Os filhotes, assim como os bebês humanos, aprendem muito nos primeiros meses de vida, pois tentam entender o ambiente e os limites. Pode ser muito assustador ensinar boas maneiras a um filhote, especialmente se ele for hiperativo. Para que o treinamento de boas maneiras seja bem-sucedido, você precisa primeiro criar um vínculo forte. Tentaremos dar alguns conselhos que, esperamos, o ajudem a criar seu filhote de maneira correta. Este artigo será estruturado em estágios de crescimento que você poderá (esperamos) seguir facilmente.
Alguns especialistas acreditam que o período entre 8 semanas e 16 semanas é o melhor para ensinar os filhotes a se comportarem adequadamente, pois é mais provável que eles escutem. Quando o filhote atingir a "adolescência", você enfrentará uma batalha difícil. A maioria dos filhotes geralmente é desmamada com cerca de 8 a 12 semanas de idade. Não é recomendável subornar um filhote para casa quando ele tiver menos de 8 semanas de idade, exceto em circunstâncias especiais, como quando a mãe morreu ou o filhote precisa receber cuidados especiais devido a problemas de saúde. Criadores legítimos e éticos não darão filhotes com menos de 8 semanas de idade, tenha isso em mente. Se você tiver um filhote muito jovem em casa, consulte nosso artigo "Guia de cuidados com filhotes de 0 a 8 semanas".
10-14 semanas - Exponha o filhote ao novo ambiente e ensine o básico
Seu filhote deve aprender primeiro o nome, o comando "senta" e a chamada (vir quando chamado). É fundamental ensinar o cão a ir ao banheiro e a não ter medo de uma caixa. Recomendamos usar uma escova em seu cão pelo menos uma vez por dia para que o filhote se acostume com a escovação/escovação e o toque das mãos. O banheiro pode ser o maior obstáculo nesse momento. Alguns cães podem precisar fazer xixi logo às 7 horas da manhã em ponto e, em seguida, fazer outra pausa para o xixi cerca de 45 minutos depois de tomar o café da manhã. Talvez seja necessário levar o filhote para fora a cada hora ou mais. É provável que ocorram "incidentes" em casa, mas você não deve gritar com seu cão, mas tentar ser paciente.
Deixe o cão explorar sua casa, mas mantenha o filhote à vista. É uma boa ideia deixar o cão observar o mundo externo por uma janela. Se você tiver um jardim ou um quintal, deixe o cão sair e brincar, desde que ele tenha recebido a primeira vacina. Talvez você queira comprar um Kong para o seu filhote que possa mantê-lo entretido e ocupado. É melhor fazer com que o filhote se sinta confortável em sua caixa também. É muito importante que o filhote se acostume a ficar sozinho e a se deitar em silêncio por um longo período. Temos um excelente artigo sobre treinamento básico que talvez você queira consultar - "Puppy Basic Obedience 101".
À medida que o filhote crescer, você terá de comprar uma caixa maior, portanto, compre uma que possa acomodar o cão pelos próximos 3 a 4 meses, pelo menos. Como regra geral, o filhote deve ser capaz de ficar em pé e se movimentar confortavelmente na caixa. Certifique-se de que a gaiola tenha um cobertor macio e agradável em seu interior para que o filhote se sinta confortável. Acrescentar brinquedos e petiscos no interior tornará a caixa ainda mais atraente.
Você deve acostumar o filhote a usar coleira e peitoral o mais cedo possível. Recomenda-se que o filhote use a coleira e o peitoral em casa por 5 a 10 minutos, cerca de 3 a 4 vezes por dia, enquanto estiver sob supervisão. Você pode praticar andar na coleira em casa e sempre recompensar o cão por permanecer calmo e obediente enquanto estiver na coleira.
14-16 semanas - Socialização
Quando estiver confiante de que o filhote pode ficar ao seu lado com a coleira, você poderá levá-lo ao veterinário. Dirigir com o filhote ou usar um táxi pode ser muito útil para acostumá-lo a sons e cheiros estranhos. Nessa fase do desenvolvimento do cão, você deve começar a passar o tempo limpando as orelhas e verificando os olhos e as patas regularmente. Isso é importante para que o cão se sinta confortável com os exames.
Recomendamos que você deixe seu cão conhecer não apenas membros da família, mas também amigos. Quanto mais pessoas seu cão conhecer, mais confortável ele se sentirá em espaços públicos. Ainda é cedo para conhecer cães se seu cão não tiver recebido todas as vacinas.
Continue praticando o treinamento na caixa e veja se seu cão consegue passar pelo menos 30 minutos sozinho na caixa. Tente usar um aspirador de pó em casa e veja como seu cão reage. Pode ser uma boa ideia usar o aspirador de pó enquanto o cão é deixado em outro cômodo. Alguns cães podem não reagir muito bem ao som de um aspirador de pó em funcionamento e você pode querer fazer um exercício fácil para que seu cachorro não se assuste e não fique com medo.
O exercício é o seguinte:
1) Acesse o YouTube (ou uma plataforma alternativa) e procure por qualquer vídeo que se encaixe na consulta de pesquisa "som do aspirador de pó". Você ficará surpreso com a quantidade de vídeos que existem.
2) Reproduza o vídeo em volume baixo enquanto seu filhote estiver por perto. Deixe o vídeo tocando por 10 a 15 minutos e, em seguida, aumente ligeiramente o volume.
3) Monitore a reação do seu cão e veja como ele reage. Você pode brincar com o cão enquanto o vídeo estiver sendo reproduzido em segundo plano. Isso deve ajudar a distrair o cão.
4) Aumente novamente o volume do vídeo e deixe-o tocando por mais 10 a 15 minutos. Monitore o cão e veja como ele lida com o som.
Se perceber que o cachorro está com medo, tente abraçá-lo e comece a brincar. Isso deve ajudar seu amigo de patas a se acalmar. O exercício acima pode ser feito com outros sons que são conhecidos por provocar uma reação ruim nos cães, como fogos de artifício, por exemplo.
16-18 semanas - Mais exploração
Se o seu cão recebeu a maioria das vacinas, deve ser seguro levá-lo para passear de carro com mais frequência. Você pode visitar uma loja local que aceite animais de estimação e levar seu cão para uma consulta de tosa profissional. É recomendável que você deixe seu filhote conhecer mais pessoas e talvez queira levá-lo a um café que aceite animais de estimação. Você também pode levá-lo a locais públicos, como uma lanchonete que aceite animais de estimação. Antes de levar seu cão a um local público, certifique-se de que ele esteja alimentado, que tenha gastado energia em sua recente caminhada ao ar livre e que tenha feito xixi. Dessa forma, é improvável que seu amigo de patas o envergonhe, pelo menos por algum tempo. Não se esqueça de que seu filhote ainda está crescendo e está muito interessado no mundo exterior. Não espere muito autocontrole do seu filhote. Os cães atingem a maturidade física em idades diferentes, ou seja, as raças de cães pequenos atingem a maturidade aos 8-9 meses de idade, as raças de cães médios e grandes atingem a maturidade aos 1-1,5 anos de idade, enquanto as raças extragrandes atingem a maturidade física aos 2 anos de idade.
18-20 semanas - Conhecendo crianças
Seu cão deve estar suficientemente familiarizado com o mundo externo antes de conhecer crianças e brincar com elas. Entretanto, você deve supervisionar seu cão e as crianças durante os primeiros encontros. Às vezes, os filhotes e as crianças se dão bem e, às vezes, nem tanto. Certifique-se de que as crianças entendam que o filhote ainda é jovem e que não devem brincar com ele de forma bruta. Deixe o filhote brincar de cabo de guerra, esconde-esconde e perseguir as crianças, mas fique sempre atento. É muito importante que seu cão tenha experiências positivas com as crianças para que ele não tenha medo.
Recomendamos que seu cão passe mais tempo no parque, perto de bicicletas, skates e outros objetos que se movem de forma emocionante. Alguns cães podem não reagir bem a uma trilha de parque movimentada, por isso recomendamos manter distância por 5 a 10 minutos. Isso dará ao seu cão a oportunidade de se acostumar com o som e a visão de pessoas e objetos em movimento rápido. Você pode passar algum tempo sentado em um banco próximo a uma trilha de parque movimentada e se aproximar gradualmente. Certifique-se de monitorar seu cão quanto a qualquer reação adversa.
20-22 semanas - Conhecendo outros cães
Se o seu filhote tiver demonstrado uma personalidade amigável e estiver calmo quando você visitar espaços públicos com muito tráfego, deve ser bastante seguro deixá-lo conhecer outros cães. Mais uma vez, certifique-se de que seu cão esteja totalmente vacinado e de que o outro cão que conhecerá o seu seja amigável. Recomendamos marcar um encontro com um cão mais velho que seja mais maduro e tolerante com a energia de filhote que seu amigo de patas provavelmente manterá. O ambiente para o encontro com o outro cão deve ser seguro e familiar.
Sua melhor aposta pode ser conversar com um amigo ou colega que tenha um cão para encontrá-lo em um parque local. A área não deve ser vista como um território vigiado por nenhum dos cães. Deixe seu cão conhecer e cumprimentar o outro cão com uma coleira curta e certifique-se de monitorar a interação cuidadosamente. Os dois cães devem estar à distância e não devem se tocar ou cheirar um ao outro. Se os dois cães se comportarem bem, recompense-os. Se ambos os cães parecerem relaxados, você poderá diminuir a distância entre eles (muito lentamente, passo a passo) enquanto continua a caminhar. Não queremos que nenhum dos cães se sinta confrontado ou desconfortável. Você não deve permitir uma aproximação direta cara a cara.
Talvez seja melhor encontrar um amigo/colega com o cão dele durante uma caminhada no parque local e deixar que os cães se cumprimentem por cerca de 5 minutos. Você pode programar um período mais longo para que seu cão conheça outro cão após essa fase de teste. Recomendamos que os primeiros 2 ou 3 encontros sejam supervisionados o tempo todo e sejam feitos com coleira. Sempre permita que os cães se cumprimentem à distância. Se os dois cães continuarem se cheirando ou até mesmo começarem a brincar, isso é um bom sinal. Continue observando a linguagem corporal deles. Se os cães colocarem os cotovelos no chão e as costas no ar, isso significa que eles querem brincar. É claro que, mesmo nesse caso, você deve continuar supervisionando a interação.
Uma boa ideia é visitar uma lanchonete local que aceite animais de estimação e levar seu filhote para passar algum tempo na companhia de outro cão, enquanto há muitas distrações ao seu redor.
O treinamento ainda não terminou
Quando seu cão tiver de 5 a 6 meses de idade, ele estará entrando na fase adolescente e recomendamos enfaticamente que você continue praticando habilidades como chamar a atenção, sentar, ficar/esperar e largar/desistir o máximo possível. Tente ser consistente e usar os mesmos comandos vocais (ou gestos com as mãos, se você usar algum). Os cães não falam "como humanos" e, às vezes, podem se distrair ou se confundir facilmente. Consistência e paciência são suas maiores ferramentas para transformar seu cão em um companheiro de patas obediente, confiante e calmo.
O treinamento em casa é um bom começo e você deve tentar fazer alguns treinamentos na vizinhança e no parque canino local. Tente aumentar o número de distrações e desenvolva a capacidade do seu cão de se concentrar em você e responder aos comandos. Para finalizar, gostaríamos de voltar ao tópico do treinamento do seu filhote para ir ao banheiro, pois esse pode ter sido o maior desafio para vocês dois. Sua melhor chance de passar pelos primeiros meses de criação do filhote sem ter de remover móveis e tábuas do assoalho de sua casa é manter a consistência. Não podemos enfatizar o suficiente a importância de sair para fazer xixi regularmente durante o dia. Seu cão aprenderá a controlar melhor o corpo e a ir ao banheiro de forma confiável, e você pode tornar esse crescimento muito mais fácil e rápido se for consistente.