Olhos vermelhos de filhotes: causas, preocupações e soluções

Nov 27,2022

O que é um olho vermelho?

A vermelhidão e a inflamação podem afetar um ou ambos os olhos de seu cão. As causas podem variar de uma reação alérgica a um glaucoma. Dependendo da causa da vermelhidão e da inflamação, os olhos do seu cão podem estar lacrimejantes e você pode notar sinais de secreção (estrias úmidas no rosto do cão). Se você observar vermelhidão nos olhos do seu cão, é altamente recomendável visitar um veterinário o mais rápido possível. Os olhos vermelhos de seu cão podem ser um sinal de um problema de saúde grave que pode envolver ruptura de vasos sanguíneos, irritação da superfície dos olhos e inflamação das pálpebras. Os olhos vermelhos podem não ser um problema local, mas um efeito colateral de outro problema de saúde. Se você notar vermelhidão por mais de 24 horas, recomendamos que consulte um veterinário. Neste artigo, exploraremos os motivos mais comuns de olhos vermelhos em cães.


O que você deve fazer?

Pode haver alguns outros sintomas relacionados aos olhos vermelhos em seu cão. A primeira coisa que você deve fazer é tentar determinar se o seu cão está simplesmente tendo uma reação alérgica ou se o problema é muito mais grave. Para isso, observe mais de perto a área problemática. Verifique o seguinte:

1. Córnea turva (superfície do olho);

2. Massa vermelha sob a(s) pálpebra(s);

3. Mancha vermelha no branco do olho;

4. Inchaço ou inchaço das pálpebras;

5. Olhos lacrimejantes e aquosos;

6. Corrimento branco ou verde no canto interno do olho.

Recomenda-se verificar se o cão está tentando manter o olho vermelho fechado, se está batendo nos olhos e se está apertando os olhos com frequência. Desde que não haja massa vermelha sob as pálpebras do cão e que elas não estejam inchadas, leve seu amigo peludo ao banheiro e dê-lhe um banho com xampu antialérgico calmante. Os donos de cães relataram uma experiência positiva com produtos como o Nutri-Vet Dog Eye Rinse e talvez você já tenha o Miracle Care Sterile Eye Wash Pads for Dogs & Cats, que pode ajudar a limpar os olhos do seu animal. Os cães adoram explorar e, às vezes, podem ser excessivamente confiantes, o que pode fazer com que objetos estranhos entrem em seus olhos.

Irritações e lesões nos olhos podem ser causadas por sujeira, galhos ou brincadeiras excessivamente enérgicas com outros animais de estimação. Pequenas irritações podem ser tratadas em casa, mas se não houver alívio imediato na postura do cão, se ele continuar esfregando/pincelando os olhos e você perceber que eles estão inchados, será necessário ir ao consultório do veterinário o mais rápido possível.


Causas comuns de olhos vermelhos em cães

Lesão ou trauma ocular

Isso geralmente é causado por brincadeiras bruscas com outros cães e pelo fato de seu cão entrar em arbustos onde não deveria entrar. Nesse caso, você pode encontrar objetos estranhos nos olhos do cão, além de lacrimejamento e inchaço na área ao redor do olho. É provável que seu cão dê patadas e arranhe o(s) olho(s).

Tratamento:

Lave o olho do cão com um colírio seguro para animais de estimação ou use compressas como mencionado acima.


Alergias

Uma reação alérgica em seu cão pode causar coceira e inchaço nos olhos, além de lágrimas e secreção ocular excessiva. A reação alérgica em cães pode ser desencadeada por alimentos, plantas e pesticidas (e soluções químicas semelhantes usadas para tratar grama aberta). Os sintomas incluem lacrimejamento excessivo, vermelhidão ao redor do olho e patas nos olhos, bem como em outras partes do corpo.

Tratamento:

Certifique-se de que a cama, a comida e as tigelas de água do seu cão estejam limpas.

Quando o cão voltar para casa depois de sair, dê-lhe um banho com xampu antialérgico calmante.

Pergunte ao veterinário sobre testes de alergia, pois talvez seja necessário comprar medicamentos para o cão.


Conjuntivite

Trata-se de uma inflamação com coceira do tecido que reveste o olho (coloquialmente conhecida como "conjuntivite" ou "olho vermelho"). Às vezes, ela afeta apenas um olho de cada vez, mas pode se espalhar para os dois, portanto, tome cuidado. A conjuntivite pode ser induzida por uma alergia ou por um ferimento recente. Outro motivo para isso pode ser uma infecção viral. Nesse caso, você pode notar uma secreção ocular pegajosa, verde ou amarela, bem como vermelhidão e inchaço do(s) olho(s).

Tratamento:

Use colírios para ajudar a aliviar a inflamação e compre anti-histamínicos de venda livre se estiver lidando com uma resposta alérgica (sempre consulte um veterinário com antecedência).

Aplique uma compressa fria para aliviar o inchaço.

Problemas de raça

Algumas raças de cães são mais propensas a problemas oculares do que outras. Essas raças incluem: Bulldog, Shih Tzu, Pug, Bloodhound e Terra Nova (raças com pele caída e solta), bem como cães com pelos densos e longos ao redor do rosto, como Poodles, Maltês e Sheepdog.

Como cuidar dos olhos de seu cão:

Verifique regularmente os olhos do seu cão e monitore os sinais de irritação.

Não se esqueça de aparar e limpar a área ao redor dos olhos sempre que possível.

Talvez seja necessário usar colírios como parte dos cuidados preventivos.


Abrasão da córnea

A córnea é uma membrana transparente e brilhante que cobre a parte frontal do olho. As abrasões da córnea geralmente são causadas por traumas, como ser arranhado ao correr em arbustos, grama alta, campos com vegetação alta ou irritado por poeira. Além disso, se o seu cão tiver a Síndrome do Olho Seco, os olhos podem ficar irritados se não tiverem sido tratados adequadamente. Se o seu cão estiver sofrendo de abrasão da córnea, você verá fricção e estrabismo excessivos. Seu amigo de patas provavelmente tentará manter os olhos fechados o máximo possível.

Tratamento:

Consulte seu veterinário e use colírio antibiótico, pomada e medicação para dor, conforme prescrito.


Síndrome do olho seco

Formalmente conhecida como ceratoconjuntivite sicca ou KCS. Essa condição de saúde ocorre quando os dutos lacrimais do cão não produzem lágrimas suficientes. Ela pode ser causada por lesões ou por um sistema imunológico enfraquecido e pode levar à infecção ou à abrasão da córnea, conforme mencionado acima. É provável que os olhos do cão fiquem vermelhos com frequência e você perceberá a presença de resíduos e inflamação nos olhos.

Tratamento:

É provável que seu cão receba prescrição de "lágrimas artificiais" para manter os olhos limpos e saudáveis. As lágrimas artificiais podem ser compradas em quase qualquer lugar e são relativamente baratas. Seu objetivo é lubrificar os olhos do cão, aliviar a dor da síndrome do olho seco e protegê-lo da luz solar. Também pode ser necessário usar colírios antibióticos, dependendo do perfil de saúde do seu cão.


Glaucoma

Essa condição de saúde envolve um acúmulo de fluido no olho que causa pressão que, se não for tratada, pode causar cegueira. O glaucoma pode ser a causa da vermelhidão ocular e deve ser tratado por um veterinário. Se você perceber que os olhos do seu cão estão vermelhos e inchados e que há muita secreção, procure um veterinário o mais rápido possível.

Tratamento:

É provável que o veterinário prescreva medicamentos para dor, colírios e recomende uma intervenção cirúrgica. Essa costuma ser a melhor solução e você provavelmente terá de aplicar a medicação por um período significativo após a realização da cirurgia.


Opções de tratamento

Como mencionado acima, há algumas opções de tratamento para olhos vermelhos em cães. As maneiras comuns de aliviar a dor e tratar a causa subjacente são:

1) Aplicar colírios e pomadas e usar compressas para lavar os olhos. Isso pode envolver esforços contínuos por até uma semana.

2) Aplicar medicação na forma de antibióticos, esteroides, analgésicos, dilatadores e lágrimas artificiais três vezes ao dia por cerca de uma semana ou mais. Em alguns casos, podem ser prescritos antibióticos orais. Não opte por medicamentos de venda livre sem consultar seu veterinário com antecedência.

3) Use cirurgia para tratar o problema do olho vermelho. A cirurgia é frequentemente empregada para reparar permanentemente as glândulas lacrimais. Os problemas de entrópio (condição médica em que a pálpebra se dobra para dentro) também podem exigir cirurgia para remodelar a pálpebra de modo que ela não entre em atrito com a córnea do olho.


Em casos muito raros, o olho vermelho é causado por uma condição de saúde intratável e o veterinário pode insistir na remoção cirúrgica do olho (cirurgia de enucleação). Esse tipo de intervenção não afeta a vida do cão de forma significativamente negativa, exceto pela perda da percepção de profundidade até certo ponto.


Lembre-se de monitorar os olhos do seu cão quanto a qualquer irritação e use xampus seguros para animais de estimação. Se estiver procurando mais conselhos sobre como cuidar de seu cão, consulte os artigos em nosso blog!