem usar vários sinais para informá-lo de que um ataque de enxaqueca provavelmente ocorrerá em breve. Essas interações incluem: cutucar (com a pata ou o nariz); lamber; andar em círculos ao seu redor; ficar perto de você e manter forte contato corporal; latir enquanto mantém contato visual com você. Um artigo da plataforma National Center for Biotechnology Information revela que 53,7% dos 1.029 adultos entrevistados afetados por enxaqueca notaram uma atenção incomum de seus cães pouco antes de sofrerem uma crise de enxaqueca. Nossos parceiros de patas estão em sincronia com nossos sinais comportamentais e nossas mudanças fisiológicas e devemos prestar atenção à reação deles, pois isso pode ajudar a controlar nossos episódios de enxaqueca. Os cães de serviço podem ajudar a monitorar nossos níveis de glicose no sangue, tratar de problemas psicológicos, aliviar desafios de mobilidade e muitos outros aspectos de nossa vida.
Quem pode ter um cão de serviço de alerta para enxaqueca?
Se estiver sofrendo de enxaqueca crônica e suas crises forem graves, converse primeiro com seu médico de família. Por lei, somente pessoas com deficiência podem usar cães de serviço. O treinamento de cães de serviço para pessoas com enxaqueca deve ser feito diretamente e não há nenhum curso on-line que possa ser um substituto confiável. O treinamento pode levar cerca de um ano ou mais. Os cães se concentram no odor de sua respiração para detectar alterações na química de seu corpo. Se você tem um cão que fica perto de você e tende a se agarrar a você pouco antes de você ter uma crise de enxaqueca, talvez queira monitorar o comportamento dele por algumas semanas e tomar nota de cada vez. Isso pode ajudá-lo a decidir se ele pode ser um bom candidato para o treinamento do cão de serviço de alerta de enxaqueca.
Se for comprovado que seu cão consegue captar sinais de sua respiração e comportamento, você pode procurar uma escola de treinamento de cães em sua região que possa treinar seu parceiro de patas para se tornar um cão de serviço.