O número de condições de saúde com as quais os cães de serviço podem ajudar um indivíduo a lidar aumenta constantemente. Independentemente da natureza da deficiência - física ou mental -, os cães de serviço ajudam muito seus tutores devido às tarefas específicas que realizam. Talvez você não esteja familiarizado com o fato de que 16% da população geral em todo o mundo (135.000 a 200.000 pessoas nos EUA, em particular) sofrem de narcolepsia. Embora essa condição possa não parecer tão "grave" quanto outros problemas de saúde, ela tem muitas consequências e afeta negativamente a vida de muitas pessoas.
Gostaríamos de informá-lo sobre a narcolepsia - o que significa para uma pessoa lidar com essa condição, quais são seus sintomas e, principalmente, como um cão de serviço pode ajudar seu condutor a lidar com a narcolepsia diariamente.
O que é Narcolepsia?
É uma condição neurológica crônica de saúde que interfere na capacidade do cérebro de gerenciar os ciclos de sono-vigília. Esse distúrbio do sono geralmente é acompanhado de enormes sensações de fadiga, cansaço e ataques de sono que ocorrem repentinamente. As pessoas que sofrem de Narcolepsia não conseguem ficar acordadas por longos períodos durante o dia. Essa condição afeta muito a rotina diária da pessoa e aperturba seriamente.
Quais são as causas da narcolepsia?
Supõe-se que a falta de uma substância química chamada hipocretina, contida no cérebro, possa causar a narcolepsia. As pessoas que têm falta de hipocretina provavelmente têm um distúrbio imunológico, que faz com que o sistema imunológico ataque a parte do cérebro que libera essa substância química.
Quais são os sintomas da narcolepsia?
Fadigaextrema, cansaço e sonolênciadurante todo o dia
As pessoas que sofrem de narcolepsia podem cair no sono a qualquer momento e em qualquer lugar, independentemente da situação. Elas podem dormir por alguns minutos ou uma hora e parecerem energizadas depois de acordarem. No entanto, é provável que adormeçam ou fiquem cansadas novamente durante o dia. Devido a esse estado constante de sonolência, as pessoas que sofrem de narcolepsia têm dificuldade para manter o foco e a atenção. A fadiga e a sonolência são os primeiros sintomas que ocorrem e provavelmente têm o impacto mais grave sobre os indivíduos, tornando-os incapazes de funcionar normalmente.
Paralisia do sono
A paralisia do sono é uma condição que o torna incapaz de falar ou se mover ao acordar ou adormecer. Geralmente dura de alguns segundos a vários minutos. Pode ser realmente aterrorizante para as pessoas que a vivenciam, pois é provável que se lembrem dela depois de ocorrer, mas não conseguem controlá-la.
Cataplexia
A cataplexia, também conhecida como perda de tônus muscular, é uma condição que ocorre devido a emoções imensas, positivas ou negativas (surpresa, excitação, medo... etc.), e pode levar a uma fala murmurada ou à fraqueza da maioria dos músculos, ou seja, os joelhos podem dobrar.
Alucinações
As alucinações relacionadas à narcolepsia podem parecer reais e vívidas e, portanto, ser muito assustadoras para a pessoa que as está experimentando. Dependendo do momento em que ocorrem - quando a pessoa está adormecendo ou quando está acordando -, as alucinações podem ser divididas em hipnagógicas e hipnopômpicas.
Alterações na fase REM (Rapid Eye Movement, movimento rápido dos olhos) do sono
As pessoas que sofrem de narcolepsia podem entrar em uma fase REM a qualquer momento. Como você já deve saber, os sonhos ocorrem durante essa fase. Entretanto, as pessoas que sofrem de narcolepsia podem passar para a fase REM muito mais rapidamente do que as outras - em 10 a 15 minutos.
Narcolepsia e como os cães de serviço podem ajudá-lo a lidar com ela
Os principais medicamentos para o tratamento da narcolepsia são estimulantes que afetam o sistema nervoso central para que os indivíduos com essa condição possam permanecer acordados durante todo o dia. Além dos medicamentos como ferramentas de tratamento primário, muitas pessoas se beneficiam da ajuda que os cães de serviço oferecem.
Alerta
Os cães de serviço podem ser treinados para realizar várias tarefas que atendam às necessidades específicas de um indivíduo. Essas tarefas incluem, mas não se limitam a,tarefas de alerta , ou seja, um cão de serviço pode ser treinado para detectar mudanças que ocorrem logo antes de um indivíduo ter um episódio. Ele pode alertar a pessoa lambendo-a, dando-lhe a pata , cutucando-a ou por meio de vocalização (latidos). A forma exata como o cão de serviço será treinado para notificar a pessoa depende de suas preferências. O fato de ser alertado sobre um episódio que se aproxima pode ajudar a pessoa a encontrar um lugar onde possa se deitar até que o episódio passe.
Orientação para um localseguro
Se a pessoa estiver prestes a ter um episódio, o cão de serviço poderá guiá-la para um local seguro.
Proteger o corpo de seu condutor
Quando o cão de serviço reconhece um episódio que se aproxima, ele pode usar seu corpo para proteger o condutor de cair e se machucar.
Tarefas médicas / de resgate
Um cão de serviço também pode ligar para o 911 ou levar ao seu condutor medicamentos ou qualquer tipo de objeto que ele não consiga alcançar, por exemplo, devido à perda de tônus muscular.
Despertar o condutor por meio de estímulo tátil
Por meio da estimulação tátil, um cão de serviço pode despertar seu condutor e ajudá-lo a se envolver em suas atividades diárias.
Terapia de pressão profunda
Devido ao constante estado de fadiga, as pessoas com Narcolepsia são propensas à depressão e à ansiedade. Nesse caso, elas podem se beneficiar de um cão de serviço psiquiátrico. A estimulação por pressão profunda, como pular no colo ou colocar o queixo sobre o colo, o braço ou o ombro do condutor, provavelmente aliviará os sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
Ajude o condutor a manter o foco
A falta de foco e concentração pode resultar em dificuldades para memorizar até mesmo informações simples. Ter um cão de serviço ajudará a pessoa a seguir um cronograma que inclui alimentar, passear, exercitar o cão e, principalmente, dar diferentes tipos de comandos, o que melhorará suas habilidades de concentração e memorização.
Ajuda o condutor a melhorar sua mobilidade
As caminhadas e os exercícios queos cães exigem serão benéficos para a saúde física de uma pessoa com Narcolepsia. Isso é extremamente importante para pessoas que precisam lidar com pressão alta ou obesidade como sintomas secundários dessa condição.
Como obter um cão de serviço para a narcolepsia?
Organização de treinamento / Personal Trainer
Para obter um cão de serviço para a narcolepsia, você pode entrar em contato com uma organização/um personal trainer que se dedique ao treinamento de cães de serviço. Alguns requisitos que uma pessoa precisa cumprir se optar por essa opção incluem
-Ter pelo menos 12 anos de idade (crianças com determinadas condições são consideradas uma exceção);
-Ser capaz de participar do processo de treinamento por um determinado período de tempo, ou seja, uma hora por dia durante vários meses (dependendo da duração do processo de treinamento);
-Ser diagnosticado com Narcolepsia por um profissional médico;
-Ser capaz de oferecer ao cão um ambiente e condições de vida estáveis;
-Ser capaz de lidar com o cão;
-Não criar o cão de serviço com outros cães.
No entanto, recomendamos que você entre em contato com a organização em que está interessado para obter informações precisas sobre os requisitos e as condições.
Entrar em contato com uma organização e se beneficiar do conhecimento e da experiência de treinadores profissionais será muito útil para você. Infelizmente, os custos para obter um cão de serviço treinado podem chegar a US$ 30.000 e, como mencionamos em muitos artigos, talvez seja necessário esperar umou dois anos para obtê-lo. Além disso, algumas organizações treinam apenas seus próprios cães e talvez você não possa escolher uma raça de cão de acordo com suas preferências.
Treine seu próprio cão para a narcolepsia
Uma segunda opção que você pode querer considerar é treinar seu próprio cão para a narcolepsia. Para isso, você pode se inscrever em um curso de treinamento on-line, que inclui obediência básica e habilidades sociais, bem como habilidades mais avançadas, dependendo das tarefas que você deseja que o cão execute. A Lei dos Americanos com Deficiência (ADA), que regulamenta o status dos animais de serviço nos EUA, permite que os tutores treinem seus próprios cães de serviço: "As pessoas com deficiência têm o direito de treinar o cão por conta própria e não são obrigadas a usar um programa profissional de treinamento de cães de serviço". Uma grande vantagem doscursos on-line do é a oportunidade que eles oferecem aos treinadores de adaptar o processo de treinamento às suas necessidades específicas e se concentrar nas tarefas do que serão mais benéficas para eles com base em seus sintomas. É claro que, nesse caso, você deve ser capaz de conduzir o treinamento e controlar o cão. Se os seus sintomas não permitirem que você participe do processo de treinamento de forma eficaz, seu parente/amigo pode se tornar o treinador do cão e você pode ser o usuário dele. Treinar seu próprio cão será definitivamente uma opção mais econômica. Entretanto, tempo, consistência e paciência são fatores essenciais que você precisará considerar nesse caso.