Como um cão de serviço pode ajudar uma pessoa com esclerose múltipla?

Nov 04,2021

Todos sabem e apreciam o quanto os cães podem ser companheiros incríveis, pacientes e amorosos. Infelizmente, provavelmente poucos de vocês sabem que os cães podem se tornar uma ajuda insubstituível para a cura de muitas pessoas que lidam com uma condição de saúde desafiadora. Há muitas pessoas que estão lutando contra a esclerose múltipla, ou EM, que podem querer saber sobre os cães de serviço que ajudam pessoas com condições semelhantes.


O que são exatamente os cães de serviço?

Cães de serviço são animais de serviço que ajudam pessoas com deficiências. Os cães de serviço são treinados individualmente para executar tarefas que auxiliam diretamente uma pessoa e a ajudam a estabelecer mais controle e confiança ao longo do dia. Devo acrescentar que alguns estados dos EUA incluem cavalos em miniatura na categoria de animais de serviço. No entanto, quase todos os países da Europa e da América do Norte geralmente se referem aos animais de serviço como cães de serviço, cães-guia, cães de assistência, cães de mobilidade e cães auditivos. Os animais de apoio emocional não são classificados como cães de serviço, pois não são treinados para realizar tarefas especiais e não têm direitos de acesso garantidos por lei como os cães de serviço.


Estrutura legal

Como você deve saber, a esclerose múltipla afeta uma parte significativa da vida de uma pessoa, como a visão, o equilíbrio e as habilidades motoras. Você pode ter um cão de serviço se sua deficiência limitar substancialmente uma ou mais atividades importantes da vida. Você pode adquirir um cão de serviço de uma organização de treinamento de cães sem fins lucrativos ou pode treinar um você mesmo; no entanto, dependendo da sua localização, o autotreinamento pode não ser uma opção. O Reino Unido, os EUA e a União Europeia permitem animais autotreinados, e apenas algumas províncias do Canadá permitem cães de serviço autotreinados que precisam passar por um teste de segurança pública (Ontário e Colúmbia Britânica, por exemplo). É melhor consultar um médico e um advogado local de direitos humanos antes de considerar a aquisição de um animal de serviço.

Se você sofre de esclerose múltipla e não sabe como um cão de serviço pode ajudá-lo, continue lendo.


Como um cão de serviço pode ajudar uma pessoa com esclerose múltipla?

Como mencionado acima, os problemas motores e de mobilidade são uma grande parte dos desafios associados à esclerose múltipla. Você pode treinar um cão para ajudá-lo a manter o equilíbrio, recuperar objetos do chão, guiá-lo em espaços públicos e puxar uma cadeira de rodas. Os cães de serviço podem introduzir uma rotina em sua vida, oferecer apoio emocional, ajudá-lo a manter o equilíbrio, orientá-lo em espaços públicos e demonstrar afeto para combater o aspecto psicológico de viver com EM. Os cães podem responder aos seus sinais emocionais lendo sua respiração, batimentos cardíacos e expressões faciais muito bem, como mostra este estudo que faz parte do Biology Letters do The Royal Society Journal. Os cães de serviço podem ser treinados para procurar ajuda até mesmo em caso de emergência médica. Uma pequena lista de tarefas específicas pode ser encontrada abaixo:

- Pegar e trazer objetos do chão para você;

- Abrir ou fechar portas e gavetas (talvez seja necessário ajustar sua casa para isso);

- Puxar uma cadeira de rodas ou cestos de roupa suja para você;

- Carregar uma bolsa pequena;

- Ajudar a tirar as roupas;

- Acender e apagar as luzes;

- Pegar medicamentos para você;

- Orientar pessoas com problemas de audição e visão;

- Apoiar seu corpo em caso de problemas de mobilidade.


Como mencionado acima, um cão de serviço pode ajudá-lo a aumentar sua confiança e a superar algumas das limitações decorrentes da esclerose múltipla. Seu cão pode criar uma rotina, mantê-lo motivado e possibilitar um estilo de vida mais saudável. Você precisará sair para passear com o cão, conhecer novas pessoas, comprar brinquedos e cuidar dele como qualquer outra pessoa e contribuir para uma vida plena. A conexão física com seu cão por meio de cutucadas no nariz, empurrões com as patas, abraços, deitar no colo, lambidas/beijos no rosto e brincadeiras pode ajudá-lo a se manter positivo.


Você é capaz de cuidar de um cão de serviço e se beneficiar com ele?

A primeira coisa que você precisa considerar é se pode controlar um cão de forma independente. Deve haver bastante espaço para o cão e para você em casa. Você não deve ser alérgico a cães/pelos de animais. Você deve ter certeza de que você ou um cuidador designado pode levar o cão para fora regularmente e cuidar dele adequadamente. Visitas veterinárias são absolutamente obrigatórias. É altamente recomendável participar do processo de treinamento para estabelecer um bom vínculo com seu cão.


Para onde você pode levar seu cão de serviço?

Países como os EUA, o Canadá, o Reino Unido e organizações internacionais como a UE garantiram o direito de acesso para cães de serviço e seus condutores/usuários. As pessoas com deficiência podem ser acompanhadas por seu parceiro canino em restaurantes, instalações médicas (desde que a esterilidade não seja um problema), lojas de conveniência, transporte público e aviões. Observe que pode ser negado o acesso de cães de serviço a unidades de terapia intensiva de hospitais, mercearias, canteiros de obras e instalações de processamento de alimentos. Você terá de consultar o conselho local de direitos humanos e seu médico para entender seus direitos como usuário/manipulador de cães de serviço.


Quanto custaria um cão de serviço para mobilidade?

Se você tiver plano de saúde, isso poderá ajudar no custo de aquisição de um cão de serviço. Instituições de caridade, organizações sem fins lucrativos e programas de saúde em sua área podem ajudá-lo na busca de um cão de serviço e nas despesas associadas ao cuidado de um cão de assistência. Algumas instalações de treinamento estabelecem o preço de um cão de serviço para mobilidade entre US$ 25.000 e US$ 50.000. Como mencionado acima, algumas pessoas estão dispostas a treinar seus cães para o trabalho de assistência e outras preferem esperar por um de uma organização respeitável. As listas de espera geralmente são longas, o custo é proibitivo em alguns casos, e talvez seja melhor pensar seriamente em treinar seu animal de serviço por conta própria.


Como escolher um cão de serviço para mobilidade

1. Você vai querer um cão que seja relativamente grande quando estiver totalmente amadurecido para que seja um apoio confiável. As melhores opções são Golden Retriever, Labrador Retriever, Pastor Alemão, Dogue Alemão, Cane Corso e Mastim dos Pirineus.

2. Talvez seja melhor comprar um cão macho em vez de uma fêmea porque, segundo muitos treinadores, eles são mais fáceis de controlar.

3. Recomenda-se iniciar o treinamento e ter o cão totalmente treinado entre 10 meses e 3 anos, se possível.

4. Se o odor do cão for um problema, procure um Smooth Coated Collie, um Labrador Retriever e consulte um criador de cães.

5. Se não estiver pronto para escovar o cão regularmente ou levá-lo a um tosador de animais, opte por uma pelagem curta. As raças recomendadas são: Boxer, American Foxhound, Anatolian Shepherd Dog e Belgian Malinois.

Esperamos que este artigo tenha sido informativo e que você possa tomar uma boa decisão sobre se um cão de serviço seria uma boa opção para você.