O galgo italiano como cão de serviço

May 08,2024

A capacidade de treinamento, a personalidade amigável e o comportamento calmo estão entre as características mais populares que procuramos em um cão, especialmente se formos treiná-lo como um animal de serviço. Mas o que dizer de características como elegância, graciosidade e aparência notável, que tornarão seu amigo de patas especial?

O Italian Greyhound é um cão extraordinário que possui muitas qualidades relacionadas ao temperamento, à personalidade e à aparência. No entanto, essas qualidades são suficientes para que os cães dessa raça se tornem bons animais de serviço ou não?

Histórico

Acredita-se que a raça possa ser rastreada há 2000 anos na área da bacia do Mediterrâneo. Entretanto, a raça, como a conhecemos hoje, remonta ao século XIX. Graças ao trabalho de dois criadores, Giulia Ajò Montecuccoli degli Erri e Emilio Cavallini, o número de cães dessa raça começou a aumentar drasticamente após a Segunda Guerra Mundial. Durante o período após a guerra, a raça foi criada principalmente na Itália, na Alemanha e na França.

O galgo italiano ("Piccolo levriero Italiano" em italiano) é um tipo de pequeno sighthound, o que significa que esses cães dependem principalmente da visão e da velocidade para caçar e não do olfato.

Aparência e tempo de vida

Embora os cães da raça Italian Greyhound sejam os menores cães sighthound, eles têm corpos musculosos com uma estrutura corporal reconhecível. Ela é caracterizada por um dorso curvado, peito profundo, pescoço longo e uma cabeça pequena e estreita. As orelhas desses cães são triangulares e dobradas contra o pescoço quando estão calmos, e seus olhos são amendoados e escuros.

O peso que os representantes da raça podem atingir é de cerca de 3,6 a 4,5 kg, enquanto sua altura máxima é de 32 a 38 cm.

A maravilhosa pelagem desses cães é muito curta e pode ser vista em uma variedade de cores, como: Azul, Vermelho, Fulvo, Sable, Seal, Branco e Preto, Creme, Fulvo Azul, Fulvo Vermelho, Branco e Seal, etc.

Os cães da raça Italian Greyhound também podem ter marcações em suas pelagens nas seguintes variações de cores: Branco, Máscara Azul, Máscara Preta, Marcações Brancas, Máscara Azul e Marcações Brancas, Máscara Preta.

Falando sobre a pelagem, talvez você fique feliz em saber que os galgos italianos não têm uma queda intensa. Eles derramam, mas como a pelagem é fina e muito curta, isso não é perceptível.

A vida útil média desses caninos é de aproximadamente 12 a 15 anos.



Temperamento

Os cães da raça galgo italiano são conhecidos por serem muito gentis e afetuosos com sua família. Sua natureza gentil e sensível pode torná-los ótimos companheiros para outros animais de estimação da casa se, é claro, não forem agressivos. No entanto, se você tiver um gato ou um animal de espécie pequena, deve ter cuidado e certificar-se de que seu Italian Greyhound não o perseguirá devido ao instinto de presa.

Graças à sua natureza doce e brincalhona, os cães da raça Italian Greyhound se dão muito bem com crianças! Se você tem filhos, pode esperar que seu canino se torne o companheiro e parceiro de brincadeiras favorito deles! No entanto, lembre-se de que esses caninos tendem a ser um pouco sensíveis, o que pode dificultar um pouco a interação com crianças muito pequenas. Seu amigo de patas pode ficar frustrado devido ao manuseio brusco, portanto, tenha isso em mente.

Quando se trata de energia, esses cães são considerados enérgicos, alertas e muito brincalhões. Entretanto, eles não são conhecidos como hiperativos e seus níveis de energia ainda variam de cão para cão.

Esses cães maravilhosos latem moderadamente, portanto, se você quiser treiná-los para "falar" ou para ficarem quietos, poderá ter sucesso.

Se você adquirir um cão dessa raça, precisará garantir que ele seja estimulado física e mentalmente. Eles precisam de atenção e vão gostar de tê-lo como membro ativo da rotina diária!

Devido ao apego aos membros amados da família, à natureza sensível e à necessidade de estímulo físico e mental, os galgos italianos podem desenvolver ansiedade de separação se não receberem atenção suficiente.

Graças à sua alta inteligência e natureza afetuosa, esses caninos são fáceis de treinar - uma ótima notícia para aqueles que consideram treinar ou ter seus cães de estimação treinados como animais de serviço!

Aspectos sociais

Brincalhões, adaptáveis a várias situações de vida e amorosos, esses cães são ótimos companheiros! Quando se trata de estranhos, alguns representantes dos galgos italianos podem ser um pouco reservados ou tímidos. Por isso, é essencial socializar seu amigo de patas desde pequeno.

Como esses cães adoráveis tendem a se sintonizar com a família e também são muito alertas, eles têm o potencial de se tornarem bons cães de guarda. No entanto, eles são muito pequenos e sensíveis para ter uma aparência intimidadora, portanto, o papel de cão de guarda pode não ser o ideal para eles.


Os galgos italianos podem se tornar bons cães de serviço?

Sim, eles podem! Sempre esclarecemos que os cães são indivíduos e, como tal, podem ocorrer desvios das características padrão da raça. No entanto, se considerarmos as características desses caninos em termos de afeto com os membros da família, treinabilidade e inteligência, eles têm grande potencial para se tornarem excelentes animais de serviço! É claro que a socialização adequada é sempre necessária.

Que tarefas os cães da raça Italian Greyhound podem ser treinados para realizar?


Tarefas de cães de serviço psiquiátrico

Sua natureza sensível e amorosa faz com que esses caninos sejam a opção certa para pessoas que buscam assistência psiquiátrica. Além do apoio emocional e do companheirismo, o Italian Greyhound pode ser treinado para realizar tarefas valiosas de DSP, como terapia de pressão profunda, alertar sobre episódios de ansiedade, dar a pata, cutucar o nariz ou lamber o adestrador para interromper comportamentos repetitivos, acalmá-lo, alertá-lo sobre episódios que se aproximam ou trazê-lo de volta à realidade (o chamado grounding).

Guiar o proprietário para um local seguro e ajudá-lo a navegar pelos arredores também são tarefas com as quais esses cães podem lidar muito bem! Devido ao seu pequeno tamanho e agilidade, eles podem navegar em diferentes tipos de ambientes com facilidade.

Tarefas ambientais e baseadas em recuperação

Você precisa que seu medicamento seja levado diretamente a você? O Italian Greyhound não terá problemas com essa tarefa! Você pode treinar esses cães para trazer vários tipos de itens de que você precisará quando tiver episódios ou não conseguir pegá-los sozinho.

Você também pode treinar seu cão para pegar itens do chão, caso não consiga fazer isso sozinho. Lembre-se de não dar ao seu cão tarefas que exijam força física, pois eles, ao contrário do Greyhound padrão, geralmente atingem um peso máximo de 4,5 kg. Se você quiser ter um cão mais musculoso, que possa ser treinado para tarefas fisicamente mais exigentes, o Standard Greyhound pode ser mais adequado para você. Esses caninos atingem um peso de até 40 kg / 88 lbs para os machos e 34 kg / 75 lbs para as fêmeas.

Tarefas de alerta médico

Embora esses cães maravilhosos dependam principalmente de sua velocidade e visão ao perseguir presas, eles podem se tornar excelentes cães de alerta médico. Seus narizes longos e grandes os tornam adequados para esse tipo de trabalho.

Independentemente do tipo de doença com a qual você lida - diabetes, episódios epilépticos, níveis baixos/altos de açúcar no sangue, batimentos cardíacos irregulares -, esses cães podem ser treinados para reconhecê-las e responder a elas de uma determinada maneira. É claro que o treinamento com olfato consome mais tempo do que outros tipos de treinamento de cães de serviço, como o treinamento com PSD, mas se você investir tempo e esforço suficientes, tudo valerá a pena no final!

Detecção de alérgenos

Se você ou um membro da família for alérgico a amendoim, glúten, soja, ovos, leite ou outros tipos de alérgenos, um cão da raça Italian Greyhound poderá ajudá-lo! Ao alertar seus tratadores sobre a presença de alérgenos, esses cães ajudam a evitar reações potencialmente fatais.

A presença de um Italian Greyhound como cão de serviço pode ter um impacto transformador na vida de pessoas com deficiências. Esses cães podem fornecer assistência emocional e prática aos seus donos, ajudando-os a enfrentar os desafios diários.

Quando treinados adequadamente, esses cães podem permitir que seus donos se envolvam mais plenamente nas atividades diárias, participem de interações sociais e naveguem pelo mundo com mais liberdade e confiança.