- A invenção do apito
- Em que casos seria apropriado usar um apito?
- Que tipos de apito você pode usar?
- Por que os treinadores recomendam o apito como ferramenta de treinamento?
- Princípios básicos do treinamento com apito
- Como treinar seu cão para "Recall" usando um apito
- Como treinar seu cão para "sentar" usando um apito
- Como treinar seu cão para parar de latir usando um apito
- Dicas úteis para o treinamento com apito
- Como o apito é um dispositivo de treinamento muito eficaz, alguns proprietários tendem a usá-lo com muita frequência para obter resultados melhores e mais rápidos. Infelizmente, essa abordagem tem apenas efeitos negativos. Ela pode causar estresse ou desconforto para o seu cão. O apito como ferramenta de treinamento torna-se ineficaz.
- O treinamento com apito é seguro?
Os apitos são importantes ferramentas de treinamento de cães, preferidas por treinadores profissionais e também por proprietários. Esses dispositivos são muito eficientes, pois ajudam você a treinar diferentes comandos para o seu cão sem chamá-lo constantemente ou falar muito alto. Quando usados adequadamente pelos donos de cães, os apitos são associados a estímulos positivos, de modo que o treinamento se torna alegre e agradável para seus amigos peludos. Se você está se perguntando se seria uma boa ideia usar um apito para fins de treinamento, que tipo de apito pode ser usado e como conduzir um treinamento adequado usando essa ferramenta, este artigo é para você.
A invenção do apito
Os apitos para cães, conhecidos como apitos silenciosos, foram originalmente inventados como um dispositivo para testar o alcance da audição dos seres humanos. Seu inventor, Sir Francis Galton, percebeu que os cães respondiam à alta frequência gerada por esse dispositivo - até 45 kHz. Como o som gerado pelos apitos pode cobrir grandes distâncias, essa ferramenta se tornou muito popular entre os treinadores de cães ouvintes e caçadores.
Em que casos seria apropriado usar um apito?
Os apitos como ferramentas de treinamento são muito adequados para o treinamento quando seu parceiro canino tem dificuldade em reconhecer e/ou cumprir comandos verbais. Como o som gerado pelo apito é um som separado, não relacionado à interação diária com seu amigo fofo, é mais provável que ele o reconheça e responda de acordo. Alguns adestradores têm de lidar com cães mais desafiadores e mal comportados que se recusam a seguir comandos verbais. Se esse for o caso e seu cão simplesmente decidir ignorar seus comandos, você pode tentar usar um apito como dispositivo de treinamento.
Que tipos de apito você pode usar?
Um dos tipos de apito mais populares é o chamado "apito silencioso".
Apito silencioso
Você pode ficar confuso com o nome, pois ele sugere que nenhum som foi gerado. Devemos observar que esse tipo de apito é silencioso apenas para os seres humanos, devido às frequências de som que produz. Entretanto, as frequências podem ser ajustadas para que sejam adequadas ao cão e à sua capacidade auditiva.
Apitos de dois tons
Uma vantagem desse apito é que ele gera dois tons. Os tutores podem avaliar qual tom é mais adequado para seu cão de acordo com a maneira como ele responde a cada um deles. Como dois ruídos podem ser gerados, esse tipo pode ser usado para ensinar ao cão dois comandos diferentes.
Apitos com uma ervilha dentro / Apitos sem uma ervilha
Os apitos com uma ervilha ou uma bolinha dentro são muito adequados para o treinamento avançado, pois os tutores podem gerar ruídos diferentes e treinar seus cães em uma variedade de comandos. Toda vez que você usa o apito, a ervilha/bolinha dentro dele vibra, o que permite gerar os diferentes tons. Apesar de todas as vantagens desse tipo de apito, ele não é seguro para ser usado em áreas mais frias, pois a bola/ervilha pode congelar ao entrar em contato com sua saliva.
Se você pretende usar um apito em temperaturas mais baixas, recomendamos o segundo subtipo - um apito sem bola/ervilha dentro. Uma desvantagem desse tipo é a falta de variações de ruído que podem ser geradas.
Em geral, recomendamos o uso de um apito não silencioso para que você possa verificar se o som é claro o suficiente e se não está muito alto ou muito baixo. Além disso, você poderá monitorar as reações do seu cão e fazer ajustes, se necessário.
Por que os treinadores recomendam o apito como ferramenta de treinamento?
A primeira e mais importante vantagem dessa ferramenta é que ela pode ser usada por treinadores profissionais, bem como por proprietários ou membros da família. Como o som gerado pelo apito permanece o mesmo, ele sempre pode ser reconhecido pelo cão e associado a um determinado comando. Isso significa que o cão aprende a reconhecer um determinado ruído, e não a pessoa que o utiliza. Você ou os membros da sua família podem usar um apito para dar comandos ao seu cão sem confundi-lo.
Como mencionamos no início do artigo, os sons gerados por um apito podem percorrer uma distância maior do que a distância percorrida por uma voz humana. Quando quiser chamar de volta seu parceiro canino enquanto estiver fora de casa, talvez seja melhor usar um apito em vez de gritar e chamar a atenção de todos os transeuntes.
É muito importante que o som gerado por um apito não esteja relacionado a emoções. Em muitos de nossos artigos, discutimos como os cães são bons em sentir e reconhecer as emoções de seus donos. Nos casos em que você não consegue lidar com suas emoções, por exemplo, ataque de pânico ou raiva, você pode não conseguir dar um comando adequado ao seu cão. Para que um treinamento seja eficiente, ele deve ser conduzido com paciência e não deve causar nenhum estresse ou ansiedade ao seu parceiro canino. Como um som gerado por um apito é considerado "sem emoção", seu cão não pode ficar confuso ou estressado (a menos que você use o apito por muito tempo ou em volume alto).
Princípios básicos do treinamento com apito
Gostaríamos de lhe dar alguns conselhos sobre como implementar um apito como ferramenta em seu treinamento.
Primeiro, você precisa ajustar a frequência. Em seguida, você pode começar a usar o apito - sopre-o até que seu cão responda. Isso significa que seu cão é capaz de ouvir o som. É importante que você use sons diferentes para comandos diferentes, ou seja, um som para o comando "venha", um som diferente para o comando "sente" ou para o comando "pare". Os comandos que você dá ao seu cão por meio do apito devem ser constantes e cada som deve ser associado a um determinado comando. Caso contrário, seu cão poderá ficar confuso e não conseguirá entender o que você espera que ele faça. No início, você pode usar tanto comandos verbais quanto comandos de apito. Quando o cão entender o comando do apito e começar a segui-lo diariamente, você poderá parar de usar um comando verbal e continuar usando apenas o comando do apito. A recompensa regular com petiscos ou brinquedos (dependendo do que seu cão preferir) é fundamental para o sucesso do treinamento.
Os três comandos mais comuns treinados por um apito são "Sit" (sentar), "Recall" (lembrar) e "Stop" (parar).
Como treinar seu cão para "Recall" usando um apito
Recomendamos que você inicie o processo de treinamento em um cômodo da sua casa livre de distrações. Você precisa preparar muitos petiscos. Primeiro, você pode esperar alguns minutos para que seu cão possa ter seu próprio tempo para fazer o que quiser. Em seguida, você pode tentar usar um apito e dar um comando. Seu cão pode se interessar pelo som e vir até você. Você precisa elogiá-lo e recompensá-lo.
Lembre-se de que não é necessário forçar o cão a vir ou implorar.
Você pode repetir o treinamento várias vezes. É importante que você mantenha as sessões curtas. Quando o cão demonstrar que entende o que você quer que ele faça e você se sentir mais confiante, poderá realizar o treinamento ao ar livre. Talvez você queira começar em locais com pouca distração. Quando o cão se afastar alguns passos de você, use o apito. Quando ele voltar, recompense-o. Se você perceber que o cão não tem certeza se deve ou não voltar para você, pode ir na direção oposta para motivá-lo a ir até você. Passo a passo, você pode aumentar a distância quando começar a usar o apito e chamar seu cão de volta. Quando se sentir confortável o suficiente, poderá conduzir o treinamento em locais com mais fatores de distração. Os métodos de treinamento permanecem os mesmos - toda vez que seu cão reconhecer o som e cumprir o comando, você o recompensará de acordo.
Como treinar seu cão para "sentar" usando um apito
Se quiser treinar seu cão para sentar, você pode tentar mostrar a ele um petisco e segurá-lo acima da cabeça. Para poder dar uma olhada na guloseima, é muito provável que seu cão se sente. Quando ele se sentar, você deve soprar o apito e dar um petisco. Repita as sessões desde que seu cão entenda completamente o que você espera que ele faça e nunca se esqueça de elogiá-lo e recompensá-lo. No entanto, você pode diminuir a quantidade de petiscos gradualmente.
Como treinar seu cão para parar de latir usando um apito
Se quiser treinar seu cão para parar de latir, você precisa soprar o apito e chamar a atenção dele. Quando o cão se concentrar em você, dê um comando ("pare" ou "quieto"). Quando seu cão cumprir o comando, recompense-o.
Dicas úteis para o treinamento com apito
Como o apito é um dispositivo de treinamento muito eficaz, alguns proprietários tendem a usá-lo com muita frequência para obter resultados melhores e mais rápidos. Infelizmente, essa abordagem tem apenas efeitos negativos. Ela pode causar estresse ou desconforto para o seu cão. O apito como ferramenta de treinamento torna-se ineficaz.
Oapito é uma ferramenta de treinamento que o ajuda a chamar a atenção do cão. Depois disso, você precisa dar o treinamento com cuidado, usando a voz e a linguagem corporal adequadas, e ser muito paciente.
É importante que o cãoassocie o treinamento com o apito somente a emoções positivas , portanto, interrompa o treinamento enquanto o cão ainda estiver se divertindo e não quando já estiver entediado.
Recomendamos que você não dê muitos petiscos ao seu cão antes de sair para passear. Caso contrário, ele não se sentirá motivado a voltar para você quando receber o comando. Os petiscos que você dá ao seu cão como recompensa devem ser pequenos.
O treinamento com apito é seguro?
Se o apito é seguro para seu cão depende da maneira como ele reage a ele. Seu cão pode ignorar alguns ruídos ou ser incapaz de reconhecê-los. Não recomendamos sons de apito para treinar cães medrosos, pois eles podem causar ainda mais estresse e ansiedade.
É preciso ter em mente que você não deve soprar o apito muito alto e por muito tempo.
De qualquer forma, é preciso evitar o contato direto com os ouvidos do seu cão, pois o som pode ser prejudicial a ele.
Se não tiver certeza de como usar o apito corretamente, entre em contato com um treinador profissional para obter orientação.