Mordedura e mordedura de filhotes: Causas, preocupações e soluções

Sep 08,2022

Acredito que todos nós concordamos que abraçar e brincar com nosso filhote está entre nossas atividades favoritas ao longo do dia. Não é à toa! Nossos amigos de patas nos trazem muita felicidade e alegria e nos tornam mais responsáveis, atenciosos e compreensivos. Entretanto, as sessões de brincadeiras podem facilmente se tornar dolorosas, especialmente se o seu filhote tende a mordê-lo enquanto você brinca. Normalmente, esse é um comportamento inofensivo, que pode ser superado ou corrigido quando abordado em uma idade jovem. Entretanto, em certos casos, pode ser um sinal precoce de agressão como um problema comportamental.

Por que os filhotes beliscam?

Existem diferentes causas para os beliscões dos filhotes. As mais comuns são

Falta de inibição

Os filhotes exploram o mundo por meio do olfato, da audição e da boca. Às vezes, a boca pode se transformar em mordida, pois eles ainda não conseguem controlar seus impulsos. Nossa função e responsabilidade como donos é ensinar nossos filhotes a interagir com o mundo e conosco de maneira calma.

Excesso de excitação

A falta de autocontrole dos filhotes pode resultar em mordidas quando eles brincam com você ou até mesmo quando o cumprimentam na porta da frente. A superexcitação é normal em filhotes, no entanto, você deve ensinar seu amigo de patas a ter autocontrole e a manter a calma independentemente da situação. Caso contrário, podem surgir maus hábitos que afetarão não apenas você como proprietário, mas também os animais e os transeuntes.

Frustração

Assim como os humanos, os cães também apresentam comportamentos ruins quando se sentem frustrados. Eles demonstram sua decepção e raiva usando os dentes e as unhas. É muito fácil ficar frustrado se você ainda for um filhote (o mesmo vale para bebês humanos) e ainda estiver aprendendo sobre o mundo e seus limites.

Cansaço

É provável que os filhotes passem cerca de 18 horas por dia dormindo... Você pode imaginar como seu filhote pode ficar agitado se o sono dele tiver sido interrompido ou se ele não tiver sido deixado dormir. Se o seu filhote brincou, correu, cheirou, pulou, perseguiu brinquedos ou outros animais, ele certamente precisará de descanso. É bem possível que seu amigo de patas fique irritado se não puder desfrutar de um descanso de qualidade. Mordidelas, latidos, mastigação e outros tipos de comportamento podem ocorrer como resposta natural.

Medo

O medo talvez seja o maior motivador do mundo. É um instinto primordial, que nos mantém vivos e ainda tem um grande impacto em nosso comportamento atualmente. O medo também é o principal gatilho que leva ao comportamento agressivo , não apenas em humanos, mas também em cães.Quando um cão se sente ameaçado, é provável que comece a rosnar, morder, mudar sua postura corporal oumostrar sinais de agressão.

Limites

Nossos amigos de patas têm seus próprios limites, que devemos respeitar. Às vezes, somos nós que nos tornamos pegajosos e tentamos constantemente abraçar, acariciar ou brincar com nossos cães e gatos. Se ultrapassarmos os limites estabelecidos por eles, é provável que haja uma resposta natural (ou seja, na forma de mordidas).

Você incentiva esse comportamento

É comum que donos novos ou ainda sem experiência incentivem involuntariamente comportamentos ruins em seus amigos de patas. Isso pode acontecer prestando atenção em seus cães quando eles se comportam mal e recompensando-os por isso (ou seja, damos petiscos ao nosso cão para que ele pare de choramingar ou latir) ou incentivando-os por meio de nossa postura e linguagem corporal. Você pode se perguntar o que significa incentivar seu filhote a beliscar você por meio de sua linguagem corporal... Imagine que você está sentado no chão, brincando e brigando com seu filhote, e está balançando as mãos e as pernas. Esse tipo de comportamento e postura corporal o incentiva a continuar brincando de forma ainda mais bruta .


Inquietação

Se o seu amigo de patas estiverenvolvido em uma determinada atividade, especialmente se estiver dormindo, e você o assustar, poderá ocorrer uma resposta natural do corpo, como mordiscar. Também é comum que cães mais velhos se sintam um pouco desorientados e tenham maisdificuldade paranavegar pelo ambiente. É por isso que você deve ser atencioso e gentil ao se aproximar do seu cão e ao interagir com ele.

Guarda de recursos

Alguns cães têm tendência a apresentar esse tipo de comportamento se acreditarem que seus recursos valiosos, como comida, brinquedos, casa ou o dono, estão em perigo. A guarda de recursos pode ser direcionada tanto para pessoas desconhecidas quanto para membros da família, até mesmo para o próprio dono. Por exemplo, se você quiser pegar um dos brinquedos favoritos do seu cachorro, ele poderá mordê-lo para proteger o brinquedo.

Estresse

Se o seu cachorro estiver passando por uma situação estressante, que pode incluir mudanças no ambiente ou um gatilho específico, isso pode fazer com que ele apresente comportamentos indesejados, como mordiscar.

Pausa para usar o penico

Outro motivo para os beliscões dos filhotes pode estar relacionado à necessidade de se aliviarem. Como você já deve saber, os filhotes precisam ir ao banheiro a cada uma ou duas horas. Se você se esqueceu disso, seu amigo de patas provavelmente o lembrará mordendo ou mordendo você.

Forneceremos algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar com esse comportamento, antes que ele se transforme em um mau hábito. É sempre melhor ensinar a um cão o comportamento correto em vez de corrigir o comportamento ruim, uma vez que ele já esteja desenvolvido.

Soluções

Desestimule seu cachorro a beliscar enquanto brinca

Para fazer isso, você pode simplesmente se virar e ignorar seu filhote se ele começar a mordê-lo com muita força. Ignore-o por vários segundos/minutos ou até que ele se acalme. Além disso, você pode colocar seus braços nas axilas para evitar que ele tenha acesso a elas. Seu filhote deve aprender que, quando ele mordiscar você, não haverá nenhuma reação - nem positiva, nem negativa. Uma resposta negativa também é uma resposta e você deve evitar gritar com seu filhote ou demonstrar qualquer tipo de agressão verbal. Em outras palavras, ele não ganhará nada por mordiscar você. Com o tempo,ele entenderá que a sessãode brincadeiras termina se começar a se comportar mal. Quando o filhote se acalmar e começar a se comportar bem, você deve elogiá-loe recompensá-lo. Deixe a brincadeira continuar!

Redirecione a atenção de seu filhote

Fornecer brinquedos de mastigar ao filhote o ajudará a redirecionar a atenção dele e oferecerá uma boa alternativa à mordida. Ao dar brinquedos ao seu filhote, ele aprenderá que pode morder, mas não a sua mão ou perna. Brinquedos para mastigar e palitos dentais também trazem benefícios para a higiene bucal do seu filhote e o ajudarão a lidar mais facilmente com a dor da dentição.

Dê ao seu filhote tempo para se acalmar

Aqui entra o treinamento em uma caixa.Treinar seu filhote em uma caixa ou, pelo menos, ensiná-loque eletem uma área designada onde pode se acomodar e relaxar é muito importante para a criação adequada de um cão. Ter seu próprio espaço proporcionará ao seu filhote uma sensação de segurança e conforto, especialmente se você se esforçar para tornar a caixa/área aconchegante (coloque brinquedos de pelúcia ou itens fofos, como cobertores e toalhas). Se o seu filhote começar a se comportar mal, basta colocá-lo na caixa/área por algum tempo até que ele se acalme. No entanto, você deve se certificar de que seu filhote não associe a gaiola a uma experiência negativa. As gaiolas devem proporcionar um local pessoal para seu filhote , associado a uma experiência positiva e não a uma sensação de punição. É por isso que você deve introduzir a caixa gradualmente e associá-la a itens valiosos para seu filhote, como comida e brinquedos, para que ele se sinta motivado a passar um tempo nela.

Crie um cronograma

Estabeleça uma rotina e incentive seu filhote a passar algum tempo sozinho para que ele possa descansar e dormir com calma , sem ser perturbado por outros animais de estimação da casa ou por membros da família. Não apenas ter uma caixa, mas também um portão para bebês ou um cercado para exercícios criará uma área especialmente projetada para as necessidades de descanso do seu filhote. O cumprimento de um cronograma ensinará disciplina e autocontrole ao seu cão, pois ele saberá que receberá comida, brinquedos e será levado para passear em um determinado horário do dia. Ensinar disciplina ao seu filhote ajudará a reduzir quaisquer problemas de comportamento no futuro.

Resolva os problemas de estresse

Parafazer isso, você precisa descobrir qual é o gatilho do estresse. Em seguida, você pode removê-lo do ambiente ou treinar seu filhote para aceitá-lo. Se você começar a expor seu cão aos estímulos que o provocam, passo a passo (primeiro em um nível bem baixo, aumentando gradualmente a intensidade dos estímulos ao longo do tempo - dessensibilização) e também recompensá-lo enquanto os estímulos estiverem presentes (contracondicionamento), ele setornará menos reativo a eles.

Se o gatilho do estresse estiver relacionado a mudanças bruscas no ambiente, você deve dar ao seu cãozinho tempo para se adaptar aessas mudanças e fazer com que ele se sinta amado o máximo possível.

Treinar seu filhote em habilidades básicas de obediência não só redirecionará sua atenção de um comportamento inadequado, mas também o ensinará a se comportar adequadamente.


Treine seu filhote no comando Heel (calcanhar)

Você pode treinar seu filhote para andar bem ao seu lado, sem beliscar sua perna. Você deve começar a praticar em um local sem distrações, como um cômodo silencioso em sua casa. Mostre um petisco ao seu filhote e coloque-o em sua mão. Enquanto mantém a mão encostada em seu corpo, comece a se mover para frente. Seu filhote provavelmente seguirá o petisco em sua mão. Depois de vários passos, você deve parar. Marque o comportamento (usando um clicker ou um comando verbal como "Sim"), elogie seu filhote e recompense-o. Se seu filhote responder bem a esse exercício, você pode incorporar a palavra "calcanhar". Em seguida, você pode continuar avançando e batendo no seu lado esquerdo/direito para incentivá-lo a continuar seguindo. Toda vez que seu filhote demonstrar o comportamento desejado, você deve elogiá-lo e recompensá-lo.

Ofereça ao seu filhote oportunidades de gastar sua energia

Você deve investir tempo passeando comseu amigo de patas,brincando com ele,treinando-o ouoferecendo oportunidades para que ele gaste sua energia. Se seu filhote passa muito tempo sozinho, dê-lhe brinquedos para mantê-lo ocupado durante o dia. Um filhote que gastou seu excesso de energia tem menos probabilidade de se comportar mal.

Abordar a guarda de recursos

A dessensibilização e o contracondicionamento também o ajudarão a lidar com comportamentos como mordiscar devido à guarda de recursos. Por exemplo, se o seu filhote estiver protegendo a comida ou os brinquedos, você pode começar a praticar mantendo uma distância segura primeiro e jogando petiscos na direção do seu cão. Gradualmente, você deve diminuir a distância até conseguir colocar calmamente os petiscos na frente dele. Se ele ainda estiver concentrado na tigela de comida/brinquedos, você pode simplesmente pegá-la, colocar os petiscos e depois colocá-la de volta. Se você repetiressas etapas várias vezes, seu cão começará a tolerar sua presença perto da comida/brinquedos ou de qualquer recurso que ele considere valioso.

Faça uma pausa para o banheiro

Como os filhotes precisam ir ao banheiro pelo menos a cada uma ou duas horas, o fato de seu filhote mordiscar pode ser um sinal de que ele precisa sair para se aliviar. Os protetores de xixi e as fraldas para cães podem ser úteis durante o processo de treinamento do seu filhote em casa.

Incentive os comportamentos desejados

Não castigue seu filhote por ser brincalhão, explorador e incapaz de controlar seus impulsos. Ele é apenas um filhote, que ainda está aprendendo sobre o mundo. Prefira aplicar o reforço positivo para motivá-lo a exibir os bons comportamentos. Quando ele fizer algo que você deseja reforçar, basta clicar com um clicker (ou qualquer item que produza um som característico) ou usar uma palavra-chave como "Sim" e, em seguida, recompensar seu amigo de patas. Com o tempo, você pode começar a usar comandos específicos que substituirão o clicker.

Socialização

Os cães captam os sinais sociais de outros cães, ou seja, se o seu filhote tiver a tendência de brincar de forma muito bruta e morder outros cães enquanto brinca, é provável que ele grite e pare de brincar ou que seus donos o peguem. Por meio de interações com outros cães (certifique-se de que eles estejam vacinados e tenham passado pelo controle de parasitas), seu filhote aprenderá a se comportar.

Spray de dissuasão

Outra opção para desencorajar seu filhote de mordiscar você ou os móveis é usar um spray de dissuasão.

Quando você deve se preocupar?

Normalmente, quando socializados e treinados adequadamente, os filhotes superam esse tipo de comportamento aos 5-6 meses de idade. Entretanto, se você perceber que seu filhote está mordendo a pele, rosnando, encarando você ou outra pessoa/animal, talvez seja necessário consultar um profissional. Além disso, você mesmo pode lidar com esses comportamentos, mas precisa ser muito paciente, comprometido e disciplinado. Existem programas de treinamento no local e on-line que ajudam os tutores a treinar seus cães e a lidar com problemas comportamentais, se houver.