Nós, como espécie, empregamos cães em operações de resgate, recuperação de contrabando, segurança, apoio emocional, resposta a alertas médicos e detecção de substâncias nocivas. Os cães de serviço são animais de trabalho treinados individualmente para ajudar pessoas com deficiências, sejam elas mentais e/ou físicas. Os candidatos a cães de serviço precisam apresentar uma personalidade tranquila, um temperamento calmo e uma atenção especial às necessidades de seu condutor ou usuário. O condutor de um cão de serviço que auxilia uma pessoa com deficiência geralmente é chamado de usuário de cão de serviço. Você pode contar com a ajuda de um cão de serviço se estiver lidando com TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) devido ao temperamento natural, ao foco e à personalidade demonstrados por cães de serviço psiquiátrico certificados.
A Associação Americana de Psiquiatria define o TOC como:
Um distúrbio no qual as pessoas têm pensamentos, ideias ou sensações recorrentes e indesejadas (obsessões) que as levam a fazer algo repetidamente (compulsões). Comportamentos repetitivos, como lavar as mãos, verificar as coisas ou limpar, podem interferir significativamente nas atividades diárias e nas interações sociais de uma pessoa.
Como um cão de serviço pode ajudá-lo a passar por um episódio de TOC?
Os cães de serviço psiquiátricos captam facilmente os sinais emocionais e físicos que uma pessoa com TOC pode manifestar. Cada PSD tem a sua maneira de se aproximar de uma pessoa com um episódio de TOC. Alguns podem cutucá-lo com o nariz, outros podem tentar abraçá-lo e outros podem tentar pular no seu colo e lamber o seu rosto. Esses comportamentos naturais podem ser aprimorados pelos treinadores e os candidatos a cães de serviço podem aprender outras habilidades úteis. Você pode treinar um cão para fazer círculos na frente de uma pessoa, colocar a pata no joelho de alguém, ficar ao lado de uma pessoa como se estivesse ouvindo-a e muitas outras atividades não verbais que podem ajudar uma pessoa que está passando por uma experiência de TOC. Normalmente, espera-se que os cães de serviço psiquiátrico treinados para responder ao comportamento do TOC realizem uma ampla gama de "truques" que incluem:
- Lamber o rosto de uma pessoa para distraí-la;
- Pular no colo de uma pessoa para colocá-la de castigo;
- Andar em círculos na frente de uma pessoa para atrair a atenção dela e tirá-la de um ciclo emocional;
- Acariciar a pessoa com a pata ou com o nariz;
- Trazer um brinquedo e incentivar a pessoa a brincar.
Os cães são emotivos e podem demonstrar cuidado, atenção e preocupação por meio da linguagem corporal e da voz. Um rabo abanando, olhos arregalados, orelhas empinadas, cheiradas curtas, lambidas e até mesmo puxões na roupa podem ser maneiras de um cão de serviço desestimular pensamentos, ideias ou sensações recorrentes e indesejadas (obsessões). Latir pode ser uma ferramenta poderosa para um cão de serviço que esteja cuidando de uma pessoa com TOC, além de simplesmente estar ao lado de seu companheiro e demonstrar amor e apoio a ele.
Os cães de serviço podem ser um fator importante em uma terapia cognitivo-comportamental (TCC)
O termo Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) refere-se a um sistema de técnicas psiquiátricas que ajuda as pessoas que lidam com vícios, obsessões, TOC, problemas de autocontrole e distúrbios cognitivos. Os cães de serviço podem ser apresentados a pessoas que desejam obter mais controle sobre suas vidas, melhorar sua rotina diária e desenvolver seu pensamento racional. Um cão de serviço psiquiátrico pode ser parte integrante da maneira como você passa por um episódio de TOC e como você diminui a frequência desses episódios.
Seu cão pode ajudá-lo a estabelecer um estilo de vida mais saudável e a interromper fisicamente o comportamento compulsivo. Cuidar do seu cão e receber amor incondicional comprovadamente leva a níveis mais baixos de estresse, a uma perspectiva mais positiva e a uma menor dependência de medicamentos. É provável que o tratamento do TOC inclua medicamentos, mas você pode levar uma vida plena e desfrutar de um ambiente estável com a ajuda de um cão de serviço. O cão de serviço pode ajudá-lo a evitar o comportamento compulsivo e a angústia emocional quando perceber uma mudança no padrão respiratório, na frequência cardíaca, na estabilidade emocional e na tensão muscular. Um cão de serviço bem treinado pode lembrá-lo de tomar seus medicamentos e até mesmo ajudá-lo a ter melhores interações sociais.
O que é uma boa raça de PSD?
Todo cão que demonstra atenção, cuidado, afeto e foco em seu humano é um bom candidato a cão de serviço, portanto, há muito poucas restrições quanto às raças que são boas e as que devem ser evitadas. É mais importante considerar se uma determinada raça se adequaria à sua moradia e ao seu estilo de vida. Cães grandes que exigem muito exercício não se adaptam a todas as pessoas, assim como cães pequenos e tranquilos não são perfeitos para todos. Se estiver pensando em adquirir um cão de serviço, muitos treinadores recomendam as seguintes raças:
- Labrador Retriever
- Poodle padrão
- Border Collie
- Lhasa Apso
- Pembroke Welsh Corgi
- Pastor Australiano
- Mastim Francês
- Bretanha
- Beagle