Os filhotes são conhecidos por comerem de tudo, o que muitas vezes preocupa seus donos. Devemos sempre ficar de olho em nosso amigo de patas para garantir que ele não coma demais ou engula algo não comestível ou que seja perigoso para ele. Como esperamos que "comer" esteja entre as atividades favoritas do nosso cachorro, podemos nos preocupar se o apetite dele diminuir.
Se nossas preocupações são razoáveis e o que pode fazer com que o filhote pare de comer são tópicos que gostaríamos de discutir hoje.
O filhote não quer comer - causas
As causas podem variar e podem estar relacionadas ao estado físico e/ou emocional de seu filhote, ao ambiente em que ele vive ou apenas às suas preferências alimentares.
Comedor exigente
Às vezes, nossos filhotes são apenas comedores exigentes que esperam que seus donos atendam às suas necessidades alimentares. Seu filhote pode não gostar do sabor do alimento habitual, o que provavelmente fará com que você procure maneiras de torná-lo mais atraente.
Mudanças na dieta
Você pode ter decidido mudar a dieta do seu cachorro para torná-la mais saudável e proporcionar mais benefícios nutricionais para ele. Entretanto, qualquer mudança repentina na dieta ou na rotina diária do filhote pode afetar o apetite e os hábitos alimentares dele.
Mudanças ambientais
Da mesma forma que o ponto acima, qualquer mudança ambiental, inclusive as mais leves, como mudar a tigela de comida do filhote para outra área da casa, pode fazer com que ele se recuse a comer. Mudanças ambientais drásticas, como a mudança para uma nova casa, a aquisição de um novo animal de estimação ou a chegada de um novo membro da família, provavelmente afetarão ainda mais seu filhote. A ausência do dono é outra mudança séria no ambiente que pode levar não apenas à diminuição do apetite, mas também à angústia emocional e à ansiedade. Alguns filhotes são tão apegados a seus donos que dificilmente suportam sua ausência por longos períodos de tempo.
Dentição / problemas dentários
Qualquer problema dentário, inclusive o processo de dentição, pode causar dor e, portanto, muito desconforto durante a alimentação. A higiene bucal é uma parte importante do bem-estar geral do seu cachorro, portanto, você deve verificar regularmente se há tártaro acumulado, coloração atípica nas gengivas, bem como dentes soltos ou um cheiro forte e desagradável vindo da boca do cachorro. Quanto mais cedo você identificar qualquer problema odontológico, melhor.
Efeitos colaterais de medicamentos e vacinas
Normalmente, os cães não se sentem muito bem no mesmo dia em que a vacinação foi feita e podem precisar de um ou dois dias para voltar ao normal. A diminuição do apetite pode ser causada pela vacinação ou por qualquer medicamento que seu filhote esteja tomando. Se você notar que a medicação prescrita leva à diminuição do apetite ou a quaisquer efeitos colaterais, consulte um veterinário.
Alimentação excessiva
É comum que os donos de cães alimentem demais seus amigos de patas sem querer. Se nossos filhotes começarem a choramingar, dar patadas, cutucar ou simplesmente olhar para nós implorando por comida, é provável que caiamos nessa. Além disso, durante o treinamento, as guloseimas costumam ser usadas como principal motivador para os cães, que são conhecidos por serem altamente motivados por comida. Se você tende a dar ao seu amigo de patas comida humana, restos de comida ou muitos petiscos como recompensa, é provável que ele perca o interesse em sua comida normal.
Altas temperaturas
Durante o verão, quando as temperaturas podem ficar extremamente altas em algumas regiões, é provável que o apetite de seu cachorro diminua.
Estômago irritado
A superalimentação está entre os motivos mais comuns de problemas estomacais em cães. Se você tende a dar muita comida ao seu cachorro, especialmente se ele tiver acesso à comida em casa, o estômago dele pode ficar irritado. Tanto a qualidade quanto a quantidade devem ser levadas em conta para que possamos garantir que nossos amigos de patas tenham uma dieta saudável e nutritiva. Além disso, quando estiver ao ar livre, preste atenção ao que o seu cachorro pode tentar comer, pois comer lixo, sujeira e fezes pode causar problemas estomacais.
Se o seu cachorro tiver problemas digestivos mais sérios, outros sintomas também estarão presentes, como letargia, diarreia, vômito e coloração das gengivas.
Infecções / Parasitas
Infecções virais e bacterianas, bem como parasitas intestinais, podem levar à diminuição do apetite. A maioria dos filhotes nasce com parasitas, pois eles são transmitidos pela mãe. Por isso, é essencial para a saúde deles que os donos os desparasitem regularmente. Normalmente, recomenda-se um controle de parasitas mensal ou bimestral, dependendo do local.
Você também deve deixar seu filhote ser vacinado regularmente. A primeira vacinação geralmente é administrada com 6 a 8 semanas de idade (para cinomose e parvovírus); com 10 a 12 semanas de idade para DHPP (para cinomose, adenovírus (hepatite), parainfluenza e parvovírus); com 16 a 18 semanas de idade para DHPP, raiva (segundo reforço); com 12 a 16 meses de idade para DHPP, raiva (terceiro reforço).
Depois que o filhote se tornar adulto, geralmente com 1 ano de idade, devem ser feitos exames veterinários anuais.
Disfunção de órgãos
Doenças renais, hepáticas e cardíacas estão entre os problemas de saúde que podem causar diminuição do apetite. Esses problemas de saúde podem ser congênitos ou causados por infecção, intoxicação ou por um objeto que possa ter sido engolido.
Os problemas de saúde graves, como os listados acima, geralmente são acompanhados de sintomas como vômito, náusea, diarreia, fadiga etc.
Gripe / problemas respiratórios
Um problema respiratório comum é a chamada tosse dos canis. Ela pode ter sintomas leves e se resolver sozinha ou ter sintomas graves e atingir os pulmões. A gripe canina é contagiosa e pode ser facilmente transmitida por meio de tosse e espirros, portanto, certifique-se de que seu filhote encontre cães vacinados e saudáveis durante suas caminhadas no parque local.
O filhote não quer comer - Soluções
Torne a comida de seu filhote mais atraente
Se você tem um cachorro exigente em casa, talvez seja necessário tornar a comida dele mais atraente. Há algumas dicas simples sobre como fazer isso. Talvez você queira acrescentar algo à ração normal do seu cão:
Alimento úmido; água morna; coberturas como bacon de peru moído ou bacon esmigalhado; abóbora enlatada; feijão com baixo teor de sódio; carne de frango, cordeiro ou peru moída; ovos cozidos; mirtilos/cantalupo/maçãs/arandos.
Você deve ter cuidado ao misturar os alimentos do seu cão ou adicionar coberturas/novos alimentos, e sempre fazê-lo gradualmente. Dessa forma, você perceberá se o seu cachorro tem alguma alergia ou se ocorrem problemas digestivos.
Outra maneira de tornar a ração do seu cachorro mais atraente é colocá-la em brinquedos de quebra-cabeça para que seu amigo de patas precise chegar à ração/guloseimas. Por meio desse "exercício", seu cachorro receberá uma recompensa por dois motivos: um por causa do jogo divertido que o estimulará mentalmente e outro por causa da ração/guloseimas que ele receberá.
Além disso, você pode tentar mudar a tigela de comida do seu filhote, ou seja, comprar uma nova, feita de um material diferente.
Mudar o local da tigela é mais uma opção que você pode tentar. Seu filhote pode precisar de uma área separada onde possa comer sem ser perturbado.
Ao aumentar as atividades de seu filhote antes da hora da refeição (exercícios, passeios, jogos), é provável que o interesse dele pela comida aumente.
Não se esqueça de que seu filhote pode não gostar do sabor da comida, especialmente se ela estiver cheia de corantes e aditivos. Tente optar por marcas que ofereçam alimentos de alta qualidade.
Não dê comida demais ao seu filhote
Parece tão simples! Entretanto, na realidade, não é o caso. Você deve controlar a quantidade de alimentos, incluindo petiscos e comida humana, que dá ao seu filhote. Além disso, você deve impedir o acesso a qualquer alimento da casa que ele possa querer pegar. Supervisioná-lo quando estiver fora de casa e discutir com os membros da família as regras que você estabeleceu para ele são essenciais para criar um filhote saudável.
Ajude seu filhote a se adaptar às mudanças
Essa dica é válida para os casos em que o ambiente de seu filhote mudou e ele pode precisar de tempo para se adaptar. Para acelerar o processo de adaptação, você pode:
Preparar uma área segura para o seu filhote em casa e colocar os brinquedos e itens favoritos dele lá (brinquedos de pelúcia e itens como um cobertor quente tornarão o local mais aconchegante); massagear suavemente o seu filhote; colocar óleos essenciais na área do seu filhote; socializá-lo gradualmente com o novo membro da família (seja um bebê ou um novo animal de estimação); treiná-lo em obediência básica; lidar com a ansiedade de separação.
Se o seu filhote parecer sofrer com a sua ausência, talvez seja necessário lidar com a ansiedade de separação. Dicas úteis com relação a esse assunto são:
-Combinar sua ausência com algo positivo, ou seja, dar ao filhote uma recompensa toda vez que você sair de casa,
-Expor o filhote à sua ausência, passo a passo. Em outras palavras, o filhote deve aprender a tolerar a sua ausência por vários segundos/minutos, antes de se acostumar com ela por várias horas ou dias. Apenas saia do cômodo por 2 a 3 segundos, para que o filhote não reaja. Se ele permanecer calmo, elogie-o e recompense-o. Aumente a duração gradualmente.
Mantenha o controle da saúde do seu filhote
Isso pode incluir muitas coisas - desde exercícios regulares, manter uma dieta saudável, com base na idade, na raça e no estilo de vida, seguir um cronograma, escovar os dentes, levá-lo ao veterinário regularmente.
Mantenha seu filhote em dia com todas as vacinas e permita que ele faça o controle regular de parasitas.
Dentição / cuidados dentários
Fornecer ao seu filhote palitos dentais e palitos de dentição seguros para filhotes aliviará a dor causada pela dentição. A escovação regular dos dentes do seu filhote também é essencial para manter a higiene bucal dele. Lembre-se de que você deve usar somente produtos seguros para cães.
Quando levar seu filhote ao veterinário?
Se você perceber que seu cachorro não só parou de comer, mas também de beber água, marque uma consulta. Os cães podem sobreviver sem beber água por 72 horas; no entanto, é provável que os sinais de desidratação ocorram durante as primeiras 24 horas.
Se o seu cachorro apresentar sintomas adicionais, como diarreia ou vômito por mais de 12 horas, você deve levá-lo ao veterinário. Como mencionado acima, a desidratação tem consequências graves para a saúde do seu filhote e pode causar a morte.
A fadiga, a letargia e a coloração das gengivas (pálidas, brancas ou cinzas) geralmente são sinais de um problema de saúde subjacente.