Meu cão está morrendo e não tenho dinheiro para pagar um veterinário - o que fazer?

Nov 25,2024

Como treinadores de cães de serviço, vimos em primeira mão o profundo vínculo que se forma entre um treinador e seu fiel cão de serviço. Esses incríveis caninos fornecem não apenas assistência, mas amor e apoio incondicionais, tornando-se membros inestimáveis da família. Quando um cão de serviço ou de estimação querido adoece, o impacto emocional sobre nós pode ser avassalador. A situação se torna ainda mais desoladora quando nossas finanças limitam nosso acesso a cuidados veterinários extremamente necessários.

Se você estiver enfrentando esse doloroso desafio, saiba que não está sozinho. Este artigo tem o objetivo de oferecer orientação e apoio durante esse período desafiador, destacando os recursos disponíveis e as medidas que você pode tomar para garantir o conforto e a dignidade do seu amigo de confiança.

Entre em contato com abrigos de animais ou sociedades humanitárias locais

Algumas organizações de resgate de cães oferecem atendimento veterinário de baixo custo ou podem direcioná-lo a serviços veterinários locais que ofereçam esse serviço. Elas também podem oferecer serviços de eutanásia humanitária, se necessário. Se você estiver pagando pelo seguro do animal de estimação e o seu valioso canino precisar de um tratamento para salvar a vida, pode haver descontos aplicáveis e procedimentos médicos gratuitos disponíveis para você. Verifique o seguro do seu cão e o passaporte do animal (se houver) e explore suas opções minuciosamente.

Você também pode considerar a possibilidade de deixar seu amado amigo de patas em um santuário de animais de confiança em sua região por um breve período. Dessa forma, ele poderá ser cuidado e você poderá visitá-lo enquanto procura financiamento adicional. Entendemos que essa é uma decisão muito difícil e que pode parecer muito errado deixar seu cão sob os cuidados de outras pessoas, mas pode ser melhor assim que você reconstruir sua situação financeira para poder sustentar adequadamente a si mesmo e a seu amigo peludo.

Financiamento coletivo

Considere iniciar uma campanha de crowdfunding ou pedir ajuda financeira a amigos e familiares. Vale a pena procurar um veterinário em uma área mais barata de sua cidade. Além disso, procure uma clínica comunitária ou um abrigo em sua região que ofereça serviços com desconto. Alguns consultórios veterinários cobram um prêmio elevado com base em seu perfil demográfico e nos concorrentes da área. Tire proveito disso e compare os preços on-line.

Procure grupos nas mídias sociais que pareçam gostar muito da raça do seu cão. Seus membros podem estar dispostos a financiar o tratamento de seu cão por meio de crowdfunding. Afinal de contas, se você já enfrentou uma emergência médica com seu cão, é provável que tenha empatia com outras pessoas que enfrentam o mesmo problema. Por exemplo, os Boxers geralmente têm problemas cardíacos e há grupos de apoio on-line para donos de cães que compartilham suas experiências. Há pessoas por aí que podem estar dispostas a ajudar outra alma a passar pela mesma experiência que elas tiveram. Não hesite em dar o primeiro passo e iniciar o contato se precisar de orientação e apoio.

Entre em contato com clínicas e escolas veterinárias

Algumas clínicas oferecem planos de pagamento ou descontos para donos de animais de baixa renda. Explique sua situação com honestidade e veja se eles podem oferecer um plano de pagamento para você. Não hesite em considerar uma segunda opinião, pois pode haver um tratamento mais barato, mas igualmente eficaz, disponível para seu cão em outro veterinário. Talvez você tenha que pagar uma taxa de consulta e fazer mais exames, mas o retorno potencial do investimento pode ser muito favorável.

As escolas de veterinária geralmente têm clínicas onde prestam serviços a preços reduzidos. Os estudantes precisam acumular experiência para se tornarem veterinários confiáveis e você precisa que seu cão receba cuidados médicos a um preço reduzido. Não pense que seu precioso amigo de patas será tratado pior se estiver em uma clínica veterinária. Na verdade, as escolas de veterinária podem oferecer acesso a novos tratamentos e medicamentos que ainda não estão amplamente disponíveis.

Dicas

Organizações como a ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals - Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais) ou grupos locais de bem-estar animal podem ter conselhos ou recursos específicos para sua região. A ASPCA tem uma página útil para encontrar recursos úteis aqui.

Se você estiver disposto a lançar o crowdfunding para o seu cão necessitado, talvez seja melhor ignorar o GoFundMe e ir direto para a plataforma WAGGLE, voltada para animais de estimação. Esse pode ser o melhor lugar para se conectar com pessoas que querem ajudar donos de cães como você.

Se você ainda não tem um seguro para animais de estimação, talvez queira explorar suas opções no PetAssure, que oferece bons descontos para cuidados veterinários que podem ser aplicados quando seu amigo de patas precisar. Não se esqueça de comparar suas opções de seguro para animais de estimação antes de comprar um.

Se estiver procurando orientações mais detalhadas sobre como proteger e cuidar de seu animal de estimação ou cão de serviço, explore nosso blog e considere navegar na página da Humane Society para proprietários de animais de estimação.

Cuidados paliativos e serviços para o fim da vida

Se o seu valioso parceiro de vida está morrendo, você já deve ter ouvido o termo "cuidados paliativos". O cuidado paliativo para cães refere-se ao cuidado médico especializado que visa melhorar a qualidade de vida de cães com doenças graves ou terminais. O objetivo é controlar a dor e o desconforto do seu amigo de patas, aliviar os sintomas e apoiar o bem-estar físico e emocional do cão. O cuidado paliativo não busca curar a doença subjacente, mas se concentra em proporcionar conforto e alívio.

Geralmente envolve uma combinação de medicamentos, ajustes na dieta, fisioterapia e apoio emocional para o cão e seus donos. O cuidado paliativo visa garantir que o tempo restante do cão seja o mais confortável e agradável possível. Se os veterinários não puderem oferecer uma solução melhor, talvez você precise se preparar para o pior.

Os serviços para o fim da vida são fornecidos por muitas organizações, como a Animal Humane Society e a AntiCruelty. A eutanásia solicitada pelo dono às vezes é gratuita, portanto, recomendamos que você verifique suas opções com os prestadores de serviços de fim de vida locais. Seu amado canino pode até fazer um último ato heroico doando órgãos para outros cães que estão lutando por uma chance de vida, portanto, esperamos que considere essa possibilidade.