Você deve se preocupar se o seu cachorro estiver respirando rápido enquanto dorme?

Jul 06,2022

Para muitos donos, ver seu amado filhote dormindo é uma das coisas mais doces do mundo. Nossos filhotes são lindos, mas quando dormem, especialmente em uma posição engraçada, simplesmente não conseguimos resistir a eles. Cuidar de nossos amigos de patas durante o sono não é apenas normal, mas também pode ser muito útil, pois podemos reconhecer quaisquer problemas respiratórios que possam estar presentes.

Qual frequência respiratória em filhotes é considerada normal?

A frequência respiratória dos filhotes é um pouco mais rápida do que a dos cães adultos. Os cães adultos provavelmente respiram entre 10-30/35 vezes por minuto, enquanto os filhotes tendem a respirar entre 15-40 vezes por minuto. No entanto, a taxa de respiração normal de cada filhote é individual, por isso é melhor consultar um veterinário para obter informações precisas sobre seu amigo de patas.


É possível determinar a frequência respiratória de seu filhote durante o sono?

Sim, você pode.

A maneira mais fácil de fazer isso é programar um cronômetro para 30 segundos e monitorar as respirações do seu cachorro (uma respiração é igual a uma inspiração e uma expiração). Após 30 segundos, basta multiplicar o número por dois para determinar a taxa de respiração do seu amigo de patas. Outra maneira ainda mais fácil é contar as respirações de seu filhote em 15 segundos e multiplicá-las por 4.


Por que os filhotes respiram rápido

Como mencionado acima, os filhotes têm taxas de respiração mais altas do que os cães adultos, o que se aplica ainda mais aos filhotes hiperativos, que estão ansiosos para brincar e explorar. Em geral, podemos dizer que há três tipos de motivos para a respiração mais rápida em filhotes:

1. Causas físicas (são bastante normais e você não deve se preocupar);

2. Causas psicológicas;

3. Problemas médicos subjacentes.

Como o nome indica, o primeiro grupo inclui atividades físicas que naturalmente fazem com que a frequência respiratória de seu filhote aumente, ou seja, se ele brincou, é normal que sua respiração esteja alta.

As causas psicológicas podem estar relacionadas a gatilhos de estresse, que podem causar ansiedade e levar ao aumento da frequência respiratória.

O terceiro grupo inclui condições de saúde subjacentes, como insuficiência cardíaca, problemas respiratórios, doença de Cushing (também conhecida como hiperadrenocorticismo em cães, é um problema de saúde caracterizado pela produção excessiva de cortisol no corpo), intoxicação, efeitos colaterais de medicamentos... etc. Nesse caso, você precisa consultar um veterinário o mais rápido possível.


Seu filhote está respirando rápido enquanto dorme - quando não se preocupar

Seu filhote está esfriando

Se seu filhote correu pelo jardim, brincou de buscar com você, pulou em cima de você, passou muito tempo caminhando, cavando, perseguindo animais... em outras palavras, seu filhote esteve muito ativo durante o dia, não é de se admirar que ele respire rápido, mesmo quando está tirando um cochilo. Com a respiração mais rápida, seu filhote se refresca e regula a temperatura corporal. No entanto, se você achar que seu filhote pode estar superaquecido, leve-o para um local mais fresco e forneça-lhe água fresca. É importante que o local não tenha correntes de ar, pois o filhote pode ficar doente. Você deve sempre ter em mente que a insolação é perigosa não apenas para os seres humanos, mas também para os cães.

Seu filhote está em um estágio REM

Outro possível motivo para seu filhote respirar rapidamente durante o sono é que ele pode estar em um estágio de sono REM. Durante esse estágio, os olhos se movem rapidamente (atrás das pálpebras fechadas), a frequência cardíaca aumenta e a respiração fica irregular. Como os pulmões do seu filhote ainda não estão totalmente desenvolvidos, pode ocorrer respiração rápida durante o sono.

Causas psicológicas

Quando se trata de fatores estressantes, eles também podem fazer com que a frequência respiratória do seu filhote durante o sono aumente. Entretanto, do ponto de vista médico, não há motivo para preocupação. Os gatilhos de estresse geralmente podem ser uma mudança ambiental rápida, ou seja, a mudança para uma nova casa. Além disso, se você adquiriu recentemente um novo animal de estimação ou deu as boas-vindas a um bebê, isso também pode ter levado à piora do estado emocional do seu filhote. Seu filhote pode precisar de alguns dias/semanas para se acostumar com a mudança. É claro que você deve ajudá-lo a se familiarizar com essas mudanças, criando uma área especial em casa para ele, onde ele se sentirá seguro e poderá brincar, comer e descansar. Itens fofos e macios, como um cobertor quente e brinquedos para mantê-lo ocupado e distraído, também contribuirão para melhorar sua saúde mental. O treinamento básico de obediência também ajudará seu filhote a lidar melhor com os problemas relacionados ao estresse/ansiedade.

Embora as causas psicológicas geralmente sejam inofensivas para a saúde física do seu filhote, você deve lidar com elas, pois, se não forem tratadas, podem ter um efeito negativo na saúde mental dele a longo prazo.


Seu cachorro está respirando rápido durante o sono - Quando consultar um veterinário?

Se você perceber que seu amigo de patas está respirando rapidamente, mesmo quando está descansando, ou se ele estiver ofegante com a boca fechada ou não totalmente aberta, entre em contato com um veterinário. Tosse, vômito, respiração ofegante (além de produzir outros sons), gengivas azuis ou pálidas são outros sinais de problemas de saúde subjacentes que exigem um exame veterinário.


Problemas de saúde que podem fazer com que seu cachorro respire rapidamente durante o sono

Bronquite crônica

Esse é um problema de saúde que afeta as vias aéreas inferiores, resultando em inflamação e aumento da produção de muco. Essa condição pode causar danos permanentes aos pulmões. A tosse ocorre como uma resposta do corpo para ajudar as vias aéreas a limpar o excesso de muco.

A bronquite pode ser aguda ou crônica. Enquanto a bronquite aguda geralmente é causada por infecção (viral ou bacteriana) e é uma condição temporária, se os sintomas permanecerem por mais de dois meses, ela é considerada crônica.

Problemas na traqueia

A traqueia é uma parte do sistema de vias aéreas, sustentada por anéis cartilaginosos que se abrem para permitir a entrada e saída de ar. Quando esses anéis entram em colapso (perdem a rigidez e/ou a força e, como resultado, ficam achatados), eles causam o chamado colapso traqueal. Essa é uma doença progressiva, mais comum em raças de brinquedo como o Pug, o Yorkshire Terrier, o Poodle Miniatura e o Poodle Toy, o Chihuahua. Se achar que seu cão pode sofrer dessa doença, monitore-o de perto, pois geralmente há outros sintomas, como vômito, tosse, chiado no peito etc. O colapso traqueal é visto como uma extensão da bronquite crônica.

O tratamento de problemas na traqueia pode incluir medicamentos e cuidados preventivos.

Dispneia

A dispneia ou a chamada falta de ar é uma condição que impede a expansão dos pulmões. Como resultado, eles não conseguem levar oxigênio suficiente para a corrente sanguínea, o que leva a problemas respiratórios. Você pode ouvir seu filhote arfar e as gengivas dele podem ficar azuis, brancas ou pálidas. Outros sinais que podem sugerir que o filhote está com problemas respiratórios estão relacionados à postura corporal, ou seja, ele está tentando manter o pescoço esticado.

O tratamento inicial pode incluir: fornecimento de oxigênio, retirada de fluido da cavidade torácica, intubação traqueal, inalação, manutenção do filhote hidratado e tratamento de infecções bacterianas, se houver.

Problemas cardíacos

A respiração rápida pode ser um sinal de insuficiência cardíaca congestiva. Essa doença é caracterizada pelo acúmulo de fluidos no corpo do cão e pela pressão sobre os pulmões. Os sintomas acompanhantes podem ser respiração ofegante, fadiga, dificuldade para respirar ou respiração muito rápida, tosse e gengivas azuis.

Podem ser prescritos medicamentos para corrigir o batimento cardíaco ou evitar o acúmulo de fluidos. Além disso, pode ser realizada uma cirurgia.


Outras razões para a respiração rápida

Intoxicação alimentar

Se seu cão for guloso, ele pode ter engolido itens não comestíveis ou alimentos humanos, que são potencialmente perigosos para cães. Certos tipos de alimentos, como chocolate, alho, cebola, cebolinha, nozes de macadâmia, abacate, xilitol e espiga de milho podem ser prejudiciais para seu amigo de patas. Se você acha que seu cão pode ter comido algo tóxico para ele, chame um veterinário imediatamente. Sempre recomendamos que você mantenha os alimentos humanos potencialmente perigosos para o seu cão trancados e sempre supervisione seu amigo de patas quando estiver ao ar livre.

Efeitos colaterais de medicamentos

Sedativos e analgésicos podem causar problemas respiratórios em seu amigo de patas. Na maioria dos casos, esses medicamentos não causam respiração difícil (quando usados corretamente); no entanto, se o cão tiver uma reação alérgica, problemas cardíacos, anemia ou sangramento interno, podem ocorrer problemas respiratórios.