Ter um estilo de vida dinâmico e criar um cão muitas vezes parecem duas metas impossíveis de serem alcançadas ao mesmo tempo. Criar um amigo de patas exige muito tempo, esforço e cuidados constantes. É por isso que muitas pessoas desistem da ideia de ter um cão. É melhor não ter um cão em vez de ser um mau dono, certo?
Este artigo é especialmente dedicado aos amantes de cães que realmente querem ter um cão, mas têm medo de dar o próximo passo devido à falta de tempo. Listaremos 10 raças de cães que são consideradas de baixa manutenção e adequadas para donos ocupados.
Chihuahua
O Chihuahua é uma raça fofa de cão de colo, batizada em homenagem ao estado mexicano de Chihuahua, e é conhecida como uma das menores raças de cães oficialmente reconhecidas. Seu peso pode variar de 1 a 3 kg e sua altura é de 5 a 23 cm. Há duas variações dessa raça: de pelagem curta e de pelagem longa. Sua cor pode variar de preto, preto e castanho, azul e castanho, chocolate e castanho, chocolate, creme, fulvo, fulvo e branco e vermelho.
Esses pequenos cães são conhecidos por sua devoção, afeição e amor incondicional por seus donos. Eles podem se tornar ótimos cães de família, bem como animais de companhia e animais de serviço psiquiátrico. Se precisar que seu cãozinho lhe dê apoio emocional, você poderá treiná-lo para isso. Por exemplo, você pode ensinar seu Chihuahua a pular no seu colo e acalmá-lo graças ao calor e ao peso do corpo dele.
Eles podem não ser a melhor opção para famílias com crianças pequenas, pois, devido ao seu tamanho pequeno, podem se machucar facilmente. Se você vive em uma casa com vários animais de estimação, talvez tenha um problema... É provável que um chihuahua não tolere viver com outros cães. É claro que esse problema em potencial pode ser resolvido com a socialização adequada em uma idade jovem.
Com relação à manutenção, como qualquer outro cão, ele precisa de escovação e banho, dependendo do estilo de vida. A escovação pode precisar ser feita toda semana e o banho, aproximadamente uma vez por mês. A escovação desses pequenos caninos fofos é bastante fácil. Geralmente, eles precisam ter apenas a área entre as almofadas das patas e as partes íntimas aparadas.
Com relação aos exercícios, apesar de seu tamanho minúsculo, esses cães ainda precisam de caminhadas regulares, pelo menos 30 minutos por dia. Você pode dividir esse tempo em várias "sessões de caminhada" durante o dia. A vida útil desses pequenos companheiros é de cerca de 12 a 20 anos.
Dachshund
Um "cachorro salsicha" - essa pode ser uma das primeiras associações que fazemos quando ouvimos o nome dessa raça de cachorro. Esses cães fofos, cujas pernas curtas e corpos longos são sua característica física distintiva, foram criados para reconhecer e perseguir texugos usando seu olfato apurado. É por isso que os representantes da raça também são conhecidos como "cães de texugo".
A versão em miniatura da raça (chamada de rabbit dachshunds) foi criada para perseguir coelhos e outros animais pequenos. A raça é apresentada em diferentes cores, como preto e creme, preto e bronzeado, azul e bronzeado, chocolate e bronzeado, creme, vermelho, wheaten, javali, azul e creme, fulvo e bronzeado, fulvo e creme, chocolate e creme. Além disso, há três variedades de pelagem: lisa, longa e com fios. O peso da versão maior pode chegar a 7-15 kg, enquanto a versão menor pode chegar a 5 kg ou menos.
Os Dachshunds são conhecidos como cães afetuosos, que podem se tornar ótimos animais de estimação da família. Eles podem se dar bem com outros animais de estimação da casa e também com crianças, mas é essencial que sejam bem socializados.
Você deve ter em mente que os cães da raça Dachshund podem ficar com ciúmes se não receberem atenção suficiente. Eles também podem ter fortes instintos territoriais e a vocalização pode estar entre suas características.
Os representantes da raça são conhecidos como cães altamente treináveis, que são muito leais às suas famílias e também as protegem. Além disso, esses cachorrinhos fofos são brincalhões e muito adaptáveis.
Esses caninos não são difíceis de manter. A versão com pelagem lisa requer apenas alguns cuidados ocasionais com a pelagem e a versão com pelagem de arame precisa ser escovada uma ou duas vezes por semana. Entretanto, a versão de pelagem longa precisará de escovação e cuidados regulares. A vida útil média do Dachshund é de 12 a 16 anos.
Boston Terrier
Os representantes dessa adorável raça norte-americana têm focinho curto, orelhas pontudas e cauda curta. Eles pertencem ao grupo dos não esportivos.
Esses lindos caninos podem ser encontrados nas cores preto e branco, preto tigrado e branco, tigrado e branco, selado e branco e selado tigrado e branco. Eles podem pesar de 6 a 25 lbs / 3 a 11 kg e ter de 23 a 28 polegadas/9 a 15 cm de altura. Sua vida útil média é de 13 a 15 anos.
Esses adoráveis cães são conhecidos por sua disposição calma e temperamento amigável e brincalhão, o que os torna perfeitos para lares com crianças. Eles também se dão bem com outros animais... inclusive gatos! Você não esperava por isso, não é mesmo? Ocasionalmente, você pode notar que seu cão persegue seu gato, no entanto, é provável que isso não seja provocado pelo instinto de presa, mas sim por brincadeira.
Outra característica positiva desses cães fofos é que eles não latem muito. Seu alto nível de energia os torna ótimos companheiros para brincadeiras, mas também exige que seus donos dediquem tempo para exercitá-los - cerca de 30 minutos a 1 hora por dia. A manutenção do Boston Terrier é muito fácil e a escovação uma vez por semana geralmente é suficiente.
Maltês
Não vamos esconder que gostamos muito dessas bolinhas fofas de pelo. Essa raça está associada a uma versão antiga de um tipo de cão anão de Malta e também a uma raça moderna de cães do grupo toy.
A versão moderna da raça é conhecida por sua bela pelagem semelhante à seda, orelhas fofas e cauda enrolada. O peso médio que esses adoráveis cães podem atingir é de cerca de 7-9 lbs / 3-4 kg. A vida útil média dos representantes da raça é de 12 a 15 anos.
Esses adoráveis cães de colo, considerados de fácil manutenção, são geralmente muito afetuosos, brincalhões, treináveis e animados. Eles podem se tornar uma parte inestimável de sua família! Entretanto, eles também podem ser um pouco irritadiços se forem manuseados de forma grosseira, ou seja, por crianças pequenas.
Uma grande vantagem desses cachorrinhos fofos é que eles são hipoalergênicos, o que os torna perfeitos para lares onde os membros da família são alérgicos a pelos de cães. Para manter a pelagem do seu amigo de patas bem cuidada, é preciso escová-la regularmente - de duas a três vezes por semana. Dessa forma, você evitará que ele fique emaranhado. Você deve embaçar levemente a pelagem do seu amigo de patas antes de escová-la.
Além disso, banhos regulares (a cada semana ou a cada duas semanas) e sessões de tosa também são recomendados.
Pug
Esses cães pequenos e fofos são fáceis de reconhecer devido ao focinho curto e enrugado e à expressão facial característicos. A raça é originária da China e tem duas variedades de pelagem: preta e fulvo.
A raça Pug foi importada para a Europa no século XVI. Foi popularizada pela Casa de Orange, na Holanda, e pela Casa de Stuart, no Reino Unido. O peso do Pug pode chegar a 14-18 lbs / 6-8 kg. A vida útil média da raça é de aproximadamente 12 a 15 anos.
Esses cães de colo pequenos, mas robustos, são brincalhões, gentis e adaptáveis. Eles desenvolvem um forte vínculo com suas famílias e são ótimos companheiros para as crianças. Também são conhecidos como caninos amigáveis que se dão bem com outras raças de cães. Seu temperamento é considerado muito equilibrado.
Esses pequenos cães também podem se tornar ótimos animais de companhia e cães de serviço psiquiátrico. Você pode ler mais sobre raças de cães de serviço de pequeno porte em nosso artigo "Raças de cães de pequeno porte como animais de serviço".
Os pugs trocam de pelo moderadamente - um pouco mais durante a primavera e o outono. No entanto, eles são fáceis de manter, e uma escovação semanal geralmente é suficiente. O banho uma vez a cada três semanas também é considerado suficiente. No entanto, isso depende do estilo de vida de seu amigo de patas.
Basset Hound
O Basset Hound, assim como o Dachshund, é um representante do grupo dos cães de caça. A raça foi originalmente criada para caçar lebres e é conhecida por seu ótimo olfato e sua capacidade de seguir um rastro no chão (ground-scent). O nome da raça vem do francês e significa "bastante baixo".
Esses cães têm características distintas, como pernas curtas, orelhas longas e flexíveis e caudas curvadas sobre as pernas traseiras. Os representantes da raça podem atingir até 14-15 polegadas / 36-38 cm de altura e 30-34 kg / 65-75 lbs de peso. A vida útil média dessa raça de cão é de 10 a 12 anos.
No que diz respeito ao temperamento desses cães, eles são considerados tranquilos e muito amigáveis. São conhecidos por sua capacidade de se dar bem com outros animais de estimação e crianças. Esses caninos são considerados pouco energéticos e caminhadas regulares são suficientes para que seu amigo de patas se mantenha em forma. Seus níveis de energia baixos e médios os tornam adequados para viver em apartamentos.
Se você gosta desses cães, deve estar preparado para que seu amigo de patas seja bastante vocal. Ele também pode babar ocasionalmente, especialmente quando está excitado ou frustrado.
Com relação à tosa, esses cães não precisam de tosa profissional e a escovação regular é suficiente. Devido à sua pele oleosa, eles precisam ser banhados regularmente (mas não mais do que uma vez por semana).
Bulldog francês
Esses pequenos companheiros se tornaram muito populares entre os amantes de cães e também entre as pessoas que estão procurando um cão de companhia ou um cão de serviço psiquiátrico. O Bulldog Francês é um representante do grupo não esportivo e geralmente é mantido como um cão de brinquedo.
Esses lindos caninos foram importados da Inglaterra para a França em meados do século XIX. Além disso, a origem de alguns representantes da raça pode ser rastreada até os cães pequenos parisienses, que foram criados para pegar ratos. Esses cães podem atingir até 13-14 kg de peso e 32-35 cm de altura. A vida útil média desses caninos é de 10 a 12 anos.
Quando falamos de sua personalidade e temperamento, só podemos dizer que esses cães são incríveis! Eles são afetuosos e desenvolvem um forte vínculo com seus donos. Normalmente, eles se dão bem com outros animais de estimação e crianças. É claro que a socialização precoce é sempre necessária.
Os Frenchies estão entre os cães familiares mais populares, que também são preferidos como
O Italian Greyhound é a versão em miniatura do Greyhound, o cão mais rápido do mundo (também conhecido como Greyhound Inglês). Você descobrirá por que decidimos incluir o italiano na lista de hoje e não a versão padrão. O galgo italiano pode atingir até 5 kg de peso e 32-38 cm de altura. O galgo inglês, por outro lado, pode chegar a 34-40 kg / 75-88 lbs de peso e 71-76 cm / 28-30 polegadas de altura. A vida útil média da versão mini é de cerca de 14 anos, enquanto a vida útil da versão padrão é de 10 a 14 anos. Ambas as raças pertencem ao chamado sighthound, o que significa que elas dependem da visão e da velocidade para caçar e não do olfato. Uma diferença física importante entre os dois tipos de raças é que o Italian Greyhound é considerado hipoalergênico, enquanto o Greyhound não. Entretanto, este último é considerado a raça de cães mais rápida do mundo. O Italian Greyhound é considerado mais enérgico e brincalhão do que o Greyhound. Embora a tendência à hiperatividade provavelmente diminua com a idade, esses cães ainda precisarão de tempo suficiente para brincar, se exercitar e passear. Em relação à treinabilidade, o galgo italiano é considerado mais fácil de treinar do que o galgo padrão, mas pode ser um pouco tímido e excessivamente sensível. Isso exige que você seja muito carinhoso durante as sessões de treinamento. Quando se trata de cuidados com a higiene, o Italian Greyhound requer pouca manutenção. Alguns minutos por dia para escovação geralmente são suficientes. A frequência dos banhos depende do estilo de vida do cão - uma vez por semana ou até uma vez a cada seis semanas pode ser suficiente.
Esses cães são tão adoráveis e gentis, não são? Eles pertencem ao grupo dos toy e são conhecidos por sua personalidade amorosa, comportamento calmo e potencial para se tornarem ótimos cães de família. Seja em uma casa com vários animais de estimação ou em uma casa com crianças, esses lindinhos se darão bem com todos os membros da família. Eles chegam a pesar de 5,4 a 8 kg (12 a 18 lbs) e têm 30 a 33 cm (12 a 13 polegadas) de altura. A vida útil média desses cães é de 9 a 14 anos. A aparência fofa, o temperamento amigável e a personalidade descontraída desses caninos os tornam excelentes animais de terapiaGalgo italiano
Cavalier King Charles Spaniel
O nível de energia dos representantes dessa raça é considerado médio, assim como sua necessidade de estimulação física e mental. Esses caninos também são moderadamente brincalhões. Os representantes da raça não são conhecidos como latidores, mas podem ocorrer latidos ocasionais devido à excitação.
Esses cães não são apenas adoráveis, mas também fáceis de manter. A escovação regular (3 a 4 vezes por semana) e o corte da área entre os dedos dos pés são suficientes para mantê-los limpos. A frequência do banho depende do estilo de vida e, assim como as raças listadas acima, pode variar de uma vez por semana a uma vez a cada 4-6 semanas.
Bullmastiff
Talvez você se surpreenda ao ver essa raça de grande porte listada como de "baixa manutenção". Esses cães gigantes com físico musculoso e focinho curto foram originalmente criados como cães de guarda. Eles pertencem ao grupo de trabalho.
Os representantes da raça são conhecidos por seu afeto com os membros da família, bem como por sua tolerância com outros animais de estimação e crianças pequenas. Eles são calmos, amorosos e leais. No entanto, se você for um dono de primeira viagem, essa raça pode não ser a ideal para você, pois será necessário treiná-la e socializá-la adequadamente.
O Bullmastiff é conhecido por suas excelentes habilidades como cão de guarda e por sua adaptabilidade. Esses caninos não são propensos a latir, embora isso possa variar de cão para cão. Eles são considerados muito treináveis, mas a socialização precoce, o cumprimento de um cronograma e a persistência são cruciais para que o treinamento seja bem-sucedido.
Quando se trata de manutenção, a raça é de baixa manutenção e não precisa de muitos cuidados. Uma escovação rápida toda semana e um banho não mais do que uma vez por semana ou a cada 6 a 8 semanas, dependendo do estilo de vida, são suficientes.
Quando treinados adequadamente, os cães da raça Bullmastiff podem se tornar ótimos animais de serviço para pessoas com deficiências físicas e mentais. Graças ao seu grande porte e físico forte, esses cães podem ser de grande ajuda para pessoas com problemas de equilíbrio ou mobilidade.