O Dia Mundial de Conscientização sobre a Narcolepsia é 22 de setembro e estima-se que cerca de três milhões de pessoas em todo o mundo sofram de narcolepsia, mas apenas 25% delas são diagnosticadas e recebem tratamento. Você sabia que figuras historicamente importantes, como Winston Churchill (primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial) e Harriet Tubman (defensora contra a escravidão), sofriam de narcolepsia?
O que é Narcolepsia?
A definição de narcolepsia fornecida pelo National Institute of Neurological Disorders and Stroke (NINDS) descreve-a como um distúrbio neurológico crônico que afeta a capacidade do cérebro de controlar os ciclos de sono-vigília. As pessoas com narcolepsia podem se sentir descansadas ao acordar, mas depois sentem muito sono durante a maior parte do dia. Muitos indivíduos com narcolepsia também apresentam sono irregular e interrompido, o que pode envolver o despertar frequente durante a noite.
A narcolepsia é uma condição de saúde que dura a vida toda e seus sintomas podem variar de intensidade ao longo dos anos. As pessoas que não são diagnosticadas adequadamente podem sofrer graves problemas psicológicos, sociais e cognitivos. A narcolepsia pode afetar significativamente os estudos, o trabalho, a vida social e as atividades diárias.
Há dois tipos principais de narcolepsia, conforme definido pelo (NINDS):
Tipo 1 - anteriormente conhecida como narcolepsia com cataplexia.
Os indivíduos têm baixos níveis de um hormônio chamado hipocretina ou relatam cataplexia e sonolência diurna excessiva. O hormônio hipocretina tem um papel importante em ajudar o cérebro a manter o corpo acordado.
Tipo 2 - anteriormente conhecida como narcolepsia sem cataplexia.
Os indivíduos com narcolepsia tipo 2 apresentam sonolência diurna excessiva, mas geralmente não têm fraqueza muscular desencadeada por emoções. Esses indivíduos tendem a apresentar sintomas menos graves e têm níveis normais do hormônio cerebral hipocretina.
Sintomas da narcolepsia
A narcolepsia é diagnosticada por médicos que estudam os ciclos do sono, os distúrbios do sono e os hormônios. Um neurologista pode ajudar seu médico de família a diagnosticá-lo corretamente. Talvez você precise passar por vários testes de sono antes de ser diagnosticado com Narcolepsia. Essa condição aparece em indivíduos de 7 a 25 anos e continua durante toda a vida. Os sintomas notáveis da Narcolepsia que os médicos procuram são:
1. Padrões irregulares de sono;
2. Sonolência diurna excessiva;
3. Cataplexia (perda súbita do tônus muscular);
4. Alucinações no início da noite ou ao acordar;
5. Paralisia do sono.
A paralisia do sono é muito preocupante, pois é um episódio de incapacidade temporária de se mover ou falar que ocorre logo após adormecer ou acordar. As pessoas que sofrem de paralisia do sono mantêm a consciência durante os episódios e relatam alucinações e uma sensação de sufocamento.
Entretanto, o maior problema pode ser os episódios de cataplexia. Esses episódios são definidos por uma perda súbita do tônus muscular e fazem com que o corpo caia. É preciso dizer que os indivíduos com narcolepsia podem sofrer traumas na cabeça e nas mãos que podem ser graves.
Tratamento da narcolepsia
Infelizmente, não há cura para a narcolepsia, mas os cientistas melhoraram consideravelmente sua compreensão da doença na última década. No momento emque este artigo está sendo escrito, há vários estudos que investigam a eficácia de medicamentos como armodafinil, oxibato de sódio, PROVIGIL (modafinil) e estimulantes do tipo anfetamina. As pessoas que sofrem de narcolepsia têm de lidar com muitos desafios diariamente. Você não precisa enfrentar esses desafios sozinho e muitos profissionais de saúde recomendam o uso de cães de serviço quando possível.
É possível obter um cão de serviço para a narcolepsia?
A narcolepsia é considerada uma deficiência física e as pessoas podem se beneficiar do uso de um cão de serviço. Países como os Estados Unidos, o Reino Unido, a Holanda e até mesmo partes do Canadá e da Austrália possibilitam o autotreinamento de um cão de serviço. Os cães de serviço são animais treinados individualmente para atender às necessidades de um indivíduo. Os cães de serviço podem ajudar a mantê-lo seguro, servir de apoio emocional e facilitar o enfrentamento dos sintomas da narcolepsia. Os cães de serviço para narcolepsia não são adequados para todas as pessoas que sofrem dessa condição neurológica. Converse com seu médico de família sobre como um cão de serviço pode afetar sua vida diária.
Como escolher um cão de serviço para a narcolepsia
Se você tem alergia, talvez queira optar por uma raça de cão hipoalergênico e pode encontrar orientação sobre o assunto em nosso artigo "Como escolher um cão de serviço - Raças de cães hipoalergênicos". Se não tiver certeza de como adotar um filhote para fins de treinamento, recomendo a leitura de "How to Choose a Reliable Breeder for Your Service Dog" (Como escolher um criador confiável para seu cão de serviço)e você pode ler "Should I Get a Dog? 6 coisas que você precisa saber". Sua escolha deve se basear em vários fatores e você deve consultar o médico de sua preferência. Os fatores que você precisará considerar são:
1) Você tem energia, tempo e segurança financeira para cuidar de um cão de serviço?
Os cães de serviço precisam de caminhadas regulares, alguns precisam de cuidados diários e todos eles precisarão de algum tempo para brincar com você para criar laços e se manterem mentalmente estimulados. Obviamente, você precisará fornecer alimentação, água e cuidados veterinários adequados.
2) Você tem um espaço adequado para viver?
Cães de pequeno porte podem se dar bem em apartamentos com espaço limitado, mas talvez você queira um cão grande que possa ajudá-lo a se apoiar se você tiver um episódio de cataplexia.
3) Você está morando com outras pessoas, como família, amigos ou colegas de apartamento?
Se você mora com outras pessoas, deve considerar cuidadosamente como um cão de serviço afetará a convivência com elas. Algumas pessoas com narcolepsia podem precisar de cuidadores que possam ajudar a cuidar de um cão de serviço.
Treinamento do cão de serviço para narcolepsia
Há algumas maneiras de se obter um cão de serviço para narcolepsia. A primeira é comprar um cão de serviço treinado em uma instituição de treinamento de cães, como explicamos em nosso artigo "How to Apply for a Service Dog" (Como solicitar um cão de serviço).Talvez você queira treinar um cão de serviço por conta própria, o que pode ser bastante acessível, conforme explicado em nosso artigo "O treinamento de cães de serviço é gratuito?". É claro que você também pode trabalhar com um treinador de cães local se preferir a assistência de um treinador de cães profissional. Se preferir obter um cão de serviço treinado, recomendamos que entre em contato com organizações como a Assistance Dogs Intentional, que pode direcioná-lo a escolas de treinamento de cães em sua região.
Nossa escola oferece cursos de treinamento de cães de serviço autotreinados e talvez você queira dar uma olhada no nosso Que tipos de cães de serviço para narcolepsia existem?
Os cães de serviço para alerta de nar colepsia são treinados para reconhecer os sinais de um episódio de narcolepsia que se aproxima, como sonolência excessiva ou mudanças no comportamento do dono. Esses cães podem alertar o dono dando patadas, lambendo as mãos ou cutucando o nariz. Isso dá ao indivíduo tempo para encontrar um local seguro para descansar ou tomar as precauções necessárias. Os cães de serviço de resposta à narcolepsia podem funcionar como suporte físico e sustentar o peso de uma pessoa que esteja sofrendo um episódio de cataplexia. Como mencionado acima, isso significa que o corpo perde repentinamente o apoio (tônus muscular) ou fica fraco demais para sustentar a postura ereta. Nesse caso, um cão de serviço pode ser seu apoio físico e evitar que você machuque a cabeça ao cair. Em alguns casos, o cão pode ajudá-lo a manter o equilíbrio se você se sentir fraco de repente e ajudá-lo a alcançar uma cadeira ou um sofá para se sentar. Recomendamosenfaticamente o majestoso São Bernardo se você precisar de um cão de serviço para amparar sua queda. Cães de serviço de resposta médica - este é um termo que pode abranger alguns tipos de cães de serviço. De modo geral, são cães treinados para lhe trazer medicamentos sob comando. Se você usa estimulantes do tipo anfetamina ou estimulantes EDS para combater a sonolência diurna, um cão de serviço médico pode ser muito útil. Além disso, os cães de serviço podem ser treinados para acordar o dono após um ataque de sono ou sonolência diurna excessiva. Eles podem cutucar, lamber ou dar uma pata na pessoa para ajudá-la a recuperar a vigília e o estado de alerta. As pessoas que sofrem de narcolepsia geralmente apresentam ansiedade e podem lidar com depressão. Se você se encontra nessa situação, talvez queira dar uma olhada no nosso a terapia de pressão profunda. A DPT pode ajudar a aliviar a ansiedade e outras condições de saúde mental que podem estar associadas à narcolepsia. Quando uma pessoa tem uma deficiência, isso pode afetar sua capacidade de cuidar de seu cão de serviço. Talvez seja necessário contratar um passeador de cães, usar uma creche para cães, procurar a ajuda de um cuidador ou adotar estratégias semelhantes para garantir que seu cão seja bem cuidado. Não tenha medo de pedir ajuda, você não precisa enfrentar os desafios da narcolepsia sozinho. Você pode encontrar muitos