Adotar um cão quando você estiver em seus anos dourados é uma decisão que não deve ser tomada levianamente. Embora cuidar de um cão possa ser uma experiência muito gratificante e você sempre possa contar com um companheiro fiel, isso também pode ser acompanhado de desafios significativos se você não estiver com boa saúde e tiver problemas de mobilidade. Tentaremos ajudá-lo a escolher o parceiro de patas que melhor se adapte a você, portanto, continue lendo abaixo.
Muitos idosos optam por raças de cães menores que podem facilmente chegar aos 13 ou 15 anos de idade e serão excelentes companheiros para ficarem abraçados no sofá. Alguns levam uma vida mais ativa e não têm medo de adotar um cão maior que os manterá fisicamente engajados por horas. Independentemente do tamanho e do nível de atividade, seu cão certamente causará um impacto positivo em sua vida. Um estudo intitulado "How Pets Contribute to Healthy Aging" (Como os animais de estimação contribuem para o envelhecimento saudável), da Universidade de Michigan, foi realizado com adultos entre 50 e 80 anos. Cerca de 88% dos adultos disseram aos pesquisadores que seus cães os ajudavam a aproveitar a vida; 86% disseram que seus animais de estimação os faziam se sentir amados; e outros 79% do grupo disseram que seus animais de estimação ajudavam a reduzir seus níveis de estresse.
Como escolher o cão certo
Primeiro, você deve pensar em sua situação de vida e no espaço que tem. Em segundo lugar, você deve pensar na personalidade do cão e nas características da raça. Em terceiro lugar, tenha em mente o impacto financeiro que o cão terá em sua vida e que alguns cães são propensos a problemas de saúde que custarão muito caro.
Como é o seu espaço de vida?
Se estiver morando em uma casa de repouso ou em outra forma de comunidade de vida assistida, verifique se os cães são permitidos. Se estiver em uma comunidade que aceita cães, você pode perguntar se há restrições de raça. Os idosos que têm seu próprio espaço e quintal terão a oportunidade de ter um cão maior e mais ativo, se assim o desejarem.
Você precisa de um cão ativo, grande ou pequeno?
Como mencionado anteriormente, é muito importante escolher um cão que se adapte ao seu estilo de vida e que não seja um fardo, mas um companheiro que você possa desfrutar. Se você não sofre de problemas graves de saúde e tem boa mobilidade, talvez queira adotar um cão mais ativo que possa mantê-lo em movimento. Se tiver problemas de mobilidade e sua saúde não permitir um estilo de vida muito ativo, você pode escolher um cão com uma personalidade mais tranquila, que goste de carinho.
Como suas finanças serão afetadas?
Observe que algumas raças são propensas a problemas cardíacos, cujo tratamento pode ser muito caro. Muitas raças grandes têm problemas nos quadris. Algumas raças menores têm problemas no sistema respiratório. Todas essas condições podem ser atenuadas até certo ponto com cuidados veterinários adequados, o que lhe custará um bom dinheiro. Talvez você queira evitar cães conhecidos por apresentarem problemas de saúde hereditários e cães que nasceram de uma consanguinidade severa. Além disso, cães com alergias podem precisar de alimentos mais caros. Você pode facilmente conversar com seus amigos e parentes sobre as despesas relacionadas a animais de estimação deles para determinar se a adoção de um cão pode estar fora do seu orçamento.
Nível de energia, tamanho, cuidados e idade
A maioria dos idosos opta por cães mais tranquilos que não exigem muitos exercícios. É preciso pensar em quanto tempo você pode passar passeando e brincando com um cão para não adotar um cão que exija muito de você. Se o espaço de sua casa for relativamente pequeno, recomendamos que você opte por uma raça de cachorro de pequeno porte. Se você tiver uma casa de tamanho médio ou grande, suas opções se tornarão cada vez maiores. Cães de grande e médio porte requerem uma casa espaçosa. Lembre-se de que os cães que não têm espaço suficiente podem ficar entediados e, se não tiverem uma maneira de gastar sua energia em um quintal ou em um parque local, eles se tornarão destrutivos. Você pode chegar em casa e encontrar seus móveis roídos e mastigados e suas almofadas favoritas podem estar a caminho da lixeira.
Alguns idosos preferem que seus cães tenham poucos pelos, enquanto outros não se importam muito em limpar os pelos. A limpeza é um aspecto importante do processo de criação de um cão que pode afetar muito a decisão de qual raça de cão seria mais adequada para nós. Algumas pessoas preferem que sua casa esteja o mais arrumada possível, enquanto outras não se importam com um pouco de pelo aqui e ali. A maioria das pessoas tende a evitar cães que babam, pois isso pode ser visto como repulsivo, portanto, você deve pensar se ficaria confortável com isso.
Outro fator importante é a idade que você deseja para o seu novo companheiro de vida. Se você tem muita energia e gostaria de treinar e socializar um filhote jovem, então vá em frente. Nossa equipe recomenda aos idosos que considerem adotar um cão adulto ou sênior. Os cães maduros têm várias vantagens importantes. Os cães adultos e idosos têm personalidades mais calmas, são domesticados e já estão socializados. Os cães idosos geralmente podem ser encontrados em abrigos e talvez você queira passar seus anos dourados com outra alma bondosa.
Nossas raças recomendadas
As raças de cães que recomendamos abaixo são adequadas para idosos que procuram "cães de baixa manutenção".
Cavalier King Charles Spaniel
Eles são ótimos com adultos e crianças, portanto, certamente serão amados por toda a sua família. A natureza brincalhona dessa raça rapidamente faz com que todos se tornem amigos e é divertido passar o tempo com eles. A raça é famosa por sua inteligência e pode ser facilmente treinada em casa. O Cavalier King Charles Spaniel é adequadamente descrito por três palavras: afetuoso, gentil e gracioso. Os Cavalier King Charles Spaniels geralmente pesam cerca de 7 kg, o que os torna fáceis de manusear e têm uma estatura pequena. Há vários problemas de saúde aos quais os Cavaliers são propensos, como displasia de quadril, infecções do ouvido médio e doença cardíaca da válvula mitral. Se estiver procurando um companheiro com olhos doces, calorosos e gentis, você vai adorar o Cavalier King Charles Spaniel.
Bichon Frise
Essa é outra raça pequena que é famosa por sua personalidade afetuosa e calorosa. Seus representantes podem pesar entre 5 e 8 kg e podem atingir 28 cm de altura. Eles são geralmente descritos como curiosos e animados. Muitos idosos os adoram, pois o Bichon Frise tem um caráter suave e uma pelagem branca hipoalergênica que você terá de escovar toda semana para mantê-la em boas condições. Esses cães são fáceis de cuidar e adoram conhecer pessoas novas. Os cães dessa raça são moderadamente ativos e adoram brincar. Em geral, os Bichons são cães saudáveis, mas você precisa oferecer a eles cuidados dentários regularmente, ou eles podem ter perda precoce dos dentes ou complicações decorrentes de infecção na gengiva. Se estiver procurando um cão enérgico, mas que não seja muito exigente, recomendamos o Bichon Frise branco.
Galgo
Esta é uma recomendação caso você queira que seu companheiro seja de tamanho maior. Esses cães podem atingir 76 cm de altura e cerca de 31 kg de peso. O Greyhound é um animal nobre que pode se sentir independente. Esses cães adoram correr e podem ser uma maravilha de se observar. Embora seja perfeitamente feliz em ficar em casa o dia todo, recomendamos levar o Greyhound a um parque local para correr atrás de uma bola de tênis, um frisbee ou uma isca de corrida. Em geral, os galgos são cães muito saudáveis, mas você deve estar atento ao inchaço, pois terá de procurar ajuda imediata se esse for o caso. Se você não estiver confiante de que o Greyhound deve estar nessa lista, deixe-nos esclarecer que esses incríveis corredores não precisam de mais de uma hora de exercício. Esses cães têm uma incrível explosão de energia e força, mas isso não dura muito, portanto, você pode dividir o tempo de brincadeira ao ar livre em duas sessões de meia hora. Você verá que seu Greyhound ficará feliz em passar a maior parte do tempo cochilando ao seu lado.
Havanês
Esses cães são muito inteligentes e extrovertidos. Se você é um idoso que gosta de socializar e passar o tempo em boa companhia, o Havanese pode ser o companheiro perfeito. Os representantes da raça atingem cerca de 28 cm de altura e cerca de 5,5 kg de peso. Os cães da raça Havanese são fáceis de treinar e têm níveis de atividade moderados. Eles são descritos como alegres e muito sociáveis. Eles têm uma constituição robusta e um coração mole para elogios e amor. Os Havaneses são relativamente saudáveis e podem viver quase 16 anos, o que os torna longevos em comparação com muitos outros. A raça pode ser propensa a doenças como distúrbios oculares, surdez e sopros cardíacos. Eles precisam de donos pacientes e amorosos. Se você estiver pronto para compartilhar sua vida com ele, será recompensado com um dos cães mais afetuosos.
Pomerânia
Essas lindas bolas de pelo são muito ousadas e curiosas para seu tamanho. Os cães dessa raça atingem apenas 17 cm de altura e 3 kg de peso. Sua pelagem fofa característica pode ser vista com frequência nas cores laranja e vermelha. Lembre-se de que a pelagem exigirá cuidados profissionais a cada quatro ou seis semanas, ou você pode estar preparado para a tarefa. O lulu da Pomerânia é famoso por seu rosto sorridente como o de uma raposa e sua personalidade divertida. Os cães precisam de muito pouco exercício e podem gastar a maior parte de sua energia em casa com sessões de brincadeiras e caminhadas curtas. A raça Pomerânia é propensa a colapso da traqueia, convulsões e insuficiência cardíaca congestiva, mas essas condições são rastreadas pelos criadores precocemente. A maioria dos representantes é considerada geralmente saudável. Os Poms devem ser treinados para andar na coleira desde o início de seu crescimento ou podem se tornar desobedientes mais tarde na vida. Outra habilidade importante que você precisa treinar diligentemente é a "chamada", pois o Pom pode ser um pouco teimoso. Consistência e paciência são fundamentais quando se está treinando um lulu da Pomerânia. O Pom tem sido chamado por muitos de companheiro ideal e isso não é totalmente imerecido. Se você está procurando um companheiro divertido para passar a maior parte do tempo em casa, o Pom é uma ótima escolha.
Boston Terrier
O Boston Terrier é descrito pelos treinadores de cães como um cão inteligente, amigável e divertido. A maioria dos cães dessa raça atinge 40 cm de altura e cerca de 11 kg de peso. O Boston Terrier é muito afetuoso e se dá muito bem com crianças de todas as idades. Os cães dessa raça são preferidos por seus grandes olhos redondos que podem brilhar de bondade e curiosidade. Os Boston Terriers adoram caminhadas curtas, mas frequentes, e são muito sociáveis com pessoas e cães. Os olhos do Boston Terrier são sensíveis e devem ser examinados regularmente para verificar se há vermelhidão. A raça também é propensa à surdez e ao glaucoma. O Boston Terrier pode ser um pouco pegajoso e pode não lidar bem com a separação. Se você é um idoso que aprecia a companhia de um cão amoroso e dedicado que adora brincadeiras simples, como jogar uma bola, então achamos que o Boston Terrier pode ser a opção perfeita para você.
Labrador Retriever
Queríamos terminar a lista com pelo menos mais um cão de médio a grande porte. O Labrador Retriever e seu primo, o Golden Retriever, são cães incríveis, famosos por sua natureza ativa e personalidades amigáveis e extrovertidas. O Labrador Retriever pode atingir 61 cm de altura e 36 kg de peso. Os cães dessa raça são ótimos para famílias com crianças pequenas e não têm problemas em dividir espaço com outros cães e animais. A pelagem desse lindo cão pode ser vista em amarelo, preto e chocolate de tirar o fôlego. O Lab requer um dono ativo que goste de fazer caminhadas e passar a maior parte do tempo ao ar livre. Os cães dessa raça são muito gentis e pacientes. Eles são considerados ótimos candidatos a cães de serviço de auxílio à mobilidade. Em geral, os Labs são cães saudáveis, mas podem desenvolver displasia de cotovelo e quadril e distúrbios cardíacos, portanto, é preciso estar atento a isso. Se você é o tipo de pessoa que procura um gigante gentil que gosta de passar o tempo ao ar livre, o Labrador Retriever pode ser o companheiro certo para você.