Dar aos nossos queridos amigos de patas muitos petiscos para expressar nosso amor e motivá-los a realizar comportamentos desejados proporciona uma experiência positiva tanto para o dono quanto para o cão. Nossos cães começam a confiar mais em nós, pois associam nossa presença a algo agradável, o que fortalece nosso vínculo. Entretanto, alguns proprietários tendem a exagerar nessa atividade agradável e podem fazer com que seus cães ganhem peso. Como o excesso de peso pode ter um impacto negativo na condição geral de saúde de nossos cães, devemos ter muito cuidado com a quantidade e a qualidade do alimento que fornecemos a eles.
Se o cão está acima do peso ou não, como determinar isso e que medidas devemos tomar depois disso - essas são algumas das perguntas que gostaríamos de responder hoje.
Como determinar se o seu cão está acima do peso
Verifique as costelas e a coluna vertebral do seu cão
A maneira mais fácil de saber se seu cão tem um peso saudável é tentar localizar suas costelas e coluna vertebral. Se houver pouca gordura e as costelas e a coluna estiverem bem visíveis, seu cão pode estar abaixo do peso.
Se as costelas e a coluna vertebral não estiverem visíveis e a cintura também não estiver visível (ou estiver pouco visível), seu cão pode estar acima do peso.
Se a coluna vertebral e as costelas do seu cão não estiverem visíveis, mas você puder senti-las facilmente e também puder ver a cintura, é provável que seu cão tenha um peso saudável.
Pesar seu cão no consultório veterinário
Você sempre pode consultar um veterinário sobre o peso ideal do seu animal de estimação, com base na idade e na raça dele. É provável que o veterinário tenha uma balança no consultório que você pode usar regularmente. Dessa forma, você poderá acompanhar o peso do seu cãozinho. Uma regra geral que pode ser aplicada a situações em que você precisa pesar seu cão é a regra dos 15% - se o peso do seu cão exceder o peso ideal (com base no tamanho, na raça e na idade) em 15% ou mais, ele é considerado obeso; se o peso exceder o peso ideal em 15% ou menos, é provável que ele esteja acima do peso.
Pesar seu cão em casa
Outra coisa que você pode fazer é perguntar ao veterinário sobre o peso ideal que seu cão deve ter, pegá-lo com muito cuidado e subir na balança em casa. Depois, você pode subir novamente (desta vez sem o cãozinho) e calcular a diferença de peso. Dessa forma, você poderá determinar facilmente se o seu cão precisa perder ou ganhar peso.
Dê uma olhada no seu cão de um lado
Se a cintura do seu cão parecer estar pendurada e a barriga dele estiver no mesmo nível do peito, isso significa que seu cão pode precisar perder alguns quilos.
Seu cão tem bolsas de gordura?
Seja nos quadris, entre as pernas ou em qualquer outra parte do corpo, a presença de bolsas/almofadas de gordura indica que seu cão não está em perfeita forma e que você precisa tomar providências.
Por que os cães ganham peso?
Dieta não saudável
O primeiro e mais comum motivo para os cães ganharem peso é a dieta não saudável que seus donos impõem a eles. Todos nós amamos nossos amigos de patas e tentamos proporcionar a eles as melhores condições de vida possíveis. No entanto, às vezes, podemos não perceber que nossos cuidados realmente os afetam negativamente.
É altamente recomendável que você acompanhe a quantidade de alimento que seu cão ingere diariamente - divida as porções ao longo do dia e certifique-se de que o alimento não seja muito rico em gordura. Além disso, você deve prestar atenção aos ingredientes e aos aditivos que podem estar incluídos e evitar marcas que usem corantes, muito sal e quaisquer aditivos considerados prejudiciais à saúde do seu cão. De acordo com pesquisadores, os cães que comem ração regularmente tendem a ganhar peso muito mais do que os caninos que comem alimentos frescos.
Se você treina seu cão e usa petiscos como motivação principal, ou simplesmente adora dar petiscos a ele porque ele é seu cãozinho (afinal, ele é o melhor cão do mundo), preste atenção à quantidade. Você não deve exceder o limite percebido como aceitável e os petiscos saudáveis não devem exceder 10% do total de calorias ingeridas por dia.
Falta de atividades
Uma parte importante do processo de criação e treinamento de um cão é cuidar de sua saúde física, investindo tempo para passear com ele, brincar com ele, exercitá-lo e treiná-lo. A falta de atividade é uma das principais causas da falta de atividade. A falta de atividade é um dos principais motivos para os cães ganharem peso. Tenha sempre em mente que algumas raças têm níveis de energia mais altos e, portanto, precisam de mais exercícios. Se estiver pensando em adquirir um filhote, dê uma olhada nas características e no nível de energia da raça antes de tomar uma decisão. Embora tudo isso seja relativo e dependa do cão como indivíduo, essas informações lhe darão uma ideia geral do que você deve esperar. Raças como:
Pastor Australiano, Jack Russell Terrier, Border Collie, Pastor Alemão, Australian Cattle Dog, Husky Siberiano, Golden Retriever... etc., são consideradas altamente energéticas. Se não se exercitarem o suficiente, eles podem não apenas ganhar peso, mas também desenvolver maus hábitos, como latir, mastigar, pular nas pessoas, puxar a coleira... etc.
Idade
A idade é outro fator que pode afetar o peso de seu cão. Sabe-se que os cães com idade entre 6 e 10 anos (meia-idade) são mais propensos ao excesso de peso, em comparação com seus pares mais jovens e mais velhos. É por isso que você deve consultar um veterinário sobre o alimento mais adequado para seu amigo de patas, com base na idade dele. Como você deve saber, a ração para filhotes é mais rica em gordura e proteína, pois a ingestão nutricional dos filhotes deve apoiar seu crescimento. Os cães adultos, especialmente aqueles que foram esterilizados/neutralizados, não precisam da mesma quantidade de gordura.
Condiçãomental
Eventos percebidos pelo seu cão como estressantes podem piorar a saúde dele e causar ganho de peso. Exemplos de tais eventos podem ser :
-Uma mudança abrupta no ambiente, como a mudança para uma nova casa ou a reorganização dos móveis;
-Um membro da família faleceu ou saiu de casa;
Mudança na rotina diária (os cães adoram rotina e qualquer mudança repentina e drástica pode afetá-los negativamente);
-Você recebeu um bebê ou trouxe um novo animal de estimação;
-Um gatilho estressante no ambiente - uma pessoa, sons, um objeto... etc.
Independentemente do motivo específico, a ansiedade e o estresse em nossos amigos de patas também podem apresentar sinais físicos e o ganho de peso pode ser um deles.
Problema de saúde subjacente
Se você seguir todas as "regras" para criar um cão, como fornecer a ele alimentos saudáveis, exercitá-lo, brincar com ele, treiná-lo, garantir que ele tenha um ambiente seguro e saudável em geral, mas seu amigo de patas não conseguir perder peso, talvez seja necessário marcar uma consulta no veterinário. Os exames veterinários regulares não devem ser negligenciados para que eventuais problemas de saúde possam ser determinados em tempo hábil.
Problemas de saúde que o excesso de peso pode causar
Se você acha que alguns quilos a mais deixam seu lindo cãozinho ainda mais bonito, deve pensar novamente sobre a saúde dele. O excesso de peso pode causar sérios problemas de saúde, incluindo
Problemas cardíacos, diabetes, doença renal, câncer (certos tipos), doença hepática, problemas nas articulações, pressão alta, problemas respiratórios.
Dicas sobre o que fazer se seu cão precisar perder peso
Dieta saudável
Alimente seu cão com alimentos de qualidade.Como mencionado acima, você deve considerar a idade, a raça, o tamanho e a condição geral de saúde de seu cão para garantir que o alimento que ele consome seja o mais adequado para ele.
Alimente seu cão pelo menos duas vezes por dia e, caso ele ainda esteja com fome,procurandoativamente por comida, você pode adicionar suplementos saudáveis à comida dele, como vegetais. Tenha cuidado ao dar comida humana ao seu cão - sempre consulte um veterinário primeiro e certifique-se de que a comida tenha sido preparada adequadamente e não estejacrua. Alguns alimentos que são seguros para nós podem causar problemas sérios e até a morte de cães.
Guloseimas
Mantenha o controle da quantidade de petiscos que dá ao seu cão diariamente. Quanto mais você conhecer seu cão, melhor poderá determinar quando ele está realmente com fome ou apenas com fome.
Não caia na tentação de pedir esmolas
Seria útil se você aprendesse como evitar que seu cão implore por comida e pudesse redirecionar a atenção dele. Sempre o recompense quando ele se comportar bem. Se o seu cão tende a apresentar comportamentos como choramingar, latir e arranhar quando quer comida ou busca sua atenção, talvez seja necessário realizar um treinamento básico de obediência e reforçar apenas os comportamentos desejados.
Transição suave
Seja uma mudança na alimentação ou no ambiente, ela deve ser conduzida gradualmente. Se você estiver mudando de marca de alimento ou passando de um alimento com alto teor de gordura para um com baixo teor de gordura ou vice-versa, isso deve ser feito passo a passo. A quantidade do novo alimento deve aumentar em 10% diariamente e substituir gradualmente o antigo, até que ele se torne 100% do conteúdo alimentar.
A transição suave também é válida para os exercícios. Se o cão não estiver em boa forma, não o exercite muito desde o primeiro dia. É importante que você mantenha as sessões de treinamento/exercício curtas e frequentes. Além disso, você pode consultar seu veterinário a respeito da intensidade e da frequência dos exercícios considerados saudáveis para seu amigo de patas.
Exercícios
Conforme mencionado acima, a estimulação física e mental é realmente importante para o bem-estar geral de nossos amigos de patas. Invista tempo em sessões de brincadeiras/treinamento, caminhadas e exercícios que manterão seu cão envolvido e em forma.
Exames veterinários regulares
Não deixe de fazer exames veterinários anuais/mensais (com base na idade do seu cão), pois eles fornecerão informações importantes sobre o estado geral de saúde do seu amigo de patas.
Quanto tempo até você ter resultados visíveis
Uma perda de peso de 1-2% em uma base semanal é considerada o caso ideal. É essencial que você permaneça consistente e paciente e, depois que seu cão perder os quilos extras, continue aderindo à dieta e ao estilo de vida saudáveis. Invista mais tempo em atividades, alimentação saudável e interação com seu cão. Você não apenas o ajudará a manter a forma, mas também fortalecerá o vínculo entre vocês.
Cães felizes, com os quais temos um vínculo forte - isso é tudo o que queremos, afinal...