Por que meu cão está letárgico? | Pergunte ao nosso especialista

Nov 08,2021

Nós, donos de animais de estimação, nos esforçamos para proporcionar aos nossos amigos de patas uma alta qualidade de vida e mantê-los saudáveis e cheios de energia. Brincar e investigar novos objetos e ambientes é uma das atividades favoritas dos cães, além de comer e dormir. Quando notamos que nosso querido amigo não está tão ativo como de costume e parece estar um pouco letárgico, podemos nos preocupar com seu estado de saúde.


Neste artigo, informaremos mais sobre a letargia em cães, suas causas, quando podemos esperar ou agir por conta própria e quando devemos consultar um profissional.


O que é letargia e como determinar seus sintomas?


Primeiro, você precisa diferenciar o estado de relaxamento do estado de letargia. Todo cão precisa de tempo de qualidade para descansar e relaxar, especialmente se ele for um cão de serviço e precisar ficar concentrado em seu condutor o dia todo, cumprindo tarefas específicas.

Além disso, é comum que os cães mais velhos se tornem mais lentos e percam o entusiasmo que tinham anteriormente. Há também o risco de eles desenvolverem artrite. Como a letargia é um estado natural que acompanha o processo de envelhecimento, você só pode ajudar seu cão a entrar nesse estado com calma e aproveitar os anos de aposentadoria. Se não tiver certeza de como fazer isso, consulte um veterinário.


Se você perceber que seu amigo peludo está exausto, perdeu o interesse nas atividades que normalmente gosta, não responde a estímulos sensoriais e perdeu o apetite, ele pode estar com letargia devido a problemas de saúde ou emocionais. Nesse caso, você precisa observar atentamente o comportamento do seu amigo de patas e determinar se há outros sintomas, como


fraqueza geral, problemas respiratórios, dor, tremores, distúrbios digestivos ou anormalidades comportamentais.


A presença de outros sintomas pode ser um sinal de um problema de saúde que exige uma consulta veterinária.

O que pode causar letargia?


Podemos dividir as causas da letargia em fatores relacionados à saúde, intoxicação e fatores emocionais.


Fatores relacionados à saúde


Seu cão pode ter problemas de saúde como

hipoglicemia, hipotermia, problemas digestivos, infecção, anemia, doenças de pele, deficiência nutricional, exposição a substâncias tóxicas, doenças respiratórias e até mesmo doenças mais graves, como câncer, doenças cardíacas, diabetes ou tumores.


Se a causa da letargia for um problema de saúde, é provável que outros sintomas estejam presentes, como vômito ou perda de apetite. Se você suspeitar que seu cão pode sofrer de uma doença de saúde, entre em contato com um veterinário imediatamente. Felizmente, em alguns casos, é provável que seu cão se recupere após um ou dois dias e a causa não seja grave. Entretanto, exames e testes adequados sempre podem ajudar um profissional médico a diagnosticar com precisão um eventual problema. A letargia relacionada a problemas de saúde também pode ocorrer depois que seu peludo consumiu determinados medicamentos humanos, considerados perigosos para cães ou como efeito colateral de medicamentos para cães. Alguns exemplos de medicamentos humanos que você precisa manter longe do seu cão, pois podem ser extremamente perigosos para ele, são


- Antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), como aspirina, ibuprofeno, indometacina, Advil e naproxeno;

- Antidepressivos como Cymbalta, Prozac, Effexor, Lexapro;

- Acetaminofeno/Tylenol;

- Medicamentos para dormir e benzodiazepínicos como Xanax, Lunesta, Klonopin, Ambien, etc;

- Medicamentos para DDA/TDAH, como Ritalina, Concerta, Adderall;

- Medicamentos para controle de natalidade, como estrogênio, progesterona e estradiol.

Intoxicação


Se você mora em uma casa, é provável que cuide do seu quintal e armazene fertilizantes e detergentes em sua casa ou na garagem. Se esses produtos forem de fácil acesso ou se o seu cão for muito curioso, ele poderá tentar investigar o ambiente e acabar chegando até eles. Você precisa trancar e armazenar em um local seguro todos os tipos de suprimentos e medicamentos que sejam potencialmente perigosos para o seu cão.

Não apenas medicamentos, mas também alimentos humanos podem causar problemas de saúde e intoxicação em seu cão. Para obter mais informações sobre alimentos saudáveis para humanos que podem prejudicar seu cão, clique aqui.

Durante um passeio ao ar livre, seu amigo peludo pode ter ingerido um objeto não comestível ou ter se intoxicado ao comer grama pulverizada.

A letargia causada por fatores relacionados à saúde e à intoxicação precisa ser diagnosticada o mais rápido possível para evitar complicações. Recomendamos que você marque uma visita ao veterinário o mais rápido possível se achar que a saúde do seu cão está em risco.


A letargia também pode ser causada por fatores emocionais.


Fatores emocionais


1. Ansiedade de separação - uma pessoa querida faleceu


A ansiedade de separação é um problema comum que pode ocorrer em animais de estimação quando a pessoa amada morre ou não está em casa por um longo período. Especialmente os cães que tendem a criar um vínculo forte com seus tutores/proprietários podem ter dificuldade para superar o sentimento de tristeza e ansiedade. Letargia e fadiga podem ser notadas. Se você costuma viajar muito e seu cão precisa ficar em casa sozinho ou com outro membro da família, ele pode apresentar sinais de ansiedade de separação e letargia. Quanto mais cedo você reconhecer esses sinais no comportamento do cão, mais precisas serão as ações que você poderá tomar.


Se achar que esse é o caso, você precisa treinar seu cão para lidar com sua ausência. Você deve treiná-lo para se acostumar com a sua ausência gradualmente e deve começar com passos curtos, ou seja, você pode sair do quarto por apenas alguns minutos. Passo a passo, você pode aumentar a duração.


Felizmente, também existem algumas técnicas simples que foram usadas com sucesso por treinadores cujos cães lidam com esses problemas emocionais:

-massagear o cão gentilmente;

- usar óleos essenciais;

- tocar música clássica;

- envolvê-lo em um cobertor quente ou em sua camiseta


2. Casa nova ou reorganização da casa


Você se mudou para uma nova casa recentemente? Ou talvez tenha mudado a cama do seu cão de lugar em casa?

Alguns animais de estimação são sensíveis a qualquer mudança em casa e isso pode levar à letargia.


Seu amigo peludo pode precisar de alguns dias para se adaptar ao novo local. Talvez você queira dar a ele um espaço próprio na nova casa com uma boa vista, onde ele se sentirá seguro e relaxado. A mesma abordagem é válida para a primeira situação - se você decidir mudar a cama do seu cão de lugar, tente encontrar um local adequado, sem fluxo de ar direto e com temperatura moderada. No entanto, depois de vários dias, seu amigo de patas já deve ter se adaptado e estar se sentindo como ele mesmo novamente. Se você perceber que o estado de letargia continua, consulte um veterinário para saber os possíveis motivos.

3. Medo


Quando sentem medo de uma pessoa, um objeto ou um lugar, os cães podem apresentar sinais de letargia. Os estímulos que podem levar à letargia podem ser ruídos altos causados por fogos de artifício, trovões ou veículos muito barulhentos. Você deve evitar locais com ruídos muito altos ao sair para passear com seu cão. Se o seu amigo peludo se sentir muito ansioso e parecer ter medo na presença de uma pessoa, você deve apresentá-la ao seu cão gradualmente. Tente mudar a atitude de seu cão em relação à pessoa, substituindo-a por uma atitude positiva. Dê ao seu cão espaço e tempo suficientes para que ele se acostume com a pessoa. Incentive a pessoa a passar tempo com seu cão, dê-lhe petiscos ou leve-o para passear.


Uma doença de saúde, intoxicação ou um problema emocional - as causas da letargia podem ser diferentes. É por isso que você precisa prestar atenção ao comportamento do seu cão constantemente para reconhecer quaisquer mudanças que possam ter ocorrido e agir imediatamente.