De acordo com pesquisas, 39 milhões de pessoas nos EUA e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de enxaqueca. Enquanto a dor de cabeça comum causa dor na cabeça ou na parte superior do pescoço e pode ter intensidade e frequência diferentes, a enxaqueca é considerada um distúrbio primário de dor de cabeça que pode causar dor intensa. Os sintomas da enxaqueca são mais extremos e podem levar a um sério enfraquecimento e perda de energia.
Como a enxaqueca é uma condição que afeta muitas pessoas, interferindo em sua rotina diária normal, gostaríamos de fornecer mais informações sobre suas causas, tratamento e benefícios do uso de um cão de serviço.
O que pode causar a enxaqueca?
A causa exata da enxaqueca não é totalmente conhecida. O desequilíbrio das substâncias químicas no cérebro, como a serotonina, as alterações no tronco cerebral e a maneira como ele interage com o nervo trigêmeo são listados como alguns motivos. Também está comprovado que os genes, os fatores ambientais e o estilo de vida têm um grande impacto sobre a predisposição da pessoa a desenvolver enxaqueca.
Há vários fatores que podem desencadear a enxaqueca.
Gatilhos da enxaqueca
Alimentos e aditivos alimentares
Qualquer alimento que tenha passado por um processamento sério e/ou seja muito salgado, adoçado e contenha muitos conservantes, como o glutamato monossódico, pode desencadear a enxaqueca e deve ser evitado.
Bebidas
Temos certeza de que muitos de vocês começam o dia com uma xícara de café quente e não conseguem imaginar deixar de tomar sua bebida favorita nem por um dia. Infelizmente, quantidades significativas de cafeína, bem como excesso de álcool, especialmente vinho, podem provocar enxaqueca. Recomendamos que você beba razoavelmente.
Estresse
Vivemos em um mundo dinâmico em que tudo parece mudar rapidamente... Quanto mais deixarmos que a vida agitada do dia a dia nos domine e tenha um grande impacto em nosso estado físico e emocional, maior será a chance de desenvolver enxaqueca.
Alterações no sono
Se você for hiperativo ou apenas quiser usar todo o potencial do dia, seja no trabalho, em interações sociais ou em um hobby, talvez não durma o suficiente. Portanto, é mais provável que você sofra de enxaqueca do que outras pessoas. O sono em excesso também pode ter o mesmo resultado.
Fatores físicos
Exercícios físicos muito intensos ou qualquer tipo de esforço físico também podem causar enxaqueca. Recomendamos que você cuide de sua saúde física e tente manter-se em boa forma, sem ir a extremos.
Mudanças no clima
Mudanças no clima e na pressão barométrica, em particular, podem causar enxaqueca em algumas pessoas.
Estímulos sensoriais
Algumas pessoas são mais sensíveis a estímulos como cheiros fortes ou sons altos. Cheiro de fumaça, perfumes muito fortes, sons produzidos por fogos de artifício, lanternas etc. podem afetá-lo negativamente e causar enxaqueca.
Alterações hormonais
Esse fator é válido para mulheres antes ou durante a gravidez, o período menstrual ou a menopausa e pode causar enxaqueca.
Medicação
Embora algumas mulheres se beneficiem do uso de medicamentos hormonais, devido à sua capacidade de atenuar os sintomas de determinadas condições de saúde, outras provavelmente sofrerão com seus efeitos colaterais e poderão desenvolver enxaqueca.
Tratamento da enxaqueca
Normalmente, o tratamento padrão da enxaqueca inclui dois tipos de medicamentos:
-
Medicamentos para prevenção
-
Medicação para alívio da dor
A medicação preventiva geralmente é prescrita para reduzir a frequência da enxaqueca, a intensidade dos ataques e sua duração. Esse tipo de medicamento pode incluir:
antidepressivos, medicamentos para redução da pressão arterial, medicamentos para prevenção de convulsões, anticorpos monoclonais CGRP, injeções de botox.
Normalmente, a medicação para alívio da dor é tomada quando ocorrem os primeiros sinais de enxaqueca e pode incluir
triptanos, analgésicos, ubrogepant (Ubrelvy), antagonistas de CGRP, dihidroergotamina (D.H.E. 45, migranal), ubrogepant (ubrelvy), medicamentos opioides, medicamentos antináusea... etc.
O que são cães de serviço?
Cães de serviço são cães treinados individualmente para realizar tarefas específicas em benefício de uma pessoa com deficiência física e/ou mental. Essas tarefas devem estar diretamente relacionadas à deficiência do indivíduo.
Como as pessoas com enxaqueca podem se beneficiar dos cães de serviço?
A dor extrema que a enxaqueca causa pode levar ao comprometimento de certas habilidades, como visão e audição, bem como do funcionamento do corpo em geral.
Os cães de serviço podem ser treinados para avisá-lo sobre a iminência de um episódio de enxaqueca. Isso pode ser feito treinando o cão para usar seu forte olfato para reconhecer uma enxaqueca até 48 horas antes que ela ocorra. Você pode usar um cotonete da sua saliva e associar o cheiro dela a um determinado comportamento que gostaria que o cão realizasse, como lamber, dar a pata, cutucar, latir, olhar para você, andar em círculo ao seu redor... etc. As tarefas que os cães de serviço realizam podem ser adaptadas às necessidades de seus donos, ou seja, alguns donos não se sentem confortáveis com seus cães lambendo seus rostos e substituem o comando "dar beijo" pelo comando "cutucar".
Como os cães são inteligentes e apegados a seus donos, é provável que eles percebam não apenas as mudanças químicas no corpo, mas também as mudanças comportamentais. Quando reconhecem qualquer desvio em suas emoções e na maneira como você age, eles podem ser treinados para alertá-lo. Alguns cães têm a capacidade inata de sentir a maneira como o dono se sente e aprendem rapidamente a reagir de acordo. Se os sintomas forem muito graves, você poderá sofrer uma convulsão e se beneficiar de um cão de serviço que o ajudará a se manter em pé ou o protegerá de quedas. Além disso, alguns medicamentos têm efeitos colaterais, como tontura, e a pessoa afetada pode precisar de assistência durante o período logo após tomar o medicamento.
Os cães de serviço podem ser de grande ajuda para pessoas que moram sozinhas e não podem contar com alguém quando se sentem doentes ou quando têm um episódio em público. Cães de serviço treinados podem guiá-lo para um local seguro, ficar com você para proporcionar conforto ou notificar um transeunte sobre sua condição. Se você estiver em casa, os cães de serviço podem alertar os membros da sua família e até mesmo ser treinados para discar para o 911, caso você esteja apresentando sintomas mais graves.
Outros tipos de tarefas que os cães de serviço podem realizar são tarefas de mobilidade, como abrir/fechar portas, armários, pegar e recuperar objetos caídos.
Em geral, os cães de serviço podem ajudar as pessoas com enxaqueca realizando
-tarefas de alerta de enxaqueca para que a pessoa possa tomar seus medicamentos e encontrar um lugar seguro e confortável para se sentar;
-tarefas de acompanhamento para que a pessoa possa voltar ao seu estado normal de funcionamento o mais rápido possível;
Além disso, podemos dividir as tarefas que os cães de serviço realizam para o benefício de uma pessoa com enxaqueca nos dois grupos a seguir:
-Tarefas físicas, relacionadas à mobilidade/equilíbrio; - Tarefas de apoio emocional, pois a deterioração da saúde também pode afetar negativamente o estado emocional.
As tarefas emocionais geralmente incluem a terapia de pressão profunda e a estimulação tátil. De acordo com o tamanho do cão, ele pode ser treinado para pular no colo do dono ou colocar o queixo no braço/ombro/perna do dono.
Como obter um cão de serviço para enxaqueca?
Você pode entrar em contato com uma organização de treinamento de cães de serviço em sua região e verificar os serviços oferecidos. Geralmente, há pacotes de treinamento disponíveis que combinam diferentes tipos de habilidades básicas e avançadas. Se as aulas em grupo e os serviços de embarque e treinamento que muitas organizações oferecem não funcionarem para você devido às suas necessidades específicas, você pode entrar em contato com um treinador pessoal ou verificar com a organização as opções de treinamento individual.
Outra opção é adquirir um cão e treiná-lo você mesmo. A vantagem dessa opção é que você poderá ensinar ao cão as tarefas que realmente o ajudarão em sua vida diária. Além disso, você não precisará cumprir as exigências, os cronogramas e os pacotes de treinamento fixos de uma organização profissional. Os cidadãos americanos podem se beneficiar do treinamento de seus próprios cães devido às regulamentações da Lei dos Americanos Portadores de Deficiência (ADA): "As pessoas com deficiência têm o direito de treinar o cão por conta própria e não são obrigadas a usar um programa profissional de treinamento de cães de serviço". No entanto, você precisa estar preparado para investir tempo, paciência e energia nessa empreitada. Se você não se sentir confiante o suficiente para realizar o treinamento sozinho, poderá se inscrever em um curso on-line. Isso pode ser considerado um bom meio-termo, pois você terá de pagar pelo curso, mas o preço será acessível e você não terá de gastar milhares de dólares em organizações de treinamento. Além disso, você poderá adaptar o treinamento às suas necessidades e se beneficiar do suporte por telefone/e-mail/chat que muitas escolas de treinamento oferecem.
Que raças recomendamos?
A raça mais adequada para você depende de suas necessidades pessoais. Se você tiver sintomas graves que impeçam a mobilidade e o funcionamento geral, talvez precise de um cão de uma raça maior que o ajude em várias tarefas diárias e também seja um bom cão de equilíbrio.
Golden Retrievers, Labrador Retrievers, Pastores Alemães, Poodles Padrão e Labradoodles são considerados opções adequadas.
Se você acha que consegue lidar com os sintomas e se beneficiará mais do apoio emocional que os cães proporcionam, também pode considerar raças menores, por exemplo:
Cavalier King Charles Spaniel, Pomeranian, Beagle, Poodle (os Poodles vêm nas seguintes variações: Poodle Toy, Poodle Miniatura, Poodle Médio e Poodle Padrão, portanto, você pode escolher a melhor opção para você).
Independentemente da raça, você deve se certificar de que seu futuro cão de serviço tenha um temperamento calmo e estável, uma personalidade amigável, que se dê bem com outros animais e pessoas, não seja agressivo e esteja ansioso para agradar seu dono.