A importância da saúde bucal dos animais de estimação

Jan 09,2023

Quando falamos sobre nossos animais de estimação e os cuidados que eles precisam, geralmente nos referimos a alimentá-los adequadamente, levá-los para passear, brincar com eles ou dar atenção a eles, pois eles também fazem parte da nossa família. Os cuidados odontológicos não estão entre as coisas comuns em que pensamos quando se trata de cuidados com animais de estimação. Por que isso acontece?

Se, como proprietário de um cão ou gato, você nunca pensou muito em cuidados dentários, talvez queira continuar lendo.

Por que você deve prestar atenção à higiene bucal do seu animal de estimação?

Você pode pensar que seu cão ou gato não precisa de um exame veterinário porque seus ancestrais provavelmente não têm problemas dentários, certo? Uma grande diferença entre os animais selvagens e nossos cães e gatos domesticados é que os alimentos ricos em fibras são a parte principal da dieta dos animais selvagens, e eles também passam muito tempo mastigando os alimentos. Ossos, grama e gravetos para mastigar são "ferramentas" adicionais que ajudam a remover o tártaro e a manter os dentes dos animais selvagens limpos.

Entretanto, esse não é o caso de nossos queridos amigos de patas. Sabe-se que, aos 3 anos de idade, 70 a 80% dos cães e gatos podem desenvolver alguns problemas dentários. Se não forem tratados, esses problemas dentários podem causar doenças graves, como doenças renais e hepáticas, e até mesmo afetar o coração.

O que é doença periodontal e quão grave ela pode se tornar?

Essa é provavelmente a doença odontológica mais comum em cães, que afeta principalmente as raças de cães pequenos. Durante o primeiro estágio do desenvolvimento da doença, as bactérias se acumulam na boca de seu cão ou gato. Com o passar do tempo, elas formam a placa bacteriana após entrarem em contato com a saliva do animal e com os restos de comida na boca dele. No estágio seguinte, à medida que as bactérias continuam a se desenvolver e a película bacteriana nos dentes de seu animal de estimação endurece, o tártaro se desenvolve. O tártaro é, na verdade, cálcio que endurece no esmalte, bem como sob e ao redor da linha da gengiva. A superfície dura e espessa do tártaro facilita o acesso das bactérias aos dentes, o que causa o acúmulo de mais placa bacteriana. Esse processo também afeta os tecidos gengivais (que na verdade são as gengivas).



O que acontece se a doença periodontal não for tratada?

Se você não tomar nenhuma providência para tratar o problema, as gengivas do seu amigo de patas ficarão vermelhas e inchadas, o que provavelmente será acompanhado de dor e sangramento. Durante o próximo estágio do desenvolvimento dessa doença, é provável que os órgãos também sejam danificados, ou seja, rins, fígado e até mesmo o coração.

Sintomas da doença periodontal

Como mencionado acima, essa doença afeta não apenas os dentes, mas também as gengivas do seu animal de estimação; portanto, se você notar que elas estão inchadas e vermelhas, consulte um veterinário imediatamente.

Outro sintoma comum é o mau hálito. Se você alimenta regularmente seu cão ou gato com ração, essa dieta pode afetar o hálito dele. No entanto, estamos falando de um hálito terrível, que provavelmente fará com que você se vire e fique cheio de nojo.

Se você perceber que seu animal de estimação parou de comer, diminuiu o apetite ou parece ter dificuldades para mastigar, verifique os dentes e as gengivas dele. Tenha muito cuidado, pois os animais que estão sentindo dor podem morder.

Outro sintoma, mais grave, é a perda de dentes.

Se a doença já tiver se espalhado pela corrente sanguínea do animal, ele pode ficar doente. Ele provavelmente ficará letárgico, com menos energia e ansioso para ser acariciado, brincar com você ou ter contato físico. É provável que os gatos se escondam e até se tornem agressivos se forem abordados.

Outras causas de problemas dentários

Além da doença periodontal, há outros fatores que podem levar a problemas odontológicos. Eles também podem ser:

-Dentes infectados;

-Dentes quebrados;

-Tumores/cistos na boca;

-Abscessos;

-Fratura da mandíbula;

-Problemas no palato;

-Maloclusão (os dentes não estão alinhados corretamente)

Fatores relacionados a problemas dentários


Raça

As raças de cães e gatos com focinho achatado (as chamadas raças braquicefálicas) são mais propensas a doenças dentárias e respiratórias. Quando se trata de problemas dentários, é provável que seus dentes não estejam alinhados corretamente. Isso resulta na tendência de desenvolvimento de doenças, pois os dentes são mais difíceis de limpar.

Idade

A idade é um fator comum relacionado a diferentes tipos de doenças. Quanto mais velho for o seu animal de estimação, maior será a probabilidade de ele desenvolver vários problemas de saúde.

Alimentação

Aqui entra sua parte como proprietário. Você é responsável por alimentar seu animal de estimação com alimentos de qualidade (evite alimentos com aditivos e corantes). Se não tiver certeza de qual seria a dieta mais adequada para o seu amigo de patas, consulte um veterinário.




Prevenção de problemas dentários

Para manter seu animal de estimação saudável, você deve pensar nas medidas que pode tomar para evitar que ele desenvolva problemas dentários.

O primeiro passo é pensar na dieta de seu animal de estimação. Como mencionado acima, você deve optar por marcas que forneçam alimentos com ingredientes de qualidade. Uma dieta balanceada que forneça todos os nutrientes de que seu cão precisa seria a melhor escolha. Recomenda-se alimentar seu cão/gato com ração úmida e seca. Além disso, há alimentos especialmente desenvolvidos para cuidar da higiene bucal de seu cão/gato. Os palitos odontológicos também são uma boa opção a ser considerada. Se não tiver certeza de qual é a melhor dieta para o seu amigo de patas, consulte um veterinário.

Outra coisa que você pode fazer em casa é escovar os dentes do seu animal de estimação. Existem tipos de pasta de dente no mercado, especialmente projetados para cães/gatos, cujo sabor é agradável para eles. Não se esqueça de levar seu animal de estimação para exames veterinários regulares (pelo menos anualmente). A limpeza dentária é outra opção que você pode escolher. Ela será mais eficaz do que a limpeza em casa e evitará que a doença periodontal se desenvolva e passe para o próximo estágio de desenvolvimento.

Limpeza odontológica profissional

A limpeza dentária profissional exige que seu animal de estimação fique sob anestesia (cerca de 40 a 50 minutos) para que o procedimento seja realizado. Sempre há riscos associados à anestesia de uma pessoa ou de um animal de estimação. É por isso que é fundamental para a saúde do seu animal de estimação que o veterinário faça exames de sangue para garantir que os rins e o fígado estejam funcionando adequadamente. A supervisão constante da pressão arterial, da temperatura e da frequência cardíaca também é essencial. Além disso, você deve consultar o veterinário sobre quaisquer reações alérgicas que seu animal possa ter a agentes anestésicos.

Como a limpeza dentária profissional pode ser cara, considere a possibilidade de contratar um plano de saúde para seu animal de estimação.