Você pode criar um cão de serviço?

Mar 09,2022

Os cães de serviço são amigos leais de patas, que prestam assistência inestimável a pessoas com deficiência, ajudando-as a lidar com os desafios diários e a recuperar sua confiança. Ter um cão de serviço é um processo de mão dupla. Por um lado, os cães de serviço prestam grande ajuda ao realizar tarefas específicas relacionadas à deficiência de seu condutor. Por outro lado, o dono deve ser capaz de cuidar dele adequadamente, além de investir tempo e comprometimento.

Há várias opções disponíveis para que as pessoas com deficiência física e/ou mental obtenham um cão de serviço - por meio de uma organização de treinamento de cães de serviço (com ou sem fins lucrativos) ou criem e treinem elas mesmas um cão de serviço. No artigo de hoje, discutiremos o processo de criação de um cão de serviço, seja por meio de uma organização ou por conta própria, e como você pode fazer isso.


Criação de filhotes por meio de uma organização sem fins lucrativos

Muitas organizações sem fins lucrativos dependem de voluntários para criar e socializar os filhotes nos primeiros meses ou um ano de suas vidas antes de continuar com o treinamento avançado em suas instalações. Espera-se que os criadores de cães de serviço ofereçam amor, cuidado, socialização adequada e obediência básica aos filhotes antes de encaminhá-los à organização para treinamento avançado que os preparará para realizar tarefas específicas. As organizações adotam políticas diferentes com relação à avaliação do filhote depois que ele é entregue ao criador - algumas delas fornecem uma avaliação em cada etapa do processo de treinamento, enquanto outras avaliam o cão no final de sua estadia com o criador.

Se quiser apoiar uma organização sem fins lucrativos em sua atividade de fornecer cães de serviço treinados a pessoas com deficiência, você pode se tornar um criador de filhotes. A primeira coisa a fazer é entrar em contato com a organização e obter informações sobre os requisitos que os criadores de filhotes devem atender. Em seguida, talvez seja necessário preencher e enviar sua inscrição. Se sua inscrição for aprovada, talvez seja necessário participar de cursos de treinamento antes de conhecer seu filhote, com base nos requisitos da organização. Também pode ser fornecido suporte por telefone, e-mail e/ou pessoalmente. É provável que o filhote tenha de 2 a 3 meses de idade quando for encaminhado a você. Você poderá pegar o filhote nas instalações/sede da organização ou em um determinado local, previamente combinado, onde os criadores de filhotes devem se reunir para conhecer seus filhotes. É provável que você não saiba o nome do filhote antes de conhecê-lo. Depois de receber o filhote, você será responsável por seu treinamento e socialização adequados até que ele complete aproximadamente um ano de idade e seja encaminhado à organização. Será sua responsabilidade proporcionar ao filhote um ambiente seguro e amoroso durante os primeiros meses de vida.

Crie você mesmo um cão de serviço

Os cidadãos dos EUA podem treinar seus cães como animais de serviço. De acordo com a Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA), os cães de serviço nos EUA não precisam ser treinados profissionalmente:

"Q5. A ADA exige que os animais de serviço sejam treinados profissionalmente?

A. Não. As pessoas com deficiência têm o direito de treinar o cão por conta própria e não são obrigadas a usar um programa profissional de treinamento de cães de serviço."

Você pode adquirir um filhote que será criado e treinado para se tornar um cão de serviço, ou pode treinar o cão que já possui. Os filhotes devem ter a idade mínima de 8 semanas para iniciar o treinamento, a idade de 6 meses é considerada a idade mínima para que os cães sejam reconhecidos como cães de serviço e a idade de 10 anos é considerada a idade de aposentadoria para cães de serviço. Não é necessário certificar seu cão ou colocar nele qualquer equipamento de identificação de cão de serviço. Entretanto, qualquer documentação que comprove o treinamento pode ajudá-lo a verificar a legitimidade dele em público. Você mesmo pode treinar o cão e ser seu treinador ou outra pessoa, ou seja, um membro da família, pode ser o treinador do cão, e você pode ser o usuário do cão, que se beneficia das tarefas realizadas. A criação de um cão de serviço exige muito tempo, paciência, comprometimento e dinheiro - para consultas veterinárias, alimentação de qualidade e suprimentos para cães.


Coisas importantes que você deve considerar antes de criar um cão de serviço

Seja como voluntário em uma organização sem fins lucrativos ou você mesmo, o processo de criação de um cão para se tornar um cão de serviço traz muitas responsabilidades e talvez você precise responder a algumas perguntas antes de dar o próximo passo.

Tempo

Você tem o tempo necessário para se tornar um criador de cães de serviço? Se você trabalha muito, viaja muito ou não passa muito tempo em casa, é provável que não tenha o tempo necessário para se tornar um criador de cães de serviço. Algumas organizações podem exigir que os criadores de filhotes participem de aulas não apenas antes de conhecer o filhote, mas também depois disso, e que o levem para as sessões de treinamento no local. Você deve ser capaz de adaptar sua rotina diária à causa da criação de um cão de serviço.

Compromisso

Criar um cão, especialmente se ele for treinado para se tornar um cão de serviço, é uma atividade que exige comprometimento. Você deve se dedicar totalmente ao processo e não desistir quando surgirem dificuldades, mesmo que pequenas.

Você pode contar com os membros da sua família?

Envolver os membros de sua família no processo de criação e treinamento de um filhote pode ser muito benéfico. Você pode contar com eles se não puder realizar o treinamento em um determinado horário do dia; se quiser garantir que as sessões de treinamento tenham sido repetidas o suficiente e que o filhote tenha dominado os comandos; se quiser socializar o filhote, envolvendo mais pessoas - você pode começar com seus parentes e amigos íntimos e, gradualmente, apresentar o filhote a pessoas desconhecidas. Se os membros da família fizerem parte do processo de treinamento/criação, você deve discutir abertamente a abordagem que todos terão em relação ao filhote e como será a rotina diária dele. A abordagem deve ser unitária para que o treinamento seja bem-sucedido.

Vocês têm filhos?

Ter um filho pequeno pode ser benéfico para a criação e o treinamento do filhote, pois ele se acostumará a ficar perto de crianças e se socializará melhor. No entanto, há algumas coisas que você deve levar em conta: algumas raças (as pequenas com ossos mais frágeis) podem se machucar facilmente e você precisará supervisionar todas as interações entre o cão e seus filhos. Além disso, algumas raças não são muito tolerantes com brincadeiras e manuseios bruscos, o que é comum em crianças pequenas. Portanto, você precisa esclarecer a questão: é possível criar uma criança pequena e um cachorro ao mesmo tempo?

Você tem outros animais de estimação?

Da mesma forma que o ponto acima, ter outros animais de estimação pode contribuir para a socialização do filhote, mas também dificultar o processo de criação. A organização em que você deseja trabalhar como voluntário pode estabelecer limitações para o número de animais de estimação permitidos em sua casa - algumas organizações podem não permitir que você crie um filhote que será treinado para se tornar um cão de serviço junto com outros animais; outras podem não permitir que você crie outros animais de estimação com menos de um ano de idade.

Você conseguirá se separar do cão?

Você deve saber desde o início que, em algum momento no futuro, terá de encaminhar o cão à organização para um treinamento mais avançado. Após o término do treinamento avançado, o filhote será encaminhado a uma pessoa com deficiência, para ajudá-la nos desafios diários. É fundamental que você perceba o propósito de criar um filhote que se tornará um cão de serviço - você precisará superar o forte apego que desenvolveu ao cão para permitir que ele cumpra seu propósito. Seja honesto consigo mesmo e tome uma decisão somente quando estiver completamente confiante de que poderá lidar com o processo de separação.



Tarefas essenciais que se espera que um criador de cães cumpra


Ambiente seguro

Criar um ambiente seguro para o cão é talvez a tarefa mais importante que você, como criador de cães, precisará cumprir. Criar um ambiente seguro significa muitas coisas: remova todos os objetos pequenos do chão que possam ser confundidos com petiscos e que seu filhote possa querer comer; remova todos os cabos ou itens elétricos que o filhote possa querer mastigar; coloque uma cerca no quintal para garantir que o filhote não saia correndo de casa e fique exposto a situações perigosas na rua; tranque todos os alimentos que possam ser tóxicos para o filhote (você pode ler mais sobre alimentos humanos que podem ser perigosos para seu cão em nosso artigo: "11 alimentos humanos saudáveis que podem prejudicar ou matar seu cão"; remova todas as plantas da casa que possam ser venenosas para os cães... etc. Em geral, você deve garantir que o filhote seja criado em um ambiente seguro e que os fatores potencialmente perigosos sejam eliminados.

Treinamento na caixa

Como é provável que você tenha recebido um filhote que ainda não tem nenhuma experiência, será necessário treiná-lo para usar uma caixa. O treinamento em caixas é uma parte importante do treinamento básico de obediência e socialização pelo qual os filhotes precisam passar. Para incentivar o filhote a usar a caixa, você deve escolher o melhor local em sua casa para fazer isso. Ele não deve ser isolado, mas também não deve estar muito cheio. No início, você pode colocá-la em algum lugar próximo à sua cama, para que o filhote não se sinta sozinho. Deixe-o se familiarizar com a caixa e recompense-o toda vez que ele demonstrar interesse nela, ou seja, se ele olhar para a caixa, se aproximar dela, cheirar ao redor. Gradualmente, comece a recompensá-lo quando ele chegar bem perto da caixa e até mesmo entrar nela voluntariamente. Colocar os brinquedos ou petiscos favoritos do filhote dentro da caixa pode motivá-lo ainda mais. Nunca use a caixa para punir o filhote. Ela deve ser usada apenas como parte do reforço positivo para o controle do comportamento. Você pode ler mais sobre o treinamento no caixote em nosso artigo: Programação do treinamento na caixa - Como fazer e o que você precisa saber antes disso?

Obediência básica

A obediência básica inclui tarefas que ajudarão seu filhote a se comportar adequadamente em várias situações e geralmente consiste em tarefas como: "sentar", "esperar", "lembrar" (reconhecer o próprio nome e responder quando chamado), andar calmamente na coleira... etc. A obediência básica é uma parte essencial do treinamento de cães de serviço, pois os cães precisam conhecer os fundamentos primeiro, antes de passar para tarefas mais avançadas. Como mencionamos acima, de acordo com a organização, pode ser necessário que você participe de programas de treinamento com o filhote. Além disso, é provável que o suporte por telefone/e-mail ou pessoalmente esteja incluído.

Dieta saudável

Você será responsável pela dieta saudável do filhote. Você precisará cumprir um cronograma e alimentar o filhote com marcas de alimentos pré-aprovadas. É provável que a organização em que você será voluntário tenha feito uma parceria com determinados fabricantes de ração para cães, cujos ingredientes tenham comprovado sua qualidade.

Socialização

A socialização adequada em uma idade precoce é crucial para o sucesso do treinamento. Será sua responsabilidade apresentar vários ambientes, animais e pessoas ao filhote, para que ele possa se comportar adequadamente em todos os tipos de situações. Um cão de serviço devidamente treinado deve ser capaz de manter o foco em seu dono e não se distrair. Dê passos curtos e aumente gradualmente os fatores de distração. Comece com o treinamento em casa, envolvendo gradualmente os membros da família, depois vá para o quintal, para o parque local e, após várias repetições, tente ir para um ambiente mais movimentado, como um supermercado ou um shopping center. Talvez você queira colocar no filhote um equipamento de identificação de treinamento de cães de serviço, que informará ao público que o filhote está em treinamento. É importante mencionar que os cães de serviço em treinamento não são protegidos pela Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA). O fato de eles terem ou não acesso a locais públicos depende das leis locais e da política de determinado estabelecimento. É por isso que você deve verificá-las cuidadosamente antes de visitar qualquer instalação pública com o cachorro.

Exercícios e brincadeiras

Passar um tempo de qualidade brincando e exercitando o filhote não só contribuirá para a saúde física e mental dele, mas também ajudará a fortalecer o vínculo entre vocês. Durante as sessões de brincadeiras/exercícios, você aprenderá mais sobre a personalidade do filhote. O quanto ele é receptivo, quanto tempo ele consegue permanecer concentrado em você, quão forte é o vínculo entre vocês - você poderá responder a essas perguntas quando passar tempo com seu amigo de patas.

Maneiras

Você terá de ensinar ao filhote o que ele pode fazer e quais são seus limites. Pular em você ou em seus convidados, morder, mastigar e latir são problemas comportamentais comuns que os cães geralmente apresentam na fase de filhote. A obediência básica e o redirecionamento da atenção do filhote para jogos e brinquedos interativos interessantes o ajudarão a ensinar boas maneiras ao filhote.

Cuidados com a higiene

Dependendo da raça, talvez seja necessário cuidar da pelagem do filhote escovando-a regularmente. Além disso, você precisa verificar a frequência com que o filhote deve ser banhado, dependendo da idade e da raça. Durante o banho, certifique-se de que o xampu que você está usando foi desenvolvido apenas para cães e contém ingredientes naturais. Algumas raças têm pele mais sensível e precisam de xampus especialmente desenvolvidos para sua manutenção.


O que acontece se o filhote não se formar?

Nem todos os cães podem se tornar cães de serviço. Para ser um bom animal de serviço, o cão deve ser amigável, fácil de lidar, treinável, inteligente, calmo e capaz de se relacionar com outros animais e pessoas. Alguns filhotes são ansiosos ou propensos ao estresse e à agressão. A personalidade de um cão é crucial para suas chances de se tornar um bom cão de serviço. Se o filhote não se formar, é provável que a organização se inscreva para adotá-lo. Se a organização não puder cuidar do filhote, é provável que ele seja entregue a pessoas pré-aprovadas, geralmente amigos próximos, para que cuidem dele. Na maioria dos casos, você, como criador do cão, poderá manter contato com as pessoas que cuidarão dele no futuro.


Coisas essenciais que você deve saber sobre a criação de um cão que será treinado para se tornar um cão de serviço

Criar um filhote que se tornará um cão de serviço é uma tarefa muito responsável. Você não pode adquirir um filhote e desistir quando surgirem dificuldades. Você deve estar preparado para uma certa quantidade de danos - seus móveis ou sapatos favoritos podem ser roídos, você pode precisar limpar seu tapete favorito de cocô, você pode precisar acordar bem cedo para passear com o filhote... etc. Em geral, podemos dizer que você deve ser uma pessoa muito paciente e amorosa, pronta para se comprometer com a criação de cães. Você precisa ser consistente no processo de treinamento e ensinar ao filhote todas as coisas essenciais que ele precisa saber para se tornar um cão adulto confiante e bem-comportado. E, como você já deve saber, somente um cão calmo, amigável, bem-educado e confiante pode se tornar um excelente cão de serviço.