- O que é um animal de serviço?
- Quais são os regulamentos para voar com um animal de serviço?
- Scandinavian Airlines - Informações gerais com relação a animais de serviço a bordo
- Scandinavian Airlines - Requisitos para o comportamento de cães de serviço
- Formulários e documentação que você terá de enviar para viajar com um cão de serviço
- O que os cães de serviço não podem fazer?
- O que fazer se o seu animal de serviço não couber no espaço permitido?
- Como reservar um cão de serviço?
O que poderia tornar um voo mais agradável do que o normal? Ter um amigo de patas amoroso ao seu lado certamente contribuirá para tornar seu voo uma experiência positiva. Levar seu amado animal de estimação lhe trará conforto e uma sensação de segurança. No entanto, isso também está associado a alguns processos organizacionais desagradáveis, como a preparação de documentação, como registros de vacinação, atestado de saúde, equipamento de identificação... etc.
Levar um animal de estimação a bordo de uma aeronave exige o cumprimento de um determinado procedimento. Quando esse animal é um animal de serviço, o procedimento pode se tornar mais complicado. É responsabilidade de todos os tutores de cães de serviço verificar com antecedência a política da companhia aérea para a qual viajarão e certificar-se de que seus animais de serviço atendam a todos os critérios para voar na cabine de passageiros.
Hoje, mudaremos nosso foco dos EUA para a Europa e daremos uma olhada mais de perto em uma das principais companhias aéreas européias e na companhia aérea de bandeira da Suécia, Dinamarca e Noruega, a Scandinavian Airlines.
O que é um animal de serviço?
Um animal de serviço é um cão que foi treinado individualmente para realizar tarefas específicas a fim de ajudar uma pessoa com deficiência. A deficiência pode ser física e/ou mental e as tarefas executadas devem estar diretamente relacionadas a ela. Os cães de serviço não oferecem apenas conforto e companhia, mas realizam um trabalho específico. Essa é a principal diferença entre eles e os animais de companhia, como os animais de apoio emocional e os animais de terapia. Você pode ler mais sobre a diferença entre eles aqui.
Quais são os regulamentos para voar com um animal de serviço?
Os animais de serviço são considerados equipamentos médicos e estão sujeitos a uma política que é diferente da política normal de animais de estimação das companhias aéreas. Esses animais têm permissão para voar na cabine de passageiros gratuitamente, pois sua presença é essencial para a saúde e a segurança de seus proprietários/responsáveis.
Durante o voo, um cão de serviço deve poder ser posicionado na área de cobertura sob o assento de seu condutor. Se o animal for transportado em uma caixa de transporte, o acompanhante precisará verificar com antecedência os requisitos da companhia aérea para as caixas de transporte permitidas a bordo.
Todos os cães de serviço devem ser saudáveis, estar com todas as vacinas em dia e ter documentação de saúde válida.
Com relação ao treinamento, as companhias aéreas adotam políticas diferentes com relação ao tipo de certificação que um animal de serviço pode ou não precisar ter para ser autorizado a entrar na cabine de passageiros. Essas normas são normalmente afetadas pelas leis locais com relação a cães de serviço. Alguns países exigem que os animais de serviço sejam treinados e certificados por organizações reconhecidas internacionalmente, como a Assistance Dog International (ADI), enquanto outros permitem que esses animais sejam treinados por escolas/treinadores locais ou pelos próprios donos.
A Scandinavian Airlines aceita cães de serviço treinados para voar na cabine de passageiros gratuitamente. Se quiser levar seu cão de serviço com você ao viajar com essa companhia aérea, lembre-se do seguinte:
- Somente cães são reconhecidos como animais de serviço, portanto, se você quiser levar outra espécie, ela será tratada como um animal de estimação;
- Solicite a viagem com um animal de serviço com pelo menos 48 horas de antecedência; recomendamos que você faça isso ainda mais cedo para evitar possíveis atrasos e problemas;
- Lembre-se de que você poderá levar um cão de serviço com você, a menos que viaje para os EUA. Nesse caso, você poderá levar até dois cães de serviço;
- Seu cão precisará deitar ou sentar no chão à sua frente sem obstruir o acesso ao corredor;
- Recomenda-se que os passageiros que viajam com animais estejam no aeroporto pelo menos 2 horas antes da partida. Recomenda-se tempo extra para as verificações de segurança e o check-in;
- Os animais de serviço devem ser fáceis de identificar (usando um colete ou outro tipo de equipamento de treinamento/identificação).
Como você deve saber, os animais de serviço devem ser bem-comportados em público e a bordo de uma aeronave. Isso significa que seu cão não deve pular em pessoas ou animais, puxar a coleira, rosnar, latir... etc. Em alguns casos, latir faz parte das tarefas que um animal de serviço realiza, portanto, pode ser aceito somente nessas situações.
A companhia aérea afirma especificamente que:
- Os cães de serviço devem permanecer sob controle o tempo todo e devem estar com coleira ou arnês;
- Os cães de serviço que se comportarem mal serão considerados animais de estimação e a política de animais de estimação, incluindo todas as taxas relacionadas a animais de estimação da companhia aérea, será aplicada a eles.
Formulários e documentação que você terá de enviar para viajar com um cão de serviço
Certifique-se de ter preparado toda a documentação exigida pela companhia aérea para garantir que você e seu cão de serviço viajem sem problemas. A documentação a seguir está listada no site da companhia aérea como requisito para que os animais de serviço sejam aceitos:
- Atestado de saúde médica/mental emitido por um prestador de serviços de saúde licenciado para verificar a necessidade de um cão de serviço para a pessoa;
- Declaração de saúde emitida por um veterinário, que apresente todos os registros de vacinação necessários;
- Documento de identificação, por exemplo, uma carteira de identidade, fornecido por uma pessoa ou organização especializada em treinamento de cães de serviço. O objetivo desse documento é identificar o indivíduo com deficiência e também verificar se o animal de serviço foi treinado individualmente por uma pessoa/organização para fazer um trabalho específico em benefício desse indivíduo. O trabalho/tarefas específicos que o cão realiza devem estar relacionados à deficiência do indivíduo.
O que os cães de serviço não podem fazer?
Há certas restrições com relação a animais de serviço a bordo, que devem ser levadas em conta. Observe que os cães de serviço não têm permissão para:
- Sentar em uma fileira de saída ou obstruir os corredores;
- Utilizar um assento. Caso você reserve um assento para seu animal de serviço com antecedência, ele poderá permanecer no piso abaixo do assento;
- Comer nas mesas de bandeja.
O que fazer se o seu animal de serviço não couber no espaço permitido?
As companhias aéreas escandinavas explicam claramente em seu site o que os tutores de cães de serviço podem fazer nesses casos.
A primeira opção para os tutores é remarcar um voo em que haja mais assentos disponíveis.
A segunda opção é comprar um assento extra. Dessa forma, os tutores podem ter certeza de que seu cão de serviço se sentirá confortável durante o voo. Entretanto, conforme explicado acima, os animais não devem ocupar os assentos. Mesmo que você compre um assento extra, seu cão de serviço ainda precisará sentar-se no chão.
Como reservar um cão de serviço?
Depois de preparar toda a documentação necessária e certificar-se de que seu cão está devidamente treinado e atende a todos os requisitos de saúde para voar, como exatamente você deve solicitar a viagem com ele?
Primeiro, você deve fazer uma solicitação o mais cedo possível após a reserva. Isso significa que você precisará reservar uma passagem primeiro e, logo em seguida, solicitar a viagem com um cão de serviço. Essa solicitação deve ser feita no máximo 48 horas antes da partida.
- Depois de concluir sua reserva, você precisará adicionar sua solicitação por meio do menu "My Bookings" (Minhas reservas);
- Depois que sua solicitação for confirmada, você deverá preencher o formulário "Certificate for transportation of Animals (DOC, 113KB)" (você encontrará um arquivo DOC para download no site da Scandinavian Airlines);
- Você deve levar esse formulário impresso para o balcão de check-in no aeroporto; no entanto, isso não é necessário para voos domésticos na Noruega, Suécia e Dinamarca.
A companhia aérea também recomenda que os tutores de cães de serviço façam suas solicitações por meio do atendimento ao cliente (SAS Customer Service).
Você pode encontrar a política completa sobre cães de serviço da companhia aérea aqui.
Viajar com um animal, especialmente se ele for um animal de serviço, pode ser uma experiência estressante. No entanto, você deve sempre ter em mente que seu cão provavelmente sentirá suas emoções e mudanças de comportamento, portanto, quanto mais calmo você estiver, mais calmo ele também ficará.
LEIA MAIS: Um guia completo para viajar de avião com um cão de serviço