- Causas
- Soluções
- Misturar os alimentos
- Aqueça a comida de seu filhote
- Faça uma transição suave para o novo alimento
- Transforme o momento da alimentação em um momento de brincadeira
- Palitos para mastigar
- Mantenha o controle do número de petiscos
- Lide com o estresse
- Consulte um veterinário
- Dicas para proprietários de filhotes
A maioria dos cães é movida a comida e, quando adquirimos um novo filhote, normalmente esperamos que ele seja guloso e coma com muita energia. Afinal, eles são filhotes e precisam de muita energia para se desenvolver adequadamente! Não é comum que os filhotes sejam exigentes e se recusem a comer. É por isso que geralmente nos preocupamos quando nosso querido amigo de patas fica agitado e se recusa a comer.
Por que nossos filhotes podem se recusar a comer, se devemos nos preocupar e o que podemos fazer a respeito, são os principais tópicos que discutiremos hoje.
Causas
Seu filhote pode não gostar da comida
Seu filhote pode não gostar do sabor, da dureza ou da textura do alimento. Se o seu amigo de patas se acostumou a uma determinada marca ou sabor, ele pode não tolerar alimentos com sabor diferente, especialmente se o alimento favorito dele tiver sido alterado abruptamente.
Novo alimento
Como mencionado acima, se você mudar o alimento do seu cachorro sem nenhuma transição, mas de repente, ele pode não ter se adaptado ainda. Os cães são criaturas de hábitos e mudanças repentinas geralmente afetam seu estado físico e/ou emocional.
Seu filhote está com a dentição
Assim como nos bebês humanos, o processo de dentição está relacionado a desconforto e dor, especialmente durante a alimentação. Quando os filhotes estão com a dentição, eles podem começar a comer mais devagar ou se recusar a comer, mesmo que não sejam exigentes.
Você pode alimentar demais seu filhote
Se você costuma dar muitos petiscos ao seu filhote, especialmente antes da hora da alimentação, ele pode perder o interesse na comida normal.
Alergias/sensibilidade
Seu filhote pode ser alérgico ou muito sensível a um determinado alimento, o que provavelmente levará à relutância em comer.
Estresse/ansiedade
Há muitos fatores que podem causar estresse no seu cão, como mudanças no ambiente ou na rotina diária, como receber um novo membro da família (incluindo um animal de estimação), mudar para uma nova casa, mudar um membro da família de lugar... etc. As mudanças, mesmo quando vistas como sutis do nosso ponto de vista, podem ter um impacto enorme nos seus amigos de patas.
Problemas digestivos
É comum que os filhotes tentem comer quase tudo o que podem alcançar, mesmo quando não é seguro para cães ou não é comestível. Problemas digestivos também podem ocorrer devido a hábitos não saudáveis que podem ter sido incentivados involuntariamente pelo dono, ou seja, alimentar o filhote em excesso com guloseimas antes da refeição normal. Isso pode fazer com que seu filhote se recuse a comer o alimento normal. A alimentação excessiva pode causar problemas digestivos ou fazer com que seu filhote ganhe peso. A obesidade é um problema comum em cães que não foram submetidos a uma dieta saudável.
Disfunção de órgãos
Doenças renais e hepáticas, doenças cardíacas, problemas hormonais... A disfunção dos órgãos de seu cachorro pode levar à diminuição do apetite. Entretanto, nesse caso, outros sintomas geralmente também estão presentes, como fadiga, vômito, diarreia etc., o que o ajudará a reconhecer o problema de saúde em tempo hábil.
Problemas respiratórios
Felizmente, os problemas respiratórios geralmente podem ser facilmente tratados com medicação adequada. Entretanto, problemas respiratórios mais graves podem afetar os pulmões de seu amigo de patas e levar a muitas complicações. A tosse dos canis, também conhecida como traqueobronquite infecciosa, é um dos problemas respiratórios mais comuns em cães, caracterizado pela tosse. Ela é altamente contagiosa, portanto, você precisará manter seu amigo de patas longe de outros animais. Normalmente, o tempo de recuperação é de 1 a 3 semanas. Felizmente, existe uma vacina contra essa infecção.
Parasitas
Os parasitas comuns em cães são as tênias, lombrigas, ancilostomídeos, vermes do coração e vermes do chicote. Se algum parasita estiver presente, ele pode causar vários problemas de saúde, inclusive a recusa em comer. Como qualquer outro problema de saúde, se o seu cachorro tiver parasitas,é provável que também apresente sintomas adicionais, como diminuição do nível de energia, vômitos, fadiga edistensão abdominal . O controle mensal de parasitas lhe poupará muitos problemas, especialmente se o seu cachorro passa muito tempo ao ar livre.
Quando você deve consultar um veterinário?
Se o seu cachorro não bebeu água o dia inteiro ou teve diarreia que durou mais de 12 horas, é provável que ele esteja altamente desidratado. Essa condição pode ser fatal e requer exame veterinário imediato.
Fadiga, letargia, gengivas pálidas, amareladas ou acinzentadas também são sinais de uma condição médica que requer consulta com um veterinário. A coloração das orelhas e a parte interna dos olhos são outros sinais de um problema de saúde.
Se você notar sangue nas fezes do seu filhote ou nas substâncias que ele vomita, vá imediatamente ao consultório do veterinário.
Outros sintomas que podem ser sinais de um problema de saúde subjacente são tontura, convulsões e fraqueza geral.
Se você perceber que seu filhote está se comportando de forma diferente, verifique se outros cães que ele conheceu recentemente no parque ou seus irmãos da mesma ninhada também ficaram doentes. Recomenda-se que seu filhote interaja com cães vacinados e bem-comportados.
Soluções
Com base na causa da diminuição do apetite, forneceremos algumas dicas sobre como lidar com isso.
Se o seu filhote simplesmente não gosta da comida, você pode:
Misturar os alimentos
Não alimente seu filhote somente com raçãoseca ou úmida. Uma dieta bem balanceada é a opção mais saudável que fornecerá ao seu filhote todos os ingredientes de que o corpo dele precisa. Adicionar comida úmida à comida seca do seu cachorro mudará o sabor e a tornará mais atraente para ele. Além disso, você pode cozinhar para o seu cachorro e adicionar comida humana às refeições regulares dele. No entanto, certifique-se de alimentar seu filhote somente com alimentos humanos que sejam seguros para cães, como cenoura, frango, arroz branco, peixe, manteiga de amendoim (certifique-se de que não contenha xilitol)... etc. Não se esqueça de cozinhá-la bem. Se não tiver certeza de qual dieta pode ser a melhor opção para seu cachorro, considerando a idade, a raça e o estilo de vida dele, consulte um veterinário. Como já mencionamos em vários artigos, você deve evitar alimentar seu cachorro com alimentos de baixa qualidade que contenham muitos aditivos e corantes.
Aqueça a comida de seu filhote
Você pode aquecer a comida de seu filhote se ele parecer ser exigente. Adicionar um pouco de água quente (não fervente) à ração seca do seu cachorro a tornará mais atraente. Entretanto, lembre-se de que a ração para cães não deve estar nem muito quente nem muito fria.
Faça uma transição suave para o novo alimento
Uma regra geral quando se trata de mudança de dieta é que você deve adicionar 10% do novo alimento todos os dias até que ele se torne 100% do conteúdo do alimento. Isso é importante não apenas para o seu filhote, pois ele terá tempo para se adaptar, mas também para você como proprietário, pois poderá reconhecer quaisquer reações alérgicas ao novo alimento que possam ocorrer.
Transforme o momento da alimentação em um momento de brincadeira
Brinquedos de quebra-cabeça que escondem petiscos em seu interior tornarão a hora da alimentação regular muito mais divertida e interessante para seu filhote. Ele precisará usar suas habilidades para resolver quebra-cabeças e ser ágil para chegar ao alimento.
Palitos para mastigar
Se o seu filhote estiver com a dentição, a hora de comer pode se tornar desagradável devido à dor que ele sente e ele pode relutar em comer. Para ajudar seu filhote a lidar com essa fase da vida, você pode dar a ele palitos para mastigar. Certifique-se de dar ao seu filhote apenas brinquedos seguros para mastigar para que não irritem ainda mais as gengivas dele.
Mantenha o controle do número de petiscos
Não dê muitos petiscos ao seu cachorro, especialmente antes da hora da alimentação. Alimentar seu amigo de patas com petiscos em excesso não só fará com que a comida normal dele pareça menos atraente, mas também pode fazer com que ele ganhe peso.
Cumpra um cronograma
Estabelecer uma rotina traz muitos benefícios para o seu amigo de patas - ele saberá quando chegará a hora da alimentação e, portanto, terá menos probabilidade de se comportar mal e implorar por comida. Comportamentos como choramingar, latir, pular em você e mastigar podem diminuir se uma rotina for estabelecida.
Lide com o estresse
Se estiver lidando com um filhote ansioso, cujo apetite diminuiu devido ao estresse, você deve determinar primeiro o gatilho do estresse.
Os cães precisam de tempo para se acostumar com as mudanças em seu ambiente, com base em seu temperamento e personalidade. Se seu amigo de patas tiver sua própria área em casa, onde possa comer, brincar e relaxar, é mais provável que ele se adapte mais rapidamente. Ter seu próprio local faz com que os cães se sintam mais seguros e confortáveis. Brinquedos de pelúcia e itens quentes para acariciar, como toalhas e cobertores, proporcionarão ainda mais conforto ao seu cachorro e farão com que ele se sinta relaxado.
Você também pode tentar massageá-lo suavemente para obter um efeito calmante. Os óleos essenciais são conhecidos por aliviar o estresse, não apenas em humanos, mas também em cães.
Se a causa do estresse não estiver relacionada a nenhuma mudança no ambiente, mas a um determinado gatilho, como um lugar que você visita, uma pessoa, um objeto ou um animal, você pode tentar evitar esse gatilho ou removê-lo do ambiente. Uma segunda opção, que exigirá tempo e esforço, mas trará melhores resultados a longo prazo, é treinar seu cão para se acostumar com o gatilho e mudar sua atitude em relação a ele. A dessensibilização pode ser obtida expondo seu cachorro ao gatilho, mas mantendo-o em um nível muito baixo, para que não haja reação. Com o tempo, você pode adicionar gradualmente mais estímulos, até que o filhote comece a tolerá-los. A mudança de atitude do seu filhote em relação a um estímulo pode ser obtida fornecendo-lhe alimentos (guloseimas) ou algo que ele valorize muito enquanto o estímulo estiver presente. Quando ele começar a associar o gatilho a algo positivo, sua atitude mudará.
Consulte um veterinário
Se você acha que seu filhote pode ter um problema de saúde subjacente, você deve supervisioná-lo por um ou dois dias e determinar se há outros sintomas além da diminuição do apetite. Se o seu amigo de patas tiver diarreia, vômito ou tosse, parecer tonto e cansado, marque uma consulta com um veterinário imediatamente.
Dicas para proprietários de filhotes
É altamente recomendável que você fique de olho em seu amado amigo de patas e certifique-se de que ele não coma nada que possa perturbar seu estômago e causar problemas adicionais, ou seja, lixo, itens não comestíveis, fezes, alimentos potencialmente perigosos para cães.
Negue o acesso de seu filhote a qualquer lugar onde alimentos humanos perigosos para cães estejam trancados.
Seria útil saber se os cães que seu filhote conhece estão com todas as vacinas em dia. Há muitas condições de saúde que são altamente contagiosas e podem ser facilmente transferidas entre os animais.
Não negligencie as consultas regulares ao veterinário e cuide das vacinas e do controle de parasitas do seu cachorro.