Quais são as características mais importantes que geralmente procuramos em um cão antes de escolher um? Ele deve ser amigável, inteligente, fácil de lidar, obediente, equilibrado e se dar bem com pessoas e outros animais. É provável que cada um de nós imagine como o cão perfeito se comportaria e como passaríamos nosso tempo juntos. Uma palavra geralmente vem à mente quando pensamos no cão perfeito: "carinho". Cães afetuosos e calmos, que adoram abraçar seu dono e outros membros da família, são o sonho da maioria dos donos.
Quando você acaricia seu amigo de patas, um hormônio chamado oxitocina, conhecido como o "hormônio do amor", é produzido em ambos os corpos. Esse hormônio está associado ao desenvolvimento da confiança e de um vínculo forte. Como o carinho parece ter benefícios indiscutíveis para o estado emocional do dono e do cão, gostaríamos de dar uma olhada mais de perto nas raças consideradas "fofinhas". Se você está em busca de um amigo de patas carinhoso, talvez queira continuar lendo.
Hoje não continuaremos com a tradição de classificar os adoráveis representantes do grupo Retriever em primeiro lugar e começaremos com uma raça pequena e adorável.
Pug
Esses cachorrinhos fofos são originários da China e mais tarde se tornaram o mascote da Casa de Orange - uma casa reinante da Holanda. Esses cães são carinhosos e apegados à família. Devido ao forte vínculo que desenvolvem com seu dono, é provável que não respeitem o termo "espaço pessoal" e sigam seu amado humano por toda parte. Às vezes, essas fofuras podem ser um pouco teimosas, mas podemos dizer que elas adoram agradar o dono. Eles podem se tornar maravilhosos cães de colo e proporcionar uma ótima estimulação tátil ou terapia de pressão profunda, o que é uma ótima notícia para quem está procurando um cão de serviço psiquiátrico. Se você decidir fazer de um representante dessa raça o novo membro da sua família, lembre-se de acompanhar a dieta do seu amigo de patas. Além disso, você deve levar em consideração o nível de queda de pelos dessa raça. A maioria dos Pugs tem pelagem dupla e, portanto, apresenta níveis mais altos de queda em comparação com outras raças de cães. Os representantes de cor preta da raça geralmente têm uma única camada de pelo e provavelmente perderão menos pelo. Se você for alérgico a pelos de cães, considere a possibilidade de adquirir um Pug de cor preta. Os Pugs são muito amigáveis e tendem a se comportar adequadamente com pessoas novas. Eles são adaptáveis e podem ser treinados para várias tarefas. Além do tamanho compacto e da personalidade adorável, você ficará feliz em saber que eles não latem muito. Portanto, se você mora em um apartamento pequeno, essa raça se adequará muito bem ao seu estilo de vida.
Terra Nova
Quem não ama esses ursinhos de pelúcia gigantes, perfeitos para serem acariciados? O tamanho impressionante desses cães se contrapõe à sua personalidade carinhosa e amorosa. Os Newfoundlands são conhecidos por sua natureza afetuosa e capacidade de se dar bem com adultos, crianças e animais. Esses cães podem se tornar ótimos animais de estimação da família e cães de serviço. Se quiser treinar seu amigo de patas fofas, talvez seja necessário começar a fazê-lo desde cedo e continuar praticando durante toda a vida dele. Eles respondem muito bem aos comandos quando treinados adequadamente. Esses ursinhos fofos podem ser brincalhões, mas não são excessivamente enérgicos. Eles são abertos a novas pessoas, mas podem ser muito protetores de seu dono se sentirem algum perigo. Portanto, se você escolher um representante dessa raça, poderá contar com um amigo leal e fofo e, ao mesmo tempo, um ótimo cão de guarda. Esses caninos são moderadamente derramadores e babam ocasionalmente. São considerados cães silenciosos, mas tendem a latir quando querem ser alimentados, acariciados ou durante passeios. Seu latido é alto, profundo e fácil de distinguir. Lembre-se de cuidar da saúde de seu amigo de patas e de proporcionar a ele passeios regulares para que não se torne um viciado em televisão.
Alaskan Klee Kai
Esses lindos cães são uma raça do tipo spitz, que foi criada como cães de companhia no séculoXX. Os representantes da raça vêm em três variações de tamanho: padrão, toy e miniatura, e podem atingir até 22 libras, dependendo do tamanho. Esses cachorrinhos fofos e adoráveis adoram ficar abraçados com seu dono na cama ou no sofá. Eles desenvolvem um forte vínculo com o dono e outros membros da família, o que os torna propensos à ansiedade de separação se forem deixados em casa por um longo período de tempo. Para interferir nesse comportamento, você pode começar a treinar seu novo filhote desde cedo. Esses cachorrinhos fofos se adaptam bem à vida em apartamentos devido ao seu tamanho compacto. Eles podem ser uma alternativa perfeita para aqueles que estão procurando um Husky Siberiano ou um Husky do Alasca, mas não podem garantir a eles um espaço grande para viver. Esses fofinhos e carinhosos não são considerados latidores excessivos, mas é provável que usem vocalizações quando querem se comunicar com o dono. Não se surpreenda se o seu cãozinho usar sons diferentes para mostrar que quer petiscos ou atenção. O Alaskan Klee Kais pode soltar muito pelo e talvez você deva levar isso em consideração se for alérgico a pelo de cachorro. Além disso, é recomendável socializar seu filhote em uma idade jovem, pois esses caninos podem ficar nervosos com estranhos.
Bichon Frise
O bichon é um tipo de cão de brinquedo, criado como cão de companhia, que se tornou muito popular no séculoXIV, quando a realeza começou a ter representantes da raça como animais de estimação. O tipo de raça "Bichon" é originalmente espanhol e foi usado principalmente como cão de navegação. No entanto, os representantes da raça foram transformados pelos franceses em cães de colo. Atualmente, a raça é amada por muitos proprietários devido à sua personalidade adorável e fofa. Esses caninos fofos com linda pelagem branca são muito afetuosos com a família e adoram ficar perto do dono. Eles podem até desenvolver ansiedade de separação se não receberem a atenção desejada de seu amado humano. O Bichon Frise não derrama muito e é considerado uma raça hipoalergênica. No entanto, esses caninos precisam de cuidados regulares - escovação completa de duas a três vezes por semana e banho pelo menos uma vez a cada uma ou duas semanas. Recomenda-se que a pelagem do seu amigo de patas esteja levemente úmida antes da escovação. Esses cães são brincalhões e gentis e não são considerados ladradores. Você desfrutará de momentos maravilhosos de carinho com seu amigo de patas fofo e poderá treiná-lo para diferentes truques, pois ele também é inteligente e obediente.
Golden Retriever
Se você já lê nossos artigos há algum tempo, já deve saber que os representantes do grupo Retriever estão entre nossos cães favoritos. Há muitas razões para isso. Esses cães são altamente treináveis e inteligentes, desenvolvem um forte vínculo com seu dono e se dão bem com adultos, crianças e animais. Eles estão ansiosos para agradar o dono e gostam de ser acariciados. Devido à sua personalidade amigável e inteligência, esses cães são uma das raças mais populares usadas como cães de serviço. Você deve ter em mente que os Golden Retrievers são altamente enérgicos e que você precisará fazer exercícios e caminhadas regulares com eles. Não recomendamos que você crie um representante dessa raça em um apartamento pequeno. Se você não puder dar a ele espaço suficiente em casa, certifique-se de que as caminhadas diárias sejam longas o suficiente para que seu amigo peludo possa brincar e explorar. Esses cães são fáceis de manter, mas você ainda precisará escová-los uma vez por semana e banhá-los uma vez por semana ou, no máximo, a cada 6 semanas.
Grifo de Bruxelas
Uma grande personalidade vem em um pacote pequeno! Essa raça de brinquedo é originária de Bruxelas, na Bélgica, como seu nome indica. Os Griffons de Bruxelas são amigáveis, afetuosos, inteligentes, gostam de passar tempo com seu amado humano e de ficar abraçados a ele. Talvez você precise ter em mente que esses cães são sensíveis e não são a melhor opção para crianças pequenas. Se você tem filhos, deve supervisionar todas as interações entre eles e seu amigo de patas. Esses pequenos cães podem ser muito vocais e talvez você precise ensiná-los a usar adequadamente suas habilidades vocais. Se você gostadessa raça, que se destaca por sua personalidade colorida, ficará feliz em saber que ela solta muito pouco pelo e é considerada hipoalergênica. Apesar de seu tamanho pequeno, esses caninos têm muita energia e gostam de longas caminhadas ou de explorar o quintal. No entanto, você deve ter em mente que o Griffon de Bruxelas não é um cão de quintal, devido à vulnerabilidade de seus representantes à insolação e ao frio. Portanto, se você mora em uma casa, é recomendável que mantenha seu amiguinho de patas dentro de casa e aproveite os momentos de carinho com ele no sofá.
Boxer
Os boxers têm a tendência de ficar em pé sobre as patas traseiras e fazer movimentos com as patas dianteiras que lembram movimentos de boxe. Considera-se que o nome da raça esteja relacionado a esses movimentos específicos. Os representantes da raça são muito afetuosos e desenvolvem um forte vínculo com seu dono. Você pode esperar que seu amigo de patas o siga, tente pular em você e busque sua atenção. Esses cães enérgicos se dão bem com crianças, portanto, podem se tornar ótimos cães de família e adoráveis companheiros de brincadeiras para seus filhos. Entretanto, quando se trata de outros cães do mesmo sexo, você precisa ter cuidado e ter em mente que os Boxers podem ter dificuldades se não forem adequadamente socializados. Por isso, é importante que você socialize seu amigo de patas desde cedo se quiser evitar problemas com cães machos adultos no futuro. Os boxers têm uma pelagem curta e única e caem durante todo o ano. Eles têm uma queda moderada e você pode manter a pelagem limpa escovando-a semanalmente. Se essa raça conquistou seu coração, você deve estar preparado para investir tempo em exercitar adequadamente seu amigo de patas e proporcionar a ele estímulos físicos e mentais. Os boxers têm a tendência de ficar excessivamente excitados e você precisará controlar o comportamento deles desde cedo. Além disso, nunca se esqueça de que os Boxers são carinhosos e buscam atenção, portanto, talvez você precise treiná-los adequadamente se não quiser que seu amigo de patas adulto, cujo peso pode chegar a 32 kg/71 lbs nos machos e 29 kg/64 lbs nas fêmeas, pule em você.
Jack Russel Terrier
Esses pequenos cães musculosos são originários da Inglaterra, onde foram criados para caçar raposas. São afetuosos, carinhosos, amigáveis e muito apegados à família. Esses cães são ótimos companheiros e realmente gostam de ficar abraçados com você. Entretanto, um aspecto importante que você deve ter em mente é que esses cães não se dão bem com crianças muito pequenas, que não sabem como lidar com eles. Recomendamos que você socialize seu amigo de patas desde cedo e explique aos seus filhos como se comportar adequadamente perto dele. Dessa forma, você garantirá um vínculo forte entre o canino e seus filhos e não precisará se preocupar com as interações entre eles no futuro. O mesmo conselho é válido para interações entre um Jack Russel Terrier e outros cães - a socialização adequada é essencial para interações futuras. Esses fofinhos tendem a se desprender e você precisará investir tempo escovando-os regularmente. Com a escovação, você passará óleo pelo corpo, o que ajudará a manter a pelagem limpa e diminuirá a queda. Os Jack Russel Terriers são cães brincalhões e podem ficar frustrados se você não lhes garantir tempo suficiente para brincar e se exercitar. Entretanto, eles são muito adaptáveis e podem se acostumar a diferentes ambientes.
Cavalier King Charles Spaniel
Essa raça pequena é conhecida por seus representantes adoráveis e afetuosos, com aparência e personalidade de derreter o coração. Esses caninos são muito gentis, apegados ao dono e ansiosos para agradá-lo. Eles são muito fofos e proporcionam uma ótima companhia. Você deve supervisionar seu adorável amigo de patas quando ele estiver perto de transeuntes, pois esses cães podem ser excessivamente sociáveis. Se você se sente solitário ou está procurando um cão de serviço psiquiátrico para atenuar os sintomas de ansiedade e depressão, essa raça pode ser uma ótima escolha. Ele não é apenas muito gentil e tranquilo, mas também altamente treinável. Essas gracinhas não perdem muito pelo - elas são consideradas de perda moderada e a escovação regular manterá sua pelagem sedosa. Se você mora em um apartamento pequeno, ficará aliviado em saber que esses caninos se adaptam à vida em apartamentos e não são considerados ladradores. Você e seus vizinhos poderão desfrutar de noites tranquilas em casa. No entanto, lembre-se de fazer caminhadas regulares com seu amigo de patas carinhosas para que ele possa se manter em forma.
Dogue Alemão
Todos sabemos que a primeira impressão às vezes mente... Essa afirmação é especialmente válida para os representantes dessa raça, cujo tamanho é impressionante: 71-81 cm de altura para as fêmeas, 76-86 cm de altura para os machos, 45-59 kg de peso para as fêmeas, 54-90 kg de peso para os machos. Esses cães são amorosos, dedicados à família, pacientes e apegados aos donos. Eles podem se tornar ótimos cães de família, pois se dão bem com adultos e crianças. São calmos, amigáveis e sensíveis, mas às vezes podem ser mandões se não forem treinados adequadamente. Esses caninos são conhecidos como gigantes gentis que se dão bem com outros animais. Alguns representantes da raça podem mostrar sinais de agressividade contra cães machos do mesmo sexo, mas isso não é típico da raça. Os dinamarqueses grandes derramam pelos, mas felizmente sua pelagem é fácil de manter. Esses carinhos gigantes são moderadamente enérgicos - eles gostam tanto de brincar quanto de tirar uma soneca depois. Você pode ter certeza de que seu amigo de patas o protegerá, pois esses caninos também se tornam ótimos cães de guarda e de vigilância. Deve-se ter em mente que os representantes da raça são propensos a latir (embora não sejam conhecidos como latidores excessivos) e você não deve permitir que seu amigo de patas desenvolva o hábito de latir. Se optar por criar um cão dessa raça, você receberá um amigo leal, que adorará ficar com você e estará ansioso para agradá-lo. Embora esses caninos possam ser teimosos às vezes, eles são fáceis de treinar.